• Nenhum resultado encontrado

Classificação de gerações

No documento O : estudo sobre as gerações x e y (páginas 33-37)

3 GERAÇÕES X E Y

3.1 Classificação de gerações

Mas parece ser marcante uma categorização de seres contemporâneos tem origem sociológica identificando a partir do pós-guerra nomeadamente nas grandes transformações tecnológicas, como a Internet, ocorridas a partir do século XX. A grande adesão a princípios de conduta e semelhança de comportamento geraram, correspondentemente, classificações denominadas de hippies, yuppies, baby boomers e mais recentemente as gerações X, Y e Z

A geração X é representada pelas pessoas que nasceram na década de 1960 até o início dos anos 1970. A geração Y é considerada as pessoas que nasceram nos anos 1980(apesar de alguns autores incluírem nesta geração pessoas que nasceram no final da década de 1970). A geração Z é compreendida com os nascidos na década de 1990 até o ano de 2010.

A geração X é representada pelos nascidos entre 1965 e 1980. Essa geração foi atingida em cheio pela globalização, pelas fusões e multiculturalismo. Embora essas pessoas tenham ambição profissional, mas o âmbito familiar prevalece em suas escolhas. Percebem a criatividade e a flexibilidade como melhores benefícios percebidos em um emprego.

A geração Y é conhecida também como Geração do milênio ou Geração da Internet, pois surgiu exatamente numa época de significantes avanços tecnológicos e prosperidade econômica, facilidade material. Essa Geração cresceu num mundo digital e estão, desde sempre, familiarizados com dispositivos móveis e comunicação em tempo real, por causa disso são consumidores exigentes, informados e com peso na tomada de decisões de compra.

A geração Z, que compreende os nascidos entre o fim de 1992 a 2010, está ligada intimamente à expansão exponencial da internet e dos aparelhos tecnológicos. As pessoas dessa geração são conhecidas por serem “nativas digitais”, estando muito familiarizadas com

era digital, por exemplo: com a World WideWeb(WWW), com o compartilhamento de arquivos, com os smartphones, tablets,5 e o melhor de tudo: Sempre conectadas.

Cada geração possui características diferentes, com valores e princípios distintos umas das outras. Os ciclos começam com uma geração idealista, passando para uma reativa, seguida de uma geração com consciência cívica e, finalmente, chegando a uma geração de adaptação que, mais uma vez, direciona para uma geração idealista. Juntos, os quatro ciclos compõem um “século” (MICCRINDLE, 2002, p. 2)

Deve-se considerar que o conceito de geração reconhecido pela sociedade moderna estabelece o tempo de 20 anos como o marco de separação entre gerações. Nesse contexto, segundo Oliveira (2010, p 61.), é a primeira vez que cinco gerações diferentes de pessoas convivem mutuamente de forma consciente, interferindo e transformando a realidade. Para este autor a diferença de atitudes características de cada geração está interferindo sobre as escolhas, expectativas e motivação das pessoas, alterando completamente a qualidade dos relacionamentos e provocando desgastes.

Então, Essas gerações proporcionam constantes benefícios uns aos outros, entretanto ocorrem também muitos conflitos entre eles. Para administrar essa diversidade cultural, ideológica e social, é necessário muito desprendimento e muito estudo a partir de teorias e de pesquisas que ampliem as percepções do comportamento humano, objetivando solucionar as grandes divergências existentes entre esses grupos que se tornam cada vez mais presente nas empresas, devido à alta taxa de perspectiva de vida. Os pesquisadores denominaram esse estudo de Gestão de Conflitos.

Gráfico 1 – Gerações ao decorrer do tempo6

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_Y acesso em 14/05/2015

5Smartphones, tablets são termos do léxico inglês e correspondem, respectivamente a dispositivos de comunicação telefônica e outras aplicações digitais.

6Uma vez que não há consenso sobre os anos limítrofes de cada geração, a tabela apresenta uma média simplesdas datas mais comuns, exibindo na legenda concepções mais abrangentes e mais restritas de cada caso.

3.1.1 Geração X

O termo se tornou referência mundial como sendo a geração dos filhos dos Baby Boomers, ou seja, os nascidos logo após a Segunda Guerra Mundial. A criação desse nome veio pelo fotógrafo Robert Capa em 1950, que usou „Geração X‟ para designar um ensaio fotográfico sobre homens e mulheres que cresceram imediatamente após a Segunda Guerra. A utilização desses termos geração X, Y, e Z são muito utilizados no mundo corporativo de hoje.

