• Nenhum resultado encontrado

HINOS LOUVORES E ORAÇÕES DA CAPOEIRA GOSPEL

4. CD 100% Gospel – Volume

Música I **

Fala: Vamos deixar esse trabalho registrado para todo pessoal de Goiânia, consequentemente para todo Brasil, no segundo

159

encontro nacional de capoeira Gospel e a capoeira Jovem e

Forte em São Paulo. Vida cristã não é feita pra covarde é pra

quem tem coragem e vontade de lutar. Tem desafios, sacrifícios e passagens quase insuperáveis. Dá vontade de parar, então eu lembro da travessia do Mar Vermelho e também do Rio Jordão e do cantar de Josafá. Então percebo que Jesus Cristo é o mesmo que em qualquer situação, ele há de ajudar.

Ai, ai, Aidê, meu Jesus Cristo eu cantei pra você / Ai, ai, Aidê, o jogo de angola é bonito de ver / Angola eu não te esqueço / Você está no meu coração / Eu nasci em 75 ano da tua libertação / Mas uma coisa me entristece / Vejo irmão matando irmão / Vou orar a Jesus Cristo / Só ele tem a solução, camará.

FALA: Em seguida vocês vão escutar um pouco das músicas

trabalhadas com crianças na zona Leste de São Paulo. Trabalhando com jovens, capoeira Jovem e Forte, Ministério Restauração com muita honra, com temor e reverência a Deus para eternidade, abençoando o Brasil, abençoando todos aqui presente para honra, para glória de Jesus Cristo.

Fala de sacrifícios feitos pelos capoeiristas evangélicos para realizarem a obra de Deus por meio da capoeira. Afirma que a vida cristã não é feita pra covardes, logo os não cristãos se classificam como tal. Ressalta também que o fato da África permanecer em guerra é motivado por não ser cristã. Insinuam a existência de conflitos ideológicos entre essas crenças religiosas.

Música II

Prepara pra te encontrar com teu Deus / E pra dá explicação do seu viver aqui na terra / Por que é de que faz os montes e cria os ventos / Que para o homem, igual a seu pensamento / Faz dia e noite nos altos da terra / Hoje eu encontrei a salvação / Encontrei o Jesus Cristo / Encontrei a solução / Eu, encontrei o Jesus Cristo no meu coração / A fé é convicção, é olhar a semente e regar / Que a plantação chegar ao coração / E andar de navio

ser salvador da nação / É voar pelo céu igualzinho a avião.

Discursa sobre a fé que cada um deve ter, colocando em questão, possível acerto de contas entre Deus com os que não são cristãos com o que cada homem e mulher fazem na terra. Sugerindo ainda que as ações de cada capoeirista gospel possam salvar a nação dos mesmos.

160 Música III

No dia que eu te encontrar / Partirão em retirada /Todos os meus inimigos senhor / Aprendi amar / Aprendi a dizer / Aprendi a lutar / Aprendi a vencer / Em torno da vida o limite é o chão / Mas até nessa hora / Eu lhe estendi a mão / Na minha casa, nós seguremos ao senhor / O seu inimigo tocado pelo senhor / E transmita a mensagem do seu reino de amor / Eu ainda creio que viverei / O que o olho não viu, o ouvido não ouviu / E o que não serviu ao coração do homem / Viverei a toda nação de

capoeiristas / Exaltando a Jesus Cristo o senhor da salvação /

Eu ainda creio, pois tu és Deus / Eu ainda creio, tu és Deus fiel / Eu ainda creio que viverei.

O canto fala de um Deus poderoso que sua presença logo assustará os inimigos do praticante. Da vontade de ver toda nação de capoeirista exaltando a Jesus Cristo o senhor da salvação.

Música IV

Ao guardar, ao anjo, ele muito insistiu / Que só sairia daqui com sua benção nas mãos / Em sonho muito lhe contou,

abençoado ele foi / Preciso de sua benção não vou desistir /

Sem ele eu não vou sair daqui / Só saio quando o senhor me tocar / Não posso mais ficar sem te sentir, nada vai impedir / A unção que Deus trouxe.

Descreve um sonho com um anjo, onde ele capoeirista teria sido abençoado por tal percepção.

Música V

Tocar o pandeiro e o berimbau / Agogô e atabaque também não faz mal / E a ele, e a ele eu vou louvar / Louvar Jesus Cristo sensacional / É a ele, e a ele eu vou louvar / Sou guerreiro do senhor / Se vem luta eu não me entrego / Tenho garra e vigor / Busca o dendê / Busca o dendê / Busca o dendê pregador / Busca o dendê / Sou guerreiro / Sou guerreiro do senhor / Se vem luta eu não me entrego / Sou guerreiro do senhor / Eu digo fraco eu sou forte / Tenho ajuda do senhor / Eu digo fraco eu

sou forte, eu invoco o senhor.

O capoeirista gospel invoca a presença do senhor para vencer o oponente fraco, supostamente outros capoeirista, que não pertença ao meio evangélico. Tentando passar uma supremacia religiosa, fala do uso do dendê por parte do

161 pregador. Neste caso o inimigo seria vencido pela própria arma. Sendo o capoeirista gospel ligado ao pentecostalismo, faz uso de elementos da religião africana no caso o Candomblé que tem o dendê muito ligado ao EXU.

Música VI **

Pra onde ele / Eu só vou, pra onde ele quer não sabemos / Senhor me leva ou senhor me traz (REFRÃO) / Vou para Goiânia / Eu vou lá para Bahia / Vou louvar Para São Paulo / Vou a cada dia / Busca o dendê / Busca o dendê / Busca o dendê pregador / Oi, busca o dendê / Se você vai pregar na Igreja / Algo em busca de solução / O povo começa a lhe ouvir, não presta a menor atenção / Busca o dendê / Busca o dendê / Busca o dendê pregador / Busca o dendê.

O capoeirista gospel coloca seu destino nas mãos do Senhor. Alerta ao pregador sobre as dificuldades encontradas na hora de pregar, caso as pessoas não prestem atenção, ele deve buscar o dendê, e o povo logo lhe ouvirá.

.