• Nenhum resultado encontrado

0 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Luiz Garcia O Globo, 29/06/

No documento Interpretação de Textos - Apostila (páginas 60-70)

QUESTÕES COMENTADAS 

TEXTO 2 0 ESTATUTO DO DESARMAMENTO Luiz Garcia O Globo, 29/06/

"Foi dura luta a aprovação do Estatuto do  Desarmamento. E demorou um tempão. Tudo começou  com ato solene no Palácio do Planalto, quando o então  presidente Fernando Henrique respondeu a uma cobrança  da sociedade e assinou mensagem enviando o projeto ao  Congresso.

O empenho implícito na solenidade teve vida curta. A mensagem caiu na vala comum do Legislativo, onde se 

integrou a um renque de iniciativas sobre desarmamento, algumas a favor de guerra declarada e eficaz ao excesso  de armas no país, outras fazendo o possível para que não  se tivesse lei alguma; na pior hipótese, aceitavam uma lei  aguada.

No governo Lula, o lobby das armas sofismou e  atrapalhou o quanto pôde. Mas a cobrança da sociedade  acabou por prevalecer. Entretanto, seis meses após a  sanção da lei criando o estatuto, ele existe pela metade.

(....) Ou seja, falta muito".

09 - "...quando o então presidente..."; " ...onde se integrou a um renque..."; o item em que houve troca indevida entre ONDE e QUANDO é:

a) ele a conheceu na pracinha onde jogava futebol; b) não se lembrava da adolescência, onde tudo acontecera;

c) queria saber quando viajara, pois só estava certo de que não fora nas férias;

e) ficou triste após o banho de mar, quando perdera a aliança.

Resposta: B

Comentário: Usamos a palavra Onde para fazer referência a lugar. No item B a frase se refere a tempo, lembrança, logo a palavra adequada seria Quando.

10 - O vocábulo renque em "renque de iniciativas" une duas idéias:

a) quantidade e alinhamento; b) variedade e desvalorização; c) confusão e quantidade; d) desvalorização e alinhamento; e) confusão e variedade. Resposta: A

Comentário: Essa questão requer conhecimento do vocabulário, mas é só usar um pouco de interpretação para respondê-la. Voltemos ao texto.Nele diz que a "mensagem caiu na vala comum e integrou a um renque de iniciativas sobre desarmamento". Perceba que a frase dá a idéia de que renque tem o sentido de quantidade (integrou) e alinhamento (iniciativas sobre desarmamento),deduz-se que há outras leis sobre o desarmamento a serem votadas.

11 - "O empenho implícito na solenidade teve vida curta"; a frase significa que:

a) a solenidade foi realizada para enganar a opinião pública;

b) durou muito pouco a solenidade realizada;

c) o empenho explícito era maior que o empenho implícito;

d) a solenidade teve vida curta porque houve pouco empenho;

e) o empenho prometido na solenidade em si mesma durou pouco.

Resposta: E

Comentário: O item A extrapola e nega a afirmação contida no enunciado. A solenidade não foi realizada para enganar a opinião pública, ao contrário, o texto afirma que houve um empenho implícito em torno do assunto, mas que teve vida curta. Perceba como a alternativa B tenta confundir o candidato. Não foi a solenidade que durou pouco e sim o empenho para implementar a Lei do Desarmamento. Na alternativa D é visível a armadilha.O jogo de palavras também causa dúvidas ao candidato.O que teve vida curta foi o empenho em torno da lei do Desarmamento, implícito

na solenidade. Já a alternativa C fala em empenho explícito e, portanto, foge a realidade textual. Entendeu? Portanto o item E é o único correto. A resposta dessa questão pode ser confirmada no início do segundo parágrafo, que diz: "A mensagem caiu na vala comum do legislativo", ou seja, se integrou a outras iniciativas.

1 2 - Em 24 de junho de 2004, saiu a seguinte notícia na edição do jornal O Globo: "Terror ameaça agora o premier do Iraque".Deduz-se da leitura dessa notícia, no contexto atual, que:

a) o premier do Iraque já foi atacado antes; b) os terroristas mataram o premier anterior;

d) os terroristas vivem no Iraque;

e) o Iraque era um país livre dos ataques terroristas. Resposta: C

Comentário: A palavra AGORA indica anterioridade, referente à ameaça, ou seja, o terror já ameaçou antes, mas não necessariamente o premier como indicam as alternativas A e B. Nos itens D e E as informações não estão relacionadas a oração citada no enunciado. Enquanto a letra C dá a idéia de que o terrorismo sempre representou uma ameaça.

