• Nenhum resultado encontrado

2. A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO

2.4. COMPRAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

2.4.1 Conceitos de Licitação

A palavra licitação é originária do latim licitatio, que significa vender por lances, ou seja, que está ligada à ideia de arrematar, fazer preço sobre coisa licitada, disputar, dentre outros significados.

Segundo Carvalho Filho (2001:188)

Licitação é o procedimento administrativo vinculado por meio do qual os entes da Administração Pública e aqueles por ela controlados selecionam a melhor proposta entre as oferecidas pelos vários interessados, com dois objetivos – a celebração de contrato, ou a obtenção do melhor trabalho técnico, artístico ou científico.

A Lei Federal nº 10.520/2002, ao regulamentar o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, dispõe:

XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômicas indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

Essa Lei estabeleceu normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços inclusive de publicidade, compras, alienações e locações, para o desenvolvimento do Estado a fim de atender as necessidades da sociedade, no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

2.4.1.1 Objetivos Gerais

A administração Pública está sujeita a um comando legal, por razões de interesse público, pois diferentemente do particular, o Governo ao adquirir bens e serviços obedecerá a regras impostas, com o objetivo de tornar o processo transparente, em face do uso do erário.

3 0

30

Ao licitar, a administração tem por finalidade a obtenção da melhor proposta, para um determinado serviço e/ou produto, com o objetivo de atender com eficácia o seu usuário, de forma a estabelecer uma equivalência na forma de aquisição do particular.

2.4.2

Modalidades de Licitação

De acordo com artigo 22 da Lei 8.666/1993, são cinco as modalidades de licitação instituídas.

Art. 22. São modalidades de licitação:

I - concorrência; II - tomada de preços; III - convite;

IV - concurso; V - leilão.

Entretanto, são apenas três os fins a que se destinam, as três primeiras modalidades – concorrência, a tomada de preço e o convite – têm o mesmo objetivo: a contratação de obras, serviços e fornecimento, enquanto o concurso e o leilão têm objetivos próprios e diferenciados, e define também os princípios para a contratação por meio de dispensa e inexigibilidade de licitação.

Através da Lei Federal nº 10.520/2002, estabeleceu uma nova modalidade de licitação “Pregão”. É importante sublinhar que a nova legislação tem o objetivo básico de complementar a Lei Federal nº 8.666/1993.

Artigo 23, As modalidades de licitação a que se referem os incisos I a III do artigo 22, serão determinadas em função dos seguintes limites, tendo em vista o valor estimado da contratação:

31

Quadro I

Ano de Vigência 1.998 M O D A L I D A D E L I M I T E S E M R $

E

S

P

É

C

I

E

O B R A S E S E R V IÇ O S D E E N G E N H A R IA CONVITE ATÉ...150.000,00

TOMADA DE PREÇO ATÉ...1.500.000,00

CONCORRÊNCIA ACIMA DE...1.500.000,00

C O M P R A S E O U TR O S S E R V IÇ O S CONVITE ATÉ...80.000,00

TOMADA DE PREÇO ATÉ...650.000,00

CONCORRÊNCIA ACIMA DE...650.000,00

Fluxograma. Fonte: Lei 9.648 de 27/05/1998. Adaptado pelo autor.

O artigo 120 do Estatuto Federal Licitatório prevê revisão anual dos valores pelo Poder Executivo Federal, publicados no DOU, observando como limite superior a variação geral dos preços de mercado, no período.

2.4.2.1 Concorrência

Concorrência é a modalidade de licitação adequada a contratações de grande vulto. Exatamente porque os recursos financeiros a serem empregados

3 2

32

pela Administração são ais elevados, essa modalidade é a que se apresenta, em seu procedimento, maior rigor formal e exige ampla divulgação. Dela podem participar quaisquer interessados que demonstrem possuir os requisitos mínimos de qualificação fixados no edital.

A concorrência é a que se destina aos atos seletivos para contratos de grande valor. Nela se admite a participação universal de quaisquer interessados que atendam ao edital convocatório e satisfação as condições expressamente definidas. Os requisitos necessários para se participar da concorrência são: a universidade, a ampla publicidade e a habilitação preliminar.

Com a universidade entende-se a participação de quaisquer interessados, nacionais ou estrangeiros, desde que atendam à capacidade jurídica, técnica e financeira e outras que a lei determinar, como a regularidade fiscal e regularidade com a seguridade social.

A publicidade, no caso da concorrência, deve ser a mais ampla possível, além da obrigatoriedade definida na Lei. Quanto ao contrato a ser celebrado a licitação segue o tipo melhor técnica ou técnica e preço, o prazo mínimo da publicidade é de 45 (quarenta e cinco) dias, e de 30 (trinta) nos demais casos.

A habilitação preliminar, como fase do processo de licitação, deve limitar-se, como preceitua o art. 27, da Lei nº 8.666/93, à comprovação da habilitação jurídica, à qualificação técnica, à qualificação econômico-financeira e à regularidade fiscal e trabalhista.

2.4.2.2 Tomada de Preços

Tomada de preço é a modalidade de licitação utilizada para a compra ou bens e serviços, de empresas já cadastradas na administração pública ou que atendam a todas as exigências para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas.

Em relação à concorrência essa modalidade é menos formal, e isso em virtude de se destinar a contratações de vulto médio, cujas faixas são estabelecidas em lei.

A primeira característica da tomada de preço reside na inscrição ou na possibilidade de inscrição do interessado nos registros cadastrais. É característica, ainda, a habilitação prévia. Na tomada de preço a aferição, em sua

33

maior parte, se faz com antecipação, ao momento da inscrição nos registros cadastrais.

