• Nenhum resultado encontrado

5 COMO FORAM CONSTRUÍDOS OS DADOS EMPÍRICOS A SEREM EXAMINADOS NESSA PESQUISA

5.2 Como os dados foram organizados e descritos

5.2.1 Quadro de análises e mapas de eventos (transcrição macroscópica)

Os princípios-chave da Etnografia em Educação, como mencionamos anteriormente, orientaram também o processo de construção dos dados empíricos. Assim, nos orientamos pela perspectiva holística (GREEN; DIXON; ZAHARLIK, 2005) para identificar os eventos que envolviam argumentação nas salas de aula pesquisadas e situá-los na história do grupo. Além disso, buscando representar essa lógica de investigação, nos inspiramos nos quadros para organização de dados apresenados no estudo de Dell’Areti (2008) e na representação elaborada por Kelly e Chen (1999) apresentada no estudo de Green e colaboradores (2005). A partir dessa perspectiva, portanto, construímos vários quadros para visualizarmos diferentes níveis de detalhamento da história de cada grupo estudado: de menos detalhada (FIGURA 4.1) às mais detalhadas (FIGURAS 4.2 e 4.3) (GREEN; DIXON; ZAHARLIK, 2005).

A FIGURA 4.1 é um quadro que representa o Quadro geral das aulas, com informações mais gerais de cada aula dos professores. Esse quadro foi inspirado no estudo de Dell’Areti (2008) e elaborado após a coleta de dados para que fosse possível estabelecer as informações que seriam adequadas em cada coluna e que possibilitassem uma visão mais panorâmica sobre algumas características de cada grupo estudado, como o contexto temático de cada aula, a configuração da sala, as atividades desenvolvidas em cada aula, os recursos utilizados pelo professor, o local onde ocorreu as aulas e em que aulas houve diferenças de opinião. A partir desse quadro foi possível analisar o quanto os professores diversificavam suas aulas e como ocorria essa diversificação; quais os espaços da escola e de outros lugares eles utilizaram; com que frequência as situações de diferença de opinião (nosso marcador para possíveis situações argumentativas) faziam parte da história dessa sala de aula; e em que aulas o professor usava o termo “argumentação” explicitamente.

93 FIGURA 5.1 – Quadro representando o Quadro geral das aulas, com informações mais gerais de cada aula dos professores, que não ficavam visíveis no quadro da

A FIGURA 4.2, por outro lado, apresenta nível intermediário de detalhemento em relação às FIGURAS 4.1 e 4.3. Essa representação corresponde a um Mapa de aulas com informações menos detalhadas de cada aula que compõem o corpus da pesquisa. No caso da FIGURA 4.2, a representação correspondente à sala de aula de Domingos. Porém, o mesmo tipo de quadro foi feito para as aulas da professora Beatriz. Esse quadro possibilita localizar, para cada aula, a data, o local, o tipo de fonte de dados, uma breve descrição de cada aula e observações que poderiam ser relevantes para a pesquisa.

FIGURA 5.2 - Representação do Mapa de aulas com informações menos detalhadas de cada aula que compõem o corpus da pesquisa. Nessa figura apresentamos como exemplo um trecho do mapa de aulas correspondente à sala de aula de Domingos.

Já a FIGURA 4.3 representa o Mapa de eventos, que contém informações mais detalhadas sobre cada aula. Apesar do trecho representado nessa figura corresponder a aulas do professor Domingos, também foi feito um quadro semelhante para as aulas da professora Beatriz. Cada quadro foi elaborado ao longo de toda a pesquisa, a partir de informações do caderno de campo da doutoranda, das filmagens e registros em áudio e dos artefatos dos participantes. Assim, para cada aula identificamos a data da aula, a origem dos dados e o local onde ocorreu a aula. Apresentamos também uma breve

descrição dos eventos, considerando as ações dos participantes, ou seja, o que professor e alunos faziam em cada momento da aula.

FIGURA 5.3 - Representação do Mapa de eventos com descrições mais detalhadas das aulas dos professores, que foi preenchido ao longo de toda a pesquisa, utilizando os registros em caderno de campo e em áudio e vídeo. Nessa figura exemplificamos a descrição da aula 75 do professor Domingos.

