• Nenhum resultado encontrado

Concluímos que foi possível identificar resultados benéficos pelo uso e aplicação do processo licitatório pregão eletrônico, bem como inúmeras vantagens alcançadas por essa modalidade no tocante à inovação e modernização da administração pública. Portanto, esta modalidade de licitação denominado Pregão Eletrônico, expõe uma reflexão de caráter teórico, demonstrando o desafio atual dos gestores públicos dentro desta modalidade, na escolha da proposta mais vantajosa para os bens e serviços comuns, sem prejuízo de qualidade, desde os procedimentos, no ato de licitar, até o resultado final, no momento da homologação.

Considerando-se os estudos aqui retratados, verificou-se que o pregão é incontestavelmente, um avanço no processo das licitações, tendo surgido com objetivo de simplificar os procedimentos licitatórios e priorizar o aspecto econômico e a celeridade dos processos administrativos que visam às compras e serviços e bens para o Governo Federal, diferentemente das demais modalidades de licitação onde a prática e a sequência lógica dos atos que lhe são atribuídos determinam uma contratação lenta e burocrática que resulta em prejuízo à Administração Pública.

A aplicabilidade do pregão eletrônico na CONAB tem apresentado resultados expressivos no processo de gestão de compras e deve continuar a ser utilizado em todos os procedimentos de licitações que se tratarem de bens e serviços comuns, face as seguintes vantagens: diminuição dos prazos de conclusão dos procedimentos licitatórios; vantagens econômicas dos recursos nas contratações que são viabilizadas por meio do uso do pregão, com uma redução de custos administrativos; maior credibilidade em âmbito interno e externo às contratações públicas e aos certames licitatórios, devido a sua transparência e celeridade; maior incentivo à competitividade e à ampliação da disputa entre fornecedores com o uso do pregão, há um avanço no tempo despendido entre a publicação do edital e a finalização do certame licitatório, com significativa redução no prazo de conclusão das compras, restando comprovado que a CONAB vem obtendo grande êxito, quanto ao aspecto temporal, nas contratações advindas do uso do pregão, portanto é um meio para atingir o seu objetivo, que é administrar a coisa pública com probidade, seriedade, competência e eficiência.

43

Outras vantagens do Pregão Eletrônico é a transparência que evita erros e fraudes, tem a segurança pelo portal eletrônico que é o Comprasnet que inibe qualquer tipo de tentativa de fraude, e os valores só são repassados após a criteriosa consulta dos documentos.

Pelas razões apresentadas, resta claro que o uso do pregão eletrônico nesta empresa pública, tem se revelado como mais ágil e menos oneroso, tornando o processo de compras mais seguro, com resultados mais satisfatórios, elevando a eficiência nas contratações de serviços e bens que são necessários para a consecução das finalidades de interesse público, garantindo uma gestão responsável com recursos públicos bem administrados.

4 4

44

REFERÊNCIAS

ANGÉLICO, João. Contabilidade. 8 ed. São Paulo: Atlas, 1994.

BRASIL. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ , Acesso em 18/01/2017.

BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993. Regulamenta o art 37, inciso XXI, da Constituição Federal, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dão outras providencias. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ , Acesso em 18/01/2017.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de Maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ , Acesso em 11/01/2017. BRASIL. Lei nº 4.320, de 17 de março 1964. Estatui normas gerais de direito financeiro para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal V. 22, São Paulo: Atlas, 2000.

BRASIL. Decreto nº 1.094, de 23 de março de 1994. Dispõe sobre o Sistema de Serviços Gerais (SISG) dos órgãos civis da Administração Federal direta, das autarquias federais e fundações públicas, e dá outras providências. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/, Acesso em 17/02/2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. Disponível em <http://www.jusbrasil.com.br/topicos/2186546/artigo-37-da-constituicao-federal-de- 1988>, Acesso em 18/01/2017.

BRASIL. Portaria nº 306, de 13 de dezembro de 2001.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 7 ed. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2001.

Departamento de Gestão Financeira. Disponível em:

<http://www.unifesp.br/reitoria/dgf/fases-das-despesas>, Acesso em 17/01/2017. GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de materiais. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

JUSTEN FILHO, Marçal. Pregão - Comentários à Legislação do Pregão Comum e Eletrônico. 4 ed. São Paulo: Dialética, 2005.

45

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratos Administrativos. 8a ed. São Paulo: Dialética, 2000.

KOHAMA, Hélio. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 6 ed. São Paulo: Atlas, 1998.

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 36. ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2010.

ZUCCO Fabiano. Licitação Web. Disponível em:

<http://licitacaoweb.com.br/blog/funciona-modalidade-licitacao/> - Acesso em 20/01/2017.

