• Nenhum resultado encontrado

4. PROCEDIMENTO DE MANUTENÇÃO DE UM REPOSITÓRIO DE

4.2. Projeto do experiWiki e de sua interface com o doceNet

4.2.3. Passo 3: Exportação de dados estruturados para o doceNet

4.2.3.2. Exportando dados estruturados via wiki

A obtenção de dados semânticos no formato RDF das páginas disponíveis no ambiente é feita via página especial Export pages to RDF. Nela são listadas todas as páginas de onde se deseja extrair os dados. Há também a opção de importar todos os dados semânticos de uma só vez, contudo isto requer modificação em códigos PHP de manutenção do MediaWiki57. A Figura 70 mostra a página especial de exportação. A página também oferece a opção de exportar de forma recursiva as páginas relacionadas às páginas listadas. Também é possível exportar as páginas que remetem às páginas listadas para a exportação.

Figura 70: Página especial Export pages to RDF

Clicando no botão Enviar Consulta o experiWiki apresenta os dados exportados no navegador Web que está sendo utilizado, sendo necessário, então, salvar em um arquivo.

Para exportar os dados semânticos do experiWiki pela primeira vez, o WikiSysop optou por listar as páginas desejadas no campo correspondente da página especial Export pages to RDF. Assim, todas as páginas de

propriedades e de categorias relativas às experiências foram listadas, bem como as páginas das experiências propriamente ditas.

Para saber quais são as páginas de propriedades de experiências, pode- se fazer uma busca na página especial Semantic Search usando a seguinte consulta:

[[Prop de::Category:Experiência]]

Selecionando as páginas específicas que se quer exportar procura-se evitar a exportação de páginas que não são do interesse do doceNet, como, por exemplo, as páginas de ajuda do experiWiki. Entretanto, cabe salientar que mesmo não listando determinadas categorias, páginas e propriedades, algumas delas podem ser exportadas por possuírem relação com algumas das páginas listadas. A Figura 71 apresenta a parte inicial da página com os dados exportados pelo WikiSysop.

Figura 71: Dados semânticos exportados em RDF

A Figura 72 apresenta uma outra parte da página de dados semânticos exportados pelo WikiSysop. Mais especificamente, trata-se dos dados da experiência Abismo entre teoria e prática.

Figura 72: Dados semânticos em RDF de uma experiência

Seguindo o que é apresentado na Figura 72, serão feitos alguns esclarecimentos com base na SWIVT Ontology Specification58:

Class:swivt:Subject – “uma entidade individual que é descrita

em uma página wiki”. É a classe de tudo o que pode ser descrito por uma página wiki. Essa classe é usada pelo SWIVT para distinguir os elementos que representam o assunto de uma página

wiki daqueles que são usados como elementos auxiliares para uma

proposta estrutural e também daqueles elementos que não são necessariamente mencionados na página wiki, por exemplo, o tipo de dados para uma propriedade.

Property:swivt:page – esta propriedade conecta a classe swivt:Subject com a página wiki propriamente dita (classe swivt:Wikipage).

É possível fazer algumas observações, ainda com base na Figura 72, quanto às propriedades definidas na página da respectiva experiência. As propriedades como Tipo, Maturidade, Origem e Data do primeiro registro foram exportadas como dataType properties. Tais propriedades possuem no experiWiki tipo de dados definidos que são diferentes de Page. Já as propriedades Desencadeou, Ocorreu na disciplina e Primeiro registro

realizado por possuem tipo de dados Page e são exportadas como object

properti es. A Figura 73 mostra o trecho da página correspondente aos dados

exportados das propriedades Ocorreu na disciplina e Maturidade.

Figura 73: Definição das propriedades Maturidade e Ocorreu na disciplina

Conforme exposto anteriormente neste trabalho, as categorias definidas no Semantic MediaWiki são exportadas como classes da OWL DL. A Figura 74 mostra o trecho em que a classe Experiência, correspondente à categoria

Experiência, é definida.

Figura 74: Definição da classe Experiência

A seta pontilhada destaca que a classe Experiência é uma subclasse da classe ExperiWiki. Isto se deve ao fato de que as categorias direcionadas especificamente as atividades fins do ambiente foram inseridas na categoria

ExperiWiki. Dessa forma, consultas embutidas e buscas semânticas tornam-se

É possível notar nas figuras acima, que apresentam partes do arquivo de dados semânticos exportados, que os termos exportados para OWL são os endereços das páginas wiki do ambiente. Isto é mostrado na primeira linha apresentada pela Figura 74, onde pode ser notado também a substituição de caracteres acentuados e especiais por códigos. O nome dos termos, como, por exemplo, Maturidade, Origem e Experiência na realidade são os rótulos dessas anotações e são definidos na tag <rdfs:label>, como mostrado na terceira linha apresentada pela Figura 74.

As anotações semânticas exportadas foram salvas em um arquivo. A Figura 75 mostra este arquivo aberto no Protégé.

Figura 75: Dados exportados abertos no Protégé (visualização das classes OWL).

Como era esperado, no Protégé a visualização das classes, propriedades e instâncias também é dificultada pela forma como o documento de exportação foi gerado. O que é importante destacar, entretanto, é a diferenciação dada entre as classes trazidas do experiWiki, diferenciadas pelo

names pace wiki e as classes próprias do Semantic Wiki Vocabulary and

Terminol ogy (SWIVT), diferenciadas pelo namespace swivt.

