• Nenhum resultado encontrado

Roteiro: Debra J. Fisher, Erica Messer / Direção: Félix Enríquez Alcalá

Plano detalhe de uma taça sendo enchida de vinho. A câmera se move e mostra o prato de comida, talheres cortando a carne. Plano detalhe de um homem comendo. Ele conversa com alguém. Close do rosto de uma mulher amordaçada; ela tem lágrimas nos olhos e parece desesperada.

Figura 83 - Apresentação do crime no episódio Charm and harm - Criminal Minds

Esta cena de Charm and harmmostra um pouco do modus operandi do criminoso. Assistimos também a uma quebra de expectativa da construção da cena, a combinação das imagens com o movimento e rapidez da câmera: o vinho, a voz suave, a comida, planos detalhe do nariz e boca. O homem conversa com alguém que chama de querida, o que nos leva a imaginar um ambiente romântico, que é, logo em seguida, quebrado com a imagem da mulher amordaçada e chorando. As imagens rápidas, cortes rápidos e o movimento repetitivo auxiliam na construção da tensão da cena.

Além de trazer elementos que contextualizam e dão pistas sobre o crime, essas cenas − ao apresentar as vítimas antes do crime (estado de equilíbrio) e o crime (desequilíbrio) − promovem no espectador a curiosidade de investigar para desvendar quem é o criminoso. Em

Criminal Minds, não é de fato a identidade que interessa, mas qual perfil comportamental

poderia cometer as violências apresentadas.

Ainda no teaser, temos o momento em que a equipe toma conhecimento de qual caso eles vão investigar. Alguns detalhes sobre o crime são apresentados e eles discutem brevemente. A cena, frequentemente, finaliza com um prazo estipulado para salvar a vítima ou com alguma informação que provoque choque, preocupação e tensão.

Episódio 03 - Don't get fooled again

Roteiro: Aaron Zelman / Direção: Kevin Bray

No UAC, Hotchner conversa com Gideon sobre as explosões. A equipe se reúne, veem fotos de pedaços do artefato, falam como foi acionada a bomba, que precisaria ser entregue pelo próprio

bombmaker. JJ liga a televisão para mostrar que a notícia estava em todos os canais, e, durante a

reportagem ao vivo na TV, acontece outra explosão. Hotchner avisa que eles vão para Palm Beach.

Episódio 04 - Plain Sight

Roteiro: Edward Allen Bernero / Direção: Matt Earl Beesley

Plano detalhe de mãos de JJ segurando uma pasta de arquivo com a ‘foto’ que vimos ser tirada no

teaser. A equipe se reúne em sua sala e discute o caso. Hotchner avisa que embarcam em 20

minutos. Reid olha para as fotos das vítimas com os olhos colados Reid: Ele quer que elas olhem para ele.

Figura 84 - Discussão do caso no teaser do episódio In plain sight - Criminal Minds

As fotografias são frequentes nos episódios. A fotografia tirada na cena anterior do episódio

In plain sight está na pasta em plano detalhe nas mãos de JJ e, durante a conversa, aparece nas mãos de Reid. O uso de fotografias constantemente traz à série um elemento de diferenciação. Os episódios prezam por movimentos de câmera e planos que tendem a diferenciar a série de outros programas do gênero. O uso de planos mais longos, plongée absoluto e planos

detalhes, com um cuidado na composição do quadro, demonstra uma atenção produtiva com

detalhes na composição da cena e dos planos, com a iluminação e com os movimentos de câmera e efeitos.

Episódio 20 - Charm and harm

Roteiro: Debra J. Fisher, Erica Messer / Direção: Félix Enríquez Alcalá

Plano médio do UAC; em Quântico (legenda indicativa). Elle, em sua mesa, atende o telefone. Morgan provoca-a perguntando o motivo de ela estar estranha, e tem como hipótese que ela está namorando. JJ se aproxima e chamam todos para a sala. Ela fala do caso que pediram ajuda. No fundo, a tela mostra a foto de três mulheres, e em seguida mostra a foto do criminoso. Reid pergunta o motivo de pedirem ajuda, já que os policiais sabem a identidade do assassino. JJ responde que não conseguiram prender antes que ele desaparecesse.

Hotch: Deixaram um serial killer escapar? Há quanto tempo ele está desaparecido? JJ: Cerca de 36 horas, junto com esta mulher, Nicole Wegener.

Hotch pergunta sobre as outras vítimas. JJ informa que foram sequestradas, torturadas e afogadas em banheiras de hotéis. Gideon se aproxima do mapa na parede, olha para as marcações, faz anotações no arquivo.

Hotch: Saber quem ele é faz parte da equação, mas é bem diferente de saber onde está.

Morgan: Um assassino descoberto, mas livre só tem duas opções; ou está escondido ou pior, está fugindo.

Hotch: E se Gregory sente que não tem nada a perder? Gideon: Ele tem todo o país à sua frente.

Criminal Minds não segue constantemente a convenção de apresentação da vítima ou do

crime durante o teaser. Algumas vezes, o próprio teaser tem uma duração muito maior do que o esperado (que seria de dois a três minutos). Há muitas variações nas configurações das sequências iniciais dos episódios, mas como recorrência temos a equipe tomando conhecimento do caso e o prazo (sempre curto e desesperador) para que eles cheguem a solução do enigma.

Outras variações trazem, nos minutos iniciais, uma associação da vida dos personagens com o caso do dia, como em L.D.S.K., em que o tema ‘saber atirar’ se relaciona com o criminoso do episódio, um sniper:

Episódio 06 - L.D.S.K.

Roteiro: Andrew Wilder / Direção: Ernest Dickerson

Plano geral de uma pipa no céu. A legenda indica que é um parque, onde pessoas brincam e andam de bicicleta. Plano detalhe de uma mão segurando uma arma. Som de tiro.

Close das mãos de Reid segurando uma arma; ele treina tiros com Hotchner. O diálogo revela que

ele pode perder a licença de carregar uma arma se não passar na prova. Descobrimos que Hotch carrega duas armas, uma no coldre abdominal e outra localizada no tornozelo. Há um jogo de cena com o som dos tiros dados por Reid e Hotchner e pessoas morrendo em um parque. Reid olha para o alvo e aponta a arma. Temos, então, a visão de um parque pela mira de uma arma. Som de tiro.

Figura 85 - frames do teaser no episódio L.D.S.K.- Criminal Minds

A montagem paralela é fundamental para o efeito causado nessas duas cenas. O plano geral do parque, com pessoas brincando, e uma mão em uma arma em plano detalhe. Em Quântico,

vemos Reid e Hotchner treinando tiros. Não sabemos se os dois momentos ocorrem ao mesmo tempo em locações distintas, mas vemos uma ligação entre eles, enquanto o agente (bom) treina tiros para salvar vidas, o criminoso (mau) atira em pessoas no parque. A ironia do episódio reside em Reid ser um péssimo atirador, que vai enfrentar um sniper. Inicialmente, podemos nos questionar sobre a razão de deixar explícito que Hotch carrega uma arma extra no tornozelo. É quase um reforço da afirmação de que ele atira muito bem. Mas, no final do episódio, é essa segunda arma que salva a vida dos agentes e dos sequestrados no hospital. Outro episódio também faz uso da montagem paralela, com ênfase na narração em off: