• Nenhum resultado encontrado

COMPREENSÃO OU INTERPRETAÇÃO DE 

No documento Interpretação de Textos - Apostila (páginas 41-54)

TEXTO 

Depois de refrescar a memória com todos os assuntos que vêm associados à INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, vamos aprender as técnicas de leitura, compreensão e

interpretação.

COMPREENSÃO DO TEXTO: A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO é utilizada para medir a capacidade que o candidato possui com relação a sua:

- compreensão do pensamento contido em um texto, na sua globalidade;

- na distinção entre as idéias básicas e as secundárias; - na identificação das inter-relações de idéias no texto dado;

- na dedução de idéias, de sentimentos e de pontos de vista expressos nos textos;

- na compreensão do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em

determinado contexto;

- na análise do texto do ponto de vista da unidade temática e estrutural;

- na análise da argumentação.

Agora que você já sabe os conhecimentos que precisa aprimorar, preste atenção as principais dicas de leitura:

Ler o texto é o primeiro passo para entendê-lo, claro! Entretanto, ler não significa entender. Você pode ler um texto do início ao fim e não absorver nada, nenhuma informação. Isso ocorre porque muitos encaram a leitura apenas como um ato mecânico. O ato de ler deve significar uma oportunidade de ampliar conhecimentos. É a capacidade humana de apreender conhecimentos ou de absorver novas informações através da leitura,o que faz a diferença na hora de INTERPRETAR TEXTOS.

1 -Primeira Leitura: Leia todo o texto de uma só vez. Isso mesmo, leia do início até o final sem interrupções. Como se estivesse fazendo um reconhecimento de área. Essa leitura preliminar serve apenas para você se familiarizar com o tema e com o estilo do texto.No final dessa leitura você já conhecerá, pelo menos, o enredo da história.

2 - Segunda Leitura: Você vai reler o texto atentamente, pausadamente. Desta vez, leia parágrafo por parágrafo. Em cada um sublinhe as idéias principais e retire delas idéia central, também chamada de tópico frasal. O tópico frasal de cada parágrafo vai ajudar você a captar ou extrair a idéia central do texto.Também nessa segunda leitura você deve grifar as palavras desconhecidas e procurar o significado no dicionário.

3 - Terceira Leitura: Vai ajudar você a resumir o texto e captar detalhes que passaram despercebidos. Se alguma dúvida permanecer, leia novamente quantas vezes achar necessário, sempre mantendo a atenção.

Em síntese, a ordem para uma leitura competente é a seguinte:

- Leia o texto rapidamente na primeira leitura; - Depois releia pausadamente;

- Retire o tópico frasal de cada parágrafo; - Extraia a idéia central do texto;

- Encontre no dicionário o significado de palavras desconhecidas;

- Faça um resumo do texto.

Depois de seguir essas dicas você pode constatar se o texto foi compreendido de forma satisfatória tentando responder a algumas questões. Pergunte a si:

1- Qual é a questão central do texto?

Se você tiver dúvida para discernir a questão central das secundárias é porque não assimilou as idéias contidas no texto.

2 - Qual é a opinião do autor sobre o tema abordado?

Ao longo do texto, o escritor exprime a opinião dele contrária ou favorável ao tema. Se você entendeu o texto, não terá dificuldades para apontar a opinião do autor.

3 - Quais são os argumentos utilizados pelo autor?

Eles estão espalhados pelo texto e dão sustentação à opinião do escritor. Saber reconhecê-los é uma prova de que o leitor acompanhou o desenvolvimento das idéias do autor do texto.

Aprendeu tudo? Ótimo! Então vamos agora exercitar o que você aprendeu. Escute com atenção o texto a seguir:

"O nascimento de Jesus Cristo, comemorado em 25 de Dezembro, é a mais importante data do calendário católico. Seguindo o exemplo de Cristo,que deu a vida para salvar a humanidade, muitas pessoas são tomadas por um sentimento de solidariedade e amor ao próximo. Mas nas últimas décadas o que se vê é a excessiva exploração comercial que desvirtuou o sentido original da data ".

Agora retire do texto o tópico frasal,depois a idéia central e, por último, faça um resumo.

O tópico frasal é: O significado dos festejos natalinos.

A idéia central é: A exploração comercial que desvirtuou o sentido verdadeiro do Natal.

