• Nenhum resultado encontrado

QUESTÕES COMENTADAS 

TEXTO 1 CIDADE DE DEUS

Autor: Rubem Fonseca

"O nome dele é João Romeiro, mas é conhecido como  Zinho na Cidade de Deus, uma favela em Jacarepaguá,

onde comanda o tráfico de drogas.

Ela é Soraia Gonçalves, uma mulher dócil e calada. Soraia soube que Zinho se tornara traficante dois meses  depois de estarem morando juntos num condomínio de  classe média alta na Barra da Tijuca.

Você se importa?, Zinho perguntou e ela respondeu  que havia tido na vida dela um homem metido a direito que  não passava de um canalha.

No condomínio, Zinho é conhecido como vendedor  de uma firma de importação. Quando chega uma partida  grande de droga na favela, Zinho some durante alguns dias. Para justificar sua ausência, Soraia diz, para as vizinhas que 

encontra no playground ou na piscina, que o marido está  viajando pela firma. A polícia anda atrás dele, mas sabe  apenas o seu apelido e que ele é branco. Zinho nunca foi  preso..." 

1- "...e ela respondeu que havia tido na vida dela um homem metido a direito que não passava de um canalha"; a resposta de Soraia equivale a dizer que:

a) todos os homens são canalhas; b) não vale a pena viver dentro da lei; c) nem tudo na vida é perfeito;

d) a vida criminosa é mais cheia de emoções; e) todos os homens são hipócritas.

Resposta: C

Comentário: A alternativa C equivale à justificativa da mulher permanecer ao lado do marido. A alternativa A, é falsa porque um único homem citado como canalha, foi o ex-marido de Soraia. Enquanto, as afirmações contidas nos itens B, D e E, não estão expressas no texto.

2 - No primeiro período do texto, o segmento "uma favela em Jacarepaguá" é um aposto, empregado para:

a) informar algo hipoteticamente desconhecido; b) situar a ação num bairro perigoso;

c) ironizar sobre o nome de Deus na designação de uma favela;

d) preparar o leitor para um tema policial; e) mostrar a relação entre miséria e crime. Resposta: A

Comentário: Em qualquer texto completo, o autor se preocupa em situar o leitor sobre o local exato onde a

história se passa. A população de outros estados não tem obrigação de saber que a Cidade de Deus é uma favela, muito menos que fica localizada no bairro de Jacarepaguá. Por isso a alternativa A é a correta. Observe que as alternativas B, D e E tentam confundir o candidato com informações verdadeiras. De fato, a Cidade de Deus é um bairro perigoso onde a miséria e o crime são a realidade dos moradores. Portanto, os elementos, de fato, constam no texto, mas não respondem objetivamente a questão.

3 - No primeiro período, o vocábulo onde se refere a um local anteriormente citado, a favela Cidade de Deus.O o item abaixo em que o mesmo vocábulo tem um antecedente anteriormente expresso é:

a) a polícia não sabe onde Zinho mora;

b) o local onde Zinho atua é desconhecido da polícia;

c) as vizinhas desejam saber onde Zinho está;

d) zinho mora na Barra, mas onde trabalha todos ignoram;

e) onde é que Zinho se esconde? Resposta: B

Comentário: O vocábulo onde  na oração está relacionado ao seu antecedente, que é local. O que não acontece nas demais alternativas.

4 - Tráfico tem como parônimo o vocábulo tráfego, com o qual não pode ser confundido.O item que está mal redigido porque houve a substituição indevida de um vocábulo por seu parônimo é:

a) o criminoso foi preso em flagrante;

b) os criminosos expiam suas culpas na prisão; c) o acusado pediu despensa do depoimento; d) o prisioneiro decidiu delatar o cúmplice;

e) era iminente a prisão do grupo. Resposta: C

Comentário: Essa questão exige também o conhecimento sobre palavras parônimas.Viu como todo o embasamento gramatical é importante na compreensão de textos ? O quesito pede para que você identifique o emprego incorreto de um parônimo. Na alternativa C que diz O acusado pediu DESPENSA do depoimento. Despensa (com E) é um compartimento da casa. O termo correto seria DISPENSA (com I). As demais alternativas estão escritas de forma correta. Se permanecer alguma dúvida, ouça novamente a lição sobre palavras homônimas e parônimas.

5 - "...é conhecido como Zinho na Cidade de Deus,...". O o item em que se reescreve esse segmento do texto de forma ERRADA, por alterar o seu sentido, é:

a) na Cidade de Deus é conhecido como Zinho; b) é conhecido, na Cidade de Deus, como Zinho; c) conhecem-no como Zinho na Cidade de Deus; d) na Cidade de Deus o conhecem como Zinho; e) a Cidade de Deus o conhece como Zinho. Resposta: E

Comentário: A alternativa E está errada porque pressupõe que a favela Cidade de Deus conhece alguém como Zinho. Como bairros ou favelas não conhecem

pessoas, não é a Cidade de Deus que o conhece, e sim os moradores dela. As demais alternativas expressam a idéia de que os moradores da Cidade de Deus o conhecem como Zinho. Por isso, estão escritas corretamente.

6 - 0 fato de Zinho sumir durante alguns dias quando chega uma partida grande de drogas na favela se explica pelo fato de:

a) ser perigoso estar na favela nesse momento; b) nesse momento a polícia fica mais vigilante; c) ser necessária sua presença para os negócios; d) Zinho também deve ser grande consumidor de drogas;

e) estar sendo perseguido pela polícia. Resposta: C

Comentário: Perceba que a afirmação do item A que diz "é perigoso estar na favela nesse momento" contradiz o texto. Ao contrário, Zinho permanece na favela quando chega a droga. Nas letras B e E há informações verdadeiras, mas que não representam o motivo principal da permanência dele na favela. Já a alternativa D contém informações que sequer são citadas no texto. Em nenhum momento Zinho é tratado como grande consumidor de drogas, mas apenas como traficante. Por tudo isso, fica evidente no texto que Zinho permanece no morro para administrar seu negócio.

7 - Só não se pode deduzir do que é lido no texto 1 em: a) o tráfico de drogas envolve grande quantidade de dinheiro;

b) muita riqueza se deve ao tráfico de drogas;

c) algumas pessoas se deixam atrair por uma vida

fácil;

d) o desemprego causa muitos problemas sociais; e) o tráfico de drogas não é bem visto no meio social.

Resposta: D

Comentário: Numa questão que exige do candidato a dedução a partir do texto, a atenção deve ser redobrada. Se você ficar atento vai perceber que o texto não se refere ao problema de desemprego, nem a causa social. Nele, as questões relacionadas ao tráfico de drogas são o rápido e fácil enriquecimento; o grande volume de dinheiro gerado com a venda de entorpecentes e o preconceito da sociedade que condena o tráfico.

8 - A frase final do texto "Zinho nunca foi preso", no contexto textual e social em que se insere, mostra:

a) a agilidade do traficante; b) o despreparo da polícia; c) o insucesso do tráfico; d) a corrupção policial; e) a ineficiência das leis. Resposta: B

Comentário: Se um traficante domina toda a extensão de uma favela e, mesmo assim, a polícia sabe dele apenas sua alcunha e cor da pele, isso deixa claro o despreparo da polícia. Além disso, o texto não dá indícios sobre a ineficiência das leis, corrupção policial ou sobre a agilidade do traficante.

TEXTO 2 - 0 ESTATUTO DO DESARMAMENTO

No documento Interpretação de Textos - Apostila (páginas 54-60)

Documentos relacionados