• Nenhum resultado encontrado

4 ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

4.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Com base nas taxonomias apresentadas por alguns autores (Demo, 1989; Cooper; Schindler, 2003; Gil, 2002; Vergara, 2003; Silva; Menezes, 2005), este trabalho foi classificado quanto à natureza, aos objetivos e aos procedimentos técnicos adotados para executar a pesquisa. A figura 6 permite observar cada uma dessas classificações e, em destaque, os elementos metodológicos selecionados para esta tese, conforme descrito a seguir.

Figura 6 – Classificação da pesquisa. Fonte: Elaboração do autor.

Do ponto de vista da natureza, esta pesquisa é aplicada, pois objetiva produzir conhecimentos para aplicação prática, envolvendo

verdades e interesses do setor brasileiro de distribuição de energia elétrica, relacionados à terceirização, às práticas da gestão do conhecimento e aos mecanismos de coordenação da rede de valor terceirizada.

Quanto aos objetivos da pesquisa, este tese é exploratória e descritiva. Exploratória porque, embora a terceirização das atividades da cadeia de valor seja um tema de grande relevância entre acadêmicos e executivos, os estudos que abordem esse fenômeno no Brasil são ainda relativamente escassos, especialmente envolvendo as práticas orientadas para criação, disseminação e uso do conhecimento. É descritiva porque visa a identificar, descrever e analisar criticamente a congruência entre as práticas da gestão do conhecimento e os mecanismos de coordenação que garantem a coerência e a conectividade em uma rede de valor terceirizada.

Com relação aos procedimentos técnicos, esta pesquisa é bibliográfica e estudo de caso. Configurou-se como uma pesquisa bibliográfica, por se tratar de um estudo desenvolvido com base em material publicado, visando a obter a fundamentação teórica para o desenvolvimento do trabalho e contribuir para o aprimoramento da literatura.

Em razão da diversidade dos conceitos que constituem a pergunta de pesquisa, vários temas foram selecionados, destacando-se: vantagem competitiva, cadeia de valor, terceirização, redes interorganizacionais, governança interorganizacional, conhecimento organizacional, gestão do conhecimento e práticas da gestão do conhecimento.

Com suporte na definição dos principais temas, selecionaram-se as estratégias de busca, que compreendem a identificação das palavras- chave, dos autores de referência e das bases de dados para realizar a pesquisa.

Além das bases de dados listadas no quadro 3, esse processo de localização e seleção dos trabalhos também contou com pesquisas em livros, revistas, relatórios técnicos, teses, dissertações e anais de eventos. Vale ressaltar que as buscas foram realizadas independentemente do período de publicação, e as referências bibliográficas dos trabalhos relevantes foram consultadas.

A pesquisa é também um estudo de caso porque se refere a uma análise detalhada de uma situação específica, supondo que, mediante um estudo aprofundado, se possa adquirir conhecimentos sobre o fenômeno proposto nesta tese.

Quadro 3 – Base da dados pesquisadas. Fonte: Elaboração do autor.

Ao analisar a literatura sobre estudo de caso (BENBASAT; GOLSATEIN; MEAD, 1987; LAVILLE; DIONNE, 1999; YIN, 2005), são evidenciadas as principais características deste método de pesquisa: a) oferece a oportunidade de estudar um fenômeno em profundidade, baseado em múltiplas fontes de evidências (indivíduos, grupos e organizações) e sem a preocupação com a representatividade estatística ou a amplitude do alcance dos resultados; b) possibilita a geração de uma nova teoria; c) adequado para responder a questões de pesquisa do tipo “como?” e “por quê?” em situações nas quais o pesquisador apresenta pouco controle sobre os eventos; e d) a teoria resultante reflete bem a realidade analisada.

Para alguns autores, como Yin (2005) e Wacheux (1996), faz-se necessário que o pesquisador decida entre a utilização de caso único (apropriado quando é revelador) ou de múltiplos casos, quando o objetivo da pesquisa é a descrição de um fenômeno, a elaboração ou o teste de uma teoria.

