• Nenhum resultado encontrado

Em um primeiro momento houve um pouco de dificuldade em alguns professores acei- tarem participar da pesquisa. Alguns tiveram resistência pelo fato de serem avaliados, outros não disseram por qual motivo não gostariam de participar, outros tinham conflito de horário com professores que já haviam aceitado participar. Após os nove professores aceitarem, não houve dificuldades para que respondessem o questionário inicial, porém, a coleta de dados foi muito trabalhosa. Foi necessário coletar dados em aulas dos turnos vespertino e noturno, inclu- sive no último horário de 22h30min. Alguns professores esqueciam da coleta de dados, mas o pesquisador sempre estava batendo na porta da sala de aula para lembrá-los. Os alunos gostaram muito da iniciativa e alguns até pediram que essa avaliação fosse feita com outros professores que não estavam participando. Alunos do curso de Sistemas de Informação se interessaram pelo assunto e fizeram perguntas relativas a gamificação, sobre referências e livros que poderiam consultar. Outra dificuldade encontrada foi em apresentar o feedback ao professor. Como poucas vezes alguns professores acessaram o sistema, existia a necessidade de tomar alguns minutinhos para mostrar aos professores como estavam suas avaliações. Alguns professores se interessaram bastante pela pesquisa, como a professora 2 do GP2 que relatou ter gostado muito da experiência e particularmente achou interessante e motivador receber os feedbacks de seus alunos. Ela disse: “Me senti motivada a fazer um trabalho melhor e mais voltado pras necessidades dos alunos de acordo com minha disciplina. Para mim foi positivo e deveria ser adotado periodicamente pra melhorar desempenho de professores e alunos.” O Professor 2 do GP3 relatou que: “A motivação do aluno está interligada a motivação do professor e vice-versa. Quando tenho turmas que participam das aulas, fazem os trabalhos e respondem os exercícios, eu fico mais motivado em lecionar nesta turma, e que um instrumento que forneça o feedback das aulas é interessante pra reavaliar a forma de praticar a educação e ministrar as aulas.“ Além disso, ele diz que fatores externos também influenciam na motivação do professor como a falta de um quadro de qualidade, falta de pincel, estrutura de banheiros e sala de aula, coisas básicas que às vezes faltam em uma instituição pública. Por fim, após a coleta de dados, a aplicação do questionário final aos grupos de pesquisa também não apresentaram dificuldades. A visão do pesquisador é que em

Capítulo 5. ANÁLISE E RESULTADOS 67

alguns dias de aula os professores aparentavam estar desmotivados e poderiam ter classificado a motivação abaixo de 3, porém classificavam em 4 ou 5 , o que implica dizer que as respostas poderiam ter mais integridade. As respostas dos questionários parecem ser mais confiáveis, pois foi comprovado que os professores acham importante o feedback e a partir do momento que receberam, suas avaliações foram mais estáveis e melhores do que os professores que não receberam o feedback. Como já descrito acima, os alunos também tiveram muito interesse pela pesquisa e acharam importante avaliar o professor a cada aula.

6 CONCLUSÃO

O uso da gamificação tem se expandido em diversas áreas e muito utilizada para motivar e engajar pessoas. Diversos modelos já foram criados para alcançar esse propósito e usados em salas de aula, ambientes organizacionais, sistemas, aplicativos, entre outros. Esta pesquisa utilizou um dos modelos já criados e o incorporou em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação da aula do professor, analisando se foi eficiente para aumentar a motivação do professor e manter as avaliações em um nível alto e estável. O pensamento do pesquisador é que esse sistema seja útil para melhorar a qualidade do ensino se incorporado aos sistemas acadêmicos das instituições. Foi visto através dos questionários que os professores julgam ser muito importante o recebimento de feedback sobre suas aulas. Portanto, os alunos avaliam as aulas para que os professores tenham entendimento de qual caminho deve ser seguido. Também foi visto que, através das respostas dos professores, os mesmos não parecem estar desmotivados, o que leva a crer que as respostas talvez sejam duvidosas. Porém, a pesquisa mostrou que os Grupos de Pesquisa 2 e 3, que receberam feedback, tiveram boas avaliações, mas somente o grupo 3 teve avaliações mais estáveis no decorrer das aulas e dois professores com as melhores médias. Essas avaliações acompanharam a motivação relatada pelos professores, na medida que havia variações. Isso implica dizer que o modelo de gamificação aplicado teve contribuição, porém só o fato de existir um feedback já foi o suficiente para melhorar as avaliações e em alguns momentos a motivação. Isso destaca a importância que o feedback tem para os professores. Talvez com outras formas de feedback e outros componentes inseridos ao sistema, além de uma avaliação com mais professores, mais alunos e por mais tempo, possam trazer melhora mais significativa e resultados mais concretos.

