• Nenhum resultado encontrado

Characterization of the potential for viticulture of the soils originated from volcanic ashes of Capelinhos (Faial-Azores)

Silva, Rodolfo1; Madruga, João1; Matos, Lourdes1; Pinheiro, Jorge1*

1 Departamento de Ciências Agrárias - Universidade dos Açores. Rua Capitão João d’Àvila, 9700-042 Angra do Heroísmo.

*jorge.av.pinheiro@uac.pt

Resumo

Neste estudo, desenvolve-se uma análise de caracterização das condições pedológicas para definição do poten- cial vitivinícola de uma área territorial da freguesia do Capelo – ilha do Faial, a qual foi recoberta por cinzas vul- cânicas prevenientes da erupção do vulcão dos Capelinhos, ocorrida há mais de 50 anos.

A zona delimitada para o presente estudo faz parte das novas áreas com potencial para a viticultura nos Açores cuja análise e definição foi conduzida numa base em SIG incorporando fatores do clima e da topografia que foram depois combinados com a tipologia dos solos tendo em conta a sua adequação para a produção vitícola. A área estudada reúne condições climáticas e de declive adequadas para a cultura da vinha, conforme dados de investigação anteriormente realizada. Embora os pédones estudados sejam constituídos, até pelo menos 1 m de profundidade, por cinzas vulcânicas que apresentam uma alteração muito incipiente, as propriedades investiga- das que se consideram mais relevantes para a produção vitícola não evidenciam constrangimentos significativos nomeadamente em relação a: espessura do solo, drenagem interna, pH, macronutrientes excepto o P e micronu- trientes.

Palavras-chave: solos; cinzas vulcânicas; Capelinhos Abstract

Inthis study, we develop a characterization analysis of the pedological conditions for the definition of the viticultur- al potential of an area of Capelovilage – Faial island, which was recovered by volcanic ashes from Capelinhos volcano, some 50 years ago.

The landscape zoning approach for the present study was based in a previous analysis that was performed based on a geographic information system (GIS) incorporating factors related to climate, topography and soils.The stud- ied area fulfills adequate climatic and slope conditions for viticulture, as concluded fromthe previous research. In spite of the weak weathering stage of the volcanic ashes of the upper 1 m depth of the soil profiles the studied soil properties, being the more relevant for viticulture do not present any major constrains, regarding: soil depth, internal drainage, pH, macronutrients except for P and micronutrients.

66 Introdução

O vinho produzido numa região vitivinícola depende em primeiro lugar da qualidade das uvas produzidas e das práticas de vini- ficação adotadas (tecnologia, cultura e tra- dição). Mas a qualidade da uva e do vinho é, por sua vez o resultado da harmonização entre a(s) casta(s) e os fatores físicos do clima, do relevo e do solo e sua natureza geológica, cuja interacção complexa e es- pecificidades se consubstanciam no concei- to holístico de “terroir”.

Por outro lado, embora se saiba que a vinha é uma cultura adaptada a uma ampla diver- sidade de solos, constata-se igualmente que muitas das vinhas mais famosas do mundo se encontram instaladas em terre- nos pobres e pedregosos, onde qualquer outra cultura seria muito pouco viável. Tal é o caso, quase estremo, das vinhas açoria- nas implantadas nos terrenos de “biscoito” e de “lagido” que são as designações tradici- onais no arquipélago para as superfícies de lava escoreácea, de dimensão heterogénea, variando do cascalho ao bloco, e os mantos de lava basáltica, em cujas fissuras as videi- ras logram substrato de sobrevivência e de produção, mesmo que de rendimentos mo- destos.

Para além deste modelo mais tradicional do “terroir” açoriano, de reconhecido valor cul- tural e paisagístico e onde se produzem alguns vinhos interessantes e de qualidade reconhecida, existem nalgumas ilhas áreas cujas características edafo-climáticas e fisi- ográficas sugerem um potencial para a pro- dução vitivinícola que merece ser objeto de uma avaliação cuidada com vista ao desen- volvimento da vitivinicultura nos Açores. Neste estudo, desenvolve-se uma análise de caracterização das condições pedológi- caspara definição do potencial vitivinícola de uma área territorial da freguesia do Capelo – ilha do Faial, a qual foi recoberta por por cinzas vulcânicas prevenientes da erupção do vulcão dos Capelinhos, ocorrida há mais de 50 anos.

