• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – ESTUDO EMPÍRICO

CAPÍTULO 6 – MÉTODO

5. Procedimentos de coleta e análise de dados referentes à abordagem qualitativa

5.1. Coleta de dados

No que concerne à abordagem qualitativa, os dados foram coletados em dois momentos. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa documental, com o objetivo de bem caracterizar o processo de aquisição de materiais e de contratação de serviços na seara pública, tanto em acepção ampla quanto com relação às suas especificidades na Câmara dos Deputados, seja em termos históricos, de normativos que o embasam, e de distribuição de competências intraorganizacional. O intuito da pesquisa documental foi o de descrever a história da organização, fundamentar a proposição do modelo de estudo e possibilitar a construção de um roteiro de entrevista.

A coleta de dados secundários deu-se mediante pesquisas realizadas na internet, valendo- se, ainda, e de modo recorrente, das informações e das ferramentas de busca disponibilizadas na rede interna (intranet) da Câmara dos Deputados.

Em um segundo momento, a coleta de dados primários deu-se por meio de entrevistas individuais e semiestruturadas. As entrevistas foram gravadas em arquivos de áudio digitais para fins de posterior transcrição e tratamento dos dados.

Considerando-se a transversalidade do processo em estudo, não foi possível a delimitação de fronteiras afetas a determinada unidade administrativa da Câmara dos Deputados (por exemplo, um departamento ou coordenação específica). Dessa forma, a seleção da amostra de

pesquisa foi efetuada considerando os diversos papeis envolvidos no processo, representados na Figura 15.

Figura 15. Papeis envolvidos no processo de compra e contratação, na Câmara dos

Deputados

Fonte: elaborado pelo autor.

Os papeis identificados são descritos no Quadro 33.

Quadro 33. Descrição dos papeis envolvidos no processo de compra / contratação, na

Câmara dos Deputados

Papel Descrição

Cliente Responsável pela solicitação de material ou de serviço.

Especificador Responsável pela identificação das características técnicas do material ou serviço pleiteado pelo cliente.

Responsável pela instrução do processo

Responsável pelas etapas da fase interna do processo de compra / contratação, abrangendo: orçamentação, definição do rito de compra, elaboração de minutas de instrumentos convocatórios e de contratos, seleção de fornecedor / prestador de serviço (no caso de dispensa de licitação), elaboração da instrução relativa à inexigibilidade de licitação. Ainda, é responsável pelas atividades operacionais da fase externa das licitações.

Assessor jurídico Responsável pela análise da instrução do processo, no que concerne ao atendimento aos preceitos legais que antecedem a autorização de determinado procedimento licitatório ou a autorização de despesa em si.

Ordenador de

despesas Responsável pelas autorizações do procedimento licitatório e das despesas. Responsável pela

liquidação / pagamento

Responsável pelas fases finais da despesa pública, formadas pela verificação do ateste na nota fiscal / fatura pelo cliente e pelo pagamento final ao contratado. Fonte: elaborado pelo autor.

Dessa forma, na seleção da amostra para as entrevistas, buscou-se contemplar representantes dos diversos papeis envolvidos no processo, havendo concentração no papel referente à responsabilidade pela instrução (ver Quadro 33), pressupondo-se que tais indivíduos deteriam visão sistêmica do rito, sendo capazes de contribuições mais ricas. Ademais, houve a preocupação de se entrevistarem apenas servidores com mais de cinco anos

Cliente Especificador Responsável pela instrução do processo Assessor jurídico Ordenador de despesas Responsável pela liquidação / pagamento

de vivência no processo de compras / contratações, o que contribuiria para a maturidade de suas visões analíticas.

Foram realizadas 8 (oito) entrevistas, no total, durante a primeira quinzena de outubro de 2015. Todas foram realizadas presencialmente, nas dependências da Câmara dos Deputados, em Brasília. O processo de coleta de dados contou com a permissão institucional do órgão, bem como com a permissão individual dos entrevistados, inclusive para a gravação.

O critério empregado para a definição do número de entrevistas foi o de disponibilidade dos servidores, conforme agenda da organização. Os dados básicos dos indivíduos entrevistados (lotação, papel desempenhado no processo e faixa etária) são apresentados no Quadro 34. Todos os entrevistados detinham especialização como nível de escolaridade.

Quadro 34. Dados básicos dos indivíduos entrevistados

Entrevistado Lotação Papel Faixa etária

E1 Coordenação de Compras Especificador / Responsável pela instrução do processo 35 – 39 anos E2 Diretoria Administrativa Assessoria jurídica 45 – 49 anos

E3 Seção de Aquisições Cliente / Responsável pela instrução do processo 40 – 45 anos

E4 Seção de Registro de Preços Responsável pela instrução do processo 35 – 40 anos E5 Seção de Aquisições Cliente / Responsável pela instrução do processo 30 – 35 anos

E6 Seção de Registro de Preços Responsável pela instrução do processo 50 – 55 anos E7 Seção de Liquidação Cliente / Responsável pela liquidação - pagamento 40 – 45 anos

E8 Seção de Controle Cliente / Responsável pela liquidação - pagamento 45 – 49 anos Fonte: elaborado pelo autor.

Entre as características da entrevista semiestruturada, Triviños (1987) ressalta sua capacidade de manter a presença consciente e atuante do pesquisador no processo de coleta de informações, além de favorecer “não só a descrição dos fenômenos sociais, mas também sua explicação e a compreensão de sua totalidade” (TRIVIÑOS, 1987, p. 152).

