• Nenhum resultado encontrado

Como a atração pode ser ilógica

Já que a maioria de nós enxerga a nós mesmos como seres racionais, nós esperamos que a atração seja um conceito lógico. Bem, a verdade é que existem algumas forças não-racionais surpreendentes e poderosas funcionando o tempo todo em nós. O Cérebro Triuno

O Dr. Paul McLean tem uma idéia que ele chama de “O Cérebro Triuno” que é mais ou menos assim...

O nosso cérebro se desenvolveu gradualmente, em estágios que a teoria do cérebro triuno normalmente separa em três fases distintas. Essa teoria também revela os mecanismos que influenciam o consciente, que nós normalmente pensamos ser a mente toda. Essa parte consciente é influenciada por outras partes da nossa mente que não são conscientes, que estão escondidas.

O primeiro estágio é o cérebro reptiliano. Essa parte do cérebro é a que cuida das nossas atividades físicas, como coordenação de movimentos e respostas diretas para um certo estímulo. Da mesma forma que um lagarto foge e se esconde quando vê algo ameaçador por perto, nós também evitamos a dor física automaticamente. Essa é a parte que regula tudo aquilo que está em funcionamento constante no nosso corpo, como respiração, batimentos cardíacos, digestão etc.

O estágio seguinte é o cérebro mamífero. Essa parte é responsável pelas nossas respostas emocionais. Nossas emoções são óbvias para nós, mas você também pode vê-las quando seu cachorro abana o rabo energicamente depois de você passar muito tempo fora de casa.

A parte emocional do nosso cérebro é o que associa sentimentos bons a lembranças boas e sentimentos negativos a lembranças ruins. Enquanto o cérebro reptilianos nos afasta de estímulos negativos e nos empurra para estímulos positivos em

um nível instintivo, as emoções nos dão a habilidade de desenvolver respostas rapidamente para novas situações com as quais nos deparamos.

As emoções são uma forma de carregar prazer e dor dentro de nós. Ao invés de confiar somente em respostas físicas, nós também usamos respostas emocionais para guiar nossas reações. Nós evitamos pessoas que nos machucam, sentimos nojo de comidas que nos deixam doentes, expressamos gratidão àqueles que nos ajudam e nos sentimos confiantes sobre coisas que achamos que podemos fazer.

O estágio final é o cérebro pensante, que é onde nossa consciência e nossa razão se encontram. Extremamente versátil, o cérebro pensante deixa que nós possamos analisar previamente o desejo sobre uma determinada experiência. Nós podemos aprender a evitar a eletrocussão se alguém nos avisar ou se virmos uma pessoa sofrer dessa fatalidade, e podemos aprender a caçar ou a cozinha seguindo instruções e exemplos de outros.

O cérebro réptil é responsável pelo que chamamos de “corpo”.O mamífero pelo que chamamos de coração e o pensante é o que nós nos referimos como mente.

Cada nível é apenas uma reação evolucionária mais complexa para lidar da melhor forma possível com os estímulos que nos são apresentados. Primeiro nós desenvolvemos respostas básicas para

sensações corporais, como fome e toque, depois, desenvolvemos respostas emocionais mais complexas que representam cosias como felicidade ou tristeza e, finalmente, desenvolvemos a habilidade de responder a possibilidades futuras com o pensamento. O que é importante sobre isso tudo é saber que cada um dos níveis superiores é construído com base nos inferiores.

Os três cérebros, de acordo com essa teoria, são construídos um ao redor do outro dentro da nossa cabeça.

Lutas internas de poderes mentais

Infelizmente, esses três níveis ou cérebros não se “comunicam” muito bem uns com os outros. Cada estágio do cérebro evoluiu para dar a sua contribuição para a nossa reprodução, então cada um tem seus próprios propósitos. Conflitos entre impulsos ou partes diferentes do cérebro freqüentemente causam lutas internas.

“Eu quero falar com aquela mulher, eu sei que não há risco algum, mas há medo vindo de algum lugar e eu não sei de onde”.

Apesar de Dorothy e seus amigos pensarem que o Mágico de Oz era um governante poderoso, eles revelaram o pequeno homem velho por trás das cortinas. A verdade sobre a consciência é bem parecida com isso; atrás da cortina, nosso cérebro réptil e especialmente nosso cérebro mamífero estão usando de uma boa

dose de manipulação... que está TOTALMENTE FORA DO CONTROLE do nosso cérebro pensante e lógico.