Com alguns ajustes no documento é possível melhorar o resultado da visualização, como pode ser observado na Figura 76.

Figura 76: Nova visualização das classes

É possível notar ainda na Figura 76 que a classe correspondente à categoria Experiência, que a figura apresenta selecionada, não é domínio de nenhuma propriedade. Sendo assim, é preciso que ajustes como esses sejam realizados pelo WikiSysop. Outro exemplo de possíveis ajustes que devem ser realizados pelo WikiSysop é em relação às propriedades. A Figura 77 mostra as propriedades trazidas na exportação. É possível notar que a propriedade

Maturidade não apresenta o tipo de dados definido e os valores permitidos,

que também foram definidos no ambiente wiki. O mesmo acontece para as demais propriedades.

As páginas de experiências que foram inseridas na categoria

Experiência, aparecem como instâncias da classe Experiência, como pode ser

visualizado na página na Figura 78.

Figura 78: Visualização das instâncias dos dados exportados abertos no Protégé.

As instâncias da classe Experiência e outras instâncias correspondentes às páginas wikis, que tiveram seus dados exportados, também são instância da classe swivt:Subject, que é a classe de tudo que pode ser descrito por uma página wiki.

Para efeito de comparação, foi feita uma cópia do experiWiki em um outro servidor para que a extensão Halo, comentada na seção 3.4.1, fosse instalada. A extensão oferece uma opção de exportar a ontologia, salvando essa exportação em um arquivo de extensão OWL. Esse arquivo foi aberto no Protégé, conforme mostra a Figura 79.

Figura 79: OWL exportado com o Halo

A forma como o arquivo de exportação é salvo usando o Halo traz o benefício de não ser preciso ajustes para a visualização mais clara dos termos. Algumas definições também são trazidas com a exportação, como o tipo de dados definido para as propriedades. Entretanto, informações como o domínio das propriedades e os valores permitidos para as propriedades também não foram interpretados, mesmo com tais informações inseridas no wiki por meio de recursos que o Halo oferece.

O fato de muitas informações não serem interpretadas na exportação pode significar trabalho repetitivo para o WikiSysop todas as vezes que for necessária a exportação dos dados estruturados do experiWiki. O dinamismo das mudanças dos dados estruturados no wiki pode acarretar em grandes diferenças entre a ontologia no experiWiki e a ontologia off-line. Sendo assim, pode não ser uma boa opção, ou mesmo pode ser inviável, repetir apenas as mudanças ocorridas na ontologia do experiWiki na ontologia off-

line. Assim, pode ser necessária a exportação completa dos dados todas as

vezes que se quiser atualizar a ontologia off-line.

4.3. Considerações finais do capítulo

O foco principal da proposta apresentada neste capítulo é a troca de experiência entre os docentes, por meio de ambientes que permitem o registro e recuperação dessas experiências. No dia-a-dia, a troca de experiência entre

docentes, sem um suporte tecnológico, fica restrita a grupos pequenos de docentes em conversas informais. Dessa forma, o desenvolvimento de novos conhecimentos pode ser prejudicado por muitos motivos. Por exemplo, o compartilhamento de uma experiência pode não atingir docentes que têm uma contribuição a dar, pois já passaram por experiência semelhante e, assim, enriquecer a troca de experiência com discussões das atitudes tomadas e opiniões. Muitas vezes, também, as conversas são feitas apenas entre docentes de uma mesma área temática. Isso pode impedir contribuições valiosas de docentes de outras áreas temáticas que possuem pontos de vista diferentes e podem trazer contribuições relevantes.

A seção 4.1 apresenta a contextualização da proposta deste trabalho. Partindo de suposições comprovadas com o uso de um ambiente colaborativo de suporte a docência e que integra material instrucional e experiência, o doceNet, buscou-se a elaboração de um segundo ambiente para a colaboração que permitisse principalmente os seguintes aspectos:

• Registro contínuo de experiências;

• Discussão contínua em torno das experiências;

• Permitir o acesso às experiências para as diversas áreas temáticas da instituição;

• Facilidade técnica para o registro das experiências; • Permitir a recuperação consistente das experiências.

Assim, é proposto um ambiente Web para colaboração entre docentes, denominado experiWiki. Tal ambiente permite o registro de informações não- estruturadas ao mesmo tempo em que são atrelados dados estruturados a essas informações, permitindo assim a sua recuperação de forma consistente. Tais objetivos são buscados com a utilização de um Wiki Semântico para a plataforma do ambiente.

A seção 4.2 apresenta o procedimento proposto e realizado neste trabalho. O Passo 1 da proposta é o desenvolvimento básico do experiWiki. Nesse momento o ambiente wiki semântico é disponibilizado, onde são adicionadas extensões e páginas wiki de ajuda ao usuário. São registradas as primeiras experiências, que foram trazidas do doceNet. Além disso, são elaborados e disponibilizados os primeiros dados estruturados para a anotação

semântica das experiências. No Passo 2 o experiWiki é aberto para o uso pelos docentes. Dessa forma, novas experiências são registradas e mudanças nos dados estruturados ocorrem. No Passo 3 é feito a exportação dos dados estruturados presentes no experiWiki, que servirão de suporte para os metadados do doceNet.