• Nenhum resultado encontrado

entre as ciências sociais e as ciências da saúde para o estudo das relações entre modo de vida, qualidade de vida e processos saúde-enfermidade.

No documento Download/Open (páginas 115-119)

Grupo de Pesquisa (33): NESPI- Núcleo de Estudos e Pesquisas do Idoso - UFBA Linha de Pesquisa: Informação e Comunicação na Assistência ao Idoso

Instituição: Universidade Federal da Bahia – UFBA Ano de formação: 1973

Pesquisadores: Adriana Valéria da Silva Freitas, Maria do Rosário de Menezes, Clarice

Oliveira, Maria Fátima Bonfim, Joanira da Silva Fonseca, Marilene Bacellar Baqueiro, Larissa Chaves Pedreira, Tania Maria de Oliva Menezes.

Descrição: Criação de Atividades de Extensão "Projeto Atenção à Saúde do Idoso" que

Independência do mesmo através de ações educativas de Promoção para a Saúde. Este é desenvo lvido nas comunidades de Mussurunga, Pernambués, Cosme de Farias, Valéria, Liberdade em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Trabalho e Ação Social, desde 1993. São desenvolvidas pesquisas objetivando agregar pesquisadores, técnicos e alunos de graduação e pós- graduação em torno da temática "Saúde do Idoso, nos aspectos biopsicossociais", envolvendo a família e a comunidade. O grupo também está envolvido na formação de recursos humanos na área do idoso desde a graduação e pós- graduação até a formação de cuidadores formais e informais para idosos.

Grupo de Pesquisa (34): Neurociências - APS Linha de Pesquisa: Comunicação Alternativa

Instituição: Associação das Pioneiras Sociais – APS – DF Ano de formação: 2003

Pesquisadores: André Palma da Cunha Matta, Luciana de Souza Pinto Alvarenga Rossi,

Anne-Lise Christensen, Marc A Forman, Bartira Magalhães Oliveira Machado, Marcia Vieira de Oliveira, Christiana Brenner, Marcos Roberto Maróstega Moreno, Eduardo Amemiya, Michael Cole, Eliane Cespedes Paes, Michael Gustav von Áster, Flávia Yuki Assis Shikida, Saulo de Serrano e Pires, Francois Gaillard, Sáuria Miranda Burnett, Gilberto Nunes Filho, Silvana Augusto Soares Moreno, Ingrid Lapa De Camillis Gil, Simone Maia Alves Ferreira de Carvalho, Katia Soares Pinto, Sônia Maria Moreira Delgado, Klaus Willmes von Hinckeldey, Vera Lúcia Lawisch, Lígia Maria do Nascimento Souza, Yana Senna Jeronymo Najjar, Lúcia Virgínia de Melo Pinheiro, Zuleika Henriques Vieira, Lúcia Willadino Braga.

Descrição: O grupo tem desenvolvido uma nova tecnologia para avaliação do movimento,

utilizando laboratório de movimento digitalizado. em estudo multicêntrico, envolvendo algumas unidades da Rede. As pesquisas nessa área possibilitarão precisar o diagnóstico das dificuldades motoras dos pacientes e isso é muito importante para a reabilitação. Além disso, as investigações visam identificar aspectos que influenciam a qualidade de vida da pessoa com lesão cerebral.

Grupo de Pesquisa (35): Núcleo de comunicação científica em cirurgia - UNIFESP Linha de Pesquisa: Comunicação Científica em Cirurgia

Instituição: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Ano de formação: 2002

Pesquisadores: Dinah Apparecida de Mello Aguiar Población, Paulo de Oliveira Gomes,

Edna Frasson de Souza Montero, Saul Goldenberg, Eymard Francisco Brito de Oliveira.

Descrição: O núcleo apresenta um importante papel junto à comunidade médica brasileira,

formando pesquisadores voltados para a produção e comunicação científica na área da cirurgia. Analisa os periódicos e a produção científica nacional da área cirúrgica com o intuito de diagnosticar os pontos problemáticos e indicar a forma de atingir produção científica de reconhecimento internacional. O núcleo promove a interação dos núcleos de comunicação e produção científica nas áreas da ciência da informação (ECA-USP) e da fonoaudiologia (PRÓ-FONO).

