• Nenhum resultado encontrado

A presente pesquisa coletou seus dados por meio do seguinte: a) Pesquisa bibliográfica

A coleta de dados foi realizada em livros, artigos científicos, teses e dissertações, periódicos científicos e Internet. Uma vez escolhido o tema, foi feito levantamento bibliográfico preliminar, de modo a permitir a formulação do problema e a delimitação da pesquisa. À medida que avançava, fez-se necessária a ampliação das fontes, de modo a possibilitar a formulação de respostas adequadas ao problema. A partir disso, foram utilizadas referências bibliográficas obtidas em artigos científicos, livros, teses e dissertações.

As leituras foram retomadas na fase de tratamento de dados. Nesta fase, as leituras tiveram como objetivo a seleção de material e a dedicação de atenção mais aprofundada a este material. Ao longo dessa fase e de fases posteriores, o material selecionado foi continuamente confrontado com o os encaminhamentos surgidos na pesquisa, a fim de proceder à verificação do cotejo entre a pesquisa e os dados extraídos do material bibliográfico. Só então foram recortados, organizados e sumarizados os tópicos considerados relevantes para a formação do referencial teórico. Deste ponto em diante, procurou-se estabelecer as relações existentes entre os diversos textos e material utilizados, determinando os seus pontos em comum e os seus pontos de divergência.

b) Pesquisa documental

Os dados foram coletados em documentos disponibilizados por órgãos públicos, comitês e associações que atuam na região pesquisada. Foram analisados documentos, tais como: Termo de Ajuste de Conduta de Ilha Grande, pautas e atas

de reuniões da Associação de Meios de Hospedagem da Ilha Grande e do projeto Unir e Vencer (Sebrae/Senac), bem como relatórios do projeto Unir e Vencer.

Posto que tais documentos ainda não haviam recebido qualquer tipo de análise, foi feita análise pormenorizada de seus conteúdos. A leitura inicial foi sumária, de modo a considerar a relevância do conteúdo. Uma vez reconhecida sua relevância, fez-se uma segunda leitura, de modo a identificar as qualificações subjetivas dos atores (nas atas e relatórios), bem como aquilo que porventura tivesse como intenção a minimização ou maximização de problemas. A partir daí, o material sofreu uma análise mais aprofundada e foi, simultaneamente, confrontado com o material proveniente da pesquisa bibliográfica.

c) Pesquisa de campo

A coleta de dados no campo foi feita através de entrevistas gravadas em fitas mini-cassete. As entrevistas deram-se individualmente e as questões foram estabelecidas anteriormente sob a forma de tópicos, adaptados previamente às características sociais e culturais do entrevistado. O objetivo foi fazer com que todos os entrevistados percorressem todos os aspectos das questões. A diferença fundamental nas entrevistas ficou, portanto, por conta de variações na formulação, de modo a tornar a questão adequada ao perfil sócio-cultural do entrevistado. Além disso, foram eventualmente incluídas questões sugeridas pela própria fala do entrevistado, que pareceram relevantes para a pesquisa e não tinham sido formuladas.

A opção pela entrevista, ao invés do questionário, deu-se em função de dois aspectos. O primeiro é que o nível intelectual de parte expressiva do público pesquisado não lhes permitiria a formulação de respostas que atendessem à demanda da pesquisa. O segundo aspecto é que a entrevista, à proporção que

avança, deixa o entrevistado mais à vontade para se alongar no tema, bem como permite a apreensão, por parte do pesquisador, de aspectos comportamentais e emocionais que interfiram no conteúdo de sua explanação.

As entrevistas gravadas o foram por autorização dos entrevistados. Foi feita uma entrevista por e-mail e uma por internet, em ambos os casos por circunstâncias que impossibilitaram os entrevistados de manterem contato pessoal com o pesquisador. Além disso, foram feitas entrevistas que não foram gravadas e, por isso, não foram utilizadas diretamente na formulação de resultados, mas que contribuíram para a formação do quadro do local pesquisado.

Quanto à técnica, as entrevistas eram abertas solicitando-se ao entrevistado que explanasse sua visão do fenômeno turístico na Ilha Grande. Em seguida, as perguntas dirigiam-se ao campo de atuação do entrevistado ou à sua área de interesse. Por exemplo, para os moradores e nativos, eram feitas indagações acerca de empregos e da presença de pessoas estranhas em seus locais de moradia; já para empresários, empregados e trabalhadores do turismo, foram formuladas questões relativas, por exemplo, à sazonalidade. Algumas questões foram dirigidas a todos os grupos, como, por exemplo, aquelas questões relativas à infra-estrutura.

Uma vez feitas as entrevistas, seu conteúdo foi transcrito de maneira literal em texto com perguntas e respostas. O conteúdo das respostas foi classificado e recortado pelos grupos de assuntos, de acordo com a seguinte tabela, de modo a possibilitar a análise:

Tabela nº 02: Análise das entrevistas

DIMENSÃO LEGENDA

Sustentabilidade Econômica A

Origem do capital e retenção de receita A.1

DIMENSÃO LEGENDA

Geração de renda e arrecadação A.3

Turismo como monoproduto A.4

Sustentabilidade Espacial B

Sobrecarga de infra-estrutura existente B.1

Assentamentos humanos B.2

Promoção da paisagem B.3

Usos de áreas de lazer e sítios turísticos B.4

Sustentabilidade Cultural C

Aculturação e corrupção de valores C.1

Ações racistas ou xenofóbicas C.2

Atrações turísticas de produção local e autóctone C.3

Padrões de construção C.4

Sustentabilidade Social D

Participação no planejamento D.1

Geração de empregos e postos de trabalho D.2

Sazonalidade D.3

Prostituição, turismo sexual e violência D.4

Declínio da auto-estima D.5

Segregação e exclusão social D.6

Sustentabilidade Ambiental E

Consciência ecológica E.1

Superprodução de lixo e esgoto E.2

Poluição sonora E.3

Uso adequado do solo E.4

Uso excessivo dos recursos naturais E.5

Coleta de vida selvagem E.6

Estradas e trilhas em áreas naturais E.7

Uma vez classificados, recortados e agrupados os conteúdos coletados, sua interpretação foi feita a partir da articulação dos resultados com a base teórica.

d) Estudo de caso

Quanto ao estudo de caso, primeiramente cabe ressaltar que foi observado rigorosamente o limite de abrangência do local pesquisado, ou seja, o desenvolvimento sustentável do turismo na Vila do Abraão. Quanto à coleta e

tratamento dos dados do estudo de caso, trata-se do que foi visto ao longo do presente capítulo.