O resumo ou conclusão do texto é: O Natal virou uma data comercial.

CAPÍTULO 7

ENUNCIADO 

ENUNCIADO: É o texto que contém a pergunta e a explicação do que se pede na questão. O grau de dificuldade do enunciado varia de acordo com o nível da prova. Quando um quesito não associa INTERPRETAÇÃO DE TEXTO a normas gramaticais, ou seja, é apenas de interpretação, a resposta está no próprio texto e no seu poder de compreensão. Cada palavra, frase, parágrafo, conduz a um raciocínio que ajuda na busca pela resposta correta. Por isso, vamos utilizar exemplos de questões só de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.

Como são formulados: Se você estiver atento, vai compreender a exigência da questão sem cair em "cascas de banana". Os enunciados têm formas muito variadas. Vamos citar vários exemplos para que você não tenha surpresas nos concursos.

1- Perguntas Indiretas: Às vezes, o enunciado pede: Assinale a alternativa que  NÃO está correta. Seria mais direto pedir a alternativa ERRADA ou INCORRETA, mas esse recurso serve para testar a sua atenção. Algumas questões exigem que você marque a única alternativa em que não há ERRO, portanto a única CORRETA. Outros pedem a ÚNICA EXCEÇÃO. Esses enunciados são simples, basta estar atento para entendê-los. Vamos aos

2- Idéia Central: Muitas questões pedem para você assinalar a alternativa que melhor expressa a idéia central do texto. Atenção! Todas as alternativas apresentarão idéias contidas no texto e escritas da mesma forma. É comum ficar na dúvida, mas lembre-se de que o texto tem várias idéias secundárias e apenas uma IDÉIA CENTRAL.

Vamos usar como exemplo o primeiro parágrafo da dissertação sobre o Natal que você já ouviu anteriormente. Combinado? Então vamos à leitura.

"O nascimento de Jesus Cristo, comemorado em 25 de Dezembro, é a mais importante data do calendário católico. Seguindo o exemplo de Cristo que deu à vida para salvar a humanidade, muitas pessoas são tomadas por um sentimento de solidariedade e amor ao próximo. Mas nas últimas décadas, o que se vê é a excessiva exploração comercial que desvirtuou o sentido original da data".

A partir do texto marque a alternativa que melhor expressa a IDÉIA CENTRAL.

a) O Natal é a mais importante data para os católicos.

b) Nesta época muitos seguem o exemplo de Jesus Cristo.

c) Sentimentos de amor ao próximo e solidariedade ficam aflorados.

d) A exploração comercial desvirtuou o verdadeiro sentido do Natal.

e) O espírito natalino foi esquecido.

Comentário: A alternativa D é a mais fiel à idéia principal do texto porque explica que, apesar da religiosidade, o que está na moda é o consumismo. Essa é a idéia central

do texto. Perceba que as outras afirmações também são verdadeiras, mas são alternativas que trazem informações complementares.

3- Julgar, Inferir ou Depreender: Quando um enunciado pede para você julgar, inferir ou depreender, significa que você só pode tirar conclusões a partir do texto dado e não dos seus conhecimentos. Nesses casos, ocorre que algumas alternativas trazem afirmações que são lógicas e corretas, mas se estas não forem retiradas do texto não podem ser consideradas verdadeiras.

Ex.: Essa questão foi retirada da prova de auditor fiscal do INSS no ano de 2002. É uma questão longa, mas muito completa. Se possível acompanhe o exemplo lendo o texto. Vamos lá?!

"Li que a espécie humana é um sucesso sem  precedentes. Nenhuma outra com uma proporção parecida  de peso e volume se iguala à nossa em termos de  sobrevivência e proliferação. E tudo se deve à agricultura.

Como controlamos a produção do nosso próprio alimento, somos a primeira espécie na história do planeta a poder  viver fora de seu ecossistema de nascença. Isso nos  deu a mobilidade e a sociabilidade que nos salvaram do  processo de seleção, que limitou outros bichos de tamanho 

equivalente. É por isso que não temos mudado muito, mas  também não nos extinguimos." 

Com base no texto, assinale as inferências como verdadeiras ou falsas.

I- Mede-se o sucesso pela capacidade de sobrevivência e proliferação - Verdadeiro ou falso?