A partir desses quadros e orientados por princípios teóricos da Pragma-dialética e por discussões da Etnografia em Educação, foi possível localizar eventos que envolviam diferença de opinião entre os participantes e analisar como esses eventos faziam parte da história do grupo. Depois de selecionarmos os eventos, construímos figuras para representar as relações entre parte-todo. A construção dessas figuras, como a FIGURA 4.4, foi inspirada na representação elaborada por Kelly e Chen (1999) apresentada no trabalho de Green e colaboradores (2005, p. 46).

FIGURA 5.4 - Representação da relação parte-todo, buscando evidenciar a localização do evento, ou seja, a situação argumentativa, em contextos cada vez mais amplos, como o mapa das aulas e a linha do tempo do grupo. Essa representação foi inspirada no exemplo em Green, et. al. (2005, P. 46),

Na FIGURA 4.4, representamos a integração entre cada um dos quadros em que registramos os dados. Dessa forma, foi possível fazer um mapeamento, na história do grupo, de cada evento analisado. Devido a limitações do tamanho da FIGURA, fizemos uma adaptação dos quadros representados nas FIGURAS 4.1, 4.2 e 4.3. Assim, a partir do “Quadro geral das aulas” (FIGURA 4.1), construímos a parte da FIGURA 4.4 correspondente à “Linha do tempo”. A partir do quadro “Mapa de aulas” (FIGURA 4.2), representamos apenas a coluna “Breve descrição das aulas” e restringimos-nos à representação das aulas correspondentes ao contexto temático do qual a aula selecionada fez parte. A partir do quadro do Mapa de eventos (FIGURA 4.3), também fizemos uma representação sintética indicando apenas a marcação do tempo da filmagem e a descrição do momento da aula. A última informação que essa FIGURA

4.4 fornece corresponde à identificação da situação argumentativa, representada pelo contorno em linha pontilhada. Essa forma de representar as relações entre parte-todo foi elaborada para todas as aulas selecionadas para análise mais detalhada (ver FIGURAS 5.1, 5.2, 5.3, 5.37 e 5.38).

5.2.2 Os critérios para a seleção dos eventos

Os eventos selecionados para análise, na presente pesquisa, foram aqueles considerados significativos para cada grupo pesquisado, ou seja, eventos em que vários participantes engajaram-se na resolução de uma diferença de opinião e esse engajamento foi superior a cinco minutos.

Nos QUADROS 4.1 e 4.2 apresentamos um sumário dos eventos selecionados, respectivamente, das aulas de ciências da EJA e do 8º ano do Ensino Fundamental regular. A linha “Temática da situação argumentativa” refere-se ao tema em torno do qual os participantes buscavam resolver a(s) diferença(s) de opinião, ou seja, sobre o quê eles discutiram para alcançar um acordo. A linha “Contexto temporal mais amplo”, por sua vez, possibilita localizar o evento na história mais ampla do grupo. As informações dessa linha podem ser relacionadas às informações da representação da “Linha do tempo” em FIGURAS similares à FIGURA 4.4. Já linha “Contexto temporal em relação a outras aulas” possibilita localizar o evento na história mais imediata do grupo, ou seja, o conjunto de aulas do qual o evento fez parte. As informações dessa linha também podem ser relacionadas às informações de FIGURAS similares à FIGURA 4.4. Porém, essa relação refere-se à representação do “Mapa das aulas”.

QUADRO 5.1

Caracterização geral e comparativa das aulas, cujos eventos foram selecionados para análise mais detalhada

(Sala de aula de ciências da EJA do segundo segmento do Ensino Fundamental) Aula 1: Sistema ABO Aula 2: Resíduos

sólidos Aula 3: Relações ecológicas Temática da situação argumentativa

Tipos sanguíneos (ABO): relação entre Antígenos e

anticorpos

Escolha de unidades para medir os resíduos sólidos

(Padronização)

Classificação de relação ecológica como

Contexto temporal

mais amplo Primeiro ano da turma Segundo ano da turma

Contexto temporal em relação a outras aulas

Faz parte das aulas sobre Sistema Circulatório

Faz parte da Unidade Investigativa

Faz parte das aulas sobre Interações Ecológicas Introduzindo novos

conceitos; Preparação para aula no Laboratório de Ciências da escola Preparação para a pesquisa do lixo doméstico Preparação para o trabalho com o Livro “O

meio ambiente em debate” QUADRO 5.2

Caracterização geral e comparativa das aulas, cujos eventos foram selecionados para análise mais detalhada

(Sala de aula de ciências do 8º ano do Ensino Fundamental regular)

Aula 1: Sistema Excretor Aula 2: Sistema Nervoso