• Nenhum resultado encontrado

4 TERCEIRO ATO: OS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE PESQUISA E DE INTERVENÇÃO

4.3 Cena 3 - A elaboração do plano de intervenção

A elaboração desta proposta de intervenção, que envolveu a construção de um projeto de pesquisa, teve o intuito de desenvolver o ensino da expressão corporal nas aulas de Educação Física, fazendo uso do Teatro como recurso metodológico. Para isso, nós utilizamos as referências teórico-metodológicas de Darido e Rangel (2011), Palma; Oliveira e Palma (2010); González, Fraga (2012) e Moreira et al (2016).

Os objetivos previstos nos planos de aula foram contextualizados nas dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais. As atividades propostas para aulas foram elaboradas a partir das vivências/conhecimentos adquiridos e experimentados pela professora-pesquisadora na oficina de Teatro11 e ao longo de sua trajetória profissional. A proposta lançou mão também de atividades lúdicas que trouxessem elementos cênicos, Jogos Teatrais e dança. Com isso utilizou-se de referências como Olga Reverbel (1978; 1989), Peter Slade (1958), Viola Spolin (2017), Brasileiro e Marcassa (2008), Gariba e Franzoni (2007), Strazzacappa (2001), Brasileiro (2008) e Cruz e Coffani (2015).

Para construir a peça teatral, nós optamos por desenvolver a temática Cidadania, dentro da trajetória didática prevista no projeto de intervenção e em consonância com o Projeto Político Pedagógico da escola. O tema gerador foi selecionado após um diálogo com os/as alunos/as.

Isto se deu pelo motivo das autoras Darido e Rangel (2011) destacarem da necessidade pedagógica de conter no currículo escolar temáticas sociais que possibilitem aos/às alunos/as compreender sua realidade social e elaborar formas de expressão que possam conduzir à construção de soluções para a comunidade.

De acordo com Darido e Rangel (2011)

11 Oficina de Teatro – conforme mencionado na Introdução dessa pesquisa a professora-pesquisadora trabalhou numa Oficina de Teatro durante 4 anos com alunos do projeto.

Os temas transversais são os grandes problemas da sociedade brasileira para os quais o governo e a sociedade tem dificuldade na condução de soluções, por isso, transferem para escola a tarefa de tratar desses aspectos. Esses podem e devem ser trabalhados por todos os componentes curriculares; logo, sua interpretação pode se dar entendendo-os como as ruas principais do currículo escolar que necessitam ser atravessadas/ cruzadas por todas as disciplinas (DARIDO; RANGEL, 2011, p. 86).

Foram elaboradas aulas contendo atividades lúdicas como Jogos, Brincadeiras, Jogos Teatrais e Dança. As aulas foram desenvolvidas a partir de uma sequência que apresentasse os elementos cênicos (dramatização; sonoplastia; figurino; cenário; esquete), dança e pantomimas, seguindo para a construção coletiva da peça. A dança foi utilizada como mais um componente do Teatro, corroborando com o desenvolvimento do conteúdo da expressão corporal. Além disso, a opção do Teatro de pantomimas vem também ao encontro desse conteúdo.

A capacidade da expressão corporal desenvolve-se num contínuo de experiências que se iniciam na interpretação espontânea ou livre, evoluindo para a interpretação de temas da dança formalizada, onde conscientemente o corpo é o suporte da comunicação. A escola também pode oferecer outras formas de prática da expressão corporal, paralelamente à dança, como, por exemplo, a mímica ou pantomima, contribuindo para o desenvolvimento da expressão comunicativa nos alunos (SOARES et al, 1992, p. 59).

Os planos de aula foram divididos em conteúdo, temas, objetivos (conceitual; procedimental; atitudinal), atividades e procedimentos metodológicos e avaliação. Nosso conteúdo é a expressão corporal desenvolvida em diferentes temáticas.

Os materiais didáticos utilizados nas aulas foram: perucas, fantasias, adereços, objetos e instrumentos diversos para sonoplastia e cenário, kit multimídia, bexigas, tapete quadriculado e tatames. As aulas foram realizadas na quadra de esportes, em sala de aula, no pátio da escola, na sala de informática e no mini palco do pátio. Ao todo desenvolvemos quatorze aulas com 50 minutos de duração contando também com a apresentação no Festival de Linguagem da Prefeitura Municipal de Vitória12.

