• Nenhum resultado encontrado

CLIENTES UN Bacia Leiteira – PNQS 2012 – Nível1

No documento 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS (páginas 30-34)

Pesquisa de satisfação, conhecimento e sugestão Atendimento ao cliente no balcão. Desde 2011 Diariamente Secretária da UN Bacia Leiteira

- Pesquisa mensal na 3ª semana. Pesquisa em campo por revisão cadastral Percentual representativo das economias no fim de cada

recadastramento

Desde 2009 Semestralment

e

Coordenação

comercial - Recuperação de mercado.

Solicitação serviços através de RA – Registro de Atendimento Solicitantes de serviços emitidos em sistema informatizado (GCOS)

Desde 2010 Diariamente

Equipe de manutenção.

- Direcionamento dos serviços eletromecânicos;

- Inclusão de ficha cadastral de rede na RA.

Registro de Reclamação de clientes

A reclamação recebida por telefone, e-mail, via diretoria, via

canal aberto no site, informalmente ou outra forma é registrada em

sistema informatizado e encaminhada ao setor responsável para execução das

demandas. Desde 2007 Diariamente Todos os setores envolvidos.

- Introdução do Fale Conosco no site: www.casal.al.gov.br

Realização de eventos com a comunidade

- Reuniões para firmar parcerias para melhorias no abastecimento; - Palestras de conscientização e educação socioambiental. Desde 2011 Bimestralmente Gerência, Coordenações e Supervisões.

- Ação proativa de eventos com a comunidade.

Reuniões com o poder concedente

Reuniões com representantes do poder executivo e legislativo municipal para renovação do

contrato de programa e levantamento de demandas. Desde 2011 Anualmente Alta Gestão, Gerência, Coordenações e Supervisões.

- Parcerias para ampliação, melhorias e padronização das redes de distribuição

dos municípios.

Quadro 3.b.1- Métodos de identificação de necessidades do cliente

As necessidades dos clientes potenciais são identificadas principalmente pelo acompanhamento da expansão urbana dos municípios, como também a utilização do solo no setor rural. Para atender a necessidade de ligação desses clientes, existem dois procedimentos quando rural e urbano, apresentado na figura 3.b.2 e 3.b.3.

Cliente Rural Loja de atendimento No local, Técnico avalia a viabilidade

Tem viabilidde? Sim

Croquí com pontos de vazão

Confirmada a viabilidade Recebe lista de material para comprar Equipe da UN executa o serviço Serviço executado RA finalizada

Cliente cadastrado nosistema

Não Deseja aguardar situação futura Sim Aguardar Não Encerrar Solicitação

CLIENTES UN Bacia Leiteira – PNQS 2012 – Nível1

14

c) Divulgação dos produtos e marcas da organização

Desde 2007, com apoio da Ascom é realizada a divulgação dos produtos e marcas da UN, através dos mecanismos citados no Quadro 3.c.1. Além destas práticas, o Relatório Anual da Qualidade da Água é elaborado, corporativamente pela Geqpro e distribuído periodicamente, desde 2006, para UN Bacia Leiteira. Essas práticas recebem contribuição de várias áreas, as quais fornecem suas informações específicas. A divulgação dos produtos e marcas contribui com as melhorias contínuas dos processos e produtos, no sentido de diversificar os canais de comunicação e consolidar a imagem positiva da unidade vinculada às questões de conscientização e educação ambiental, como também a aumentar a previsibilidade de oportunidades para o negócio.

As ações de divulgação da imagem da UN são definidas no ciclo de PEG e priorizadas de acordo com os objetivos estratégicos e a disponibilidade de recursos da empresa, sendo coordenadas pelo Sudeo. As informações institucionais divulgadas são elaboradas e validadas pelos profissionais da área de comunicação da Controladora, com base em normas e padrões da empresa. As notícias divulgadas no “UNBL Informa” tem a participação da força de trabalho com fatos e notícias que visam valorizar os produtos e serviços realizados e os projetos atuais e futuros. A Controladora também disponibiliza o "Bom Dia Casal" para todas as unidades, jornal mensal que divulga notícias pertinentes a toda companhia.

Além das práticas apresentadas No Quadro 3.c.1, a marca da UN também é divulgada através de eventos (públicos ou privados), fornecimento copos envazados de água, adesivos da logomarca nos veículos, banners, identificação dos escritórios, visita técnica ao sistema de captação, em datas comemorativos relacionadas a água e ao meio ambiente, através da campanha interna para a força de trabalho com a distribuição de copos retráteis, camisetas, brindes diversos.

Prática Metodologia Aplicação Periodicidade Responsável Aprendizado

Mídia televisa, falada e escrita

Backbus, outdoors, stopbus, jornais

e revistas de grande circulação Desde 1970 Contínua Ascom/Asmar

Divulgação das campanhas de recuperação de clientes,

auditorias comerciais, paralisações programadas

de abastecimento.