Resposta: Verdadeiro. O texto é claro quando diz que: a espécie humana é um sucesso sem precedentes  porque nenhuma outra se iguala a nossa em termos de  sobrevivência e proliferação. A afirmação é correta e consta no texto de forma literal.

II- Se a espécie humana tivesse outro peso e volume não teria sobrevivido - Verdadeiro ou falso? Resposta: Falso. O texto relata apenas, que nenhuma outra espécie com mesma proporção de peso ou tamanho se igualou ao homem em termos de sobrevivência e proliferação. Ou seja, o que determina a sobrevivência da espécie não é seu peso ou tamanho.

III- Viver fora do ecossistema de nascença depende da capacidade de criar o próprio alimento - Verdadeiro ou falso? Resposta: Verdadeiro. A frase "e

tudo se deve à agricultura explica tudo".

IV- O processo de seleção das espécies é que limita a mobilidade e a sociabilidade - Verdadeiro ou falso? Resposta: Falso. O que limita a mobilidade e a sociabilidade é a falta do domínio na produção de alimentos.

V - A história da espécie humana poderia ser outra se não houvesse agricultura - Verdadeiro ou falso? Resposta: Verdadeiro. Foi o controle da produção de alimentos que permitiu ao homem viver fora do seu local de nascença e livrar-se da seleção natural das espécies.

VI- Poucas mudanças trazem como conseqüência a não extinção da espécie - Verdadeiro ou falso? Resposta: Falso. Não são as mudanças grandes ou pequenas que determinam a não extinção. O texto diz que

a não extinção ou sobrevivência resulta da mobilidade conseguida através da produção de alimentos. Ou seja, onde estiver o homem, ele conseguirá sobreviver porque é capaz de produzir seu alimento.

4- Ambigüidade: Muitos textos são ambíguos e dão margem a interpretações diversas. É aí que o seu bom vocabulário e conhecimentos gerais fazem diferença. Vamos ao exemplo.

"O juiz da vara da infância determinou que todos  os pais fossem responsabilizados criminalmente por não  manterem os filhos na escola. A medida foi tomada após a  divulgação dos resultados de uma pesquisa sobre a infância. Os dados revelam que mais de 70% das crianças, em idade 

escolar, estão fora das salas de aula. Os números chocaram 

à população que passou a exigir uma medida enérgica por  parte das autoridades".

A partir do texto assinale a única alternativa que não está correta:

a) A grande maioria das crianças em idade escolar está fora das salas de aula.

b) A evasão escolar é provocada pelo descaso dos pais ou responsáveis.

c) A população exigia uma medida para combater a evasão escolar.

d) Todos os pais foram responsabilizados.

e) A medida tomada pelo juiz foi provocada pela reação popular.

Comentário: A alternativa D é a que não está correta. Você identificou a ambigüidade do texto? Então vamos entender

a questão. O texto é ambíguo quando dá a idéia de que todos os pais foram responsabilizados, quando apenas os pais que não mantêm os seus filhos na escola é que foram penalizados. Por isso, a alternativa D é a que contém erro  já que a medida não atinge a todos os pais, apenas aqueles

que não mantêm os filhos na escola.

5- Pensamento do Autor: Outro tipo freqüente de enunciado é o que pede o pensamento do autor do texto. A opinião de quem escreveu o texto nem sempre vem expressa de forma direta. É nas entrelinhas que percebemos o posicionamento do escritor perante o assunto. Nesse caso, seu poder de interpretação é fundamental porque tudo é subjetivo. E para confundir ainda mais, as alternativas apresentam argumentos que não representam o pensamento do escritor, mas constam no texto.

Ex.: Esse texto foi extraído da prova de auxiliar elementar do Ministério Público do Rio de Janeiro. Vamos ao texto:

"Os índios brasileiros provêem sua subsistência usando os recursos naturais de seu meio ambiente. A grande maioria das tribos indígenas pratica a agricultura. Seu processo agrícola, chamado coivara, consiste num sistema de queimadas e fertilização da terra com cinzas...".

Ao dizer "a grande maioria das tribos pratica a agricultura", o que o autor do texto quer informar ao leitor?

a) Todas as tribos indígenas praticam agricultura como meio de subsistência.

b) A agricultura é praticada de forma rudimentar pelas tribos indígenas brasileiras.

c) Nem todos os índios praticam a agricultura.

d)Os recursos naturais do meio ambiente são utilizados pelos indígenas.

e) As tribos brasileiras estão num baixo estágio cultural.