13 - Em junho de 2004 morreu o ex-governador do Rio, Leonel de Moura Brizola. Em 24 de junho, Luiz Fernando Veríssimo escrevia, nas primeiras linhas de sua crônica do  jornal O Globo: "Foi a primeira morte sem aspas do Brizola. Sua "morte" em sentido figurado foi anunciada várias vezes". Só não se pode ler nesse segmento que:

a) Brizola era pessoa considerada bastante conhecida dos leitores;

b) houve vários anúncios falsos da "morte" de Brizola; c) dentro do contexto, as "mortes" de Brizola ocorriam no plano político;

d) um dos empregos das aspas é o de mostrar sentido figurado das palavras;

e) vão ocorrer outras mortes sem aspas de Brizola. Resposta: E

Comentário: O texto se refere à morte, com aspas, isto é uma morte no sentido figurado como mostram as opções

A, B, C e D. Portanto, o que não se pode deduzir a partir desse ou de qualquer outro texto é que vão ocorrer outras mortes sem aspas do político Brizola.Porque a morte, sem aspas, significa falecimento. E como só morremos uma vez, é impossível ocorrer à morte, sem aspas, do político Brizola outras vezes.

1 4 - O colunista Ancelmo Góis fez publicar em O Globo 

a seguinte notícia: Greve na PF

"O clima é tenso na Polícia Federal. Os agentes interromperam de mãos vazias uma greve, há mês e meio, depois de atazanar a vida dos passageiros nos aeroportos. Como o governo não fez nenhuma concessão, a turma ameaça com outra greve. Promete, desta vez, a adesão dos delegados. É. Pode ser." A tensão na Polícia Federal é, segundo o texto, resultante de:

a) problemas causados aos passageiros nos aeroportos;

b) preparação para uma nova greve da categoria;

c) tentativa de procurar a adesão dos delegados para uma nova greve;

d) uma greve anterior não ter dado o resultado esperado;

e) concessões insuficientes por parte do governo. Resposta: D

Comentário: A alternativa D se refere à volta de uma greve, não solucionada no passado, o que é claro no texto. Essa situação é responsável pelo clima de tensão. Os demais itens fazem parte do texto como as alternativas A,

B, C e E , no entanto não são o principal motivo da tensão que pode levar a uma nova greve na Polícia Federal.

1 5 - A última frase do texto da notícia de Ancelmo Góis revela: a) certeza; b) alarme; c) conselho; d) opinião; e) dúvida Resposta: E

Comentário: Para resolver essa questão você pode usar o método de eliminação. As opções A, B e C, são absurdas. A expressão "É, pode ser", que finaliza o texto, não expressa certeza, nem alarme ou conselho. O termo Indica dúvida, pois não define com precisão se o fato irá acontecer. O que torna o item E verdadeiro.

16 - Infere-se da notícia que:

a) a PF está em greve permanentemente;

b) a PF não conseguiu o apoio dos delegados na última greve;

c) os delegados jamais aderem à greve da PF; d) a greve da PF traz risco para os passageiros;

e) nenhuma greve de funcionários recebe respostas positivas do governo.

Resposta: B

Comentário: Lembra que nós estudamos os enunciados com as palavras "inferir e julgar"? Perceba que

o enunciado pede para inferir, ou seja, para concluir algo a partir da idéia do texto.Com base nesse conceito note que apenas a alternativa B está dentro do contexto. As demais opções apresentam deduções que até podem ser verdadeiras, mas que não constam no texto.

1 7 - 0 Jornal do Brasil publicou, no dia 4/07/2004, a seguinte notícia: Seis bandidos fogem de penitenciária

"Seis presos fugiram ontem, por volta das 8h, do presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão. Três deles foram recapturados pouco tempo depois no Zoológico do Rio. Um dos presos fugiu após render o agente penitenciário de seu setor com um revólver.

As imagens feitas no pátio do presídio registraram a ausência, por sete minutos, do PM responsável pela guarita por onde os detentos passaram. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que vai abrir sindicância para esclarecer se houve facilitação de fuga" O título dado à notícia, em função do que é lido no texto: a) resume todas as informações do texto;

b) destaca algo prejudicial à imagem da polícia; c) fornece uma informação errada aos leitores; d) valoriza a esperteza dos presidiários;

e) mostra a superlotação dos presídios. Resposta: B

Comentário: O título informa que um grupo de seis bandidos conseguiu fugir. Se é de competência da polícia evitar

possíveis fugas, a informação do título é prejudicial a polícia. Portanto é correta a opção B. Perceba que o item A não

resume todas as informações do texto, apenas, apresenta o fato principal. O item C diz que o título fornece uma informação errada. Não totalmente errada, mas incompleta. Pois, dos seis fugitivos três foram recapturados. Não há nenhum elemento no texto que evidencie a esperteza dos bandidos. Eles conseguiram fugir por causa da conivência do policial militar que abandonou a guarita. A opção E é falsa. Basta você reler o texto para perceber que a questão da superlotação não é citada em nenhum momento.

