• Nenhum resultado encontrado

Relato da pesquisa

No documento O : estudo sobre as gerações x e y (páginas 43-49)

4 EMPREENDIMENTO POR OPORTUNIDADE: ESTUDO DE CASO

4.2 Relato da pesquisa

O surgimento do empreendimento Fazenda de camarão Carvalho se deu a partir da grande influência familiar e muita observação a cerca de qual investimento seria mais rentável e favorável para as disponibilidades financeiras e as expectativas futuras em relação ao seu negócio.

Filhos de um grande comerciante na cidade de Jaguaruana- CE, eles cresceram vendo os pequenos negócios do pai, que começou muito novo por conta da necessidade financeira e da realização pessoal. Sem ter estudos e muito menos disponibilidade de capital começou a trabalhar nas fazendas das redondezas de onde morava, a partir daí começou a comprar animais e tratá-los para revendê-los com o seu pequeno percentual de lucro.

A partir desses pequenos valores recebidos começava a vislumbrar a oportunidade de ter mais e mais animais para revender. E assim conseguiu levar adiante tal comercialização de animais, aumentando o valor em reais que estava juntado com o pensamento de comprar um pequeno terreno para facilitar os cuidados dos animais e se sentir realizado, pois adquirir uma terra na época dele era um grande desafio.

Quando estava com bastante dinheiro e imaginando comprar esse terreno para cuidar dos animais observou na fazenda vizinha onde morava, um fazendeiro retirando frutas, inclusive cajus e separando a fruta da castanha ainda com casca. Eram muitos cajueiros e eles tiravam todos e entregavam em um caminhão. Imaginou, então, que deveria ser vendido para indústrias de castanha de caju. Foi assim que foi atrás de se comunicar com os motoristas daquele caminhão, descobrindo como era feita a comercialização.

A partir desse momento, começou a sonhar em ter uma fazenda com muitos animais e muitas plantações de frutas, principalmente de caju para vender a castanha com casca. Depois de ter juntado um dinheiro razoável foi atrás de comprar um terreno, porém quis uma área mais propícia para as diversas atividades a serem realizadas, por isso teve que juntar mais um pouco.

Após algum tempo conseguiu adquirir o terreno pretendido para as atividades que havia resolvido desenvolver. No começo foram muitas dificuldades e faltas de conhecimentos, mas ele persistia e economizava bastante para conseguir pagar as despesas de água e energia que havia assumido. Foram tempos bastante difíceis até as circunstâncias melhorarem e ele começar a comercializar e vender os frutos desse pequeno investimento.

A partir de então foi crescendo aos poucos e se desenvolvendo com reconhecimento de seu trabalho por todos. Passou a vender bastante castanha e lucrar bastante com isso, até se apaixonar por uma mulher que apareceu nas proximidades das suas terras. Naqueles tempos, a situação de aproximação era diferente e ele pensava em casar para poder ter a companhia dela e futuramente construir sua família. E assim aconteceu, casaram e tiveram que trabalhar mais ainda para as despesas da casa. Ele trabalhando nas terras e sua esposa o auxiliava também, além de produzir redes e vender.

Dessa forma, as rendas começaram a se multiplicar e os investimentos começaram a se expandir e expandir. Então, quando já estavam em uma situação melhor veio o primeiro filho do casal, depois o segundo e o terceiro. Com o passar do tempo, seus filhos o viam com determinação, garra, sem medo de se arriscar, otimismo e muita paixão pelo que fazia, porém sabia que não possuía conhecimentos, tudo que havia aprendido era na observação e nos ensinamentos dos amigos.

Foi em meio a esse mundo empreendedor dos seus pais, que seu filho do meio começou a gostar de empreender também, porém não tinha o objetivo de empreender por necessidade, devido ao grande sofrimento durante a trajetória. Então, já em uma 3ª geração de empreendedores, com as novas condições financeiras do pai, dedicou-se aos estudos e entrou no curso de medicina em outra cidade, onde se dedicou bastante. Durante esse mesmo período, sua irmã mais nova casa com um empreendedor de camarão. Mesmo formada em Enfermagem, ela havia decidido não exercer a profissão para se dedicar a atividade de vendas de camarão.

Depois de formado em medicina, o filho desse empreendedor volta a Jaguaruana, sua cidade natal, com o objetivo em mente de trabalhar e juntar dinheiro para montar seu negócio. Com as ideias dos pais e a experiência da irmã começou a vislumbrar a oportunidade de montar uma empresa de camarão, empresa do mesmo ramo de atuação do seu cunhado, onde sua irmã trabalha.

Porém, mesmo com a grande economia em virtude da utilização do terreno do pai para a produção, o desafio seria muito grande, pois o investimento era muito alto e ele não queria disponibilizar de empréstimos bancários. Ele teria que abrir mão do lazer e do descanso para conseguir juntar a quantia de 400 mil em 10 meses com seus próprios meios e depois manter as despesas mensais sem a ajuda da irmã para não ocorrer um possível atrito, por conta de sua irmã ser casada e haver uma possível intromissão do cunhado pelo conhecimento e pela questão da verba desembolsada por eles.

E então o desafio havia começado para ele: Como juntar tanto dinheiro e ainda manter a empresa somente com seus rendimentos mensais?