4 6

46

ANEXO A – Edital do Pregão Eletrônico

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 002/2015 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL

DE MATO GROSSO

EXCLUSIVO PARA PARTICIPAÇÃO DE MICROEMPRESAS, EMPRESAS DE PEQUENO POR- TE e COOPERATIVAS (Decreto nº 6.204/2007)

A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Superintendência Regional de Mato Grosso, na pessoa do pregoeiro designada pelo Ato de Superintendência n º 18, de 09/03/2015, torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local abaixo indicados fará realizar licitação na modalidade de PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo menor preço, por item, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

O procedimento licitatório se dará na forma da Lei nº 10.520/2002, do Decreto nº 5.450/2005, da Lei Complementar nº 123/2006, e subsidiariamente, da Lei nº 8.666/1993 e de outras normas aplicáveis ao objeto deste certame, mediante as condições estabelecidas neste edital e seus anexos.

LOCAL : www.comprasnet.gov.br DATA : 22 / 06 /2015

HORÁRIO : 15: 00 horas ( horário de Brasília)

INFORMAÇÕ ES

Herbert Ramos da Silva Fone : 0XX65 – 36163826 Fax : 0XX65 – 3624-5280

E-mail : Herbert.ramos@conab.gov.br

1 DO OBJETO

1.1 O presente Pregão tem por objeto aquisição de Material de Expediente para Reposição de Estoque do Almoxarifado da Superintendência Regional da CONAB/SUREG-MT, de acordo com as quantidades e especificações constantes do Termo de Referência, Anexo I do Edital.

2 DA PARTICIPAÇÃO

2.1 Respeitadas as demais condições normativas e as constantes deste Edital, poderão participar deste Pregão os interessados que estiverem previamente credenciados no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores - Sicaf e perante o sistema eletrônico provido pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento,

PROCESSO N.º : 21.2 12.000096/201045-85

47

Orçamento e Gestão (SLTI), por meio do sítio www.comprasnet.gov.br. 2.1.1 Para ter acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar deste Pregão deverão dispor de chave de identificação e senha pessoal, obtidas junto à SLTI, onde também deverão informar-se a respeito do seu funcionamento e regulamento e receber instruções

detalhadas para sua correta utilização.

2.1.2 O uso da senha de acesso pelo licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação por ele efetuada diretamente, ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a CONAB responsabilidade por eventuais danos decorrentes do uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

2.1.3 Não poderão participar deste Pregão:

a) empresário suspenso de participar de licitação e impedido de contratar com a CONAB, durante o prazo da sanção aplicada; b) empresário declarado inidôneo para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida sua reabilitação;

c) empresário impedido de licitar e contratar com a União, durante o prazo da sanção aplicada;

d) sociedade estrangeira não autorizada a funcionar no País; e) empresário cujo estatuto ou contrato social não inclua o objeto deste Pregão;

f) empresário que se encontre em processo de dissolução, recuperação judicial, recuperação extrajudicial, falência, concordata, fusão, cisão, ou incorporação;

g) sociedades integrantes de um mesmo grupo econômico, assim entendidas aquelas que tenham diretores, sócios ou representantes legais comuns, ou que utilizem recursos materiais, tecnológicos ou humanos em comum, exceto se demonstrado que não agem representando interesse econômico em comum;

h) consórcio de empresa, qualquer que seja sua forma de constituição;

i) Sociedades cooperativas, em razão do Termo de conciliação Judicial celebrado entre o Ministério Público do Trabalho e a União, celebrado em 05 de junho de 2003

2.3 Como requisito para participação neste Pregão, a licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que está ciente e concorda com as condições contidas no Edital e seus anexos e que cumpre plenamente os requisitos de habilitação definidos neste Edital.

2.3.1 A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação e à proposta sujeitará a licitante às sanções previstas neste Edital.

4 8

48

3. DA REPRESENTAÇÃO E DO CREDENCIAMENTO

3.1 O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico, no Portal de Compras do Governo Federal – Comprasnet, no sítio http://www.comprasnet.gov.br.

3.2 O credenciamento junto ao provedor do sistema implica responsabilidade legal da licitante ou seu representante legal e presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao Pregão Eletrônico.

3.3 O uso da senha de acesso pela licitante é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou a CONAB, promotora da licitação, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

3.4 O credenciamento da licitante, bem assim a sua manutenção, dependerá de registro cadastral atualizado no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF.

3.5 O cadastramento no SICAF poderá ser realizado pelo interessado em qualquer unidade de cadastramento dos órgãos ou entidades da Presidência da República, dos Ministérios, das Autarquias e das Fundações que participam do Sistema Integrado de Serviços Gerais – Sisg, localizada nas Unidades da Federação.

4. DA PROPOSTA DE PREÇOS

4.1 O licitante deverá encaminhar proposta, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, até a data e horário marcado par abertura da sessão, quando então encerrar- se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

4.1.1 No preço proposto, computando todos os custos necessários para o fornecimento do material objeto deste Edital, bem como todos os tributos, encargos trabalhistas, comerciais e quaisquer outras despesas que incidam ou venham a incidir sobre o objeto desta licitação e que influenciem na formação do preço da proposta, deverá ser registrado, selecionando o item e informando seu valor unitário e total.

4.1.2 A licitante deverá apresentar proposta contendo a descrição completa do material oferecido.

4.1.3 A proposta deverá contemplar, necessariamente, o item ofertado, apresentando a formação de preço do mesmo, o qual deve conter o preço unitário e total discriminados individualmente. 4.1.4 O licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do Edital.