Por fim, há também o fator substituição. Ainda que o vulto do futuro contrato comparte a tomada de preços, pode o administrador optar por realizar concorrência.

2.4.2.3

Convite

A modalidade convite é que comporta o menor formalismo, e isso porque se destina a contratações de menos vulto.

Nesse caso, a unidade administrativa escolhe e convida pelo menos três fornecedores do segmento do serviço ou mercadoria licitada por meio de uma carta - convite, que substitui o edital, e é nesta que são colocadas às regras da licitação.

Não é necessário que as empresas estejam cadastradas, mas é obrigatório que o órgão público divulgue cópia do instrumento convocatório em local apropriado e que o convite seja estendido a outras empresas que estejam cadastradas. Essas deverão manifestar seu interesse em participar do processo até 24 horas antes da data de apresentação da proposta.

2.4.2.4 Concurso

Parágrafo 4º da lei 8.666/93 o concurso é uma modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmio ou remuneração aos vencedores, seguindo critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial, com antecedência mínima de 45 dias para a realização do evento.

Como se trata de seleção de projeto intelectual cumpre que a comissão que dirige a licitação seja bastante criteriosa e apta intelectualmente, que sejam ou não servidores públicos. Assim, pode-se verificar que o pagamento do prêmio ou da remuneração é condicionado à cessão por parte do autor do projeto, a fim de que a administração possa utilizá-lo de acordo com o prescrito no regulamento ou no ajuste para sua elaboração.

Com o pagamento do prêmio ou remuneração, a licitação se encerra e não existe uma contratação. Inclusive, o próprio vencedor não poderá

3 4

34

participar de uma futura licitação para executar o projeto, por exemplo, podendo apenas realizar consultoria ou auxiliar na fiscalização da execução desse trabalho.

A maior diferença entre o concurso e as outras modalidades de licitação, é que nestas últimas a execução do objeto licitado ocorre depois da seleção da proposta mais vantajosa, cujo preço será dado pela licitante, e no concurso a execução do objeto licitado ocorrerá antes, ou seja, ele será entregue pronto, e o preço a ser pago ao vencedor (prêmio ou remuneração) é previamente definido no edital.

2.4.2.5 Leilão

De acordo com a Lei 8.666/93 parágrafo 5º leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

O leilão é a modalidade de licitação específica para alienação de bens públicos. Há dois requisitos importantes no leilão. Primeiramente, deve ter ampla divulgação. Depois, é necessário que, antes do processo, sejam os bens devidamente avaliados.

Nessa modalidade, não se exige qualquer tipo de habilitação prévia dos licitantes, tendo que a venda seja feita à vista ou com pagamento em curto prazo, admitindo-se na segunda hipótese um depósito percentual do preço, servindo como garantia.

2.4.2.6 Pregão

Apesar da Lei Licitatória n.º 8.666/93, vedar a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação delas, a medida provisória n.º 2.182- 18/2001, instituiu, no âmbito da União, uma nova modalidade denominada Pregão. Só que a referida lei vedava a criação de outras modalidades de licitação, salvo se introduzidas por outra norma geral. Foi aí que a Lei 10.520, de 17/07/2002, converteu a medida provisória em norma geral, determinando também a sua aplicação aos Estados, Distrito Federal e Municípios, o que acabou por dispensar estas entidades de editarem leis próprias sobre a matéria.

35

Esta Lei Federal nº 10.520/02 a qual institui o Pregão, se destina à aquisição de bens e serviços comuns, em que a disputa pelo fornecimento é feita em sessão pública por meio de propostas de preços por escrito e lances verbais, para classificação e habilitação do licitante com a proposta de menor preço.

A grande inovação do pregão se dá pela inversão das fases de habilitação e análise das propostas. Dessa forma, apenas a documentação do participante que tenha apresentado a melhor proposta é analisada. Esta documentação consta no Edital, que está em anexo.

Além disso, a definição da proposta mais vantajosa para a Administração é feita através de proposta de preço escrita e, após, disputa através de lances verbais.

Segundo Justen Filho (2000:9)

O pregão é absolutamente peculiar, com duas características fundamentais. Uma consiste na inversão das fases de habilitação e julgamento. Outra é a possibilidade de renovação de lances por todos ou alguns dos licitantes, até chegar-se à proposta mais vantajosa. Em segundo lugar, o pregão comporta propostas por escrito, mas o desenvolvimento do certame envolve a formação de novas proposições ("lances"), sobre forma verbal (ou, mesmo, por via eletrônica). Em terceiro lugar, podem participar quaisquer pessoas, inclusive aqueles não inscritos em cadastro. Sob um certo ângulo, o pregão é uma modalidade muito similar ao leilão, apenas que não se destina a alienação de bens públicos e à obtenção da maior oferta possível. O pregão visa à aquisição de bens ou contratações de serviços comuns, pelo menor preço.

Segundo a Lei Federal nº 10.520/02 em seu artigo 2 no parágrafo 1 - Poderá ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica.

Portanto o procedimento do Pregão eletrônico segue as regras básicas do pregão comum, mas deixa de ocorrer à presença física do pregoeiro e dos participantes, tendo em vista que as comunicações são feitas por via eletrônica.

Dentre as diversas modalidades de licitação, a CONAB utiliza a modalidade pregão eletrônico, para suas compras de materiais de expedientes, permanentes e prestação de serviços, pois é o meio mais econômico e ágil a se seguir.

3 6

36

Documentos relacionados