Abaixo na Tabela 1 apresentamos os planos de aula para melhor entendimento do leitor.

12 O Festival de Linguagens Integradas valoriza as experiências curriculares dos/as estudantes e professores/as da rede municipal de ensino de Vitória e tem como objetivo promover a integração das escolas por meio da socialização de práticas esportivas, artísticas e culturais, as quais são desenvolvidas em suas diferentes linguagens e como expressão das aprendizagens oportunizadas pelo currículo escolar.

Tabela 1: Planos de Aulas: Conteúdo Expressão Corporal

Aula Tema Objetivos Atividades e Procedimentos Metodológicos Avaliação 1 Dramatização Conceitual: Refletir e debater sobre o

Teatro e a dramatização (elemento cênico), expor ideias e conhecimentos sobre o assunto. Criar e identificar recursos corporais.

Procedimental: Vivenciar movimentos corporais que possibilite a criação de objetos. Explorar o corpo e o espaço permitindo expressar através corpo formas diferentes de representar um objeto.

Atitudinal: Conhecer suas potencialidades, respeitar as potencialidades, as limitações e as ideias dos colegas na realização das atividades bem como interagir e criar atividades em grupo.

Jogo da Representação Corporal - representação de objetos e monumentos com o corpo com e sem movimento/ Jogo dos Reis da Europa – mímica.

1º momento da aula- Sentados em círculo a professora propõe um bate papo sobre o Teatro (o que é; quem conhece; experiências vividas), e explicar as atividades selecionadas para a aula.

2º momento da aula – dividir a turma em grupos de 4 a 6 (deixando a organização por conta dos alunos), determinar um espaço para cada grupo pensar e formar um objeto com o próprio corpo (citar exemplos: cadeira/ mesa/ torre/ escada). Terá um tempo de 2 a 3 minutos, logo depois cada grupo deverá apresentar seu objeto para o outro grupo adivinhar. O Jogo poderá ser repetido para propiciar aos alunos o processo de criação e imaginação, após algumas apresentações de objetos sem movimento inserir objetos com movimento (batedeira/ liquidificador/ porta/ roda/ peão). Posteriormente, fazer o jogo “Reis da Europa”- os alunos são divididos em dois grupos, cada grupo alternadamente imita profissões diversas, o grupo que assistirá a mimica será considerado grupo de “Reis” e terão a seguinte fala para iniciar o jogo: “Somos Reis da Europa, o que

vocês vieram fazer aqui?” O grupo adversário responde com a

mímica, caso acerte, os “Reis” devem correr para tentar pegar algum integrante da outra equipe para seu grupo, o jogo continua alternando a equipe de “Reis” (o professor determina as distâncias que cada equipe pode percorrer).

Ao final da aula o professor propôs um bate papo no círculo para ouvir as aprendizagens bem como dificuldades que tiveram durante a aula.

2 Sentidos e Sensações do corpo

Conceitual: Entender e refletir sobre as sensações corporais, como é a linguagem corporal dos personagens do filme, como o corpo expressa/fala através das sensações.

Procedimental: Perceber através do filme como o corpo é capaz de expressar.

Filme Divertida Mente

1º momento da aula- Antes de iniciar, a professora explica o que os alunos devem refletir sobre o filme, falar sobre linguagem corporal, sensações do corpo (o que meu corpo sente? Calor/ frio/alegria/ tristeza e outros)

2º momento da aula – Assistir o filme.

Os alunos fizeram um desenho sobre o filme e sobre os personagens

Atitudinal: Conhecimento de suas sensações, expressões do seu corpo, perceberem a capacidade de utilizar a linguagem corporal.

3 Sensações Corporais

Conceitual: Refletir sobre as sensações corporais, o que é a linguagem corporal, como o meu corpo fala através das sensações, como posso me expressar com corpo.

Procedimental: Experimentar expressões corporais que permitam transmitir as sensações do corpo através dos gestos. Criar e executar uma linguagem corporal própria que identifique a sensação corporal solicitada no exercício. Explorar movimentos corporais em grupo.

Atitudinal: conhecimento de suas sensações, expressões do seu corpo, perceber a capacidade de utilizar a linguagem corporal, interagir e criar atividades em grupo.

