• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II – Metodologia da pesquisa

2.1 Coleta de dados

Explicitaremos nesta seção o percurso realizado para a coleta de dados e esclareceremos que houve uma primeira intenção que necessitou ser revista devido à quantidade obtida de questionários respondidos por professores formadores e estudantes de Letras/Espanhol.

O primeiro objetivo desta pesquisa foi realizar um panorama sobre a formação leitora de estudantes de Letras/Espanhol a fim de verificar como ela se construía/constituía e quais seriam suas possíveis influências no ensino de leitura em espanhol no ensino médio. Para isso realizamos nossos primeiros contatos com os possíveis participantes da pesquisa.

Nesses contatos a pesquisadora apresentou-se e explicou a intenção da investigação, disponibilizando-se para eventuais esclarecimentos. O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)28 foi enviado por correio eletrônico, no qual explicava formalmente o objetivo do trabalho e solicitava a permissão para a utilização das informações obtidas por meio do questionário.

28 Conselho Nacional de Saúde, Resolução 196, 10/10/1996, IV: toda pesquisa deve ter consentimento livre e esclarecido dos sujeitos que aceitem dela participar.

57

Desde o início, as pessoas que aceitaram corroborar com esta investigação foram receptivas, enviando emails que manifestavam interesse não só pelo fato de participar de uma pesquisa, mas por causa da temática da mesma. Consideramos essa receptividade um fator importante para nosso trabalho, pois julgamos ser tal esforço um compromisso com a formação inicial e continuada.

Entre os meses de abril a julho de 2010 contatamos trinta e duas (32) instituições de ensino superior públicas e privadas de vários Estados do Brasil29. De todas obtivemos respostas de onze (11) instituições, o que resultou no contato direto com quarenta e dois (42) professores formadores. Dentre esses profissionais contatados, dezoito (18) professores responderam que participariam da pesquisa. Desses dezoito, recebemos o questionário respondido de doze (12) professores30. O contato com os estudantes de graduação foi mais difícil devido ao fato de que a Coordenação dos respectivos cursos precisava autorizar e disponibilizar o email dos alunos. Conseguimos esses contatos em quatro (4) universidades totalizando cinquenta e cinco (55) emails de estudantes. Desse total, obtivemos confirmação de participação de quatorze estudantes (14), e recebemos doze (12) questionários preenchidos. Entre professores e estudantes, totalizaram-se 24 participantes na pesquisa. Com este resultado consideramos o número total de participantes relativamente baixo para o objetivo inicial da pesquisa: construir uma visão panorâmica da formação leitora dos estudantes de licenciatura em Letras/Espanhol.

Diante desse fato resolvemos rever o objetivo e a metodologia iniciais, pois pretendíamos explorar os dados obtidos de uma forma que nosso trabalho correspondesse aos conceitos de generalização, validade e confiabilidade de uma pesquisa. Após isso, decidimos qual seria o critério de escolha dos questionários que fariam parte do estudo e análise, pois, o número e a diversidade da procedência dos participantes, como demonstra o quadro a seguir, foram variados.

29 Uma universidade do Estado de São Paulo respondeu ao nosso primeiro contato para explicar que o Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol só tinha uma turma de segundo período e por isso não se encaixava no perfil desta pesquisa. Um professor de uma universidade pública do Estado de Santa Catarina escreveu-nos dizendo que tinha se aposentado. Dois professores, um de uma universidade pública do Estado de Goiás e outro de uma universidade particular de Minas Gerais, que haviam aceitado participar escreveram-nos para dizer que se encontravam impossibilitados de responder ao questionário por motivos particulares.

30A nossa intenção era contatar professores da área/curso de espanhol independentemente das disciplinas nas quais atuavam: Linguística, Literatura e/ou Língua. No entanto, obtivemos resposta positiva de participação apenas de um professor de Literatura Espanhola e de um professor de Linguística. Esse dado também influenciou na direção de nosso trabalho.

58

Quadro 1 – Participantes por Universidade Participa

ntes Universidade 1 Universidade 2 Universidade 3 Universidade 4 Universidade 5 Universidade 6 Universidade 7 Total

Estudante s

5 Não Não 4 3 Não Não 12

Professor

es 4 1 1 Não 3 2 1 12

Consideramos que a instituição com maior número de participantes entre professores formadores e alunos poderia tornar o trabalho de análise mais rico. Restringimos nossa análise a uma universidade brasileira da qual participaram cinco estudantes de último período/ano e quatro professores formadores, a Universidade 1.