No decorrer da pesquisa percebeu-se que a avaliação por parte dos alunos precisa ser feita de forma independente em um maior número de professores e por mais aulas através de uma plataforma que colete as avaliações sem a interferência de uma pessoa. Essa plataforma pode estar associada ao ambiente do aluno e do professor no sistema acadêmico da instituição, onde após o professor cadastrar a aula e lançar a frequência e conteúdo, o aluno possa avaliar. Viu-se também a necessidade de criar mais variáveis na avaliação da aula, visto que o sistema fazia apenas uma única pergunta. Essas variáveis, como por exemplo conteúdo ministrado, assiduidade e pontualidade do professor, dinâmica, entre outras, poderiam detalhar a avaliação do aluno e apresentar um feedback com mais qualidade ao professor.

Outra problemática vista foi a adesão dos professores ao uso do sistema. Apenas dois professores acessaram o sistema alguma vez para acompanhar o seu progresso. Todas as outras vezes o pesquisador teve que conversar com cada professor dos dois grupos de pesquisa que recebiam feedback e mostrar o seu progresso. Caso o sistema desta pesquisa fosse incorporado ao sistema acadêmico da instituição, possivelmente o problema seria resolvido, visto que o

Capítulo 6. CONCLUSÃO 69

lançamento das aulas é obrigatório. Podem ainda ser implementados novos componentes de gamificação ao sistema, potencializando seu uso. Novas missões, medalhas, gráficos de progresso, entre outros, poderiam auxiliar ainda mais no engajamento e uso da plataforma.

Conversando com professores e servidores da instituição, surgiu a possibilidade de implementar em cursos EAD, visto que todo processo de ensino-aprendizagem é feito à distância, então as aulas, avaliações, acompanhamentos poderiam ser feitos através de um ambiente virtual de aprendizagem com a ferramenta integrada. Além disso, surgiu também como sugestão implementar em outros locais da instituição, como atendimento, coordenações, banheiros, entre outros, para que a administração da instituição tenha um feedback de cada departamento e gerenciar melhor.

Referências

ALVES, F. Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: Do conceito à prática. 2. ed. [S.l.]: DVS Editora, 2015.

BARTLE, R. Early MUD History. 1990. Disponível em: <http://mud.co.uk/richard/mudhist. htm>. Acesso em: 31/08/2017.

BORGES, S. de S. et al. Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático. In: II Congresso Brasileiro de Informática na Educação. [s.n.], 2013. p. 234 – 243. Disponível em: <http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2501>. Acesso em: 24/08/2016.

BURKE, B. Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. 1. ed. São Paulo: DVS Editora, 2015. v. 1. ISBN 978-85-8229-107-0.

CLARKE, J. Augmented Reality, Multimodal Literacy and Mobile Technology: An Experiment in Teacher Engagement. 12th World Conference on Mobile and Contextual Learning, QScience Proceedings, Qatar, 2013. Disponível em: <http: //www.qscience.com/doi/abs/10.5339/qproc.2013.mlearn.28>. Acesso em: 15/09/2017. CODO, W. Educação: carinho e trabalho - Burnout, a síndrome da desistência do educador, que pode levar à falência da educação. 2. ed. [S.l.]: Vozes, 1999. Petrópolis, RJ. ISBN 85-326-2123-6.

DORÉS, R. A importância do feedback na melhoria do desempenho. 2010. Disponível em: <https://www.infoq.com/br/news/2010/04/feedback-importancia-desempenho>. Acesso em:

08/01/2017.

ELLIS, R. Understanding second language acquisition. Oxford University Press, 1990.

HUIZINGA, J. HOMO LUDENS: O jogo como elemento da cultura. 5. ed. [S.l.]: Perspectiva, 2008. ISBN 8527300753.

JESUS, S. N. de. Desmotivação e Crise de Identidade na Profissão Docente. Katálysys, Florianópolis - SC, v. 7, n. 2, Jul/Dez 2004. Disponível em: <http://dialnet.unirioja.es/servlet/ fichero_articulo?codigo=2926117&orden=0>.

KAPP, K. M. The Gamification of Learning and Instruction: Game-Based Methods and Strategies for Training and Education. 1. ed. [S.l.]: Pfeiffer & Company, 2012.

KARP, H. The lost art of feedback. The 1987 Annual: Developing Human Resources., CA: University Associates„ San Diego, 1987.