Estátua das sensações (com bexigas) Dança de bolas (com bexigas)

1º momento da aula- Em círculo, a professora explica as atividades da aula refletindo sobre linguagem corporal, sensações do corpo (o que meu corpo sente? Calor/ frio/alegria/ tristeza...) (como posso me expressar com meu corpo?) exemplificando e deixando cada aluno expor um exemplo. 2º momento da aula – Na brincadeira “estátua das sensações”, cada aluno recebe uma bexiga cheia e ao início da música eles devem jogá-las para alto e rebate-las sem deixar cair e sem tocar na bexiga do colega. Ao sinal o professor, deve dizer qual sensação corporal o aluno representa (fome; frio; sede; calor; dor; tristeza, alegria; raiva e outros), o aluno segura a bexiga na mão e imobiliza o corpo na forma de estátua representando o comando do professor. A brincadeira continua podendo ser colocada sugestões dos alunos para as estátuas.

Na brincadeira “Dança das bexigas” os alunos devem formar duplas, depois trio, depois grupos de forma que joguem a bola no ar sem deixar cair a bola do amigo até a música parar.

Ao final da aula os alunos refletiram quais sensações corporais tiveram com mais facilidade e quais com mais dificuldades de fazer e o porquê

4 Sonoplastia Conceitual: Entender e conhecer o que é sonoplastia (elemento cênico). Criar histórias que utilize a sonoplastia Procedimental: Realizar com o corpo sons que possibilite a sonoplastia (linguagem verbal e corporal). Aprimorar movimentos corporais que possibilite a criação de som na encenação.

Atitudinal: Trabalho em grupo buscando a cooperação e criação coletiva.

Batalha do som/ Sons do Conto (histórias com sonoplastia) 1º momento da aula – A professora explica sobre a sonoplastia e dá exemplos. Após a explicação, divide os alunos em grupo de 4 a 6 alunos que escolhem o som que devem fazer verbalmente ou com partes do corpo para o outro grupo adivinhar (barulho de carro, chuva, animal, abrir de porta e outros)

2º momento da aula – Sentados em grupo numa roda, os alunos criam uma história pequena para narrar contendo no mínimo duas sonoplastias. As histórias devem ser narradas e encenadas pela dupla após todos os grupos concluírem suas histórias. A professora faz, coletivamente, uma história com sonoplastia para exemplo. Perceberam o processo de elaboração e criação da história e o entendimento do elemento cênico (sonoplastia), bem como suas formas utilizadas pelos alunos.

5 Figurino Conceitual: Concentração, criação criatividade na encenação.

Procedimental: Experimentar diferentes personagens explorando o figurino; encenar uma história explorando a expressão corporal e os outros elementos cênicos.

Atitudinal: Vínculo de afetividades; troca de ideias e experiência com os colegas, respeito diante das diversidades.

Conceitual: Entender o que é figurino (elemento cênico), utilizar a imaginação.

Criação do elemento cênico figurino

*Com uma solicitação prévia os alunos podem trazer de casa roupas, bijuterias, óculos, máscaras, maquiagem e outros objetos que possibilite a montagem de um personagem.

1º momento da aula- A professora, com plaquinhas ilustrativas, demonstra várias pessoas com figurinos diferentes e questiona aos alunos “que personagem vocês acham que essa pessoa representa?” Durante o debate sobre os personagens, a professora explica sobre o elemento cênico “Figurino” e sua importância para uma encenação, bem como a importância de utilizar a expressão corporal adequada para cada personagem. 2º momento da aula – Criação do elemento cênico figurino – com os figurinos dos alunos e da professora espalhados pela sala os alunos devem criar seus próprios personagens de maneira livre e interativa. Os alunos em grupos devem criar uma breve encenação que represente o figurino usado por eles.

Observações durante a aula

6 Cenário Conceitual: Criatividade, concentração, compreender o que é cenário (elemento cênico)

Procedimental: Vivenciar movimentos corporais que possibilite a criação de uma cena. Explorar o corpo e o espaço permitindo expressar através corpo formas diferentes de representar uma cena.

Atitudinal: Respeitar as potencialidades, limitações e as ideias dos colegas na realização das atividades bem como interagir e criar atividades em grupo

A Cena

1º momento da aula- Numa exposição de data show a professora coloca diferentes tipos de cenário e conversa com os alunos sobre os detalhes que compõe cada cena.

