• Nenhum resultado encontrado

com função RSS ativada

No documento Descrição do sistema do reboque EBS D (páginas 30-33)

Parametrização do fim de linha necessária:

Para cobrir uma área de pneus, é permitido instalá-los até 8% menores dos que já foram parametrizados. O número de dentes da roda dentada deve corresponder, no entan- to, a do pneu instalado.

Os valores para o perímetro do pneu admissível e os da- dos ALB figuram no cálculo de freios da WABCO.

Não é possível instalar um pneu de maior tamanho que o parametrizado.

5.4

Posição de montagem do modulador EBS

∆ X [mm] ∆ Y [mm] D a D b D J 480 102 000 0 480 102 000 0 480 102 014 0 480 102 015 0 ±15° ±15° ±15° 480 102 014 0 480 102 015 0 (RSS ativado) ± 2000 ± 300 ±15° ±3° ±3° Z Y X

Centro do suporte do eixo

X

Y

± ∆ a ± ∆ b

± ∆ X

± ∆ Y ± ∆ 

Área de aplicação da função RSS:

Os veículos com semirreboque e reboque de eixo cen- tral das classes O3 e O4, conforme a 70/156/CEE ou de acordo com o anexo 7 da “Consolidated Resolution on the Construction of Vehicles (R.E.3)” com as configurações do sistema 2S/2M, 2S/2M+SLV, 4S/2M e 4S/3M.

Em veículos com eixo autodirecional, a função RSS é per- mitida somente em conexão com um 2S/2M+SLV (eixo di- recional regulado por uma válvula Select-Low) ou sistema EBS/ABS 4S/3M (eixo direcional MAR regulado).

No anexo “3.5 Roll Stability Support - Função (RSS)” foi resumido em tabelas a área de aplicação.

Tamanhos mínimos para o reservatório de alimenta­ ção

O anexo 10 inclui uma lista dos tamanhos mínimos de reservatórios necessários em veículos rebocados do tipo standard.

O termo “Diagnóstico” compreende as seguintes tarefas: • Parametrização do sistema

• EOL (End of line) Comprovação do sistema parametri- zado nas instalações do fabricante do veículo, teste de funcionamento

• emissão de falhas, memória de erros

• Comprovações periódicas (comprovação principal e de segurança SP)

• Acesso aos dados acumulados durante o serviço

6.1

Acesso ao diagnóstico

As funções de diagnóstico são acessadas através da in- terface do diagnóstico conforme ISO 14230 (diagnóstico conforme KWP 2000). Elas servem para a conexão dos equipamentos de diagnóstico como, por exemplo, o con- trolador de diagnóstico, interface do diagnóstico com PC, etc.

Não foi previsto um acesso para as funções do diagnósti- co através de um código intermitente.

A partir da metade de 2003 já está disponível um diagnós- tico através da interface de dados conforme ISSO 11992 (1998-04-01).

6.2

Parametrização do sistema

Todo veículo rebocado necessita de um cálculo de freio de frente para a homologação, este cálculo é efetuado ge- ralmente pela WABCO quando se trata de seus próprios sistemas de freio. O reboque EBS pode adaptar-se a di- ferentes configurações do veículo e sistema efetuando a parametrização.

Os parâmetros calculados para um reboque são introduzi- dos no equipamento de comando durante o processo de fabricação do veículo.

6.3

Colocar um veículo rebocado em

marcha

Após a primeira instalação ou após substituir o modula- dor, será necessário colocar o EBS em serviço. Se esta etapa não for realizada, a luz de advertêcia controlada no pino 5 do conector ISO7638 (luz de advertência amarela do reboque) não apagará. A frenagem é feita conforme os parâmetros EBS introduzidos, sempre e quando a confi- guração do veículo corresponder à parametrização.

A colocação em marcha ou a parametrização pode ser feita somente com a ativação de PIN (número de identi- ficação pessoal) no programa de diagnóstico (explicado detalhadamente mais adiante). Ao introduzir o PIN, o nú- mero de série do programa de diagnóstico (fingerprint) é armazenado. A instalação de parâmetros no equipamento de comando EBS ajuda a identificar o usuário em caso de danos.

6.4

Tratamento de falhas

Se for detectada uma falha no sistema, ela será armaze- nada no modulador EBS. A entrada de uma falha contém, entre outras, a seguinte informação:

• Lugar da falha (equivale aos componentes)

• Tipo de falha (por exemplo, curto-circuito ou interrup- ção)

• Informação de atualização • Validade da falha

6.4.1

Validades das falhas

A validade da falha se divide em três classes:

• Validade 0: Eliminar a avaria na próxima visita a ofici- na

• Validade 1: Eliminar a avaria o quanto antes • Validade 2: Eliminar a avaria de forma imediata Para visualizar as falhas no EBS do reboque, está dispo- nível um sinal de luz de emergência amarelo e vermelho. O modulador EBS gera uma luz de advertência verme- lha e a transfere para o cavalo mecânico através da linha CAN do reboque conforme ISO 11992 que ativa a luz de advertência vermelha do EBS no cavalo mecânico. Com o sinal de luz de advertência vermelha, as falhas que di- minuem a eficácia dos freios são destacadas.