Portanto, com base nesta caracterização e entendendo que múltiplos casos enriquecem a análise e ajudam a proteger o estudo contra potenciais vieses do pesquisador, esta pesquisa foi realizada com quatro casos diferentes (unidades de análise).

Como estratégia de investigação, foi realizada inicialmente uma análise isolada e detalhada de cada caso. No segundo momento, efetuou- se uma análise conjunta dos casos, enriquecendo as evidências empíricas. Além de melhorar a probabilidade de uma teoria precisa e confiável, essa estratégia de investigação adotada justifica-se, porquanto permite que os padrões singulares de cada caso apareçam antes de se tentar generalizar padrões entre os casos (Eisenhardt, 1989). E, ainda,

fornecem uma familiaridade mais detalhada de cada caso, o que, em troca, facilita e acelera a identificação de aspectos convergentes entre eles.

A compreensão adequada do setor de atividade onde a pesquisa foi desenvolvida e, consequentemente, das unidades de análise selecionadas, constituiu-se elemento fundamental para a compreensão do fenômeno que se quer apreender. Sendo assim, os próximos tópicos fazem breve apresentação acerca do projeto de ambientação desta tese, sobre o setor elétrico brasileiro, os casos selecionados para esta investigação e os critérios de seleção dos informantes.

4.2 PROJETO DE AMBIENTAÇÃO DO TRABALHO

Esta tese de doutorado teve como base um projeto de pesquisa, no qual se participou como pesquisador, intitulado Programa CELESC da Gestão de Relacionamento e Avaliação de Prestadores de Serviços, escolhido pela CELESC - Centrais Elétricas de Santa Catarina e aprovado pela ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica, mediante a realização do concurso n. 728/2005 para compor a proposta de Programa de P&D CELESC – ANEEL, referente ao ano de 2006. Este projeto de pesquisa está registrado junto à Universidade Federal de Santa Catarina e foi desenvolvido entre março de 2008 e dezembro de 2009.

Como principais contribuições para esta tese, o projeto proporcionou um aporte prático-teórico para a formulação da pergunta e dos objetivos de pesquisa, auxiliou na definição do escopo da tese e na discussão dos pressupostos adotados, além de permitir um contato inicial com o campo da pesquisa.

O principal objetivo daquele projeto foi desenvolver um modelo de relacionamento e avaliação dos fornecedores de serviços adequada à realidade da CELESC e especificidades regionais. Para alcançar este objetivo, os pesquisadores identificaram e analisaram as melhores práticas da gestão desenvolvidas entre as distribuidoras brasileiras de energia elétrica.

Para isso, foi necessário identificar junto à ANEEL a(s) empresa(s) considerada(s) benchmark(s) na gestão de serviços terceirizados entre as distribuidoras brasileiras de energia elétrica. Como resultado, foram selecionadas três distribuidoras benchmarks, sendo duas privadas e uma pública.

Em seguida, foi realizado estudo sistematizado acerca das distribuidoras escolhidas e sobre a CELESC, envolvendo cinco fases

macro:

• revisão bibliográfica sobre o setor elétrico, gestão de serviços, terceirização e indicadores;

• análise da situação atual da CELESC;

• análise das melhores práticas entres as distribuidoras brasileiras de energia elétrica;

• proposição de um modelo adequado à realidade da CELESC; e • verificação da aplicabilidade e adaptações ao modelo proposto.

Entre os benefícios trazidos pelo modelo, destaca-se a possibilidade de a CELESC comunicar e definir claramente os resultados esperados com a contratação dos serviços, permitindo que a terceirizada faça um acompanhamento mais efetivo dos processos e, consequentemente, consiga valorizar e melhorar a qualidade dos serviços.

O modelo permite alavancar a confiança entre a empresa terceirizada e a CELESC, transformando uma relação, que possui características unidirecionais, em uma relação bidirecional, quanto à extração de valor. Essa parceria proposta entre a CELESC e seus terceirizados potencializa a inovação dos processos e serviços, criando mais valor para o cliente.