• Nenhum resultado encontrado

5 MODELO CONCEITUAL PARA ANÁLISE AMBIDESTRA DE

5.4 ELEMENTOS DA DIMENSÃO ‘POR QUE’

A dimensão ‘Por Que’ ressalta os benefícios que podem ser gerados pela análise do processo por meio dos elementos Saída, Documentação da análise para criação

do modelo do processo de negócio To-Be, Mudança no processo de negócio, bem

como os subconstrutos Melhoria no processo de negócio e Inovação no processo de

Elemento Saída:

Caracteriza-se como o resultado das ações realizadas pela execução de métodos e aplicação de técnicas em torno das entradas (i.e. modelo e documentação do processo de negócio As-Is). As saídas podem se configurar também como serviços ou produtos que satisfazem ou superam funcionalidade, qualidade, custo ou prazo de clientes. As saídas podem disparar outros processos dentro ou fora da organização (ABPMP, 2013).

No contexto desta pesquisa, o elemento saída se configura como o resultado das atividades e tarefas contidas na execução do método de análise ambidestra do processo de negócio. Esse resultado foi produzido por um conjunto definido de

participante da análise por meio da execução de técnicas analíticas e intuitivas

levando em consideração os artefatos contidos na entrada da análise.

Quadro 23. Elemento Saída

Nome do Elemento SAÍDA

Definição A SAÍDA da análise ambidestra de processo de negócio contém as principais informações produzidas pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE por meio da execução do MÉTODO DE ANÁLISE AMBIDESTRA DO PROCESSO DE NEGÓCIO. Ela é composta da DOCUMENTAÇÃO DA ANÁLISE PARA CRIAÇÃO DO MODELO DO PROCESSO DE NEGÓCIO TO-BE e das sugestões de MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Relacionado a Produzido por PARTICIPANTE DA ANÁLISE (1-n);

É subelemento de MÉTODO DE ANÁLISE AMBIDESTRA DO

PROCESSO DE NEGÓCIO (1).

Composto de Composto de DOCUMENTAÇÃO DA ANÁLISE PARA CRIAÇÃO DO

MODELO DO PROCESSO DE NEGÓCIO TO-BE (1) e MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO (1-n).

Referências (ABPMP, 2013), (BANDARA, GABLE e ROSEMANN, 2005), (JESTON e NELIS, 2008), (JURISCH, PALKA, et al., 2014), (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014), (MORAIS, KAZAN, et al., 2014), (NIEHAVES, 2010), (PAIM, 2007), (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010), (ROSEMANN, 2014), (TRKMAN, 2010).

Elemento Proposição de valor

É definido como um conjunto de benefícios que são entregues pelo processo de negócio a um segmento de cliente. A proposição de valor descreve o modo que uma organização se diferencia de seus concorrentes e a razão pela qual os clientes adquirem um produto e/ou serviço (JESTON e NELIS, 2008). Conforme esses autores, a percepção desse valor raramente ocorre imediatamente a implementação do processo de negócio. É necessário um período de observação e monitoramento

sobre a interação dos clientes com o processo de negócio para realizar os devidos ajustes quando necessário.

No modelo conceitual A2BP, o elemento proposição de valor é gerado de acordo com as oportunidades de mudanças no processo de negócio que foram levantadas ao longo da análise. Como as mudanças podem ser classificadas em oportunidades de melhoria ou inovação no processo de negócio, o valor gerado na melhoria do processo representa benefícios de baixo impacto e estão relacionados na maioria das vezes à componentes internos à organização. Por sua vez, o valor gerado na inovação do processo apresenta benefícios de alto impacto e estão mais relacionados à forma como os clientes interagem com os produtos e/ou serviços entregues pelo processo de negócio.

Quadro 24. Elemento Proposição de Valor

Nome do Elemento PROPOSIÇÃO DE VALOR

Definição PROPOSIÇÃO DE VALOR representa os benefícios para um conjunto de clientes e é gerado pelas oportunidades de mudança no processo de negócio identificadas na análise do processo.