Material e métodos

A zonadelimitadapara o presente estudo (Figura 1) faz parte dasnovas áreas consi- deradas com potencial para a viticultura nos

Açores [1] cuja análise e definição foi con- duzida numa base em SIG incorporando fatores do clima e da topografia que foram depois combinados com a tipologia dos solos tendo em conta a sua adequação para a produção vitícola.A caracterização climáti- ca espacial levada a cabo assentou na defi- nição de classes de maturação a partir do somatório das temperaturas médias diárias que excedem uma temperatura base de 10ºC ao longo da estação de crescimento, com base no conceito de graus/dia de cres- cimento.Este critério, que foi adaptado para as condições dos Açores,pretende repre- sentar o potencial de amadurecimento das uvas em função da acumulação térmica média de uma dada região [2].

Figura 1 - Localização dos perfis estudados

A topografia foi analisada com base no modelo tridimensional da ilha em SIG ten- do sido considerada uma única classe global de declivecorrespondente ao inter- valo de 0-15%,favorável à mecanização das operações culturais.

Os solos foram estudados com base na caracterização física e química de nove pédonescujosresultados se apresentam no Quadro 1.

Estes perfís são dominados por cinzas vulcânicas provenientes dos eventos erup- tivos do vulcão dos Capelinhos (1957- 1958) as quais, dada a sua juventude, apresentam um grau de meteorização bastante incipiente pelo que os solos se enquadram na categoria dos Regossolos (WRB, 2014)

[3]

, embora ocorrendo em ambiente pedogenético de carácter ândico. A massa volúmica aparente e a humidade equivalente à capacidade de campo foram determinadas em amostras não disturbadas

Quadro 1. Alguns parâmetros físicos e químicos dos solos

estudados.

(100 cm3), colhidas com sonda apropriada.

As determinações químicas foram efectua- das na terra fina (<2 mm) de amostras se- cas ao ar. A matéria orgânica foi determina- dapor combustão por via seca em mufla a 500ºC (4 horas). O pH foi determinado po- tenciometricamente em H2O. Os macronu-

trientes K, Ca e Mg foram determinados pelo método do acetato de amónio 1M ajus- tado a pH 7 e o P foi determinado pelo mé- todo de Olsen [4]. Os micronutrientes cati- ões (Fe, Mn, Zn e Cu) pela solução extrativa de Lindsay e Norvell [5] e o B extraído por DTPA e determinado pelo método da azo- tometina[6]. Os teores de macro e de mi- cronutrientes foram determinados em amos- tras analíticas referidas a volume de solo (mg L-1).

Resultados e discussão

Características morfológicas

Do ponto de vista morfológico os solos es- tudados apresentam espessuras que vari- am entre 1 e os 2,5 m até ao substrato ro- choso e são constituídos em geral por se- quências de camadas de tipo C de material predominantemente arenoso decinzas vul- cânicas, apresentando no entanto um certo grau de melanização nas camadas mais superficiais,o que permite a sua diferencia- ção embora nem sempre de forma muito evidente. Em dois dos perfís identificou-se a cerca de 1,2 m de profundidadeum horizon-

te soterrado com um maior grau de evolu- ção, de tipo Bwb,de cerca de 40 cm de es- pessura. Contudo, os horizontes subjacen- tes voltam a apresentar um carácter areno- so com uma evolução genéticaainda assim pouco marcada. Nos horizontes Bwb,ao contrário das restantes camadas de tipo C, nota-se já alguma agregação anisofor- mesubangulosa, moderada, tal como a plas- ticidade e adesividadeque se apresentam também moderadas. Nos restantes horizon- tes, os atributos da expressão da coesão e de adesão que definem a consistência do solo são praticamente inexistentes.

Na base dos perfis identifica-se em geral uma camada de rocha basáltica escoreácea e vacuolizada.

Características físicas

A massa volúmica aparente dos solos estu- dados apresenta um valor médio de 1,1g cm-3com excepção dos horizontes Bwb cuja

média desce para 0,5g cm-3que é um valor

típico de solos com carácter ândico bem definido, ao contrário das restantes cama- das onde os processos pedogenéticos se encontram numa fase ainda incipiente. A textura dominantemente arenosa destes solos confere-lhes uma elevada porosidade bem como uma boa drenagem interna, não se verificando a ocorrência de camadas de permeabilidade limitada ao longo dos perfis. A retenção de água, determinada em condi- ções laboratoriais equivalentes às decapa- cidade de campo do solo, apresenta valores relativamente altos,da ordem dos 47% (p/p) em média,para os quais contribui certamen- te uma elevada microporosidadeque em geral caracteriza as cinzas vulcânicas, mesmo em fases iniciais de alteração, con- forme tem sido comprovado através deima- gens obtidas por microscopia eletrónica [7].Nos horizontes Bwb a capacidade de retenção de água é mais elevada aproxi- mando-se já dos 70%.

