• Nenhum resultado encontrado

4 INVESTIGAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA

4.2 TÉCNICAS ANALÍTICAS E INTUITIVAS PARA ANÁLISE DE PROCESSOS

4.3.7 Comparação entre os Modelos

Para finalizar esta seção, o Quadro 5 apresenta uma comparação entre os modelos relacionados à esta pesquisa. A comparação é feita utilizando quatro características dos modelos. A primeira se refere ao foco do modelo proposto, a segunda diz respeito as capacidades analíticas (exploitative) e intuitivas (explorative), a terceira contempla as técnicas analíticas e intuitivas e a quarta demonstra se o modelo apresenta ou não uma instanciação do modelo. Ao observar o quadro, percebe-se que a maioria dos modelos relacionados abordam as capacidades

organizacionais, tanto analíticas como intuitivas. As que mais se assemelham com o objetivo desta tese são as que tem como foco a ambidestria BPM, inovação de processos e mudanças de processos.

Ao analisar os trabalhos relacionados, percebe-se que todos eles possuem um direcionamento para os benefícios das características ambidestras aplicadas a melhoria e gestão de processos de negócio. No entanto, a lacuna identificada na pesquisa bibliográfica e corroborada por Rosemann (2014) se refere à necessidade específica de analisar os processos de negócio através dos princípios da ambidestria organizacional com a intenção de tanto identificar os problemas internos às organizações como também explorar oportunidades no meio externo.

De acordo com essa necessidade, julga-se necessário o desenvolvimento de um método que sistematize a análise ambidestra de processos de negócio por meio de atividades e técnicas analíticas e intuitivas. Além disso, propõe-se também um modelo conceitual contendo os elementos que precisam ser considerados para analisar processos de negócio de acordo com os princípios da ambidestria organizacional. Ressalta-se que esses elementos e os trabalhos que os definem estão dispostos no Capítulo 5.

Quadro 5. Quadro comparativo dos modelos relacionados Modelos

Conceituais Foco do Modelo

Capacidades Técnicas Instanciação

e/ou Guideline Analí. Intuit. Analí. Intuit.

(XIE, LING e ZHANG, 2011) Capacidades para alcançar BPM ambidestro X X X (LING, ZHAO e WANG, 2009) Alinhamento entre Processos e TI para alcançar a capacidade da ambidestria organizacional X X (VOIGT et al., 2013) Capacidades e características para desenvolver Ferramentas de TI para alcançar a inovação de processos de negócio X X X X (TARAFDAR e GORDON, 2007) Capacidades de SI para alcançar a inovação de processos X X X (JURISCH et al., 2014) Capacidades para realizar mudança de processos de negócio X X (HAFKESBRINK e SCHROLL, 2014) Dimensões e competências individuais na ambidestria organizacional para realizar inovação X X X X 4.4 SÍNTESE DO CAPÍTULO

Este capítulo apresentou os resultados da pesquisa bibliográfica realizada nesta tese, a qual contemplou a etapa de Investigação do Problema do Ciclo da DSR. Conforme descrito na Seção 1.3, o problema principal desta pesquisa é investigar

como a análise de processo de negócio pode ser realizada para abordar os problemas organizacionais e explorar oportunidades de inovação junto ao cliente.

Identificou-se junto a literatura que a fase de análise do processo é um momento crítico da iniciativa de BPM, pois além de proporcionar um amplo conhecimento sobre o processo de negócio, é possível identificar oportunidades de mudança no processo, as quais podem ser classificadas em melhoria e inovação no processo de negócio. Foi constatado também que apesar de existir técnicas analíticas

e intuitivas consolidadas, a sua aplicação de forma combinada para coletar dados relacionados aos processos e servir de entrada para serem analisados de forma ambidestra ainda é um tema de pesquisa a ser explorado empiricamente (ROSEMANN, 2014; KOHLBORN et al. 2014; NIEHAVES E HENSER, 2011; VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

Nesse contexto, a Seção 4.1 apresentou as principais abordagens e metodologias atualmente utilizadas para melhorar e inovar processos de negócio. Apesar de serem tratadas pelos autores de formas e nomenclaturas diferentes, evidenciou-se que existem basicamente duas abordagens: a melhoria contínua e a melhoria radical. A melhoria contínua se caracteriza pela perspectiva “inside-out”, utilização de metodologias e técnicas evolucionárias e analíticas. As quais focam na melhoria do desempenho organizacional, aumento da eficiência e identificação de retrabalho, atrasos, variações e custos, como por exemplo.

Por outro lado, a melhoria radical trabalha na perspectiva “outside-in” em que busca identificar e explorar oportunidades de inovação no ambiente externo para elaborar novos modelos de processos de negócio. Essas oportunidades de inovação se caracterizam tornar o processo flexível ao ambiente, gera alto impacto de valor na organização e/ou no cliente e, por consequência, leva em consideração a expectativa, experiência e satisfação dos clientes.

Levando em consideração essas duas abordagens para melhoria e inovação de processos de negócio, a Seção 4.2. apresentou algumas técnicas analíticas e intuitivas que podem ser utilizadas para analisar os processos de forma ambidestra. É importante frisar que não foi pretensão desta seção gerar uma lista exaustiva de técnicas existentes, mas demonstrar algumas das principais técnicas utilizadas nas áreas de qualidade, gestão, criatividade e inovação que pudessem auxiliar na investigação do problema desta pesquisa.

Dessa forma, foram listadas 11 técnicas analíticas e 16 técnicas intuitivas que vão desde o aprofundamento do que consiste o processo de negócio, passando pela categorização do aprendizado obtido com esse aprofundamento e geração de ideias com base nas oportunidades identificadas, até a elaboração de visões iniciais do possível modelo do processo de negócio To-Be.

Por fim, na Seção 4.3 são apresentados modelos conceituais desenvolvidos nos últimos 20 anos que exploram os princípios da ambidestria organizacional e inovação de processos de negócio. Apesar de não ter sido evidenciado modelos conceituais que abordam especificamente a fase de análise do processo com a perspectiva da ambidestria organizacional, foi possível observar que os modelos apresentam capacidades, competências, técnicas, instanciações e conceitos que precisam ser levados em consideração para realizar mudanças nos processos de negócio. Dessa forma, pode-se afirmar que eles serviram de base para a construção do modelo conceitual e método propostos nesta tese.

Ressalta-se que, apesar de não estarem descritos explicitamente neste capítulo, os elementos conceituais contidos no modelo conceitual também foram extraídos da pesquisa bibliográfica realizada na etapa de Investigação do Problema. Os trabalhos e os elementos conceituais estão dispostos em detalhes no Capítulo 5.

5 MODELO CONCEITUAL PARA ANÁLISE AMBIDESTRA DE