18 - Em função do que é dito no texto, voltaram à prisão:

a) todos os foragidos; b) nenhum dos fugitivos; c) metade dos que fugiram; d) dois dos presos fugitivos; e) quatro dos foragidos.

Resposta: C

Comentário: Para você resolver esse quesito, basta usar a matemática, associada à interpretação, claro. Basta calcular. Seis bandidos fugiram e, de acordo com o texto, três deles foram recapturados em um zoológico. A conclusão é óbvia: três bandidos voltaram à prisão, ou seja, a metade dos que fugiram. Por isso a alternativa correta é a C.

1 9 - 0 que mais causa estranheza na notícia é: a) o fato de um dos detentos possuir um revólver;

b) abrirem uma sindicância para investigação de um fato corriqueiro;

c) ter havido facilitação de fuga dos detentos; d) a recaptura dos presos ter sido imediata;

e) a gravação da fuga nas imagens do próprio presídio. Resposta: A

Comentário: O que há de estranho em abrir sindicância para apurar fugas corriqueiras ou não? Esse é o procedimento adotado quando há suspeita de conivência dos servidores. Recapturar de imediato alguns fugitivos também é um fato normal. É raro capturar todos os fugitivos. Também não causa estranheza que as câmeras tenham gravado imagens da fuga. Essa é a finalidade do circuito interno de TV. O que causa uma certa raiva, mas não estranheza é a corrupção policial que não só facilita fuga, como permite o tráfico de drogas e uso de celular dentro das unidades prisionais. Por isso, as alternativas B, C, D e E são falsas. O que poderia, de fato, chocar é um preso possuir um revólver dentro de uma penitenciária. Por isso a opção A está correta.

20 - Segundo o que o texto sugere, a ausência do PM da guarita deve ser atribuída, além da irresponsabilidade do

militar:

a) ao cansaço do militar;

b) à falha administrativa do presídio; c) ao poder da corrupção;

d) às necessidades de serviço;

e) à reduzida quantidade de funcionários. Resposta: C

Comentário: A sindicância só é instaurada quando há indícios de facilitação de fuga ou conivência por parte do

policial. Ou seja, a direção do presídio abriu uma sindicância porque suspeita que o policial militar cedeu ao poder da corrupção. A colaboração dele foi, supostamente, ter se ausentado da guarita por sete minutos, tempo suficiente para que os bandidos fugissem.

21 - "Seis presos fugiram ontem, por volta das 8 horas da manhã, do presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão. Três deles foram recapturados pouco tempo depois no Zoológico do Rio". O comentário correto sobre os componentes desse segmento do texto é:

a) "por volta das 8h" indica um tempo preciso;

b) o "pouco tempo depois" tem como ponto de referência a fuga;

c) "no Zoológico do Rio" indica o momento em que foram recapturados os presos;

d) a quantidade de "seis presos" é informação incorreta; e) a localização do presídio justifica o fato de os presos serem recapturados.

Resposta: B

Comentário: Observe que na primeira oração há a informação da fuga, e na segunda, a notícia de que, "pouco tempo depois" os bandidos foram recapturados. Portanto, o "pouco tempo depois" dessa oração se refere à fuga dos

bandidos. O que torna a opção B a única correta.

Então, conseguiu exercitar o que aprendeu? Agora continue praticando. Mãos à obra! A prática vai ajudar você a enfrentar as questões de INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

com a certeza de que domina o assunto. Nós que fazemos a Audiojus torcemos pelo seu sucesso!

Chegamos ao final do nosso curso, esperamos que você tenha aprendido todo o conteúdo. AAudioJus está sempre preocupada em oferecer um produto de primeira qualidade aos seus clientes. Se você tem alguma dúvida, sugestão ou pretende conhecer outros produtos de nossa empresa entre em contato conosco, estamos à sua disposição na Central de Atendimento (81) 2123-4474, ou através do site, www. audiojus.com.br.

No documento Interpretação de Textos - Apostila (páginas 60-70)

Documentos relacionados