LEE, H.; YIM, D. Y. A Study on the relationshipbetween educational achievement and emotional engagement in a gameful interface for vídeo lecture systems. In: 2012 International Symposium on Ubiquitous Virtual Reality. [s.n.], 2012. p. 34 – 37. Disponível em: <http://ieeexplore.ieee.org/document/6296804/?reload=true>. Acesso em: 15/07/2016.

LEMANN, F. Khan Academy. 2014. Disponível em: <http://www.fundacaolemann.org.br/khan- academy/>. Acesso em: 19/09/2017.

Referências 71

LIKERT, R. A technique for the measurement of attitudes. . Archives of Psychology, v. 22, 1932. Disponível em: <http://psycnet.apa.org/psycinfo/1933-01885-001>. Acesso em: 24/03/2017. MALONE, T. W. What makes things fun to learn? A study of intrinsically motivating computer games. 1980. Disponível em: <https://www.hcs64.com/files/tmstudy144.pdf>. Acesso em: 31/08/2017.

MALONE, T. W.; LEPPER, M. R. Making Learning Fun: A Taxonomy of Intrisic Motivations for Learning. APTITUDE, LEARNING, and INSTRUCTION, v. 3, p. 223 – 253, 1987. Disponível em: <http://ocw.metu.edu.tr/pluginfile.php/2340/mod_resource/content/0/ceit706/ week3/MakingLearningFun-ATaxonomyOfIntrinsicMotivationsForLearning.pdf>. Acesso em: 24/08/2017.

MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, p. 370 – 396, 1943. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/academia.edu.documents/34195256/A_ Theory_of_Human_Motivation_-_Abraham_H_Maslow_-_Psychological_Review_Vol_ 50_No_4_July_1943.pdf?AWSAccessKeyId=AKIAIWOWYYGZ2Y53UL3A&Expires= 1505933932&Signature=G69C56f0pvANJHCdEKd4wHK2bh4=&response-content- disposition=inline;filename=A_THEORY_OF_HUMAN_MOTIVATION.pdf>. Acesso em: 11/09/2017.

MAXIMIANO, A. M. A motivação dos professores. Londrina, PR, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/grupo-estudo/gaes/pages/arquivos/ GT4ArtigoAnaMariaAmotivacaodosprofessores.pdf>. Acesso em: 17/12/2016.

MCGONIGAL, J. Gaming can make a better world. 2010. Disponível em: <https://www.ted. com/talks/jane_mcgonigal_gaming_can_make_a_better_world?language=pt-br#t-31135>. Acesso em: 31/08/2017.

MCGONIGAL, J. A Realidade Em Jogo - Por Que Os Games Nos Tornam Melhores e Como Eles Podem Mudar o Mundo. 1. ed. [S.l.]: Best Seller, 2012.

MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do Aluno Durante o Processo de Ensino- Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, Londrina, PR, n. 1, Ago/Dez 2007. Disponível em: <http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf>. Acesso em: 20/08/2016.

MORY, E. H. Feedback research review. Handbook of research on educational communications and technology, Lawrence Erlbaum, Mahwah, p. 745 – 783, 2004.

MOYSÉS, M. H. F. Sensibilização e conscientização corporal do professor: influência em seus saberes e suas práticas pedagógicas. 2003. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) — Universidade Federal de Uberlândia.

PAIVA, V. L. M. de Oliveira e. Feedback em Ambiente Virtual. In: EDUCAT, 2003. Interação na aprendizagem das línguas. 2003. p. 219 – 254. Disponível em: <http://www.veramenezes.com/feedback.htm>. Acesso em: 07/01/2017.

PEIXOTO, M. M.; SILVA, C. Requisitos para Softwares Educacionais Gamificados: Uma Revisão Sistemática de Literatura. 2015.

PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo e Sonho, Imagem e Representação. 4. ed. [S.l.]: LTC, 2010. ISBN 9788521617617.

PINK, D. Motivação 3.0: Os novos fatores motivacionais para a realização pessoal e profissional. [S.l.]: Alta Books, 2010. ISBN 9788535235586.

PRAXEDES, A. P. P. et al. A Desmotivação Docente em Escolas da Rede Pública do Município de Teotônio Vilela-AL. In: V Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas (EPEAL). [s.n.], 2010. Disponível em: <http://dmd2.webfactional.com/media/anais/A-DESMOTIVACAO- DOCENTE-EM-ESCOLAS-DA-REDE-PUBLICA-DO-MUNICIPIO-DE-TEOTONIO- VILELA-AL.pdf>. Acesso em: 18/12/2016.

REVISTA NOVA ESCOLA. A educação vista pelos olhos do professor. 2007. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1554/a-educacao-vista-pelos-olhos-do-professor>. Acesso em: 26/08/2016.

