• Nenhum resultado encontrado

Trata-se de descrever o produto e o seu ciclo-de-vida, desde a extração ou produção de matérias-primas até ao fim-de-vida do produto, passando por todas as etapas de produção, distribuição e consumo.

Este é um elemento essencial a qualquer processo de eco-inovação, geralmente após a realização da análise 360o. É aqui que se começa a enraizar um pensamento de ciclo-de-vida no seio da organização.

Para além de se identificarem todas as etapas que compõem o ciclo-de-vida do produto, identificam-se também os fluxos entre essas etapas e os impactes ambientais causados em cada uma delas.

ECOPRODUTIN

ECOPRODUTIN - - Produtividade na Indústria pela Eco-inovaçãoProdutividade na Indústria pela Eco-inovação

4545

Na análise do ciclo-de-vida de um produto, devem colocar-se questões como as apresentadas de seguida: Na análise do ciclo-de-vida de um produto, devem colocar-se questões como as apresentadas de seguida:

 Nome do produto/sistema;Nome do produto/sistema;

 Estrutura do produto/sistema (análise estática): componentes, arquitetura, ligações entreEstrutura do produto/sistema (análise estática): componentes, arquitetura, ligações entre componentes, etc.;

componentes, etc.; 

 Funcionamento do produto/sistema (análise dinâmica): em contraponto à análise estática, aquiFuncionamento do produto/sistema (análise dinâmica): em contraponto à análise estática, aqui analisa-se o produto de forma dinâmica, no momento da utilização;

analisa-se o produto de forma dinâmica, no momento da utilização; 

 Ambiente do produto/sistema: qual a envolvente do produto e em que contexto é utilizado;Ambiente do produto/sistema: qual a envolvente do produto e em que contexto é utilizado;

 Ciclo-de-vida do produto: principais etapas do ciclo-de-vida do produto.Ciclo-de-vida do produto: principais etapas do ciclo-de-vida do produto.

A análise de ciclo-de-vida aplica-se não só aos produtos, mas também aos serviços, pese embora com algumas A análise de ciclo-de-vida aplica-se não só aos produtos, mas também aos serviços, pese embora com algumas diferenças de abordagem, uma vez que a sua modelização é algo mais complexa. A própria noção de ciclo-de- diferenças de abordagem, uma vez que a sua modelização é algo mais complexa. A própria noção de ciclo-de- vida pode ser questionável, uma vez que o serviço tende a desaparecer no momento de prestação.

vida pode ser questionável, uma vez que o serviço tende a desaparecer no momento de prestação.

No entanto, se observarmos um qualquer serviço, a realidade é que ele agrega diversos ciclos-de-vida em si só, No entanto, se observarmos um qualquer serviço, a realidade é que ele agrega diversos ciclos-de-vida em si só, desde os equipamentos utilizados na prestação de um serviço (automóvel, máquinas, etc.), aos alimentos desde os equipamentos utilizados na prestação de um serviço (automóvel, máquinas, etc.), aos alimentos consumidos por funcionários, uso de climatização no local de trabalho, etc.

consumidos por funcionários, uso de climatização no local de trabalho, etc.

Assim, podem considerar-se 4 dimensões distintas na análise do ciclo-de-vida de um serviço, a saber: Assim, podem considerar-se 4 dimensões distintas na análise do ciclo-de-vida de um serviço, a saber:

  Uso;Uso;   Organização;Organização;   Infraestrutura;Infraestrutura;   Material.Material.

Ciclo e Sistemas

Ciclo e Sistemas

A abordagem ao ciclo e sistemas obriga as equipas responsáveis pela eco-inovação e conceção do produto a A abordagem ao ciclo e sistemas obriga as equipas responsáveis pela eco-inovação e conceção do produto a uma "ginástica intelectual" ao abordar os "sobresistemas" e "subsistemas" do produto em análise e as uma "ginástica intelectual" ao abordar os "sobresistemas" e "subsistemas" do produto em análise e as diferentes etapas do ciclo-de-vida.

diferentes etapas do ciclo-de-vida.

A abordagem permite explorar de forma sistemática os diferentes níveis do sistema, de modo a reduzir os A abordagem permite explorar de forma sistemática os diferentes níveis do sistema, de modo a reduzir os impactes ambientais. Esta ferramenta deve ser utilizada no início do projeto, para definir a margem de impactes ambientais. Esta ferramenta deve ser utilizada no início do projeto, para definir a margem de manobra, durante o projeto, para efetuar correções nas áreas identificadas e no final do projeto, para que se manobra, durante o projeto, para efetuar correções nas áreas identificadas e no final do projeto, para que se possa capitalizar sobre os sucessos atingidos em projetos futuros.

possa capitalizar sobre os sucessos atingidos em projetos futuros.

Para a sua utilização, é necessário que se definam as etapas de ciclo-de-vida e os níveis de sistema adequados a Para a sua utilização, é necessário que se definam as etapas de ciclo-de-vida e os níveis de sistema adequados a cada projeto de eco-inovação. O sistema é o produto em análise; os subsistemas são as componentes do cada projeto de eco-inovação. O sistema é o produto em análise; os subsistemas são as componentes do produto; o sobresistema é o sistema em que o produto opera. Há portanto uma análise a nível micro (sistema e produto; o sobresistema é o sistema em que o produto opera. Há portanto uma análise a nível micro (sistema e subsistema) e a nível macro, global (sobresistema).

46

46

Guia para a Eco-inovação em PMEGuia para a Eco-inovação em PME

Esta abordagem ao nível do sistema é muito importante, uma vez que permite, no processo de conceção, ter Esta abordagem ao nível do sistema é muito importante, uma vez que permite, no processo de conceção, ter uma noção da forma como o produto se integra na sua envolvente. Assim, a equipa de conceção pode ter em uma noção da forma como o produto se integra na sua envolvente. Assim, a equipa de conceção pode ter em consideração os impactes ambientais de um produto/serviço à escala global, ao longo de todo o seu consideração os impactes ambientais de um produto/serviço à escala global, ao longo de todo o seu ciclo-de-vida, podendo efetivamente conceber produtos que reduzam os impactes ambientais a um nível global ciclo-de-vida, podendo efetivamente conceber produtos que reduzam os impactes ambientais a um nível global e não só na oferta da própria empresa.

e não só na oferta da própria empresa.

O princípio desta abordagem é simples: constrói-se uma matriz, em que o eixo horizontal identifica as O princípio desta abordagem é simples: constrói-se uma matriz, em que o eixo horizontal identifica as principais etapas do ciclo-de-vida e o eixo vertical os diferentes níveis do sistema.

principais etapas do ciclo-de-vida e o eixo vertical os diferentes níveis do sistema. O quadro seguinte apresenta um modelo desta ferramenta.

O quadro seguinte apresenta um modelo desta ferramenta.

Quadro 5

Quadro 5 – – Matriz «ciclo e sistemas» Matriz «ciclo e sistemas»

No documento 1 ECO Guia Para Eco-Inovação EmPME (páginas 85-89)

Documentos relacionados