• Nenhum resultado encontrado

3. SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

5.5 COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A coleta dos dados utilizados para se atingir os objetivos propostos nesta pesquisa inclui o levantamento de documentação relativa a cada uma das empresas e do setor em que se encontram inseridas. Na pesquisa documental a fonte principal de coleta dos dados está concentrada em documentos das próprias empresas, ou seja, fontes primárias de dados.

Marconi (2002), identifica como fonte de dados seis tipos básicos de documentos escritos: documentos oficiais, publicações parlamentares, documentos jurídicos, fontes estatísticas, publicações administrativas e documentos particulares. Os documentos utilizados como fonte de dados nessa pesquisa se caracterizam, em sua maioria, como publicações administrativas das empresas pesquisadas. Constituem-se em relatórios diversos, revistas e jornais de publicação interna, circulares e normas das empresas. Assim, os arquivos particulares das três empresas objeto da pesquisa são utilizados como fontes da documentação (fontes primárias) a ser analisada.

As publicações administrativas algumas vezes são utilizadas pelas empresas para promover sua imagem junto a clientes e ao mercado. Como conseqüência, para a análise dessa documentação, deve ser considerado também o contexto em que cada documento foi emitido.

Esta documentação permite identificar as transformações a que foram submetidas as empresas ao longo de sua existência, condição fundamental para os objetivos desta pesquisa e premissa básica do método de pesquisa adotado – estudo de caso. As demais informações necessárias para a análise pretendida são

obtidas de entrevistas realizadas com profissionais que atuam nas organizações objeto de análise, cujo roteiro se encontra em anexo. A Figura 6 apresenta a relação existente entre as perguntas da investigação e os objetivos estabelecidos para a pesquisa.

Os dados coletados nas entrevistas estão organizados de forma a possibilitar a identificação dos perfis das empresas após o processo de privatização a que foram submetidas. É utilizada a técnica de análise de conteúdo para a análise dos dados coletados. Segundo Richardson (1999), a análise de conteúdo é uma técnica particularmente utilizada para a análise de informações qualitativas. A análise de conteúdo permite encontrar respostas para questões formuladas e, também, confirmar ou não afirmações estabelecidas antes do trabalho de investigação (MINAYO, 2001).

PERGUNTAS DA ENTREVISTA

a. Caracterizar o setor elétrico, sua legislação e o novo modelo institucional b. Estabelecer as dimensões fundamentais para a análise de sistemas de controle de gestão das empresas

c.Identificar o perfil das três empresas d. Analisar os sistemas de controle de gestão das empresas, a partir da estrutura de referência proposta e. Identificar a influência da privatização nos sistemas de controle de gestão das empresas 1. Como era o relacionamento de sua empresa com os órgãos

responsáveis pela coordenação do setor elétrico, a exemplo de Ministério da Minas e Energia e Eletrobras, antes da privatização?

2. Você identifica alguma alteração na forma como a sua empresa tem trabalhado esta relação após a privatização? 3. Qual a sua opinião sobre a forma como a empresa se relacionava com seus clientes, fornecedores e sociedade, antes da privatização?

4. Como é a relação atual de sua empresa com clientes, fornecedores e sociedade?

5. Como você vê a atuação da empresa com relação ao tema responsabilidade social?

6. Como era o comportamento da empresa com relação ao tema responsabilidade social, antes de sua privatização?

7. Após a privatização, houve alterações dos principais valores e políticas implementadas na organização na busca de seus objetivos?

8. Você conhece as principais estratégias e Objetivos atuais da empresa?

9. Antes da privatização, você conhecia os principais Objetivos e metas da empresa?

10. Antes da privatização, você sabia como deveria se comportar para crescer profissionalmente na empresa?

11. Atualmente, você sabe como deve se comportar na empresa para poder crescer profissionalmente?

12. Antes da privatização, como você sabia se estava se comportando adequadamente dentro da empresa? 13. Qual sua opinião sobre esta questão, atualmente? 14. Qual a sua opinião sobre o comportamento dos principais líderes organizacionais antes da privatização da empresa? 15. Após a privatização, houve mudanças nos comportamentos dos Líderes da empresa?

16. Como a sua empresa trabalhava a resolução de problemas e implantação de melhorias/inovações organizacionais, antes de sua privatização?

17. Após a privatização, houve mudanças na forma como a empresa discute e soluciona os seus principais problemas?

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Figura 6 – Relação entre perguntas das entrevistas e objetivos específicos da pesquisa

Assim, os dados são organizados utilizando-se como referência os conceitos estabelecidos pelo modelo de análise proposto no capítulo 4. A análise dos dados coletados permite identificar, para cada uma das empresas e das dimensões analisadas, qual a aderência dos sistemas de controle de gestão das empresas analisadas à estrutura de referência proposta e o impacto do processo de privatização sobre esses sistemas.