2º momento da aula – A turma deve ser dividida em grupos de 4 a 6 alunos onde cada grupo escolhe o tema Praia ou Campo para montar sua cena. Após escolher o tema os alunos compõem o cenário bem com os personagens, que deverão ficar imóveis, representado com o corpo uma expressão que condiz com o tema escolhido (exemplo: Praia – uma pessoa pegando sol/ Campo – uma moça fazendo café). Cada cena montada deve ser registrada e colocada no Datashow para que os alunos analisem seu cenário montado.

Durante a apresentação das fotos os alunos debateram suas opiniões sobre a atividade 7 Jogos dramáticos Conceitual: Organizar-se corporalmente para a exploração da expressão corporal, entender a linguagem do corpo.

Procedimental: Explorar a expressão corporal, vivenciar situações imaginárias com o corpo.

Pique Espelho / Batatinha frita

1º momento da aula- A professora explica as duas atividades e enfatizando o trabalho com a expressão corporal

2º momento da aula – Pique espelho – dois alunos são escolhidos para pegar as demais crianças, ao ser pego esses devem ficar congelados (parados) como estátuas, para ser retirados da posição outro aluno deverá ficar na frente com a

Durante a aula o professor mediou o desempenho na criação de cada aluno estimulando

Atitudinal: cooperação, confiança, respeito às regras.

mesma postura, descongelando assim, o colega e voltando a correr. Após alguns minutos o professor deverá trocar os alunos que são os pegadores. Batatinha frita – Os alunos ficam atrás de uma linha determinada na quadra e um aluno selecionado deve estar alguns metros à frente em outra linha. O aluno na linha à frente deve ficar de costas para os demais alunos onde irá falar “Batatinha frita 1,2,3” durante a fala os alunos deverão correr ao encontro do aluno que está à frente com o objetivo de chegar até sua linha, terminando a frase o aluno se vira de frente para os demais e esses devem ficar em posição de estátua. Caso algum aluno se mexa, esse deve voltar para linha inicial. O jogo termina quando todos os alunos chegam à linha à frente determinada. 8 Esquetes Conceitual): Conhecer o que é Esquete

(elemento cênico); Criatividade, memorização, concentração.

Procedimental: Explorar o corpo e o espaço permitido; reconhecimento do espaço de ação; Noção de espaço e tempo; representar e atuar utilizando da linguagem corporal de sua representação.

Atitudinal: conhecer suas potencialidades, respeitar as potencialidades e limitações dos colegas; Disciplina; Cooperação em grupo.

Cenas do Cotidiano

1º momento da aula- A professora explica sobre o que é Esquete, relembrando dos aprendizados anteriores dos elementos cênicos (figurino; cenário; sonoplastia), bem como as práticas corporais já desenvolvidas, posteriormente explicará a atividade a ser feita. 2º momento da aula – Dividir os alunos em grupos de 3 a 4 pessoas, cada grupo receberá um papel, com o tema para o esquete a ser produzida (casamento/ aniversário/ almoço/ sala de aula e outros). Cada grupo de cria uma pequena história com o contexto do tema onde todos deverão estar inseridos e ter alguma fala, construir uma cena e um figurino adequado para a apresentação. Cada grupo faz sua apresentação no mini palco da escola.

Ao final da aula o professor propôs um bate papo no círculo para ouvir as aprendizagens bem como dificuldades que tiveram durante a aula.

09 Pantomimas Conceitual): Conhecer o que é Pantomimas; Memorização; Atenção; concentração; improvisação.

Procedimental: Explorar e representar de maneira significativa as expressões corporais, principalmente as faciais; Atitudinal: Responsabilidade; disciplina; organização; participação; cooperação; espírito de equipe; autocontrole; autoconfiança.

Vídeo Pantomimas/ Vídeos e fotos da Oficina de Teatro do Programa Adolescente Cidadão.

1º momento da aula - Assistir vídeos sobre exemplos de Pantomimas e discutir o que entendem; explicar a importância da linguagem corporal nesse tipo de apresentação teatral (Pantomimas), os figurinos e maquiagens específico das pantomimas.

2º momento da aula – Formar grupos de 5 a 6 alunos e escolher um tema que trabalhe cidadania para montagem de uma pantomima, podendo o professor fazer sugestões (Segurança no trânsito; Coleta de Lixo; Saúde Coletiva; ética no trabalho;

Ao final da aula o professor discutiu os detalhes da produção da pantomima que será apresentado para todos os alunos da escola em formato de apresentação teatral.

