• Nenhum resultado encontrado

5 MODELO CONCEITUAL PARA ANÁLISE AMBIDESTRA DE

5.3 ELEMENTOS DA DIMENSÃO ‘COMO’

A dimensão ‘Como’ orienta a execução da fase de análise do processo. Representados na cor azul na Figura 21, essa dimensão possui os seguintes elementos: Método de análise ambidestra do processo de negócio e Técnica de

análise do processo de negócio, além dos subconstrutos Técnica analítica e Técnica intuitiva.

Elemento Método de análise ambidestra do processo de negócio

Por se tratar nesta pesquisa de uma análise ambidestra, o método de análise do processo precisa contemplar o foco do cliente, conter atividades que exploram a criatividade dos participantes, sinergia entre técnicas intuitivas e analíticas para proporcionar oportunidades de inovações além de melhorias incrementais ao processo de negócio (ROSEMANN, 2014). Ressalta-se que o termo método de análise ambidestra não foi evidenciado especificamente em nenhum trabalho. Porém, afirma- se que esse elemento conceitual foi definido com base nos trabalhos que discutem tradicionalmente a área de BPM e os trabalhos da área de ambidestria organizacional inovação e criatividade.

Quadro 18. Elemento Método de análise ambidestra do processo de negócio

Nome do Elemento MÉTODO DE ANÁLISE AMBIDESTRA DO PROCESSO DE NEGÓCIO Definição MÉTODO DE ANÁLISE AMBIDESTRA DO PROCESSO DE NEGÓCIO

é um conjunto de fases, etapas, atividades, tarefas que é executado pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE. O método é composto de ENTRADA, TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROCESSO DE NEGÓCIO e SAÍDA. Relacionado a É executado por PARTICIPANTE DA ANÁLISE (1-n)

É composto de É composto de ENTRADA (1), TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROCESSO

DE NEGÓCIO (1-n) e SAÍDA (1).

Referências (ABPMP, 2013); (BANDARA, GABLE e ROSEMANN, 2005);

(BURLTON, 2011); (JESTON e NELIS, 2008); (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014); (MORAIS, KAZAN, et al., 2014); (PAIM, 2007); (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010); (ROSEMANN, 2014); (VERGIDIS, TIWARI e MAJEED, 2008).

Plano da Análise

Representa todo o planejamento que a equipe responsável deverá elaborar no início da análise do processo de negócio e se basear ao longo de sua execução. O

Plano da análise pode conter detalhes existentes sobre o ambiente de negócio e o

processo de negócio que será analisado (o que); quem serão as pessoas que irão compor a equipe de análise e seus papéis (quem); os objetivos, benefícios e escopo da análise (por que); método, atividades e técnicas que serão utilizadas na análise (como); e quando (cronograma) será realizada a análise do processo (JESTON E NELIS, 2008).

Quadro 19. Elemento Plano da Análise

Nome do Elemento PLANO DA ANÁLISE

Definição PLANO DA ANÁLISE representa o planejamento da análise ambidestra de processo de negócio. Ele será desenvolvido pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE com base nas principais informações necessárias para conduzir a análise.

Relacionado a É desenvolvido por PARTICIPANTE DA ANÁLISE (1-N);

Referências (ABPMP, 2013); (BANDARA, GABLE e ROSEMANN, 2005); (JESTON e NELIS, 2008); (MORAIS, KAZAN, et al., 2014); (PAIM, 2007). Técnica de análise de processo de negócio

Ferramentas estruturadas que auxiliam os participantes na coleta e análise dos dados do processo de negócio. De acordo com seu propósito, essas técnicas podem ser classificadas em analítica e intuitiva. Apesar de serem técnicas utilizadas para analisar processo de negócio, boa parte delas foram criadas em outros contextos, tais como, gestão estratégica de negócio, marketing, gestão de pessoas e inovação (RECKER e ROSEMANN, 2014). Na Seção 4.2 foi apresentado como resultado da pesquisa bibliográfica um conjunto de técnicas analíticas e intuitivas que podem ser utilizadas na análise ambidestra de processo de negócio.