ROCK, M. L. et al. Can You Hear Me Now? Evaluation of an Online Wireless Technology to Provide Real-Time Feedback to Special Education Teachers-In-Training. Teacher Education and Special Education, n. 32, p. 64 – 82, 2009. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0888406408330872>. Acesso em: 15/09/2017.

SCHEELER, M. C.; RUHL, K. L.; MCAFEE, J. K. Providing Performance Feedback to Teachers: A Review. Teacher education and special education, v. 27, n. 4, p. 396 – 407, 2004. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/088840640402700407>. Acesso em: 15/09/2017.

SCHELL, J. When games invade real life. 2010. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/ jesse_schell_when_games_invade_real_life>. Acesso em: 31/08/2017.

SEABRA, J. A. Entre a crise e a reforma: Avatares da educação em Portugal. In: A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL — anos 80/90. [S.l.]: Edições ASA, 1992.

SHAYON, S. Social Media Gamer Bunchball Adds Brand-Friendly Apps. 2011. Disponível em: <http://brandchannel.com/2011/08/24/social-media-gamer-bunchball-adds-brand-friendly-

apps/>. Acesso em: 01/09/2017.

SHELDON, L. The Multiplayer Classroom: Designing Coursework as a Game. 1. ed. [S.l.]: Cengage Learning PTR, 2011. ISBN 978-1435458444.

SOUSA, E. E. de. A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E O ENSINO TÉCNICO DO DF: UM MODELO PARA PROMOVER O FEEDBACK PARA PROFESSORES NAS SALAS DE AULA. 2015. 244 p. Tese (PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO) — UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Disponível em: <repositorio.unb.br/bitstream/10482/19587/1/2015_EmilioEvaristoSousa.pdf>. Acesso em:

07/08/2016.

STEMLER, L. K. Educational characteristics of multimedia: a literature review. Journal of Educational Multimidia and Hypermedia., v. 6, n. 3/4, p. 339 – 359, 1997.

STREET, J. Plinks: Aprender Brincando. 2014. Disponível em: <http://www.plinks.com.br/#/o- que-e>. Acesso em: 19/09/2017.

TAPIA, J. A.; FITA, E. C. A motivação em sala aula. O que é, como se faz. 7. ed. São Paulo, SP: Edições Loyola, 2006. ISBN 85-15-01846-2.

TAPIA, J. A.; MERINO, A. P. Motivar en el aula. [S.l.]: UNIVERSIDAD AUTONOMA DE MADRID SERV, 1990. ISBN 9788474772944.

Referências 73

VIGIL, N. A.; OLLER, J. Rule fossilization: a tentative model. Language Learning, v. 26, p. 281 – 295, 1976.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For The Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. [S.l.]: Wharton Digital Press, 2012.

WILLIAMS, R. L. Tell me how I’m doing. [S.l.]: AMACOM, 2005.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. 1. ed. O’Reilly Media, 2011. Disponível em: <http://www.gamification.co/>. Acesso em: 05/01/2017.

75

APÊNDICE A – MODELO DE CARTA DE ANUÊNCIA

CARTA DE ANUÊNCIA

Declaramos para os devidos fins, que aceitaremos o pesquisador DIEGO LEONARDO CHAVES SILVA, a desenvolver o seu projeto de pesquisa ANÁLISE DO IMPACTO DA

GAMIFICAÇÃO EM UM SISTEMA DE FEEDBACK CONTÍNUO DIGITAL DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR, que está sob a orientação do Prof. GIORDANO RIBEIRO

EULÁLIO CABRAL, cujo objetivo é analisar o impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação do professor, neste INSTITUTO FEDERAL DE

EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO.

A aceitação está condicionada ao cumprimento do Pesquisador aos requisitos da Resolução 196/96 e suas complementares, comprometendo-se a utilizar os dados e materiais coletados,

exclusivamente para os fins da pesquisa.

São Luís, _____/ ________/ __________.

APÊNDICE B – MODELO DO TERMO DE CONSENTIMENTO

LIVRE E ESCLARECIDO - TCLE PARA PARTICIPAÇÃO DE

PROFESSORES COMO SUJEITOS DE PESQUISA

Título do Projeto: ANÁLISE DO IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO EM UM SISTEMA DE FEEDBACK CONTÍNUO DIGITAL DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR.

