• Nenhum resultado encontrado

2.6 A LÓGICA DA PRODUÇÃO DE CUIDADOS DAS

2.6.1 CTs filiadas à cruz azul no brasil

2.6.1.1 O CERENE de Blumenau

O

CERENE

de Blumenau iniciou seus trabalhos no dia 04 de maio de 1989, a partir da Missão Evangélica União Cristã, entidade religiosa, civil, sem fins lucrativos, cujos membros buscaram expressar sua convicção cristã em ações de apoio aos usuários de substâncias e suas famílias. Inicialmente acolheu seu primeiro e único interno, que morou com a família do primeiro colaborador. Logo em seguida, um rancho foi transformado em alojamento, cozinha, refeitório, sala de reuniões, etc... Com o aumento na demanda para internamento e com o apoio da Missão Evangélica União Cristãos - MEUC, da

Cruz

Azul da Alemanha, da Gnadauer Brasilien Mission, da Hilfe für Brüder (entidades da Alemanha), da Prefeitura Municipal de Blumenau, do Governo do Estado de Santa Catarina e de inúmeras pessoas e de amigos da comunidade foi possível ampliar seu trabalho.

Mas antes de adentrar a estrutura física do CERENE de Blumenau cabe registrar a inserção neste campo, da autora desta pesquisa, de forma a contextualizar o presente tema.

Depois de percorrer mais de cento e setenta e sete quilômetros de estrada, de Florianópolis à Blumenau, o carro da pesquisadora quebrou e foi rebocado até uma oficina e lá teve a oportunidade de se orientar melhor sobre o seu destino, uma vez que se encontrava perdida em relação ao caminho mais adequado a tomar para chegar à CT. Numa destas ruas por onde passou encontrou um senhor com uma placa oferecendo seus serviços de pintor. Na oportunidade ela parou para perguntar onde ficava o CERENE e ele gentilmente ofereceu conduzi-la até seu destino. No meio do caminho para surpresa da autora o caroneiro fez um relato detalhado das suas internações no CERENE devido ao uso de álcool e da importância desta CT para sua vida. Entretanto, como foi afastado por medida administrativa devido a ter discutido seriamente com outro residente, teve de sair daquele lugar acabando novamente por se entregar ao vício. Agora com problemas de saúde e de ordem legal, aguardava o prazo estipulado pela CT para poder voltar a dispor daquele serviço, o que serviu, para a pesquisadora, como um indicativo da abordagem disciplinar adotada pela CT e sua relação com a acessibilidade daqueles que necessitam de ajuda.

Já na CT a autora presenciou as orações que antecedem ao almoço nesta CT, onde foram servidas verduras provenientes da horta cultivada pelos residentes Depois de visitar as instalações da Casa, pode conversar com algun residentes e observar a dinâmica das atividades ali ofertadas iniciando, em seguida, as entrevistas.

O CERENE em Blumenau está situado em uma área rural com 25,2 hectares, 23,2 deles cedidos pela MEUC, em contrato de comodato por quarenta e cinco anos, que prevê, em caso de rescisão,a cessão do patrimônio a outra entidade congênere. Conta também com dois hectares do próprio CERENE, onde encontram-se construídas as seguintes edificações: a Ala I, com cozinha e respectiva ala de apoio, refeitório, área de serviço e três apartamentos para colaboradores. Na Ala II encontram-se a marcenaria e alojamento para dez residentes, além de depósito para marcenaria e lenha, almoxarifado de apoio de manutenção e para oficina mecânica. Na ALA III encontram-se auditório, escritórios, salas de terapias, garagem para veículos, área de lazer. residências para funcionários, academia de ginástica, sala de jogos e chalé para chimarrão. Já a Ala IV possui alojamento para 46 residentes, em forma de suites para quatro residentes, além de áreas de lazer, de terapia e lavandeiras O CERENE dispõe ainda de lavanderia, área de criação de animais e área de esportes, além de quiosque e um belíssimo açude, muito apreciado pelos residentes, para fins lazer, inclusive a pesca. Os adolescentes dispõem de local próprio para tratamento, além de projeto

terapêutico voltado para suas necessidades específicas.

Os alojamentos são construções de alvenaria, com quartos para até quatro pessoas e banheiro coletivo. A cozinha está dimensionada para servir até 200 refeições e o refeitório tem espaço para cerca de 70 pessoas. A Comunidade está cercada de exuberante área verde, com plantas ornamentais e muitas flores.

Os residentes dispõem de local para guardar seus pertences e que são em geral personalizados, cada residente criando seu nicho de sua maneira própria. A impressão inicial da pesquisadora foi de que as pessoas que ali se encontravam demonstravam satisfação em estarem lá e em participarem das atividades observadas, como as rodas de chimarrão e de música e reuniões de grupos. Não se notou ociosidade, em grande parte do tempo.

Outros detalhes considerados, a seguir, para melhor contextualização deste lugar.

O CERENE de Blumenau (onde se encontra a administração central) costuma entregar um certificado de “Felicitações” para aqueles residentes que completaram o tratamento. A entrega deste certificado é parte de um evento onde ocorrem uma palestra e um almoço para confraternização dos participantes - residentes, familiares e funcionários da equipe técnica. Todos os residentes são avaliados pela equipe da CT e podem receber, um pouco antes ou depois de seis meses, este Certificado de Conclusão do Programa. Na linguagem biomédica ou do SUS este momento equivaleria à alta médica.