Relacionado a É gerado por MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO (1-n) Referências (ABPMP, 2013), (BANDARA, GABLE e ROSEMANN, 2005),

(BURLTON, 2011); (JESTON e NELIS, 2008), (JURISCH, PALKA, et

al., 2014), (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014), (MORAIS,

KAZAN, et al., 2014), (NIEHAVES, 2010), (PAIM, 2007), (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010), (ROSEMANN, 2014), (VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

Elemento Documentação da análise para criação do modelo do processo de negócio To-Be:

A documentação da análise serve como um acordo formal entre os

stakeholders que contribuíram com a sua realização. Ela deve apresentar claramente

um entendimento do estado atual (AS-IS) e incluir informações relevantes de diagnóstico e subsídios para considerar mudanças no processo analisado (VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

Essas informações podem incluir: compreensão da estratégia, metas e objetivos da organização, o ambiente de negócio e o contexto do processo (por que o processo existe), uma visão do processo na perspectiva interfuncional, as entradas e saídas do processo, incluindo fornecedores e clientes, os papéis e handoffs de cada área funcional no processo, uma avaliação da escalabilidade, utilização e qualificação de recursos, uma compreensão das regras de negócio que controlam o processo e

métricas de desempenho que podem ser usadas para monitorar o processo (ABPMP, 2013).

Quadro 25. Elemento Documentação da Análise para Criação do Modelo do Processo de Negócio To-Be

Nome do Elemento DOCUMENTAÇÃO DA ANÁLISE PARA CRIAÇÃO DO MODELO DO PROCESSO DE NEGÓCIO TO-BE

Definição Deve apresentar claramente um entendimento do MODELO DO PROCESSO DE NEGÓCIO AS-IS e incluir informações relevantes de diagnóstico e subsídios para considerar MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Relacionado a É sub-elemento de SAÍDA (1)

Referências (ABPMP, 2013), (JESTON e NELIS, 2008), (JURISCH, PALKA, et al., 2014), (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014), (NIEHAVES, 2010), (PAIM, 2007).

Elemento Mudança no processo de negócio

Durante a fase de análise são listadas, ponderadas e priorizadas sugestões de mudanças para processos, subprocessos, funções e atividades em partes da organização que estão no escopo de trabalho. Isso revela um retrato dos pontos fracos e oportunidades dos processos atuais e ajuda a decidir o que será desenhado e em que ordem (GROVER e KARKUS, 2008).

Quadro 26. Elemento Mudança no Processo de Negócio

Nome do Elemento MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO

Definição A MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO representa algo de novo que deve conter no processo de negócio para que ele seja mais eficiente, eficaz e/ou entregue valor para a própria organização ou para o cliente. Essa mudança pode ser do tipo MELHORIA OU INOVAÇÃO NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Relacionado a É sub-elemento de SAÍDA (1);

É supertipo de MELHORIA DO PROCESSO E INOVAÇÃO NO

PROCESSO DE NEGÓCIO.

Referências (ABPMP, 2013), (BROWN e WYATT, 2010), (BROWN, 2009), (JESTON e NELIS, 2008), (JURISCH, PALKA, et al., 2014), (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014), (NIEHAVES, 2010), (PAIM, 2007), (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010), (ROSEMANN, 2014), (VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

Subelemento Melhoria no processo de negócio:

Descrição das principais melhorias a serem feitas no processo de negócio, tais como, diminuição de gargalos, atrasos, retrabalhos e desperdícios. A melhoria de

processos de negócio foca na busca pela melhoria da eficiência e do desempenho dos

processos existentes do ponto de vista “de dentro para fora” (inside-out) da organização.

O impacto da melhoria no processo de negócio é relativamente baixo em relação à satisfação e às expectativas do cliente, pois sua característica principal envolve a identificação de oportunidades de mudança na própria organização que executa o processo, e não na experiência e interação do cliente com o produto ou serviço gerado pelo processo de negócio.

Quadro 27. Elemento Melhoria no Processo de Negócio

Nome do Elemento MELHORIA NO PROCESSO DE NEGÓCIO

Definição MELHORIA NO PROCESSO representa a melhoria incremental nos problemas organizacionais relacionados ao processo de negócio. Ela é produzida pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE por meio da TÉCNICA ANALÍTICA.