Respeito aos idosos; Bullying). O tema escolhido é debatido nas aulas seguintes e cada grupo faz uma pesquisa em torno dele. Os alunos nessa aula estruturaram a sequência de movimentos da cena (roteiro). Selecionar uma música instrumental que deverá ser fundo da apresentação.

10 Dança Conceitual: Refletir e debater sobre a dança no Teatro, expor ideias e conhecimentos sobre o assunto. Criar e identificar recursos corporais.

Procedimental: Vivenciar movimentos corporais na dança; reconhecer e apropriar-se dos princípios básicos na construção da coreografia.

Atitudinal: Conhecer suas potencialidades, limitações e as ideias dos colegas na realização das atividades bem como interagir e criar atividades em grupo.

1º momento da aula- A professora apresenta duas propostas de músicas (abordando temas de Cidadania) e coreografias que saõ incorporada à apresentação teatral dos alunos.

2º momento da aula – Após os alunos escolherem a música a professora apresenta uma estrutura incompleta de coreografia, propondo aos alunos que criem movimentos que possam completá-la.

Ao final da aula o professor propôs um bate papo no círculo sobre as opiniões em torno da coreografia montada

11 Pantomimas Conceitual: Memorização; Atenção; concentração; improvisação.

Procedimental: Explorar e representar de maneira significativa as expressões corporais, principalmente as faciais; Atitudinal: Responsabilidade; disciplina; organização; participação; cooperação; espírito de equipe; autocontrole; autoconfiança.

Debate sobre Cidadania/Ensaio das Pantomimas Cidadãs 1º momento da aula- Em círculo os alunos expõem o que entendem sobre o tema selecionado para o Teatro, discutindo opiniões e sugestões em torno do mesmo. Em cartazes os alunos podem expor sugestão para ter Cidadania, escrito e desenho. 2º momento da aula – Os alunos devem ensaiar em grupos o roteiro da pantomima elaborada. Cada grupo deve fazer uma apresentação para a professora e os demais alunos com a música de fundo.

Após a confecção dos cartazes os alunos fizeram o registro fotográfico.

12 Pantomimas Conceitual: Memorização; Atenção; concentração; improvisação.

Procedimental: Explorar e representar de maneira significativa as expressões corporais, principalmente as faciais; Atitudinal: Responsabilidade; disciplina; organização; participação; cooperação; espírito de equipe; autocontrole; autoconfiança.

1º momento da aula- Os alunos ensaiam em grupos o roteiro da pantomima elaborada.

2º momento da aula – Cada grupo faz uma apresentação para a professora e os demais alunos com a música de fundo.

Durante as apresentações os alunos e professora avaliaram e sugerir mudanças nas pantomimas.

13 Dança/ Pantomimas

Conceitual: Criar e identificar recursos corporais; memorização; concentração. Procedimental: Vivenciar movimentos corporais na dança; Reconhecer e apropriar-se dos princípios básicos na construção da coreografia.

Atitudinal: Respeitar as potencialidades, limitações e as ideias dos colegas na realização das atividades bem como interagir e criar atividades em grupo.

Coreografia e Pantomimas Cidadãs

1º momento da aula- Ensaio das Pantomimas 2º momento da aula – Ensaio da Dança

Ao final da aula o professor propôs um bate papo no círculo sobre as opiniões da apresentação.

14 Dança/ Pantomimas

Conceitual: Criar e identificar recursos corporais; memorização; concentração. Procedimental: Vivenciar movimentos corporais na dança; Reconhecer e apropriar-se dos princípios básicos na construção da coreografia.

Atitudinal: Conhecer suas potencialidades, respeitar as potencialidades, limitações e as ideias dos colegas na realização das atividades bem como interagir e criar atividades em grupo.

Coreografia e Pantomimas Cidadãs

Como forma de sistematização dos conhecimentos produzidos nas aulas, os alunos apresentam na Mostra Cultural da escola e no Festival de Linguagem da Prefeitura de Vitória. Esses eventos devem ser registrados e fotografados para posteriormente os alunos apreciarem e avaliarem suas produções

As apresentações foram filmadas e analisadas pelos alunos para apresentação em uma data determinada pela escola.

PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO FÍSICA POR MEIO