Site Rede mundial de computadores:

Internet www.casal.al.gov.br Desde 2006 Diariamente Asmar/Getin

Em 2010, implantou-se a Intranet, como ferramenta

de apoio a Força de Trabalho. Palestras

educativas

Palestras sobre conscientização ambiental e serviços prestados

pela UN, em escolas públicas, comunidades e assentamentos

Desde 2002 De acordo com

cronograma

Gecam/UN Bacia Leiteira

O uso racional da água pelos clientes com a redução de perdas em 2011

Folders educativos

Informações sobre conta de água, hidrômetro, conservação e tratamento de água, direitos e deveres dos clientes, cartilhas e

jogos educativos

Desde 2002 De acordo com

cronograma Gecam/UN Bacia Leiteira Em 2012, houve distribuição de água, folders explicativos, visita de escolas a captação em Pão de Açúcar no dia mundial do

Meio Ambiente. Conta de

água

Mensagens sobre produtos e serviços, qualidade da água, histórico de consumo e aviso de

contas em atraso Desde a década de 1990 Mensalmente CCO - UN Bacia Leiteira

Interação entre clientes e a UN Bacia Leiteira Coro "Águas

que Cantam" Formado por funcionários da Casal 2003

Eventos de acordo com cronograma Integração entre a Companhia e todas as partes interessadas Premiações de qualidade

Participação no PEQ por duas Uns: UN Leste e UN Agreste

2010

Anualmente Gequae/ Uns Disseminação do modelo de

excelência Participação no PNQS por duas

Uns: UN Leste e UN Agreste, reconhecimento troféu bronze. Participação no PNQS por quatro

Uns: reconhecimento com troféu bronze a UN Serrana e placa de distinção a UN Bacia Leiteira e participação no PEQ com duas UN.

2011

Inscrição de cinco unidades para 2012

Cliente Urbano Loja de

atendimento Recebe lista de material para comprar Retira licença na prefeitura Cliente informa a abertura da vala Equipe da UN executa o serviço Serviço executado RA finalizada Cliente é cadastrado no sistema

CLIENTES UN Bacia Leiteira – PNQS 2012 – Nível1

15

concorrer ao Prêmio PNQS 2012: Três no nível 1 e duas no nível 2 Sinalização

de serviços e obras

Colocação de placas informativas

em obras realizadas pela UN 2009

Durante o período da obra

Geeng/ UN Bacia Leiteira

Divulgação da marca e alerta sobre o tipo de obra,

como forma de prevenir acidentes. Criação da

Asmar

Com objetivo de administrar a informação e a comunicação entre

a UN e sociedade

2011 Contínua Diretoria

Executiva

Apoiar na divulgação da marca e tratar as notícias

geradas pela mídia.

Quadro 3.c.1- Divulgação da marca

d) Tratamento das reclamações e sugestões dos clientes

As reclamações ou sugestões dos clientes, tanto de caráter formal quanto informal, são registradas, encaminhadas, analisadas e tratadas pela Coordenação, Supervisão ou chefes de núcleos, como apresentado na figura 3.d.1. O tratamento se dá por meio das RAs, que são direcionadas para o setor responsável pelo tratamento, de acordo com o tipo de reclamação.

Figura 3.d.1 - Processo de atendimento a reclamações/solicitações de clientes.

O Processo de tratamento das reclamações e sugestões é realizado desde 2009, início da UN Bacia Leiteira, sendo aprimorado o método de captação e tratamento da opinião do cliente, que atualmente também é realizado através de pesquisa de satisfação e debatido nas reuniões mensais

O gestor da UN Bacia Leiteira e chefes de núcleos são responsáveis pelo processo, desde o recebimento, acompanhamento e o tratamento das solicitações/reclamações. As áreas de Coordenação Comercial e Técnica tratam especificamente deste assunto. As reclamações ou sugestões formais são recebidas, analisadas, e após o tratamento específico, é dado um feedback aos clientes através de contato telefônico.

A disseminação das práticas de atendimento ao cliente é realizada através de treinamentos com a força de trabalho envolvida no processo.

As práticas utilizadas para identificar, registrar e tratar as reclamações dos clientes são fontes importantes para o aperfeiçoamento contínuo dos processos principais e de apoio, uma vez que as melhorias propiciam avanços significativos na qualidade do resultado das atividades ou operações da organização. Todo este trabalho tem consonância com os requisitos legais e as normas internas estabelecidas, alinhados com as estratégias da UN Bacia Leiteira, principalmente a ação A6: Melhorar a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, e através do atendimento aos indicadores e metas direcionados para o atendimento ao cliente, (fig. 2.a.3).

e) Avaliação da satisfação e insatisfação dos clientes

Uma das formas de avaliação é através de pesquisa na loja de atendimento ao cliente. Em 2011, foi realizada uma pesquisa durante o segundo semestre por meio de contratação de um Instituto da Universidade Federal de Alagoas, Fundepes, a qual trouxe o reflexo da unidade diante dos clientes. Para essa pesquisa foi elaborado um plano de ação visando sanar as oportunidades de melhorias identificadas.

Em 2012, está sendo aplicada uma nova metodologia de pesquisa de satisfação, realizada na 2ª semana de cada mês, pela própria Unidade. Na sede da UN, após o atendimento, o cliente é convidado a participar de uma pesquisa. Como forma de manter a imparcialidade, ele é direcionado para a “secretária” da gerência, para responder um questionário sobre o atendimento realizado. Em relação às cidades vinculadas a unidade, são selecionados uma amostra de percentual proporcional ao número de clientes atendidos pelo chefe de núcleo para serem entrevistados através de contato telefônico pelo mesmo setor acima citado.

Após a triagem, os resultados são tabulados e apresentados nas reuniões mensais, culminando em planos de ação que são executados pelo setor envolvido.

No documento 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS (páginas 30-34)

Documentos relacionados