TERMO DE CONSENTIMENTO

O(A) professor(a) está sendo convidado(a) a participar do estudo “ANÁLISE DO IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO EM UM SISTEMA DE FEEDBACK CONTÍNUO DIGITAL DE AVALIAÇÃO DO PROFESSOR”. Os avanços na área das ciências ocorrem através de estudos como este, por isso a participação do Professor é importante. O objetivo deste estudo é analisar o impacto da gamificação em um sistema de feedback contínuo digital de avaliação do professor, e

caso o(a) professor(a) participe, será necessário aplicar-lhe dois questionário para coleta de dados e coletar dados de avaliações dos alunos relativos a sua aula. Não será feito nenhum procedimento que traga qualquer desconforto ou risco à vida do professor. O nome do professor

não aparecerá em qualquer momento do estudo, pois ele será identificado por um número, não receberá dinheiro pela sua participação e nem terá despesas.

Eu,________________________________________, li e/ou ouvi o esclarecimento acima e compreendi para que serve o estudo e qual procedimento ao qual eu, professor, serei submetida(o). A explicação que recebi esclarece os riscos e benefícios do estudo. Sei que o meu nome não será divulgado, que não terei despesas e que não receberei dinheiro por participar do

estudo. Eu concordo com a minha participação no estudo. Por isso assino este Termo de Consentimento.

São Luís, _____/ ________/ __________.

77

APÊNDICE C – MODELO DO QUESTIONÁRIO INICIAL

Você utiliza meios alternativos para estimular os alunos durante as aulas? (Ex.: Dinâmica, jogos, debates, recursos tecnológicos.)

• Todas as aulas

• Algumas vezes

• Nunca utilizou

Você costuma ter feedback dos seus alunos sobre seu desempenho nas aulas?

• Sim

• Não

Em uma escala de 1 a 5, qual seria a importância de você receber feedback das suas aulas? * 1 - Inútil 5 - Muito Importante • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Você utiliza algum método para ter o feedback dos seus alunos em relação as suas aulas? *

• Sim

APÊNDICE D – MODELO DO QUESTIONÁRIO FINAL APLICADO

AO GRUPO DE CONTROLE 1

Em uma escala de 1 a 5, o que você achou de ficar sem o feedback dos seus alunos em relação as suas aulas através do sistema?

1 - Péssimo 5 - Ótimo • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Em uma escala de 1 a 5, você acredita que um método, ferramenta ou sistema, que reconheça e/ou recompense os professores mais bem avaliados ao final de um semestre, promovendo uma

disputa sadia entre os profissionais, possa ser eficiente para motivar e engajar no propósito de melhorar as aulas e, consequentemente, o ensino?

1 - Inútil 5 - Muito Importante • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

79

APÊNDICE E – MODELO DO QUESTIONÁRIO FINAL APLICADO

AO GRUPO DE CONTROLE 2

Em uma escala de 1 a 5, o sistema de feedbacks digital foi importante na sua motivação para dar aula? * 1 - Inútil 5 - Muito Importante • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Um sistema de feedbacks de forma manual teria a mesma importância? * 1 - Inútil 5 - Muito Importante • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Em uma escala de 1 a 5, você acredita que um método, ferramenta ou sistema, que reconheça e/ou recompense os professores mais bem avaliados ao final de um semestre, promovendo uma

disputa sadia entre os profissionais, possa ser eficiente para motivar e engajar no propósito de melhorar as aulas e, consequentemente, o ensino? *

1 - Inútil 5 - Muito Importante

• 2

• 3

• 4

81

APÊNDICE F – MODELO DO QUESTIONÁRIO FINAL APLICADO

AO GRUPO DE CONTROLE 3

Em uma escala de 1 a 5, quanto você acha importante a existência de um sistema que exiba o feedback de seus alunos sobre suas aulas? *

1 - Inútil 5 - Muito Importante • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Em uma escala de 1 a 5, quanto você ficou motivado em preparar e ministrar suas aulas após receber os feedbacks de seus alunos?

1 - Muito Desmotivado 5 - Muito Motivado • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Em uma escala de 1 a 5, quanto você se esforçou para ganhar as medalhas e ficar em 1º no TOP 3? *

1 - Muito Apático 5 - Muito Esforçado

• 2

• 3

• 4

• 5

Em uma escala de 1 a 5, você acredita que um método, ferramenta ou sistema, que reconheça e/ou recompense os professores mais bem avaliados ao final de um semestre, promovendo uma

disputa sadia entre os profissionais, possa ser eficiente para motivar e engajar no propósito de melhorar as aulas e, consequentemente, o ensino? *

1 - Muito Ineficiente 5 - Muito Eficiente • 1 • 2 • 3 • 4 • 5

Se você tivesse que escolher entre um sistema que lhe desse apenas o feedback simples dos seus alunos e o sistema que você utilizou, qual você preferia?

• Sistema apenas com feedback

• Sistema que foi utizado

Documentos relacionados