Grupo de Pesquisa (36): Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Comunicação em

Saúde Coletiva (NEPEC) - UNISANTOS

Linha de Pesquisa: Saúde, Doença e Cultura

Instituição: Universidade Católica de Santos – UNISANTOS Ano de formação: 2004

Pesquisadores: Antonio André Magoulas Perdicaris, Paulo Angelo Lorandi, Fátima

Aparecida Barbosa de Oliveira Micheletti, Rosa Maria Ferreiro Pinto, Joice Maria Pacheco Antonio Fernandes, Tânia Maria Hourneaux de Mendonça Barreira.

Descrição: Avaliar as condições de vida e os agravos à saúde de grupos populacionais na

região central da cidade de Santos e os aspectos culturais subjacentes à vida em microespaços urbanos que possam interferir na representação da relação saúde/doença.

Grupo de Pesquisa (37): Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Comunicação em

Enfermagem - UFMG

Linhas de Pesquisa: (1) Comunicação em enfermagem, (2) Enfermagem médico-cirúrgica e

(3) Saúde coletiva.

Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG Ano de formação: 1995

Pesquisadores: Aide Ferreira Ferraz, Mercia Heloisa Ferreira Cunha, Anadias Trajano

Camargos, Selme Silqueira de Matos, Maguida Costa Stefanelli.

Descrição: O NEPCE tem sido convidado a apresentar seus trabalhos de pesquisa em eventos

em Universidades, Instituições Hospitalares e de outras áreas: Psicologia Social, ONG's/AIDS, Coordenadoria Estadual de DST/AIDS, Congressos de Antropologia e Ciências da Saúde em Minas Gerais e em outros Estados do Brasil; em Congressos no Chile e na Colômbia. O Grupo tem sido referência para Instituições de Saúde e de Ensino, no que se refere à Comunicação em Enfermagem. Os trabalhos desenvolvidos têm tido o reconhecimento também de ONGs e OGs.

Grupo de Pesquisa (38): Núcleo de Estudos em Cuidados Fundamentais para Enfermagem

Clínica - USP

Linha de Pesquisa: Comunicação em Enfermagem. Projeto Instituição: Universidade de São Paulo – USP

Ano de formação: 1997

Pesquisadores: Denise de Andrade, Maria Helena Palucci Marziale, Evelin Capellari Cárnio,

Maria Lúcia Zanetti, Isabel Amélia Costa Mendes, Maria Suely Nogueira, Maria Helena Larcher Caliri, Silvia Helena De Bortoli Cassiani.

Descrição:

A formação de recursos humanos principalmente nos níveis de pós-graduação e graduação tem sido a meta do grupo em consonância com os objetivos da instituição - USP. Além disso, a divulgação do conteúdo das pesquisas dos membros principalmente através da

internet e de software educativos a todo o país tem se concretizado nos últimos anos. As apresentações em eventos no Brasil e exterior têm focalizado a utilização da pesquisa para a incorporação do conhecimento pelos enfermeiros visando à melhoria da prática nos contextos

estudados. O grupo tem visibilidade e são vários os contatos recebidos por seus membros de profissionais de várias regiões do país

Grupo de Pesquisa (39): Núcleo de Informática em Enfermagem – UNIFESP

Linha de Pesquisa: informática, tecnologia da informação e comunicação em saúde e

enfermagem

Instituição: Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Ano de formação: 1990

Pesquisadores: Eduardo Pereira Marques, Maria D'Innocenzo, Heimar de Fatima Marin,

Maria Isabel Sampaio Carmagnani, Isabel Cristina Kowal Olm Cunha, Marivan Santiago Abrahao, Márcia Barbieri Samuel Goihman.