As pessoas que nasceram nesse período tiveram que aprender e se adaptar a utilizar as ferramentas tecnológicas recém-descobertas inseridas no ambiente de trabalho como artifício para facilitar e organizar suas atividades, otimizando seu tempo e espaço. São céticos e politicamente apáticos, refletem as frustrações da geração anterior e preferem assumir a posição de expectadores da cena política. Eles gostam da informalidade no trabalho e buscam o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Eles não se fidelizam as organizações, dão prioridade aos interesses pessoais e não acham atrativo um currículo de 20 anos na mesma empresa. Quando possuem foco definido, trabalham com entusiasmo e têm necessidade de feedback. Os líderes da Geração X, que possuem um perfil empreendedor, utiliza toda a perspicácia para estabelecer relações comerciais e costumam comprometer-se para que as alianças estabelecidas sejam cumpridas, conforme o almejado.

Se a geração X foi concebida na transição para o novo mundo tecnológico, a geração Y foi a primeira verdadeiramente nascida neste meio, mesmo que incipiente. Logo, os representantes da geração X sentem-se a vontade com a tecnologia e já têm bom gosto pelo consumo de equipamentos eletrônicos, mas não se compara a familiarização da Geração Y com os meios eletrônicos.

3.1.2 Geração Y

Conhecida também por Geração do milênio. Essa geração abrange os nascidos em meados da década de 1980 até o fim dos anos 90. Já nasceram sob a influência da internet, muitas crianças tiveram a possiblidade de crescer usufruindo de televisão a cabo, vídeo games, computadores. Logo, ao entrarem no mercado de trabalho carregam em si esse hábito, preferindo se comunicar através das redes sociais a ter contato frente a frente.

Segundo Oliveira (2010, p. 69-70) apresenta um aspecto amplamente pesquisado pela Cia de Talentos – Empresa dos sonhos 2009: As expectativas dos jovens com relação à empresa em que desejariam trabalhar e às principais características esperadas de seu gestor. Sobre os motivos de escolha de uma empresa:

 Crescimento Profissional;

 Desenvolvimento Profissional;

 Ambiente de Trabalho Agradável;

 Bons salários e benefícios;

 Oferecer cursos e treinamentos

Sobre as principais características esperadas de um gestor:  Conhecer o negócio da empresa;

 Oferecer feedback constante;  Saber definir prioridades;

 Desenvolver os profissionais de sua equipe;  Respeitar e estimular o talento individual;  Ser objetivo e claro em suas diretrizes.

São ávidos por inovação, e quanto mais descolado estiver o ambiente de trabalho, maior será a imaginação e a produtividade dessa geração. Possuem um perfil menos burocrático, sendo mais abertos a negociações. Acredita-se que empresas gerenciadas por membros da geração Y permita uma melhor resposta ao mercado em decorrência da sua adaptação e da sua flexibilidade.

Buscam aprender e pesquisar o que não entendem ou o que não conhecem, essa é uma questão cultural muito benéfica para aprendizado e crescimento pessoal e profissional desses membros. O domínio da tecnologia dá um ar mais inovador, mais ousado e interativo para os negócios. Além de auxiliar na obtenção de informações, tendências e notícias que irão beneficiar na empresa.

Costumam encarar as dificuldades de um mundo como algo bem menor do que seus antecessores. Essa geração não dá importância se o cliente está ao lado da loja ou do outro lado do mundo, buscam as possibilidades para negociações com o mundo todo. Os membros da geração Y são imediatistas, tudo tem que ser com urgência, buscando ações com resultados mais instantâneos. Esse imediatismo prejudica ações que necessitam de tempo, como as ações estratégicas, por exemplo.

Existe a necessidade da interação entre as pessoas para a formação de vínculos”. A Geração Y é composta por líderes peculiarmente inovadores e quase irrequietos; embora a maioria seja largamente talentosa, sincera e criativa, demonstram possuir esse lado impaciente que ora lhe serve de âncora, ora de empecilho, pelo de, não raro, estes jovens estejam sujeitos a decisões precipitadas com vistas e objetivos maiores, o que os leva algumas vezes a darem passos maiores que as pernas. (LEAL, 2007, p.15)

No documento O : estudo sobre as gerações x e y (páginas 33-37)

Documentos relacionados