No decorrer das entrevistas, procurou-se seguir as orientações de Bourdieu (1999) no que tange à interação entre pesquisador e pesquisado, quais sejam:

 Diminuir a distância entre o pesquisador e o entrevistado, seja em termos de nível de linguagem ou de se situar mentalmente no lugar que o pesquisado ocupa no espaço social;

 Uso do roteiro como apoio e não como linha condutora rígida no processo de interação. Por vezes, ainda, as perguntas do roteiro, “sempre abertas e múltiplas”, foram efetivamente “reduzidas a uma atenção silenciosa”, no intuito de “tornar conscientes as disposições primárias socialmente constituídas” (BOURDIEU, 1999, p. 705 – 706);

 Sempre que possível, as intervenções na entrevista foram efetuadas na “forma de maiêutica” (BOURDIEU, 1999, p. 706);

 As entrevistas foram iniciadas com uma pergunta que suscitava ao pesquisado relembrar parte de sua trajetória profissional na organização, na tentativa da obtenção de uma narrativa natural que pudesse estender-se ao restante da interação pesquisador- pesquisado.

O roteiro de entrevista (apresentado no Apêndice A) foi elaborado considerando três aspectos principais, a saber: (i) as categorias de análise da cultura organizacional identificadas por Souza (2009) a partir de D’Iribarne (1989), discutidas no Capítulo 2 desta tese, relativas a práticas conduzidas no âmbito do processo de aquisições e contratações na Câmara dos Deputados; (ii) o desempenho no processo em estudo, e (iii) a inovação processual.

Relevante assinalar que o roteiro de entrevista abordou tais aspectos não de forma estanque, mas inter-relacionando-os, no sentido de buscar do entrevistado sua percepção sobre a relação entre a prática e o desempenho do processo de aquisições e contratações. No Quadro 35, os tópicos do roteiro são relacionados aos aspectos citados.

Quadro 35. Relação entre tópicos do roteiro de pesquisa e os aspectos teóricos principais

abordados.

PRÁTICAS

Categoria de análise Tópicos relacionados

Senso de dever

 Falar sobre o compromisso dos profissionais com o trabalho desenvolvido no processo de compras e contratações.

 (Relação com o desempenho) Falar sobre a relação entre o compromisso dos profissionais e o resultado do processo de aquisições (qualidade dos bens e serviços / preço final / prazo para a conclusão do processo).

Relações de autoridade

 Falar a respeito da relação entre os diferentes níveis de gestão que atuam no processo de aquisições e contratações.

 Explicar como se dá o processo de tomada de decisão e o controle nesse processo.

 (Relação com o desempenho) Falar sobre a relação entre relações de autoridade e o desempenho do processo de aquisições (qualidade dos bens e serviços / preço final / prazo para a conclusão do processo).

PRÁTICAS

Categoria de análise Tópicos relacionados

responsabilidades contratações (segundo critérios normativos, por fidelidade, por amizade, por interesses individuais).

 Em sua opinião, as responsabilidades, na instrução do processo de aquisições, são definidas claramente? Explique

 (Relação com o desempenho) Falar sobre a relação entre a definição de responsabilidades e o desempenho do processo de aquisições (qualidade dos bens e serviços / preço final / prazo para a conclusão do processo).

Regulação

 Explicar como se dá o cumprimento de regras e de acordos entre os setores e entre os indivíduos envolvidos no processo de aquisição (de maneira estrita / flexibilização conforme interesses individuais).

 (Relação com o desempenho) Falar sobre a relação entre o modo de cumprir as regras e o desempenho do processo de aquisições.

Recompensas e Punições

 Falar sobre a concessão de benefícios ou a aplicação de punições em termos de comportamentos exercidos na instrução dos processos de aquisição / contratação.  Falar sobre o investimento da organização na capacitação dos profissionais que

atuam no processo de aquisição / contratação.

 Falar a respeito dos critérios para a nomeação das chefias que atuam no processo de aquisições e contratações.

 (Relação com o desempenho) Falar sobre a relação entre sanções e recompensas e o desempenho do processo de aquisições (qualidade dos bens e serviços / preço final / prazo para a conclusão do processo).

Percepção do controle

 Como se dão as atividades de controle e monitoramento que agem sobre o processo de aquisições e contratações? E sobre trabalho específico do(a) entrevistado(a) (rotinas, horários, práticas)?

 (Relação com o desempenho) Falar sobre a relação entre o controle individual e processual no desempenho dos processos de aquisições e contratações (qualidade dos bens e serviços / preço final / prazo para a conclusão do processo).

Qualidade da cooperação

 Definir como se dão as relações entre funcionários na instrução dos processos de aquisição / contratação (nível de colaboração, conflitos, atuação como equipe).  (Relação com o desempenho) Falar sobre a influência das relações entre os

funcionários e o desempenho do processo de aquisições/contratações.

DESEMPENHO

 Falar sobre a qualidade dos bens e serviços adquiridos / contratados pela Câmara dos Deputados;

 Falar sobre o custo dos bens e serviços adquiridos / contratados pela Câmara dos Deputados (preços elevados ou econômicos em face do mercado);

 Falar sobre o intervalo temporal para a conclusão de um processo de aquisição / contratação (satisfatório ou não).

 Em sua opinião, a introdução do termo de referência eletrônico, a padronização na aplicação de sanções, as alterações legais ou outras modificações melhoraram o processo de aquisição / contratação nos últimos anos? Explique.

INOVAÇÃO

 Falar sobre eventuais mudanças implementadas no processo de aquisição / contratação nos últimos anos (mudanças na legislação, na forma de instrução, na relação com fornecedores, na padronização de documentos, no SIGMAS etc.)

 Em sua opinião, essas mudanças geraram melhorias (qualidade do objeto / diminuição de prazos / menores preços finais)? Explique.