Descrição: O grupo desenvolve atividades de ensino e pesquisa desde 1990. No curso de

enfermagem no primeiro e terceiro ano. No curso de pós- graduação, fornece disciplina aos cursos de especialização em enfermagem obstétrica e gerenciamento e administração em enfermagem. A linha de pesquisa do curso de pós- graduação (mestrado e doutorado) lidera o ensino e a pesquisa. Possui alunos de diversas regiões do país e já foi responsável pela produção de mais de 10 mestres e 5 doutores na área. Possui parceria com centros nacionais e internacionais de informática médica, através de seu líder.

Grupo de Pesquisa (40): Organização do cuidado e ações programáticas em saúde – USP Linha de Pesquisa: Educação e Comunicação em Saúde

Instituição: Universidade de São Paulo – USP Ano de formação: 1994

Pesquisadores: Ana Bernarda Ludermir, Lilia Blima Schraiber, Ana Flávia Pires Lucas

d'Oliveira, Marcia Thereza Couto Falcão, Ana Paula Portella Ferreira Gomes, Marina Peduzzi, Ângela Maria Machado de Lima, Ricardo Rodrigues Teixeira, Antonio de Padua Pithon Cyrino, Sérgio Flávio Barbosa, Ivan França Junior, Wagner dos Santos Figueiredo, José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres.

Descrição: Estudar a interface entre a educação em saúde e comunicação. A educação em

saúde corresponde a saber e práticas tradicionais em prevenção e promoção à saúde, caracterizando ações informativas de pouco impacto nas mudanças de comportamentos dos sujeitos-alvo. Uma das críticas nesta direção está na ausência de problematização comunicacional em sua prática. Objetiva-se conhecer a referida interface educação- comunicação para subsidiar aprimoramentos na prevenção e promoção da saúde.

Grupo de Pesquisa (41): Otorrinolaringologia e Distúrbios da Comunicação Humana -

ULBRA

Linhas de Pesquisa: (1) Novas técnicas diagnósticas em otorrinolaringologia e cirurgia de

cabeça e pescoço e (2) Novas técnicas de tratamento em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço.

Instituição: Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Canoas – RS Ano de formação: 2002

Pesquisadores: Geraldo Pereira Jotz, Sady Selaimen da Costa, Renato Roithmann, Sílvia

Dornelles.

Descrição: Estuda novas técnicas diagnósticas e de tratamento em Otorrinolaringologia e

Distúrbios da Comunicação Humana. Basicamente problemas relacionados ao nariz, ouvidos, laringe, garganta, distúrbios da voz, distúrbios respiratórios, distúrbios fonoaudiológicos. A grande repercussão é a busca de novos conhecimentos envolvendo os órgãos dos sentidos, com melhora da qualidade de vida da população.

Grupo de Pesquisa (42): Por uma Teoria Multidisciplinar da Comunicação Pública da

Ciência e da Saúde

Linha de Pesquisa: Comunicação Científica da Saúde Instituição: Universidade Metodista de São Paulo – UMESP Ano de formação: 2004

Pesquisadores: Isaac Epstein

Descrição: Trata-se de sugerir uma matriz multidisciplinar para dar conta, em várias

disciplinas, dos fenômenos e obstáculos à comunicação pública da ciência e da saúde. As várias dimensões desta matriz serão trabalhadas teórica e praticamente. A adequação desta proposta teórica será aferida por exemplos extraídos da prática da divulgação científica no Brasil e no estrangeiro. O produto final deste projeto deverá ser um livro-texto: "A teoria e prática da divulgação científica".

Grupo de Pesquisa (43): Programa de Mudanças Ambientais Globais e Saúde - FIOCRUZ Linha de Pesquisa: Comunicação de Riscos

Instituição: Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ – RJ Ano de formação: 1999

Pesquisadores: Diana Pinheiro Marinho, Teresa Vieira dos Santos de Oliveira, Teresa

Cristina de Carvalho Lima Neves, Ulisses Eugenio Cavalcanti Confalonieri.

Descrição: O Programa constitui-se pela necessidade de criar abordagens e

No documento Download/Open (páginas 115-119)