Já o Programa de Reinserção Social a princípio é de três meses para àqueles que podem e precisam ficar além dos seis meses previstos de tratamento.

Existem convênios do CERENE com os CAPS de Blumenau e Brusque. Os residentes atendidos pelo convênio com o CAPS são encaminhados pela equipe técnica da CT. Uma vez por mês representantes dos CAPS vêm ao CERENE, inclusivedo CAPS Infantil de Blumenau, e no final do tratamento os residentes são incentivados a participar dos CAPS.

A equipe técnica do CERENE de Blumenau conta com assistente social, psicólogo, educador físico, médico e técnico de enfermagem e monitores.

Grupos terapêuticos são realizados dentro da CT. Todos os residentes devem ter atendimentos individuais pelo menos uma vez na semana.O CERENE trabalha com grupos diferenciados para cada fase do tratamento, grupos de sentimentos e grupos operativos para distribuição de atividades, recomendando-seos residentes a passar por

todas as tarefas. Pessoas cuja condição física ou psicológica não permite exercer determinada atividade podem escolher atividades mais adequada às suas necessidades.

Além dos grupos há atendimentos individuais com um terapeuta pastoral. O foco principal do trabalho na CT, segundo uma profissional entrevistada, é a espiritualidade. Um dos terapeutas trabalha com os 12 Passos, no contexto da metodologia própria do CERENE já descrita anteriormente.

Uma ideia central no grupo terapêutico é levar os residentes a refletir sobre o sentido das atividades oferecidas, utilizando-se como norte a laborterapia. Segundo a profissional entrevistada (n. 20):

O objetivo terapêutico do trabalho aqui no CERENE é fazer com que os residentes voltem a ter vínculo com o trabalho perdido no período da drogadição e incentivá-los a ter responsabilidade, habilidades em cumprir metas e em executar tarefas – horta, jardinagem, cozinha [..]. -, além de aprenderem a viver em grupo. A maioria das pessoas que procuram a CT já está desempregada. Poucos estão afastados por auxílio doença. A relação entre os pares que também se dá no trabalho os auxilia a aprender a resolver conflitos e desafios postos neste cenário da vida.

Os medicamentos dos residentes que vêm pelo convênio com o CAPS devem ser dispensados pela CT, devendo os residentes passar por consulta com o médico da instituição. Nestes casos uma triagem é feita pela assistente social através de roteiros elaborados pela Equipe Terapêutica do CERENE, onde se procura conhecer o perfil sócio- econômico, a história familiar e o histórico de dependência.

O tratamento custa em média R$1.620,00 por pessoa por mês. A maioria dos residentes não tem condições de pagar este valor e a CT vive de doações, de campanha de arrecadação da CELESC e convênios com os Municípios de Blumenau (via CAPS) e as Secretarias de Assistência Social de Brusque e Balneário Camboriú. No Estado o convênio é feito com a Secretaria de Justiça e Cidadania para os adolescentes. No município de Navegantes têm duas situações pontuais. Há pagamentos através de nota de prestação de serviços devido à ausência de um convênio formal, talvez em face da pequena demanda. O valor pago por alguns convênios é de R$ 954,00 por residente/mês, durante seis meses.

Analisando estas situações, a entrevistada n. 20 comenta:

O CAPS só dá assistência aos residentes encaminhados por eles. Recomendamos que após saírem daqui os residentes participem do AA e do NA e dos Grupos Evangélicos destinados a eles a aos seus familiares realizados na Igreja. No momento não está sendo fornecido ensino devido a problemas de convênios. Todos os residentes estão aqui no momento sem o ensino fundamental e médio. Os residentes também participam de atividades externas como caminhadas e outras na comunidade local, como o Grupo de Jovens da Igreja Evangélica, além de visitas a pontos turísticos, como o museu da fábrica Hering e outros, deslocando-se com ônibus próprio do CERENE. Em um dos finais de semana os residentes foram a São Bento do Sul, na comemoraçãodos dez anos do CERENE deste município.

As atividades oferecidas na CT de Blumenau incluem aula de música e coral para os adolescentes que também têm aulas de violão.

Segundo uma das entrevistadas da equipe técnica, o CERENE também se preocupa com a colocação do residente no mercado de trabalho. Quando termina o tratamento, segundo informado pela CT, o residente é orientado para procurar o serviço social para fazer seu currículo e após este serviço fazer uma pesquisa de mercado, procurando encaminhá-los com sua documentação na busca de emprego.

Com relação à avaliação dos residentes parece que existem regras claras a serem seguidas através de uma negociação entre os residentes e a equipe técnica, pois eles sabem que estão sendo avaliados e que dispõem de direitos e deveres a serem respeitados. Caso não cumpram suas atividades não poderão gozar de atividades como jogar bola ou participar de visitas externas.

O CERENE de Blumenau oferece alguns cursos em parceria com instituições de ensino profissionalizantes como o SENAC sobre horticultura e curso de vendas e economia doméstica com a Prefeitura local na área de Assistência Social, onde os residentes, ao concluírem seus estudos, participam de uma cerimônia de entrega de seu certificado. Toda última quarta feira do mês comemora-se os aniversários do mês, e os residentes e funcionários organizam festas comemorativas como Páscoa, Natal e Festa Junina, onde são preparadas apresentações por parte dos próprios alunos.