• Nenhum resultado encontrado

CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER (CEAM) 32

2 MOVIMENTOS FEMINISTAS

2.3 CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO À MULHER (CEAM) 32

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher é um importante equipamento de defesa na luta contra a violência feminina, onde a mulher encontra o suporte necessário para que a mesma rompa com o ciclo de violência. Esse rompimento compreende em uma decisão muito difícil, que pode levar anos até que a mesma decida de fato acabar com esse “ciclo vicioso” que a torna refém por muito tempo. Porém é muito importante que a mulher busque ajuda nos primeiros episódios das agressões, sejam elas, em menor ou maior grau, pois cada tipo de agressão requer uma atenção e atendimento diferenciados de acordo com suas especificidades. Por tal motivo, a mulher em situação de violência doméstica e familiar deve dirigir-se a uma Delegacia da Mulher (CEAM) e caso não exista deve comparecer a uma Delegacia Legal de sua cidade.

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) publicou em 2006 dois documentos importantes que visam a padronização do atendimento às mulheres em situação de violência. Onde uniformiza os Centros de Referência e as Delegacias de Atendimento à Mulher com o objetivo de melhorar o atendimento. A Norma Técnica de Uniformização dos Centros de Referência e a Norma Técnica de Padronização das Delegacias de Atendimento à Mulher estabelecem regras, diretrizes, procedimentos, atribuições e referenciais normativos de acordo com os Tratados e convenções Internacionais dos quais o Brasil e signatário.

Essas normas foram estabelecidas a partir da necessidade da padronização do atendimento nas instâncias de combate a violência. Essa uniformização permite a produção de dados para facilitar o monitoramento, além de fornecer informações para realização e manutenção das Políticas Públicas.

No caso em específico, o trabalho faz um recorte na cidade de Macaé. Para melhor entendermos o campo de estudo se faz necessário fazer um breve relato dos Órgãos de Enfrentamento, bem como a sua organização administrativa. A cidade abordada é dotada de uma Estrutura Municipal na qual encontramos em sua pasta a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, que visa propor, elaborar, articular, acompanhar e desenvolver políticas públicas que busquem exercer a cidadania e a justiça social, com o objetivo de proporcionar uma melhora na qualidade de vida, visando a equidade de gênero e étnico-racial, reconhecendo a subjetividade e pluralidade em que ambas estão envolvidas no contexto social.

Sua estrutura Administrativa é composta basicamente por quatro coordenadorias: Administrativas, Pesquisas e Projetos, Políticas Comunitárias e Enfrentamento à violência. A sua principal ação é voltada para as ações de enfrentamento à violência contra as mulheres, luta pela defesa e orientação de seus direitos, garantindo a plena manifestação de sua cidadania, porque entende a violência como um obstáculo à segurança humana.

É de suma importância abordar que após tantas lutas foi criado o Conselho da Mulher em Macaé, essa luta decorre de todo um processo histórico alicerçado pelo movimento feminista com a presença atuante e marcante da Srª Edla Bichara Benjamim9 que lutou em prol dos direitos da mulher. O Conselho se transformou em um Núcleo de Atendimento à Mulher.

O antigo NUAM, agora se utiliza da nomenclatura CEAM, sua mudança foi prevista a partir da uniformização do atendimento estabelecida na norma técnica. O centro de atendimento propõe o atendimento integral, humanizado e de qualidade às mulheres em

9 Assistente Social que participou da criação do CEAM de Macaé após lutas alicerçadas pelo movimento de mulheres.

situação de violência através das Políticas Públicas, a fim de reduzir os índices de violência, cumprindo os instrumentos internacionais e da legislação brasileira de enfrentamento à violência contra as mulheres.

O Centro de Referência de atendimento à Mulher em situação de violência é regido por uma norma técnica10 de uniformização onde são consideradas estruturas essenciais no programa de prevenção e enfrentamento. E possui o objetivo de promover uma ruptura da situação de violência viabilizando a construção da cidadania. De acordo com as normas técnicas, os Centros de Referência devem prestar acolhimento humanizado e permanente às mulheres que por ventura necessitem de atendimento, monitorando e acompanhando as ações realizadas pelas instituições que compõem a Rede para garantir a integralização no atendimento.

Conforme será demonstrado abaixo, a rota de atendimento à mulher em situação de violência ocorre da seguinte maneira: Ao chegar ao CEAM- Macaé/ RJ a usuária é atendida pelo Serviço Social, que através de sua escuta qualificada e crítica da realidade posteriormente encaminhará a usuária aos demais profissionais (Jurídico e Psicológico), pois o centro de atendimento possui uma equipe multidisciplinar para oferecer um suporte mais qualificado visando uma assistência integral para que o atendimento seja humanizado. Caso seja necessário, a usuária será encaminhada para a rede de atendimento para suprir eventuais demandas. No caso da agressão física, além da usuária fazer o boletim de ocorrência ela é encaminhada ao IML para realizar o exame de corpo de delito.

10 As normas técnicas estabelecem regras, diretrizes, procedimentos, atribuições e referenciais normativos de acordo com os Tratados e convenções Internacionais.

CEAM CENTRO ESPECIALIZADO DE ATENDIMENTO A MULHER

2.3.1. Rota de Atendimento do CEAM

DEMANDA ES

É importante ressaltar que o atendimento é contínuo e que o processo é lento, mas, a usuária deve comparecer ao centro para dar prosseguimento ao caso. Ademais é preciso ter consciência que a violência não se rompe com tanta naturalidade, visando a complexidade em que os sujeitos sociais estão inseridos.

Os dados coletados pelo centro de referência são enviados aos órgãos gestores municipais, estaduais e federais responsáveis pela implementação da política de prevenção e enfrentamento a violência contra a mulher. E assim sendo, os dados são utilizados como

DEMANDA ESPONTÂNEA ENCAMINHAMENTO DA REDE RECEPÇÃO NÃO DESEJA ATENDIMENTO DESEJA ATENDIMENTO INFORMAR DOCUMENTAR ENCERRAR AGENDA ATENDIMENTO INICIAL A IDENTIFICAR ATENDIMENTO ANALISAR SOCIAL PSICOLÓGICO JURÍDICO DEFENSORIA PÚBLICA IML - INSTITUTO MÉDICO LEGAL 123º DELEGACIA LEGAL

indicadores para a avaliação do serviço, fortalecimento ou redirecionamento das políticas públicas.

Ainda de acordo com a coordenadora, Jane Roriz, existe um importante apoio entre a 123º Delegacia Legal de Macaé com o Centro Especializado de atendimento à Mulher. Da mesma forma, ressalta a existência de um trabalho em redecom a equipe técnica no Fórum e a Defensoria Pública no município, tornando o atendimento mais eficaz.

O centro de atendimento oferece através da coordenadoria de políticas comunitárias um Programa chamado Renda Mulher, onde oferece cursos de artesanato e cabeleireiro para possibilitar uma “certa autonomia” econômica das mulheres. Mas é preciso fazer muito além, pois a violência está muito presente em nossa sociedade conforme demonstramos ao longo deste trabalho. A violência doméstica apresenta uma forma muito peculiar de se apresentar, chamada de padrão cíclico conforme demonstraremos a seguir.

Documentos relacionados