• Nenhum resultado encontrado

3. REGISTRO NÃO-ESTRUTURADO E RECUPERAÇÃO SEMÂNTICA DE

3.2.2. Clones

O primeiro Wiki (ou o Wiki original) foi concebido e criado em 1995 por Ward Cunningham para ser uma coleção livremente expansível de páginas Web interligadas, um sistema de hipertextos para armazenar e modificar

informações apenas com recursos tecnológicos básicos, como acesso a Internet e um simples navegador Web - uma base de dados simples e on-line onde as páginas podem ser facilmente editadas. (LEUF e CUNNINGHAM, 2001). A facilidade e a rapidez permitida para realizar edição, alteração e recuperação de conteúdos, não exigindo dos usuários conhecimentos técnicos do mecanismo do Wiki, possibilitaram que o Wiki se tornasse uma ferramenta colaborativa de uso efetivo entre pessoas. Com o desenvolvimento e a utilização da Wiki Wiki Web, novos desafios têm surgido e, consequentemente, novos programas têm sido desenvolvidos, levando adiante o conceito wiki (EBERSBACH et al., 2005). Estes novos wikis são denominados clones, uma vez que imitam o wiki original, mas possuem funções adicionais (EBERSBACH et al., 2005). A seguir, são abordados dois dos principais clones dentre centenas já desenvolvidos24.

3.2.2.1. Mediawiki

O MediaWiki25 é um sistema wiki originalmente desenvolvido para a Wikipedia e tornou-se um dos clones mais populares. Desenvolvido em PHP, o MediaWiki fornece um ambiente colaborativo fácil e prático de usar e com diversas funcionalidades, onde seus conteúdos são armazenados em um banco de dados MySQL26.

24 http://c2.com/cgi/wiki?WikiEngines 25 http://www.mediawiki.org

Figura 10: Tela inicial do MediaWiki após instalação

Uma página wiki, ou artigo, no MediaWiki, além de contar com uma caixa de ferramentas contendo botões com a sintaxe das principais marcações, possui também uma ficha de discussão (discussion) onde o conteúdo da respectiva página pode ser discutido entre os usuários. Esta ficha de discussão também pode ser editada com os mesmos recursos que um artigo, podendo a discussão ser dividida em assuntos para uma melhor organização.

Outra funcionalidade importante do MediaWiki é que as edições de cada página vão sendo armazenadas em outra ficha chamada history. Cada página, portanto, possui uma ficha com o histórico de sua edição, onde é possível comparar as diferentes edições para analisar as mudanças feitas e também um mecanismo de recuperação (rollback), que permite voltar para versões de edição anteriores. Também é possível visualizar o histórico de mudança de todas as páginas do wiki acessando a página especial Recent

changes. O usuário também tem a opção de vigiar páginas do sistema. Para

isso, basta clicar na guia watch da página corrente que ela é adicionada na sua lista de páginas vigiadas. Para verificar as modificações feitas nestas páginas, o usuário pode acessar a página especial My watchlist. Além disso, o

usuário pode optar por receber um aviso via e-mail quando uma das páginas de sua lista for modificada.

Essas são apenas algumas das diversas funcionalidades oferecidas pelo MediaWiki e não cabe o detalhamento ou mesmo considerações a respeito de todas. Algumas funcionalidades como, por exemplo, bloquear usuários, proteger páginas, remover páginas e outras funções administrativas e de manutenção não são permitidas a usuários comuns, são exclusivas de perfis específicos de usuários. Além do usuário comum, o MediaWiki oferece dois perfis com alto nível de permissão que são o “sysop” e o “bureaucrat” (EBERSBACH et al., 2005). Esses dois perfis são perfis de administração do sistema, possuindo assim privilégios adicionais de manutenção do wiki. A diferença entre eles é que o bureaucrat pode determinar quais os usuários têm permissão de sysop (EBERSBACH et al., 2005).

Recursos e funcionalidades que não são oferecidos pelo MediaWiki podem ser desenvolvidos e disponibilizados na forma de extensões. No MediaWiki as extensões27 são compilações de código PHP que adicionam recursos ou aumentam as funcionalidades dos recursos já disponíveis. A popularidade do MediaWiki pode ser uma das razões das muitas extensões28 que são desenvolvidas e disponibilizadas para esse sistema. As extensões são uma das vantagens do MediaWiki, pois com elas é possível adaptar o wiki para requisitos específicos de uma aplicação. Dependendo do objetivo desejado, é possível estender a linguagem de marcação do wiki para escrever artigos, adicionar novos relatórios e outros recursos para administração do sistema, mudar a aparência do MediaWiki ou até mesmo aumentar a segurança por meio de mecanismos de autenticação customizados.

No momento oportuno, algumas extensões, tais como Cite,

Categor yTr ee, Semantic Forms e principalmente a extensão Semantic

MediaWiki, serão abordadas neste trabalho.

27 http://www.mediawiki.org/wiki/Manual:Extensions 28 http://www.mediawiki.org/wiki/Category:All_extensions

3.2.2.2. TWiki

O TWiki29 é um sistema wiki usado como plataforma de colaboração em empresas e como sistema de gestão de conhecimento. Desenvolvido em Perl, o TWiki não usa banco de dados para armazenar as páginas, mas as salva em arquivos diretamente no disco rígido em um diretório estruturado (EBERSBACH et al., 2005).

Uma das distinções do TWiki em relação aos demais wikis está relacionada com as permissões de usuários. É possível, por exemplo, restringir o acesso a determinadas páginas apenas para administradores, o que pode ser importante para projetos onde é necessário um espaço para reuniões particulares e troca de informações (EBERSBACH et al., 2005). Outro aspecto importante é que as ferramentas administrativas podem ser separadas em diversos grupos e com formulários próprios. O Twiki oferece também uma interface que pode ser expandida por meio de plug-ins, que adicionam funcionalidades, tais como planilhas, banco de dados, apresentação em slides, geração e edição cooperativa de desenhos, exportação de suas páginas em documentos no formato PDF e plano de tarefas para grupos (EBERSBACH et

al., 2005).