• Nenhum resultado encontrado

5.6.1 GRUPO DE PESQUISA 1

O primeiro professor tem 49 anos, sexo masculino, experiência de 25 anos e leciona no curso de Sistemas de Informação. Sempre que solicitado, classificou em todas as dez aulas que sua motivação estava 4. A média de avaliação dos alunos quase sempre esteve acima de sua motivação, entre 4 e 5, o desvio padrão do professor ficou em 0,45 e a moda e mediana acompanharam a média conforme a figura 39 abaixo:

Figura 39 – Resumo GP1-Professor 1

Elaborada pelo próprio autor.

O segundo professor tem 36 anos, sexo feminino, experiência de 12 anos e leciona no curso de Sistemas de Informação. Sua motivação começou sendo classificada em 4 e depois foi para 5 em todas as aulas com exceção da aula 7. Em conversa informal disse que sua motivação começou com 4 por conta dos seus horários e sala de aula ainda não tinham sido definidos. Mudou para 5 pois sempre gostou de dar aula e que a turma era muito boa. Na aula 7, justificou o 4 dizendo que na aula anterior muitos alunos faltaram. A média de avaliação dos alunos apenas uma única vez atingiu 5 igualando a motivação e em três outras vezes atingiu 4,8, o desvio padrão do professor ficou em 0,39 e a moda e mediana acompanharam a média como está exposto na figura 40 abaixo:

Capítulo 5. ANÁLISE E RESULTADOS 61

Figura 40 – Resumo GP1-Professor 2

Elaborada pelo próprio autor.

O terceiro professor tem 57 anos, sexo masculino, experiência de 20 anos e leciona no curso de Sistemas de Informação. Sempre que solicitado, classificou em todas as aulas que sua motivação estava 4, exceto nas aulas 3 e 9 que classificou em 3. Em conversa informal disse que trabalhava em outro setor na instituição durante o dia e a noite estava cansado para dar aula. A média de avaliação dos alunos sempre esteve acima entre 4 e 5, ocorrendo em duas vezes a média ser igual a motivação, o desvio padrão do professor ficou em 0,35 e a moda e mediana acompanharam a média como representa a figura 39 abaixo:

Figura 41 – Resumo GP1-Professor 3

Elaborada pelo próprio autor.

5.6.2 GRUPO DE PESQUISA 2

O primeiro professor tem 37 anos, sexo masculino, experiência de 14 anos e leciona no curso de Sistemas de Informação. Sempre que solicitado, classificou em todas as dez aulas que sua motivação estava 4. Em conversa informal, disse que sua motivação estava sempre em

4 devido o horário de suas aulas que eram sempre o último da noite e saía da instituição por volta das 22h30min. A média de avaliação dos alunos quase sempre esteve entre 4 e 5 e por duas vezes foi igual a motivação, o desvio padrão do professor ficou em 0,39 e a moda e mediana acompanharam a média como representa a figura 39 abaixo:

Figura 42 – Resumo GP2-Professor 1

Elaborada pelo próprio autor.

O segundo professor tem 34 anos, sexo feminino, experiência de 14 anos e leciona no curso de Sistemas de Informação. Classificou nas suas aulas iniciais que sua motivação estava 5 e as quatro últimas como 4. Em conversa informal, classificou as últimas como 4 porque estava doente, com uma gripe e se sentindo indisposta. A média de avaliação dos alunos quase sempre variou entre 4,2 e 4,8. O desvio padrão do professor ficou em 0,31 e a moda e mediana acompanharam a média. A figura 43 representa visualmente estes resultados:

Figura 43 – Resumo GP2-Professor 2

Capítulo 5. ANÁLISE E RESULTADOS 63

O terceiro professor tem 42 anos, sexo masculino, experiência de 10 anos e leciona no curso de Sistemas de Informação. Sempre que solicitado, classificou em todas as dez aulas que sua motivação estava 5. A média de avaliação dos alunos por cinco vezes atingiu a média 5 e em três outras vezes ficou próximo, atingindo 4,8, o desvio padrão do professor ficou em 0,20 e a moda e mediana acompanharam a média como está exposto na figura 44 abaixo:

Figura 44 – Resumo GP2-Professor 3

Elaborada pelo prórpio autor.

5.6.3 GRUPO DE PESQUISA 3

O primeiro professor tem 56 anos, sexo masculino, experiência de 22 anos e leciona no curso de Licenciatura em Matemática. Sempre que solicitado, classificou em todas as aulas que sua motivação estava 5, exceto por duas vezes que julgou estar em 4. Em conversa informal disse que nas ocasiões que julgou 4 estava cansado por conta de muitas tarefas no dia e com fome por conta do horário da aula que era as 21h. A média de avaliação dos alunos quase sempre esteve entre 4 e 5, o desvio padrão do professor ficou em 0,36 e a moda e mediana acompanharam a média como representa a figura 45 abaixo:

Figura 45 – Resumo GP3-Professor 1

Elaborada pelo próprio autor.

O segundo professor tem 36 anos, sexo masculino, experiência de 17 anos e leciona no curso de Licenciatura em Matemática. Sempre que solicitado, classificou em todas as aulas que sua motivação estava 4, exceto por duas vezes que julgou estar em 3. Em conversa informal relatou que nas ocasiões que julgou 4 era porque a turma não fazia as atividades e muitas vezes chamava atenção dos alunos. Nas ocasiões em que julgou 3 a sua motivação, foi por conta do quadro da sala de aula que tinha defeitos e já havia solicitado para que a direção trocasse, porém sem sucesso. A média de avaliação dos alunos ficou entre 3,8 e 4,8. O desvio padrão do professor ficou em 0,32 e a moda e mediana acompanharam a média.A figura 46 abaixo representa estes resultados:

Figura 46 – Resumo GP3-Professor 2

O terceiro professor tem 36 anos, sexo masculino, experiência de 17 anos e leciona no curso de Licenciatura em Matemática. Sempre que solicitado, classificou em todas as aulas que sua motivação estava 5, exceto por duas vezes que julgou estar em 4. Em conversa informal disse

Capítulo 5. ANÁLISE E RESULTADOS 65

que nas ocasiões que julgou 4, era por conta da desorganização do seu horário e sala que ainad não tinha sido definido. Mas relatou que adora ensinar. A média de avaliação dos alunos esteve sempre muito próximo de sua motivação. O desvio padrão do professor ficou em 0,25 e a moda e mediana acompanharam a média. A figura 47 abaixo representa estes resultados:

Figura 47 – Resumo GP3-Professor 3

Elaborada pelo próprio autor.

Segue abaixo a tabela 2 com o resumo das informações dos grupos de pesquisa:

Tabela 2 – Tabela comparativa dos grupos de pesquisa.

Grupo Característica Média Geral

Moda

Geral Mediana Geral Desvio Padrão GP1 Não recebe feedback. 4,5 4,4 3,6 0,35 ∼ 0,45 GP2 Recebe feedback simples. 4,6 4,8 3,8 0,20 ∼ 0,39 GP3 Recebe feedback gamificado. 4,6 5,0 4,8 0,25 ∼ 0,36 Elaborada pelo próprio autor

Documentos relacionados