• Nenhum resultado encontrado

2.6 A LÓGICA DA PRODUÇÃO DE CUIDADOS DAS

2.6.1 CTs filiadas à cruz azul no brasil

2.6.1.3. O CERENE de São Bento do Sul

Depois da criação da Unidade da Lapa no Paraná, em 2001, O CERENE de São Bento do Sul foi a quarta unidade a ser inaugurada, no dia 21 de julho de 2002, com capacidade inicial de tratamento para 16 pessoas. Na inauguração registrou-se a presença de mais de 700 convidados (CERENE, 2010).

Na entrevista inicial, em uma sacada onde se vislumbrava a área verde e uma impressionante estrutura física, ao perguntar sobre as atividades ofertadas aos residentes o diretor, um homem com forte sotaque alemão, característico daquela região, declarou: "Aqui tem muito trabalho, no verão a grama cresce e no inverno as folhas caem"

sugerindo que existe muito a ser feito para conservar e manter o local em boas condições de habitabilidade.

O CERENE de São Bento do Sul também está situado em uma área rural, com 8,4 hectares, cuja edificação comporta casas destinadas ao alojamento em forma de República com 16 vagas cada, residência para colaboradores e escritório, quadra de esportes, chalé, rancho e um prédio central com quatro pavimentos, assim dividido: 1º pavimento: cozinha, refeitório, padaria; 2º Pavimento: escritórios de atendimento e área administrativa; 3º e 4º pavimentos: alojamento para 40 residentes e quartos para colaboradores. Os alojamentos são de alvenaria com suites para até quatro pessoas. A cozinha e o refeitório estão dimensionados para servir até 200 refeições/dia e o refeitório tem espaço para cerca de 80 pessoas.

Segundo entrevista realizada com o atual diretor da unidade, esta unidade apresenta algumas diferenças das demais unidades do CERENE. Atualmente não existe programa terapêutico diferenciado para adulto e adolescente como no CERENE de Palhoça, por exemplo. Somente as estatísticas são diferenciadas. A procura por parte de adolescentes é menor e ainda não se tem estrutura física separada por segmento etário. À época da pesquisa a CT contava com 52 vagas e 42 pessoas internadas, com seis adolescentes em tratamento. Apesar do grande número de usuários de crack observa-se um aumento das internações para alcoolismo e, em menor escala, para cocaína inalada, além de apenas dois casos de cocaína injetável.

O CERENE de São Bento do Sul tem convênio com as Prefeituras de Rio Negrinho, São Bento do Sul eMajor Vieira e com a Secretaria de Justiça e Cidadania, para população de adolescentes infratores. Estavam, à época da pesquisa, pleiteando o convênio com o Plano de Enfrentamento contra o Crack e com a Prefeitura de Joinville, “que é de difícil acesso, pois já tem sua rede organizada". (Entrevista n.9).

Segundo o diretor da Unidade trabalhar com adolescentes infratores é um grande desafio, pois existem diferenças se comparado aos que não estão sub judice:

Eles chegam com a idéia de cumprir a determinação judicial e custam mais tempo a entrar no tratamento. Chegam com a convicção de que estão cumprindo pena. Até desconstruir essa idéia faz com que nós tenhamos muitas desistências neste período. Quando o adolescente infrator percebe que está livre e que aqui não tem grades, ele foge e é difícil trabalhar esta questão no sentido de conscientizá-lo que ele tem

uma dependência, que ele tem vários problemas com a justiça em função desta dependência e que é por isso que está aqui. Para os que ficam eles acabam se conscientizando e se tornando uma pessoa tranqüila. (Entrevista n.9).

A articulação da CT com a Rede SUS é muito modesta, pois segundo o diretor existe resistência para com as CTs. A desintoxicação em alguns casos é feita na CT. Problemas clínicos são encaminhados ao Hospital Sagrada Família de São Bento do Sul. Um problema adicional é que esta articulação com o SUS pode demandar mudanças na essência do que a CT entende como terapêutico, sua filiação ideológica e religiosa, conforme explica o profissional:

Temos certa dificuldade de articulação com o SUS quando precisamos de um atendimento mais especializado. O próprio SUS tem suas limitações. Os Pacotes do Governo vão mudar o perfil das CTs e este é o nosso desafio: se adaptar as exigências do SUS. Mas até onde nós estamos dispostos a abrir mão de nossas convicções ideológicas, filosóficas, religiosas, etc., para ir ao encontro destas exigências? Estamos num momento de acertos diante de conflitos. Dá para trabalhar junto sem abrir mão das nossas convicções e temos que fortalecer o que precisamos melhorar. “Como estamos nadando em águas totalmente desconhecidas, isso nos causa medo e insegurança. (Entrevista n. 9).

A articulação com o CAPS de São Bento do Sul também parece se constituir em um desafio, pois este só começou a funcionar recentemente (em maio de 2012) e ainda não estava, à época, bem estruturado. Mesmo atribuindo importância a se articular à rede de atenção à saúde do SUS, segundo o diretor, ainda não há uma rotina de atendimento com o CAPS. Apesar disso, a grande maioria dos residentes passa pela triagem do CAPS, segundo o diretor, porque o CERENE faz questão desta parceria.

O diretor analisa estas parcerias também em função do preconceito sofrido pela Unidade:

Nós somos avaliados pela média das CTs e isso dificulta devido ao preconceito que se tem das CTs como um todo, pois algumas não têm a menor condição de funcionamento, nem estrutura física, nem recursos humanos.

O diretor entende que, com relação à Vigilância Sanitária – VISA, existe a necessidade de uma relação mais próxima, pois a VISA só vai à CT uma vez por ano, para renovação do Alvará Sanitário. Um dos problemas da concessão do Alvará Sanitário diz respeito, no caso do CERENE de São Bento do Sul, à certificação do profissional Responsável Técnico – RT. Os conselhos profissionais defendem que o RT só pode atuar sobre as atribuições inerentes ao seu Código de Ética e não está previsto ser articulador do Programa Terapêutico da instituição como um todo, como determina a RDC 29/2011. Neste momento alguns conselhos, como o de psicologia em Santa Catarina, estão fazendo uma consulta ao Conselho Nacional de Psicologia e à ANVISA para elucidar esta questão.

O CERENE de São Bento do Sul, assim como as outras Unidades também conta com um Plano de Cargos e Salários.