• Nenhum resultado encontrado

Diferenças do empreendedorismo da geração y em relação às anteriores

No documento O : estudo sobre as gerações x e y (páginas 37-41)

3 GERAÇÕES X E Y

3.2 Diferenças do empreendedorismo da geração y em relação às anteriores

Segundo Eline Kullock, presidente do Grupo foco, em sua última palestra ministrada em julho passado no SAO Executive Experiencekullock (2010), A Geração Y, também conhecida como a Geração do Millennials ou Geração da Internet nasceu com a tecnologia ao seu alcance, em um momento pleno de possibilidades e transformações sociais e prosperidade econômica, no mundo globalizado. Possuem características distintas das outras gerações; são indivíduos com capacidade de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, comunicação sem fronteiras e pelo imediatismo; acostumados a conseguirem os próprios mandamentos e a não se sujeitar às tarefas subalternas de início de carreira, lutando por salários ambiciosos desde cedo.

a) Flexibilidade de horários: A Geração Y está provocando mudanças

impactantes nas organizações. Fazendo a Gestão de Pessoas necessite se reformular e se adequar a nova cultura organizacional, buscando meios para reter esses integrantes. O que dificulta a retenção desses membros na empresa são os modelos organizacionais antigos, que apresenta cobrança de horários e hierarquia, onde existe uma padronização que não pode ser contestada. A geração Y busca um trabalho produtivo e eficiente com horários flexíveis, clima corporativo e querem conciliar vida profissional e vida pessoal por serem capazes de dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo.

De acordo com Oliveira, o maior desafio dos líderes desses jovens é decifrar esse aparente enigma, reduzindo as expectativas quanto às regras de controle como horários, forma de vestir, forma de fazer as coisas e dando a devida importância aos significados de cada escolha que eles fazem aos valores de vida que realmente estão nesses significados e aos resultados e consequências que suas escolhas proporcionarão no futuro. (2010, p.87)

A Geração Y está obrigando as organizações a levar a sério suas necessidades e inventar formas criativas de recrutamento, retenção e motivação dos funcionários. Os jovens Y exigem a dissolução das antigas normas, forçando as empresas a lidar com questões como integração entre vida profissional e vida pessoa, flexibilidade e

redefinição do que é trabalho. Os jovens Y querem ser reconhecidos pelos pelo que têm a oferecer e, ao mesmo tempo, ser respeitados por sua plenitude e filosofia de que o trabalho faz parte da vida, mas não é a vida. (LIPKIN, 2010 p. 126)

Segundo Oliveira (2011, p.12), dentre as ações práticas que as empresas podem tomar para receber bem e fazer a integração entre as gerações, três conceitos devem ser respeitados: desenvolver, potencializar e conectar. O primeiro deles implica principalmente conhecer e identificar o déficit de conhecimento que esse jovem profissional traz ao vir da universidade. É preciso descobrir quais competências estão faltando e gerenciar suas expectativas. A partir disso, é possível criar meios para estimular os recém-chegados. Algumas ferramentas podem ajudar nessa hora, como o e-learning (termo em inglês que significa estudo por meios tecnológicos) e a própria prática diária.

b) Ética profissional distinta: A Geração Y possui uma ética profissional

diferenciada das outras gerações, por esse motivo podemos afirmar que há divergência entre as gerações dentro da mesma empresa. Essa ética é formulada de acordo com a cultura atual, e a ética da Geração Y exige mudanças no cenário profissional.

Conforme Lipkin, Perrymore (2010, p.39) existe uma grande diferença entre a ética profissional da Geração Y e a ética profissional das gerações anteriores:

i) Geração Y:

 A vida em primeiro lugar;

 Indistinção do horário de trabalho x horário de lazer;  Integração vida profissional e pessoal;

 Segue regras que funcionam e estabelece as próprias regras  Respeito só quando merecido

 Promoção por talento

 Horário de trabalho indefinido  Preferência por contato virtual  Veste a camisa quando necessário

 Espera que a empresa mude de acordo com as suas necessidades. ii) Ética profissional tradicional:

 O trabalho em primeiro lugar

 Distinção entre horário de trabalho e horário de lazer  Segue regras acima de tudo