Nós gostaríamos de acreditar que a parte lógica do nosso cérebro está no controle, mas na verdade são os cérebros mais antigos que controlam os mais novos para os seus próprios fins. Enquanto não há conflito, nós podemos exercer um ótimo controle sobre nós mesmo. Quando um dos cérebros antigos quer algo contrário ao que um mais novo quer, ele sabota o processo de todas as formas para conseguir o que quer.

Pense em como é difícil se controlar quando seu cérebro réptil ativa o seu mecanismo de auto-defesa. Pense em como é difícil deixar alguém que você amou por muito tempo.

Enquanto temos controle sobre o cérebro pensante, os outros são escravos das suas histórias evolutivas e dos propósitos dos seus criadores: os nossos genes. Nosso cérebro pensante freqüentemente encontra uma maneira de justificar o que os outros cérebros mais antigos querem ao invés de analisar a situação objetivamente.

Ao perceber que a mente é puxada e empurrada a todo momento por três cérebro diferentes e seus compromissos correspondentes é a chave para entender as maneiras como a atração funciona. Enquanto nós pensamos na atração da perspectiva do nosso cérebro pensante (pois é ele quem pensa),

nossos cérebros físico e emocional ambos tomam parte no processo, direta ou indiretamente, modificando o nosso senso consciente de atração.

Atração como um complexo processo químico Faça um exercício comigo.

Pense sobre a última vez que você viu uma mulher que realmente atraiu você.

Pense sobre suas reações ao ver aquela mulher. O que havia nela de tão fascinante para você? O que era o principal foco da sua atenção nela?

Você experienciou essa atração como algo que você tivesse controle mental sobre?

Quanto mais você se sentiu atraído por ela, você sentiu que estava cada vez mais no controle da situação, ou cada vez menos no controle da situação?

Na noite passada eu saí com um amigo, e eu vi uma mulher BEM bonita. Ela não tinha só um rosto bonito, mas também tinha um corpo matador. E, além de tudo isso, ela dançava muito bem.

Eu fiquei conversando com esse amigo e observando ela dançar por um bom tempo.

Agora, enquanto eu penso sobre a situação, eu posso dizer que havia algo na maneira como ela olhava e algo na maneira como ela se movia que atraiu e manteve minha atenção.

Mas eu não estava escolhendo essas coisas. Eu estava experienciando a atração que eu tive por ela quase como se estivesse instalada no meu sistema mental.

E quanto mais eu a achava atraente, menos eu estava no controle da situação. Enquanto ela se tornava mais e mais atraente para mim, eu me tornava menos lógico, e isso fazia com que meu poder diminuísse.

Lembre-se, a atração não é lógica.

Na verdade, a atração é quase que ANTI-lógica. A Atração bagunça o seu cérebro – não o organiza e estrutura. A verdade é que a atração é uma resposta física e emocional – que ativa um estado mental enraizado nos cérebros réptil e mamífero, não no pensante!

As emoções são basicamente reações químicas na corrente sanguínea e no cérebro. Medo, por exemplo, é um sentimento que ocorre quando algo ativa o nosso senso de perigo. Nós liberamos

adrenalina no nosso sistema para que fiquemos mais alertas e preparados para encarar a situação.

Exatamente da mesma maneira, nós sentimos atração quando os sinais apropriados ativam a liberação de pequena bolinhas químicas que ficam esperando no final de cada receptor neural para serem liberadas como sinapses. Interesse e o início da excitação sexual são exemplos do que a atração pode causar.

O que ativa a atração? Considere simplesmente o que excita as pessoas. Para os homens, as aparências são claramente importantes: a mera visão de uma mulher sexy pode mudar o estado da mente de um homem e gerar um forte impulso sexual.

Da mesma forma, mulheres podem ter o seu mecanismo de atração ativado de várias maneiras diferentes. Eu acho que isso acontece mais freqüentemente baseado em uma combinação de certas coisas que fazem parte da personalidade de um homem.

É muito importante que você se lembre que mulheres também experienciam sentimentos de atração avassaladores.

E é muito importante para você aprender como ATIVAR essas poderosas respostas físicas e emocionais... porque você não vai conseguir convencê-la a senti-las.

3.1 Por que a atração é ilógica e o que realmente atrai as