Com determinação, enfrentou plantões em cima de plantões sem intervalos e destinou toda a quantia recebida para o investimento do camarão com a Irmã. Após quatro meses só trabalhando em hospitais, a ansiedade de ver as coisas acontecerem começou a estimulá-lo a querer ver isso em um curto período de tempo. Então, resolveu estudar como deveria ser a estrutura física da Fazenda, mesmo sem disponibilizar do capital necessário para

começar. Com traços determinantes e otimistas, foi em busca de informações de como deveria ser estruturado seu negócio para alcançar o sucesso almejado.

Uma parte importante do seu patrimônio “em torno de 700 mil reais, porque a fazenda foi cedida pelo meu pai”. Logo, não houve compra do terreno para a produção de camarões.

Com os avanços tecnológicos e a busca incessante de conhecimentos, conseguiu uma estrutura bem desenvolvida para o seu negócio. Porém, precisava ter uma previsibilidade do que estava por vir em relação a todos os custos, investimentos e lucros que seriam destinados para a subsistência da empresa. Desenvolveu um excelente plano de negócios, através do auxílio de inúmeras pesquisas sobre a adequada forma de estruturar. Contudo, concluiu que o capital de giro deveria ser bem maior do que o que estava disponível, com isso o seu imediatismo haveria prejudicado muito na área financeira organizacional. O seu projeto começou a tomar forma ao traçar a partir da planta visualizada na Figura 2

Figura 2 – Planta da Fazenda de Camarões

Fonte: o empreendedor.

Situada em Jaguaruana – CE, ela tem um tamanho aproximado de 20 hectares de terra. Sendo o espaço total de 18 hectares para viveiros, aproximadamente. Como os viveiros da fazenda medem de 1,7 a 2 hectares cada. Totalizam 9 viveiros, sendo 6 preparados e desenvolvidos para a produção. A minha irmã e sócia é quem administra tudo, só entro com o dinheiro e com a tomada de decisões de grande importância.(EMPREENDEDOR, entrevista)

Como não poderia desanimar, levantou a cabeça e foi atrás de negociar para ir pagando os gastos conforme fosse recebendo dos hospitais. Por ser conhecido no interior e ter seu pai como fiador, conseguiu a paciência e a boa vontade de todos. Enquanto sua irmã

trabalhava na parte administrativa, ele trabalhava todos os dias do mês literalmente. Devido ao seu foco no objetivo de construir uma fazenda de camarão optou por residir nos hospitais que passaram a ser a sua casa e com isso economizou despesas.

Passava 95% do seu tempo em seu ambiente de trabalho para não precisar de empréstimos bancários para o seu e concentrou 95% do que recebia para esse empreendimento.

Logo que estruturou sua empresa, vieram os custos de manutenção. Ele muito curioso e muito ligado em tecnologia, desenvolveu uma fazenda com diferenciais que proporcionavam um lucro alto, mas em longo período de tempo. O que provoca uma dificuldade de levantar os lucros de imediato, exigindo muito da sua capacidade profissional para manter em ordem seu negócio.

Depois de um ano de muito sufoco e muita dedicação, a empresa de camarão Carvalho proporciona uma manutenção de custos tranquila e um grande lucro utilizados para reinvestimento. O sonho deles foi realizado e as próximas metas de expansão já estão acontecendo

As primeiras imagens do processo produtivo podem ser identificadas nas Figuras 3 e 4:

Figura 3 – Exemplo de embriões e de ração no momento da despesca

Figura 4 – Camarões em ponto de serem comercializados

Fonte: o empreendedor.

Segundo o empreendedor, para o desenvolvimento do camarão é utilizado larva, ração e probiótico. Entre 3-5, a quantidade de aeradores fundamentais para oxigenar a água de cada viveiro. O tamanho final para o consumidor vai depender da escolha do comprador, na maioria das vezes a despesca é realizada aproximadamente de 3-3 meses de intervalo para o tamanho de 10 g do produto. A despesca é feita de 3500 - 5000 kg por viveiro. Colocada em caixas de 1000 litros e depois em baquetas de 15 kg dentro do caminhão refrigerado.

A sua estrutura comercial se baseia em grandes compradores que revendem para outros estados do país.

Utilizei meios tecnológicos para encontrar compradores confiáveis para revender em outros estados, pois o preço de venda é baixo em relação a alguns outros estados do país. Para mantê-los, entreguei produto de qualidade com a credibilidade de futuras despescas para negociação.

Com certeza, o empreendimento por oportunidade de um negócio de médio porte como esse não é simples de acontecer. Mas diante das circunstâncias favoráveis do período histórico que vivenciamos, da facilidade de informações na nuvem digital, da situação econômica favorável, do esforço, da dedicação, das experiências vivenciadas, do surgimento de uma excelente oportunidade, além dos meios favoráveis, como um terreno cedido por seu pai em uma área de terreno propício somado a experiência profissional da irmã, através dos

negócios do esposo, a possibilidade de ganhos para mantê-la. Tudo isso favoreceu para o sucesso do empreendimento

No documento O : estudo sobre as gerações x e y (páginas 43-49)

Documentos relacionados