Quadro 20. Elemento Técnica de Análise de Processo de Negócio

Nome do Elemento TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROCESSO DE NEGÓCIO

Definição TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROCESSO DE NEGÓCIO representa um conjunto de ferramentas utilizadas pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE para auxiliar na coleta e análise dos dados provenientes do processo de negócio atual. Tem como subtipos a TÉCNICA INTUITIVA e a TÉCNICA ANALÍTICA.

Relacionado a É sub-elemento de MÉTODO DE ANÁLISE AMBIDESTRA DO

PROCESSO DE NEGÓCIO (1);

É supertipo de TÉCNICA INTUITIVA e TÉCNICA ANALÍTICA.

Referências (ABPMP, 2013); (BANDARA, GABLE e ROSEMANN, 2005); (BROWN e WYATT, 2010); (BROWN, 2009); (JESTON e NELIS, 2008);

(MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014); (MORAIS, KAZAN, et al., 2014); (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010); (ROSEMANN, 2014).  Subelemento Técnica analítica

Consiste num conjunto de técnicas tradicionais para se analisar processos conforme a abordagem ‘de dentro para fora’. Conforme Kohlborn et al. (2014), essas técnicas focam no processo simples, muitas vezes representado por um modelo de processo para investigar o que pode ser feito para corrigir os problemas identificados e produzir melhoria no processo de negócio. Tais problemas podem se configurar como: eliminar desperdício, variações de processo, gargalos e trabalhos manuais.

No modelo conceitual proposto, pode-se afirmar que o subelemento técnica analítica está intimamente relacionado com o subelemento melhoria no processo de

negócio. Ou seja, tem-se como premissa de que quando o participante da análise

utilizar técnicas analíticas (ex.: diagrama de ishikawa), é provável que sejam identificadas oportunidades de melhoria no processo de negócio (ex.: atraso nas atividades X e Y). No contexto da ambidestria organizacional, técnicas analíticas também são denominadas de exploitation techniques. Onde o termo “exploitation” se refere à exploração dos recursos e problemas internos do processo de negócio.

Quadro 21. Elemento Técnica Analítica

Nome do Elemento TÉCNICA ANALÍTICA

Definição TÉCNICA ANALÍTICA é utilizada pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE para analisar e identificar problemas e gargalos com a intenção de gerar MELHORIA NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Relacionado a É subtipo de TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROCESSO

Referências (ABPMP, 2013); (BANDARA, GABLE e ROSEMANN, 2005); (JESTON e NELIS, 2008); (MALINOVA, BRINA e MENDLING, 2014);

(MORAIS, KAZAN, et al., 2014); (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010).

Subelemento Técnica intuitiva

Consiste num conjunto de técnicas que levam em consideração oportunidades e visões futuras do processo de negócio. Além disso, elas seguem uma abordagem ‘de fora para dentro’, onde procuram explorar a expectativa, experiência e satisfação do cliente com a intenção de gerar inovação no processo de negócio.

As técnicas intuitivas também são denominadas na literatura como técnicas de criatividade ou exploration techniques. Como na análise tradicional de processo de negócio não são comumente utilizadas técnicas intuitivas, buscou-se técnicas nas áreas de criatividade e inovação que podem ser aplicadas no contexto desta tese. Dessa forma, tem-se como premissa de que ao participante da análise utilizar técnicas intuitivas (ex.: mapa da empatia), é provável que sejam identificadas oportunidades de inovação no processo de negócio (ex.: desenvolvimento de uma funcionalidade ou um aplicativo que altera o comportamento de um perfil de cliente para com o produto).

Quadro 22. Elemento Técnica Intuitiva

Nome do Elemento TÉCNICA INTUITIVA

Definição TÉCNICA INTUITIVA é utilizada pelo PARTICIPANTE DA ANÁLISE para analisar, identificar e explorar oportunidades de INOVAÇÃO NO PROCESSO DE NEGÓCIO.

Relacionado a É subtipo de TÉCNICA DE ANÁLISE DE PROCESSO

Referências (ABPMP, 2013); (BROWN e WYATT, 2010); (BROWN, 2009); (RICHARDSON et al., 2013); (ROSEMANN e VOM BROCKE, 2010); (ROSEMANN, 2014).