Comentário: A alternativa correta é C. Vamos resolver a questão passo a passo. As afirmações contidas nas alternativas: A, B e D, já vêm expressas no texto. Aalternativa E fala do estágio cultural, mas em nenhum momento tal assunto é abordado no texto. Resta a alternativa C que é verdadeira porque quando o autor diz "a grande maioria"  quer expressar também que não é a totalidade, portanto, se a grande maioria das tribos pratica a agricultura, nem todos os índios praticam a agricultura.

6- Contradição: Algumas questões extrapolam, reduzem ou contradizem o que o texto diz. Você deve avaliar se o conteúdo é diminuído, aumentado ou contraditório de modo que altere o sentido do que está escrito. Normalmente as alternativas vêm escritas com as mesmas palavras do texto, apenas com a ordem diferente, para induzir você a achar que o significado é o mesmo. Preste atenção à questão seguinte:

"Foi dura luta a aprovação do Estatuto do Desarmamento. E demorou um tempão. Tudo começou com ato solene no Palácio do Planalto, quando o então presidente Fernando Henrique respondeu a uma cobrança da sociedade e assinou mensagem enviando o projeto ao Congresso. O empenho implícito na solenidade teve vida curta.

A mensagem caiu na vala comum do Legislativo, onde se integrou a um renque de iniciativas sobre desarmamento,

algumas a favor de guerra declarada e eficaz ao excesso de armas no país, outras fazendo o possível para que não se tivesse lei alguma; na pior hipótese, aceitavam uma lei aguada.

No governo Lula, o lobby das armas sofismou e atrapalhou o quanto pôde. Mas a cobrança da sociedade acabou por prevalecer. Entretanto, seis meses após a sanção da lei criando o estatuto, ele existe pela metade. (....) Ou seja, falta muito."

O segmento inicial "Foi dura luta a aprovação do Estatuto do Desarmamento. E demorou um tempão";díz ao leitor que:

a) O Estatuto do Desarmamento está para ser aprovado há algum tempo;

b) O Estatuto do Desarmamento, apesar do tempão de discussão, foi aprovado;

c) Foi aprovado finalmente o Estatuto do Desarmamento;

d) O Estatuto do Desarmamento está a ser discutido há várias legislaturas;

e) Nunca vai ser aprovado o Estatuto do Desarmamento.

Comentário: Em sua opinião qual é a alternativa correta? É a letra C. Para respondê-la pergunte a si novamente o que a frase quer comunicar ao leitor e a você mesmo. Está

explícito que a idéia principal é informar que O Estatuto do  Desarmamento foi finalmente aprovado. Para excluir as demais, vamos por eliminação. O item A é o primeiro a ser excluído porque apresenta a afirmação de que o estatuto ainda está para ser aprovado, enquanto o texto afirma "Foi 

dura luta a aprovação do Estatuto do Desarmamento". A alternativa B traz a relação com a demora para a aprovação, mas a idéia de tempo é apenas complementar. A letra D informa que o Estatuto ainda está a ser discutido por isso também é falsa. O Estatuto está aprovado mesmo de forma incompleta. E a letra E é totalmente absurda porque diz que o Estatuto nunca será aprovado.

É apenas uma questão de raciocínio lógico e de prática. Só depende de você!

Escute alguns conselhos que vão te ajudar na hora da prova:

- Não deixe que o nervosismo e as pressões externas pela aprovação lhe impeçam de raciocinar;

-Quando uma questão for mais complexa redobre a atenção e o cuidado com o raciocínio;

- Mantenha a calma;

- Não tenha pressa para terminar a prova;

- Primeiro entenda o texto e só depois leia o enunciado; - Preste atenção em todas as alternativas, elimine as mais

absurdas;

- Detenha-se aos detalhes, eles podem ter a chave da resposta;

- Pergunte a si próprio, sempre, o que a questão pede; -Tenha em mente que você é capaz de resolver qualquer

questão de INTERPRETAÇÃO DE TEXTO e você conseguirá

CAPÍTULO 8

No documento Interpretação de Textos - Apostila (páginas 41-54)

Documentos relacionados