Segundo Minayo (2001), na primeira fase da análise de conteúdo deve-se organizar o material a ser analisado. O objetivo desta fase é facilitar o processo de análise que se desenvolve em seguida. Para facilitar o entendimento das transformações impostas a cada uma destas empresas, os dados da investigação relativos às dimensões estabelecidas pela estrutura de referência proposta e as suas respectivas análises (comentários) são organizados de forma sintética. O Quadro 3 apresenta a estrutura utilizada para esta classificação.

ASPECTOS

ANALISADOS Antes da privatização Após a Privatização Comentários

INTERAÇÃO INTERNA E EXTERNA VARIÁVEIS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS CULTURA ORGANIZACIONAL IMAGEM ORGANIZACIONAL REGULAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL

FOCO DEFINIDO E VISÃO COMPARTILHADA CRITÉRIOS DE SUCESSO E ESTÍMULO AO COMPORTAMENTO DESEJADO ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO LIDERANÇA APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

Quadro 3 – estrutura utilizada para tratamento dos dados coletados

A análise dos resultados obtidos em cada uma das empresas pesquisadas é fundamental para a obtenção das respostas pretendidas pela pesquisa. Através

desta análise, será possível identificar e estabelecer semelhanças e diferenças entre as empresas pesquisadas e verificar a aderência da estrutura de referência conceitual proposta à realidade das empresas.

Para tanto, são realizadas análises comparativas para cada uma das dimensões estabelecidas pelo modelo de análise adotado. As informações relativas às transformações implementadas em cada uma das empresas após a privatização são organizadas em um mesmo quadro, adotando-se como referência os conceitos estabelecidos pela estrutura de referência (Quadro 4).

A organização das informações como apresentado no Quadro 4 facilita a análise comparativa dos reflexos da privatização sobre o controle de gestão das três empresas e a verificação da aderência dos novos perfis dos sistemas de controle de gestão à estrutura de referência proposta.

Coelba Celpe Cosern

INTERAÇÃO INTERNA E EXTERNA VARIÁVEIS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS CULTURA ORGANIZACIONAL IMAGEM ORGANIZACIONAL REGULAÇÃO RESPONSABILIDADE SOCIAL FOCO DEFINIDO E VISÃO COMPARTILHADA CRITÉRIOS DE SUCESSO E ESTÍMULO AO COMPORTAMENTO DESEJADO ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO LIDERANÇA APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

ASPECTOS ANALISADOS EMPRESAS

Quadro 4 – Impacto da privatização sobre o controle de gestão das empresas

No Quadro 5 podem ser observados os principais aspectos analisados para cada um dos conceitos que compõem a estrutura de referência proposta.

Quadro 5 – Critérios para análise dos dados coletados

A identificação dos principais aspectos a serem observados na investigação, com relação a cada um dos conceitos definidos na estrutura de referência proposta, assegura que tal análise se concentre nos aspectos mais significativos para a obtenção das respostas que motivaram a pesquisa. No capítulo seguinte são caracterizadas algumas limitações da pesquisa.

TEMAS ANALISADOS Principais aspectos a serem observados INTERAÇÃO INTERNA E

EXTERNA

Mecanismos de estímulo à interação interna e externa implementados pela organização

VARIÁVEIS TANGÍVEIS E INTANGÍVEIS

Principais variáveis estratégicas acompanhadas pela organização.

CULTURA ORGANIZACIONAL

Valores e políticas disseminadas pela organização na busca de seus objetivos.

IMAGEM ORGANIZACIONAL

Procedimentos implementados pela organização no

relacionamento com seus clientes, fornecedores, empregados e sociedade.

REGULAÇÃO

Comportamento da organização no tratamento de temas relacionados à regulação do setor.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Procedimentos implementados pela organização no sentido de atender aos interesses da sociedade.

FOCO DEFINIDO E VISÃO COMPARTILHADA

Existência de visão e objetivos claramente definidos e compartilhados na organização

CRITÉRIOS DE SUCESSO E ESTÍMULO AO

COMPORTAMENTO DESEJADO

Existência de critérios para identificar e estimular comportamentos desejados na organização

ACOMPANHAMENTO SISTEMÁTICO

Como se realiza o acompanhamento dos aspectos considerados estratégicos para a organização

LIDERANÇA

Envolvimento da alta administração na identificação e implementação das principais diretrizes organizacionais.

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

Mecanismos utilizados pela organização como forma de promover a aprendizagem organizacional.