• Nenhum resultado encontrado

A avaliação da cobertura do Serviço de Indexação de Artigos de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB teve, como ponto de partida, a análise do Catálogo de Assunto da Seção de Periódicos, tomando-se, como parâmetro, os periódicos de Ciências Sociais indexados pela Rede

115

Bibliodata. A análise empreendida resultou na criação de duas listas: uma, referente aos títulos de periódicos indexados pela Rede Bibliodata e publicados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), e outra, relativa aos títulos de periódicos de Ciências Sociais indexados pelo Catálogo de Assunto da Seção de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB, que compõem a cobertura do Serviço de Indexação.

A lista dos periódicos de Ciências Sociais indexados pela Rede Bibliodata foi elaborada a partir de comunicação da pesquisadora com membros da Fundação Getúlio Vargas (FGV)5.

A análise do Catálogo de Assunto da Seção de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB deu origem à lista dos periódicos que compõem a cobertura do Serviço de Indexação, que possi- bilitou tecer algumas considerações a respeito do nível de cobertura do serviço, em comparação com a lista de títulos de Ciências Sociais indexados pela Rede Bibliodata. Além disso, a análise permitiu visualizar alguns aspectos que caracterizam o Catálogo de Assunto da referida Seção.

Conforme a investigação empreendida, a cobertura da Rede Bibliodata abrange uma lista de 26 títulos de periódicos publicados pela FGV, que corresponde às publicações relacionadas no

Apêndice D.

Embora atinja 26 títulos, os periódicos da Rede Bibliodata, publicados pela FGV, com- preendem, apenas, 6 títulos correntes6.

A análise da cobertura do Catálogo de Assunto da Seção de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB resultou em uma lista de 483 títulos de periódicos (Apêndice E). Esse dado corrobora o que a literatura demonstra sobre a grande dispersão da informação na área de Ciên- cias Sociais (FIGUEIREDO, 1991). Percebe-se que o total de títulos que compõe a cobertura do Serviço de Indexação é muito grande e contribui, para dificultar o trabalho de indexação, tendo em vista a carência de pessoal disponível, para executar o serviço na Seção de Periódicos.

Após a elaboração das duas listagens, efetuou-se um confronto entre os títulos indexados pela Rede Bibliodata e os títulos indexados no Catálogo de Assunto da Seção de Periódicos, ponto de partida para as outras comparações, que se apresenta a seguir.

No que se refere ao nível de cobertura dos periódicos de Ciências Sociais, observou-se que o Serviço de Indexação de Artigos de Periódicos da Biblioteca Central da UFPB abrange 34,6% (9) do total de títulos de periódicos indexados pela Rede Bibliodata, assim distribuídos: 4 títulos correntes e 5 não correntes7. Entretanto, considerando-se os títulos correntes indexados

pela Rede Bibliodata, a cobertura do Serviço de Indexação de Artigos de Periódicos da Bibliote- ca Central da UFPB corresponde a 66,6% do total de títulos indexados. Esse dado permite

5 A comunicação realizou-se, especialmente, através do correio eletrônico e contatos telefônicos com a SRª Maria do

Perpertuo Socorro Almeida, que atua no setor de periódicos da referida instituição.

6 Um título de periódico é considerado corrente, quando a sua periodicidade é normal, o que significa que o periódico é

publicado sem interrupção. Quando a publicação de um periódico é interrompida, diz-se que é um título não corrente. Os títulos correntes publicados pela FGV são: Revista de Administração de Empresas, Revista de Administração de Empre- sas, Revista Brasileira de Economia, Conjuntura Econômica, Revista de Administração Pública, Agroanalysis e Estudos Históricos.

reconhecer a relevância dos títulos indexados pelo serviço em análise, tendo em vista a importância que a Rede Bibliodata desfruta no país, no que se refere à área de periódicos de Ciências Sociais.

Além dos títulos de periódicos que fazem parte da lista da Rede Bibliodata, observou-se, na análise do Catálogo de Assunto, a presença de títulos publicados por reconhecidas instituições da pesquisa em Ciências Sociais, no Brasil. Pode-se destacar a presença de publicações como: "BIB: Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais" e "Ciências Sociais Hoje", editadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). Outra publicação de relevo, também indexada pelo serviço é o periódico "América Latina", editado pelo extinto Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais (CLAPCS). Também constam, do catálogo, outros periódicos como "Ciência & Trópico", "Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais" e "Cadernos de Estudos Sociais", publicados pela Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais, instituição renomada no campo da documentação em Ciências Sociais no país. Outro item importante, que faz parte da cobertura do Serviço de Indexação de Periódicos da BC, refere-se a "Dados; revista de Ciências Sociais", uma publicação do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (UJPERJ).

A análise também coloca em relevo a presença de inúmeros títulos de periódicos da região Nordeste, como: Cadernos do CEAS (Salvador), Confidencial Econômico Nordeste (Recife), Especiaria (Ilhéus, BA), Expressão (Mossoró, RN), Nordeste Econômico (Recife), Ops (Salvador), Paradigmas (Natal), Quid (Teresina), Revista de Ciências Sociais (Fortaleza), Revista de Comunicação Social (Fortaleza), Revista de Cultura da Bahia (Salvador), Revista de Economia do Ceará (Fortaleza), Revista Econômica do Nordeste (Fortaleza), Revista Pernambucana de Desenvolvimento (Recife) e Terra e Sal (Natal), dentre outros. Além disso, observa-se a presença de publicações de universidades, principalmente os periódicos editados pela própria UFPB e que constituem a memória da instituição. A nossa experiência, como bibliotecária, na BC, permite afirmar que esses títulos de periódicos são relevantes para o acervo, em virtude de sua freqüente procura pelos usuários.

A análise da cobertura do Serviço de Indexação mostrou a presença de coleções relevantes para a área de Ciências Sociais. Constatou-se que o serviço cobre um número significativo de títulos de periódicos correntes da Rede Bibliodata e publicações que emanam de instituições da área que são reconhecidas nacionalmente. Além disso, o serviço abrange publicações da região Nordeste, principalmente, as editadas pela UFPB. A cobertura dessas coleções permite ao usuário acessar informações de relevância para as Ciências Sociais no país, assim como informações locais e regionais.

7 Os títulos correntes correspondem a: Revista de Administração de Empresas, Revista Brasileira de Economia, Conjun-

t u r a E c o n ô m i c a e R ev i s t a P ú b li c a . O s t í t u l o s n ã o c o r r en t es s ã o : A r q u i v o s B r a s i l ei r o s d e P s i c o l o g i a , Arquivos Brasileiros de Psicotécnica, Edições Multiplic. Forum Educacional e ERA Light.

117