• Nenhum resultado encontrado

Episódio 05 Blood Mary

3.2.2. O método de investigação

O episódio piloto apresentou algumas características basilares da forma como os irmãos investigam. No episódio De volta ao lar, em que eles têm envolvimento muito grande com a história, temos no diálogo uma breve descrição dos passos seguidos durante a investigação para descobrirem com o que estão lidando: o primeiro passo que tomam é a pesquisa da história dos envolvidos (sejam pessoas, objetos, imóveis); essa investigação é realizada em jornais, internet e por meio de entrevistas com parentes, amigos, colegas de trabalho e testemunhas.

Os irmãos visitam as cenas de crime para comprovar que o caso envolve o sobrenatural e também para coletar pistas que revelem mais sobre o monstro. A busca por evidências que indiquem com o quê estão lidando incluem aparelhos montados pelos personagens para medir a frequência eletromagnética, busca por resquícios de substâncias nos locais (por exemplo, o enxofre, se for demônio), marcas específicas de garras, presença de barulhos inexplicáveis, falhas elétricas. E, às vezes, a coleta de pistas lembra a atividade realizada por policiais, como no episódio O viajante fantasma, em que Sam raspa uma substância da maçaneta da porta e coloca em um saco de evidência. Posteriormente, veremos, em um microscópio, que se trata de enxofre. Essa procura por pistas revela também habilidades perceptivas dos irmãos, como no episódio Sombra, em que Dean identifica um símbolo nos respingos de sangue presentes no carpete.

Figura 79 - Coletas de evidências no episódio O viajante fantasma - Supernatural

As paredes cobertas com recortes de jornais, livros antigos, gravuras, também se constituem um aspecto importante da obra. Vemos isso em alguns episódios; os planos fechados percorrendo a parede demonstram o grau de importância desta etapa na investigação.

Episódio 04 - O viajante fantasma

Trilha sonora triste. Enciclopédia aberta em páginas sobre quedas de avião. Na parede, há papeis com gravuras de demônios e fotografias de destroços de acidentes aéreos. Sam está ao computador pesquisando sobre o assunto.

Em quase todos os episódios, os irmãos utilizam de artifícios para se infiltrarem nas investigações, para terem acesso às cenas de crimes e para entrevistar as testemunhas. Se constituindo uma invariável-variável, pois em cada episódio eles usam disfarces diferentes: padres (Pesadelo, episódio 14), agentes da segurança nacional (O viajante fantasma, episódio 04), sobrinhos da vítima (Insetos, episódio 08), colegas de trabalho, jornalistas (Casa do

inferno, episódio 17), colecionadores de arte (Procedência, episódio 19) e estudantes

universitários (Hookman, episódio 07). Em um mesmo episódio, eles podem usar disfarces e mentir diversas vezes, como em Blood Mary (episódio 05), em que eles dizem ser estudantes de medicina para ter acesso ao cadáver, e mentem para a filha da primeira vítima dizendo ter trabalhado com o seu pai. Ainda que mintam e se disfarcem, ao longo do episódio eles são descobertos, ou revelam a verdade sobre a profissão de caçador de monstros, a fim de convencer os indivíduos de que eles correm perigo.

Figura 80 - Disfarces45 - Supernatural

Há também os episódios em que eles não usam disfarces, como no episódio De volta ao lar (episódio 09), em que eles retornam para a casa em que viveram na infância. Na casa, Dean bate à porta, parece que vai se apresentar como algum dos disfarces de autoridades que costumam usar, mas Sam interrompe e os apresenta como antigos moradores da casa. Dean reprova essa atitude do irmão. E nos episódios Rota 666 (episódio 13) e O viajante fantasma (episódio 04), em que os indivíduos que pediram ajuda já conheciam os irmãos e o trabalho realizado por eles.

Diferentemente das convenções de histórias de mistério e enigma, nas quais o clímax da história é o momento em que a solução do mistério é apresentada, em Supernatural a descoberta de qual é o monstro da semana ocorre antes da metade do episódio, e o restante do episódio apresenta as diversas tentativas de se eliminar a ameaça e salvar os inocentes. Com isso, as discussões iniciais, pesquisas e entrevistas revelam rapidamente com que ser sobrenatural eles estão lidando.

A eliminação da ameaça requer dos irmãos conhecimentos específicos sobre criaturas sobrenaturais, o que eles adquirem com o diário do pai, com pesquisas em bibliotecas e na internet, além de consulta com professores em universidades. Os procedimentos de eliminação da ameaça que mais se repetem são o uso de sal para evitar a entrada de fantasmas e/ou outras entidades e a queima de ossos ou objetos associados aos fantasmas, para libertar o espírito. Há também objetos construídos pelos próprios irmãos para investigar e combater as ameaças: armas com balas de sal, balas de prata, amuletos.

45 Da esquerda para direita, os episódios: Morte na água, Wendigo, O viajante fantasma; A família Bender,

No decurso da temporada, eles vão enfrentar seres sobre os quais não sabem muito. O conhecimento, adquirido com a experiência, vai aparecer em temporadas futuras, como no episódio O viajante fantasma, quando Dean assume que ele não sabe nada sobre como enfrentar demônios e revela que isso seria a especialidade do pai.

Tal como o detetive noir, os protagonistas de Supernatural correm riscos e se machucam quando investigam os mistérios, ainda que exista a certeza de que no final do episódio eles vão sobreviver. Durante o percurso, eles sofrem de diversas formas. Também é demonstrado o preparo físico dos irmãos, vemos evidencias disso desde o episódio piloto, por exemplo, com a sequência da luta na casa de Sam. Nos diversos episódios, eles pulam muros, portões, escalam prédios; bem como, há cenas em que eles mostram a força física arrombando portas, lutando com monstros. Deste modo, evidencia-se que o trabalho realizado pelos irmãos não poderia ser feito por qualquer um. Essa ideia é ressaltada em diversos momentos da série. Os personagens foram treinados pelo pai para enfrentar criaturas que, para a maioria, são fantasias.

O espectador tem acesso às evidências e pistas, mas falta o conhecimento sobre os monstros que os irmãos retiram do diário do pai e da própria vida de caçador. O espectador vê o mal ocorrer, como o sequestro dos garotos, as mortes no lago, o demônio possuindo o piloto do avião; já os irmãos ficam sabendo depois, em notícias de jornais, indicações do pai ou pedidos de ajuda. Mas, mesmo com essa visão privilegiada do espectador, ainda faltam informações para se desvendar o enigma. Na primeira temporada, as pistas e informações que ajudam a solucionar o mistério são reveladas rapidamente para a audiência. Nada é escondido do espectador; no momento em que eles descobrem o que é o monstro ou qual é o enigma, eles compartilham a explicação com o público.