Relacionado a É subtipo de MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Referências (ABPMP, 2013) (HARMON e WOLF, 2014), (JESTON e NELIS, 2008), (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014), (PAIM, 2007),

(ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010) , (VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

Subelemento Inovação no processo de negócio

Descrição das principais oportunidades de inovações identificadas, tais como, novo software ou nova forma de entregar um produto ao cliente. Inovação no

processo de negócio está intimamente ligada à inovação do produto/serviço. Novos

produtos/serviços requerem frequentemente mudanças nos processos devido aos

feedbacks e observações das atividades diárias dos clientes na utilização desses

produtos/serviços. A abordagem utilizada nessa perspectiva é a de “fora para dentro” (outside-in) da organização e são utilizadas técnicas intuitivas para explorar essas oportunidades.

Quadro 28. Elemento Inovação no Processo de Negócio

Nome do Elemento INOVAÇÃO NO PROCESSO DE NEGÓCIO

Definição INOVAÇÃO NO PROCESSO DE NEGÓCIO é caracterizada quando as melhorias envolverem a satisfação do cliente, oportunidades de futuro ou impacto radical no produto ou serviço. Ela é produzida pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE por meio de TÉCNICA INTUITIVA. Relacionado a É subtipo de MUDANÇA NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Referências (ABPMP, 2013), (BROWN e WYATT, 2010), (BROWN, 2009), (JURISCH, PALKA, et al., 2014), (NIEHAVES, 2010) ,

(ROBERTESON, CASALI E JACOBSON, 2012); (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010), (ROSEMANN, 2014), (VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

5.5 SÍNTESE DO CAPÍTULO

Este capítulo apresentou o modelo conceitual A2BP cujo objetivo é definir e justificar os conceitos, os elementos e as relações que permeiam a análise ambidestra

de processo de negócio. Sua concepção aconteceu na etapa Design da Solução no Ciclo 2 da DSR. Além da pesquisa bibliográfica, sua construção recebeu diversas contribuições ao longo das iterações empíricas do método A2BP desde o Ciclo 1. Para categorizar e descrever os elementos conceituais da análise ambidestra de processos e suas relações, foram consideradas as dimensões da estrutura básica dos modelos de negócio que são utilizados para orientar as organizações no desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços. Conforme foi descrito, a dimensão O que se refere ao que a fase de análise do processo irá investigar para propor melhorias e/ou inovações para o processo. Seus elementos são entrada, modelo do processo de negócio As-Is e

documentação do processo de negócio As-Is. A dimensão Quem representa os atores

envolvidos na análise do processo e tem como elemento o participante da análise e sub elementos interno à organização e externo à organização.

A dimensão Como orienta a forma como poderá ser executada a fase de análise do processo e contém os elementos plano de análise, método de análise ambidestra

do processo de negócio e técnica de análise do processo de negócio. A dimensão Como também possui os subelementos técnica intuitiva e técnica analítica.

Finalmente, a dimensão Por que ressalta os benefícios e ganhos que podem ser gerados pela análise do processo. Seus elementos são saída, proposição de valor,

documentação da análise para criação do modelo do processo de negócio To-Be e mudança no processo de negócio. Como subelementos, a dimensão Por que contém melhoria no processo de negócio e inovação no processo de negócio.

Conforme foi descrito no capítulo, ressalta-se que o modelo conceitual A2BP possui como principais contribuições:

 Auxiliar na sistematização do conhecimento produzido sobre análise ambidestra de processo de negócio;

 Estabelecer uma linguagem comum entre os pesquisadores e profissionais que realizarão análise de processo de negócio;

 Alinhar o entendimento dos pesquisadores na discussão sobre resultados de outras análises de processos que possuem objetivos semelhantes;

 Permitir que outras equipes construam suas próprias instanciações e seus métodos com base nos elementos necessários para realização da análise ambidestra de processo de negócio.

6 MÉTODO PARA ANÁLISE AMBIDESTRA DE PROCESSO DE