O sinal de luz de advertência amarela é gerada através do pino da conexão ISO7638 de 7 pólos que ativa a vi- sualização do ABS do reboque no cavalo mecânico (ou seja, a luz de advertência amarela ou vermelha do ABS do reboque ou a visualização no cavalo mecânico). Com o sinal de luz de advertência amarela, são visualizadas as falhas que não diminuem eficiência dos freios.

Validade 0:

As falhas da validade 0 são indicadas através da luz de advertência amarela (ou vermelha) do ABS do reboque ou da visualização do cavalo mecânico. Com o final da falha,

esta indicação se apaga antes de “Apagado” e as reações de desconexão são anuladas. Estas falhas não ocorrem devido a um chicote defeituoso e, por isto, não tem moti- vo para causar uma avaria que leve a uma visita a oficina fora de hora de (por exemplo, vibrações dos freios ou ava- rias temporárias de comunicação CAN).

Validade 1:

As falhas de validade 1 com as que se mantém toda a eficácia dos freios provocam uma desconexão total ou parcial do EBS/ABS. A visualização é feita (somente) atra- vés da luz de advertência amarela (vermelha) do ABS do reboque ou da visualização no cavalo mecânico. Indepen- dente da duração real da avaria, a indicação da falha e as medidas de desconexão permanecem até que se volte a desconectar a ignição.

Validade 2:

Conforme as disposições do EBS, as falhas que fazem ou podem fazer com que o efeito prescrito dos freios (frena- gem insuficiente) não seja obtido são sinalizadas pela luz de advertência vermelha do EBS e pela luz de advertên- cia amarela (ou vermelha) do ABS, ou por meio da visuali- zação no cavalo mecânico. Estas falhas levam à validade 2. Como no caso de falhas da validade 1, independente da duração real da avaria, a visualização das falhas e as medidas de desconexão permanecem até a próxima des- conexão da ignição. (Exceção: Pressão de alimentação insuficiente, ligeira subtensão).

Com um cavalo mecânico convencional, não é possível distinguir a validade 2 da validade 1, pois existe somente uma luz de advertência.

6.5

O programa de diagnóstico

No caso de serviço, é possível integrar um programa de diagnóstico do PC com o qual se podem efetuar os tra- balhos de diagnóstico listados no ponto 6 “Diagnóstico”.

6.5.1

Configuração do hardware

O PC que deverá ser utilizado (de preferência: portátil) deve reunir as caraterísticas seguintes:

• Processador Pentium

• Memória principal de 16 MB (melhor com: 32 MB) • Monitor colorido de 800x600 (melhor com: 1024x768) • Disco rígido de 3,5” (para instalar o programa a partir

do suporte de dados) ou ter acesso a Internet (mais adiante, será explicado como instalar o programa usando a Internet).

• 10 MB de memória livre no disco rígido para o progra- ma de diagnóstico que será instalado

• Interface COM (conexão de 9 pólos)

• Windows 95/ Windows 98/ Windows NT/ Windows XP/ Windows 2000

Para a conexão do PC com o reboque, são necessários os seguintes componentes de hardware:

• Conjunto de interface de diagnóstico 446 301 021 0 (composto por uma interface de diagnóstico e um cabo de conexão) para a conexão com o PC

• Cabo de diagnóstico para o reboque 446 300 329 2 para conectar a interface e a tomada externa para o diagnóstico do reboque. Se não foi instalada nenhuma tomada externa para diagnóstico, a conexão do cabo para o diagnóstico do reboque à conexão do diagnós- tico do modulador para o reboque poderá ser feita com o cabo 449 072 030 0.

6.5.2

Configuração do software

O programa de diagnóstico do PC existe atualmente em 7 idiomas, os quais possuem os seguintes números de pedido: • 446 301 540 0 Alemão • 446 301 541 0 Francês • 446 301 542 0 Inglês • 446 301 543 0 Espanhol • 446 301 549 0 Sueco • 446 301 551 0 Holandês

Eles podem ser adquiridos em centros oficiais da Wabco em disquete ou copiado da Internet mediante o compro- vante de pagamento do software na página da WABCO http://www.wabco- auto.com.

Para fazer o download do programa da Internet, siga os passos abaixo:

1. Abra a página de início da WABCO http://www.wab­ co­auto.com, clique sobre o ícone Download na bars- ra de ícones à esquerda

2. Clique no botão “Diagnose Software”

3. Selecione o software desejado e o idioma necessário, clicando na continuação sobre ícone “Mostrar”

4. Inicie o download clicando no símbolo de disquete. A página inicial da WABCO fornece informações detalha- das sobre o abono do diagnóstico.

O programa do diagnóstico do PC está compactado e deve ser instalado no PC.

6.5.3

A estrutura do programa de

No documento Descrição do sistema do reboque EBS D (páginas 30-33)

Documentos relacionados