Características químicas

Oteormédioda MO nestes solos é em geral muito baixo, da ordem de 17 g kg-1, poden-

do subir ligeiramente nas camadas superfí- ciais e nos horizontes Bwb onde atinge um valor de 7,6%.

A reacção dos solos é pouco ácida a neutra, com um pH médio de 6,9 o qual se apresen-

68

ta deste modo favorável enquanto regulador dos processos químicos e biológicos do solo.

Os teores dos nutrientes P, K, Ca e Mg apresentam valores médios respetivamente de 4,8; 206; 641 e 306 mg L-1. Estes resul-

tadosevidenciam pois que apenas o P apre- sentou valores sistematicamente muito bai- xos indiciando uma claro défice que terá que ser suprido através de fertilização ade- quada. Quanto aos restantes nutrientes, o K apresenta valores médios a altos tal como o Mg enquanto que o Ca varia entre o índice baixo e o alto embora nos horizontes super- ficiais os teores se situem tendencialmente na gama média.

Os teores de micronutrientes nos solos cuja interpretação agronómica é sempre pouco precisa, apresentam valores algo aleatórios, sendo tendencialmente baixos a médios para o B, Cu e Zn, muito baixos para o Mn e muito altos para o Fe.

Conclusões

A área estudada reúne condições climáticas e de declive adequadas para a cultura da vinha, conforme dados de investigação an- teriormente realizada.

Embora os pédones estudados sejam cons- tituídos, até pelo menos 1 m de profundida- de, por cinzas vulcânicas que apresentam uma alteração muito incipiente, as proprie- dades investigadas que se consideram mais relevantes para a produção vitícola não evi- denciam constrangimentos significativos. No entanto, poderá haver algum risco de

stress hídrico em períodos mais secos, ten- do em conta a textura arenosa dos solosa- pesar do efeito favorável da microporosida- de que as cinzas vulcânicas geralmente apresentam. Deste modo, importa aprofun- dar o estudo sobre o comportamento hídrico destes solos nomeadamente através da definição das curvas da retenção de humi- dade em função do potencial matricial. O pH do solo é pouco ácido a neutro. Os nutrientes extraíveis apresentam níveis de suficiência para o K, Ca e Mg,mas os teores de Pno solo são muito baixos. Os micronu- trientes analisados apresentam em geral teores baixos a médios excepto o Fe que é muito alto.

Referências bibliográficas

[1] Madruga, J., Azevedo, E. B., Sampaio, J., Reis, F. and Pinheiro, J. 2015. Analysis and definition of potential new areas for viticulture in the Azores (Portugal). doi:105194/solid-1-1-2014.

[2] Winkler, A. J., Cook, A. J., Kliewer, W. M., and Lider, L. A. 1974. General Viticulture, 2nd Edn., Univ. of California Press, California, 710 pp.

[3]WRB. 2014. World Reference Base for Soil Resources. World Soil Resources Reports No. 106. FAO, Rome. [4] Olsen, S.R., Cole, C.V., Watanabe, F.S. and Dean. L.A..

1954. Estimation of available phosphorus in soils by ex- traction with sodium bicarbonate. USDA Circular 939. U.S. Government Printing Office, Washington D.C. [5] Lindsay, W.L., and W.A. Norvell. 1978. Development of a

DTPA soil test for zinc, iron, manganese and copper. Soil Sci. Soc. Am.J. 42:421-428.

[6] Wolf, B. 1974. Improvements in the azomethine-H method for the determination of boron. Commun. Soil Sci. Plant Anal. 5:39-44.

[7]Pinheiro, J.1990. Estudo dos principais tipos de solos da ilha Terceira. (Açores). Tese de doutoramento, Universi- dade dos Açores, Portugal, 212 pp.

VII Congresso Ibérico das Ciências do Solo (CICS 2016)

VI Congresso Nacional de Rega e Drenagem

A base de dados INFOSOLO como primeiro contributo para o

Outline

Documentos relacionados