 O chefe merece respeito

 Promoção por tempo de serviço

 Expediente das 9h ás 18h, com horas extras  Preferência por contato pessoal

 Veste sempre a camisa

 Muda de acordo com as necessidades da empresa

Os jovens da Geração Y exigiram que o conceito de equilíbrio entre vida profissional e vida pessoal fosse substituído pelo conceito de integração entre vida profissional e vida pessoal. Os jovens Y não enxergam o tempo de trabalho e o tempo pessoal com entidades separadas. Ao contrário, para eles, o trabalho deve integrar-se à vida, não englobar tudo. Essa geração é a primeira a rejeitar o termo “Workaholic”(termo em inglês que significa uma pessoa que é viciada em trabalho.(LIPKIN, 2010, p. 130)

c) Maior domínio da tecnologia: Como os membros dessa geração nasceram em

meio a diversos aparelhos eletrônicos, os empreendedores da geração Y se sobressaem aos empreendedores da geração X, devido os seus notórios conhecimentos e sua forma de se comunicar através desses meios tecnológicos. Estão constantemente buscando inovações tecnológicas e tendências do mercado para se atualizar e puder usufruir desses novos produtos para facilitar suas atividades e sua integração no mundo.

d) Menos hierarquia e mais colaboração: A geração Y possui uma mente mais

aberta em relação as anteriores para trocar ideias e apoiar as criatividades alheias. Dessa forma, os empreendedores aceitam com mais facilidade as sugestões e a criatividade dos seus colaboradores. Muitos estão buscando dar autonomia aos seus funcionários, permitindo que eles desenvolvam os seus horários de trabalho e a sua melhor forma de realizar suas tarefas, de acordo com o que pode lhe proporcionar mais produtividade, mais resultado e mais qualidade de vida.

e) Imediatismo: Os integrantes da Geração Y buscam rapidez em tudo que vão

fazer, querem a solução para tudo muito rápido. Essa característica foi consequência das circunstâncias do mundo e da era tecnológica durante a sua trajetória de vida. A necessidade de fazer muitas atividades ao mesmo tempo, tudo no mesmo dia, isso é devido a enorme cobrança da sociedade em diversos aspectos da vida da pessoa, ou seja, pessoal, estudantil, profissional, social. O

que provocou uma correria para conseguir realizar todas as atividades, e esse imediatismo passou a fazer parte do perfil do empreendedor da geração Y diferentemente da geração X, que ainda preza por um pouco mais de tempo para suas atividades.

f) Atuação global: Os empreendedores da geração do milênio em discrepância

aos empreendedores da geração dos filhos dos babysboomers, estão buscando cada vez mais as exportações de seus produtos, pois as facilidades tecnológicas permitem a conexão com os diversos países, permitindo uma globalização e uma visão de futuro nada intimista.Em troca de uma gratificação e uma flexibilidade com seus funcionários é que os empreendedores negociam de forma a beneficiar ambas as parte. Então, como seus colaboradores buscam prazer e satisfação no trabalho, eles se empolgam com o desafio, buscando superação e crescimento profissional.

g) Nicho específico: A criatividade e as inúmeras ideias envoltas de uma

atmosfera desafiadora provocam nos integrantes dessa geração a possibilidade de atuarem em um mercado ainda não muito explorado, focando no aprimoramento e diversificação de produtos dos seus possíveis concorrentes. Além disso, buscam a possibilidade de atuarem no mercado on-line, devido a grande influência que ele representa na atualidade. Associado a isso, a busca de satisfação no trabalho tem aumentado mais a vontade de empreender. Diferentemente da geração X que não possuía tanto essa ânsia por empreender como estamos vendo os da geração Y, sempre em ambição por uma melhora significativa em sua vida.

h) Preocupação com a sustentabilidade: Os membros da geração Y são mais

preocupados com a sustentabilidade social. A forte conscientização sobre a degradação ambiental e asfortes consequências que ela pode nos trazer os levam a reflexão e busca de mudança de hábitos. Desde sempre foram influenciados a pensar em preservar nossas riquezas naturais, tendo em vista a forte escassez que poderá nos afligir em nosso amanhã. Então, como a busca de informações e a facilidade de comunicação traz a possibilidade de conseguir adequar seus produtos e serviços dentro de uma preservação dos nossos preciosos recursos naturais, seja na produção, seja na venda, seja na logística, seja no próprio ambiente de trabalho em si, aproveitam para trazer um diferencial competitivo no mercado.

No documento O : estudo sobre as gerações x e y (páginas 37-41)

Documentos relacionados