Conforme Nunan (1992)31 apud Borges (2009) para que uma atividade possa ser compreendida como pesquisa necessita de (1) questão/hipótese/problema, (2) dados e (3) análise e interpretação de dados. O problema norteador desta pesquisa refere-se à formação inicial do professor de espanhol, em particular a formação leitora do estudante de Letras/Espanhol e sua posterior atuação no ensino de leitura em espanhol no ensino básico em escolas brasileiras. A fim de coletar dados para estudar esse problema, optamos por trabalhar com: (1) pesquisa documental: a. Resoluções CNE/CP1, 18/02/2002; CNE/CP2, 19/02/2002; CNE/CES18, 13/03/200232; b. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Conhecimentos de Língua Estrangeira e Conhecimentos de Espanhol; c. Projeto Pedagógico de Curso e ementas33 das disciplinas lecionadas pelos professores participantes da pesquisa; (2) questionários semiestruturados enviados via correio eletrônico para professores formadores de língua espanhola e estudantes de licenciatura em Letras/Espanhol cursando o último ano e/ou período34. A análise e interpretação dos dados estão apresentadas no capítulo III. Portanto, nosso trabalho atende aos requisitos estabelecidos por Nunan (2002).

Investimos nossos esforços na pesquisa documental e optamos por estudar alguns documentos que, direta e/ou indiretamente, regulam os cursos de Letras. A análise e a reflexão desses documentos foram ampliadas pelas respostas dos participantes aos questionários. Nosso objetivo passou a ser o de contribuir com uma reflexão crítica sobre a formação leitora dos futuros professores de língua espanhola.

31 NUNAN, D. Research methods in language learning. United States of America: Cambridge University Press, 1992.

32 Em anexo.

33 Serão explicitadas no capítulo III – Análise dos dados.

34 A data referente ao último ano e/ou período de curso é o primeiro semestre de 2010 quando foram enviados os questionários aos participantes da pesquisa.

59

A análise documental é um tipo de estudo descritivo ―que fornece ao investigador a possibilidade de reunir uma grande quantidade de informação‖ (TRIVIÑOS, 1987, p. 109). Essa coleta de dados é realizada primordialmente a partir de documentos escritos ou não, denominados por Lakatos (1991) como fontes primárias.

Conforme Sá-Silva et al, 2009, p. 4:

Quando um pesquisador utiliza documentos objetivando extrair deles informações, ele o faz investigando, examinando, usando técnicas apropriadas para seu manuseio e análise; segue etapas e procedimentos; organiza informações a serem categorizadas e posteriormente analisadas; por fim, elabora sínteses, ou seja, na realidade, as ações dos investigadores – cujos objetos são documentos – estão impregnadas de aspectos metodológicos, técnicos e analíticos.

A análise que realizamos (capítulo III) sobre os documentos selecionados nesta pesquisa comprova o trabalho de seleção e organização de informações, de etapas e procedimentos a cumprir. Consideramos que a utilização de documentos em pesquisa é importante, pois, estes são fontes de dados históricos, os quais refletem visões de mundo e época distintas, bem como podem evidenciar valores que regem determinadas épocas, culturas e grupos sociais diversos. Como nosso intuito principal foi investigar as concepções de leitura e leitor presentes em diversos documentos parametrizadores da formação inicial de professores, cremos que a escolha pela pesquisa documental nos forneceu dados relevantes para o objetivo proposto neste trabalho. O esforço da análise, bem como seus limites, é primordialmente nosso. A análise e a interpretação foram realizadas a partir da triangulação dos dados obtidos na pesquisa documental e nos questionários destinados a professores formadores e estudantes de Letras/Espanhol com base na fundamentação teórica exposta no capítulo I.

Toda pesquisa acadêmica preza pela discrição em relação à identidade daqueles que colaboram, por isso, os nomes dos participantes foram substituídos por códigos. Os professores serão denominados P1, P3, P4 e P5 e os estudantes E2, E6, E7, E9 e E1235. A instituição da qual os sujeitos da pesquisa pertencem será identificada por UB (Universidade Brasileira).