49

sob pena de inabilitação, que não emprega menores de dezoito anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre, nem menores de dezesseis anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos.

4.1.6 O licitante enquadrado como microempresa ou empresa de pequeno porte deverá declarar, em campo próprio do Sistema, que atende aos

requisitos do art. 3º da LC nº 123/2006, para fazer jus aos benefícios previstos nessa lei.

4.1.7 A declaração falsa relativa ao cumprimento dos requisitos de habilitação, à conformidade da proposta ou ao enquadramento como microempresa ou empresa de pequeno porte sujeitará o licitante às sanções previstas neste Edital.

4.2 As propostas ficarão disponíveis no sistema eletrônico.

4.2.1 Qualquer elemento que possa identificar o licitante importa desclassificação da proposta, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

4.2.2 As propostas terão validade de 60 (sessenta) dias contados da data de abertura da sessão pública estabelecida no preâmbulo deste Edital.

5. DO ENVIO DA PROPOSTA DE PREÇOS

5.1 A participação no Pregão dar-se-á por meio da digitação da senha privativa da licitante e subsequente encaminhamento das propostas de preços, a partir da data da liberação do presente Edital no sítio www.comprasnet.gov.br, até o horário limite de início da sessão pública, exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

5.1.1 Até a abertura da sessão, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada (§ 4.º do Art. 21 do Decreto nº 5.450/05).

5.1.2 Aberta a sessão não caberá desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

5.1.3 Até a abertura da sessão, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada (§ 4.º do Art. 21 do Decreto nº 5.450/05).

5.1.4 Aberta a sessão não caberá desistência de proposta, salvo por motivo justo decorrente de fato superveniente e aceito pelo Pregoeiro.

5.2 A licitante deverá apresentar, via sistema, declaração de que conhece e concorda com todas as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

5.3 A proposta deverá ser formulada e enviada exclusivamente por meio do sistema eletrônico, contendo as especificações do objeto de forma clara e precisa, para que seja realizada a aceitação, utilizando para fins de detalhamento o “Anexo de Proposta” disponibilizado pelo sistema eletrônico e quando solicitado pelo Pregoeiro.

5 0

50 5.4 Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou incorretamente cotados serão considerados como inclusos nos preços, não sendo aceitos pleitos de acréscimos, a esse ou a qualquer título, devendo os materiais serem entregues à CONAB sem ônus adicional.

5.5 A licitante será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances.

5.6 Incumbirá, ainda, à licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

5.7 Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às exigências do presente Edital e seus Anexos, sejam omissas ou apresentem irregularidades, ou defeitos capazes de dificultar o julgamento.

5.8 A apresentação da proposta implicará plena aceitação, por parte da licitante, das condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos.

6. DA ABERTURA DA SESSÃO

6.1 A abertura da presente licitação dar-se-á em sessão pública, por meio de sistema eletrônico (comunicação pela Internet), dirigida por um Pregoeiro, a ser realizada de acordo com o Decreto nº 5.450, de 31/05/2005, no site, data e horário estabelecido no preâmbulo deste Edital.

7. DA FORMULAÇÃO DOS LANCES

7.1 Aberta a etapa competitiva, os licitantes poderão registrar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo o licitante imediatamente informado do seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

7.2 Os licitantes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado para a abertura da sessão e as regras de aceitação dos mesmos, contendo cada lance no máximo 02 (duas) casas decimais, relativas à parte dos centavos, sob pena de exclusão do lance.

7.3 Os licitantes somente poderão oferecer lances inferiores aos últimos por eles ofertados e registrados pelo sistema.

7.4 Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar.

7.5 Durante a sessão pública, os licitantes serão informados, em tempo real, dos valores dos menores lances registrados, vedada a identificação dos licitantes.

7.6 Durante a fase de lances, o Pregoeiro poderá excluir, justificadamente, lance cujo valor seja manifestamente inexequível.

7.7 O encerramento da etapa de lances será decidido pelo Pregoeiro, que informará, com antecedência de 1 a 60 minutos, o prazo para início do tempo de iminência.

51

7.8 Decorrido o prazo fixado pelo Pregoeiro, o sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a fase de lances.

7.9 Na fase competitiva do pregão eletrônico, o intervalo entre lances enviados pelo mesmo licitante não poderá ser inferior a 20 (vinte) segundos.

7.9.1 Os lances enviados em desacordo com o subitem 7.9 anterior serão descartados automaticamente pelo sistema.

8. DA DESCONEXÃO

8.1 Se ocorrer a desconexão do Pregoeiro no decorrer da etapa de lances, e o sistema eletrônico permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

8.2 No caso de a desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa automaticamente e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes no sítio

www.comprasnet.gov.br.

9. DA NEGOCIAÇÃO

9.1 O Pregoeiro poderá encaminhar contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação.

9.2 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

10. DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

10.1 O critério de julgamento adotado será o de menor preço por item, conforme definido neste Edital e seus Anexos.

10.2 Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o Pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta à licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida a melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas neste Edital.

10.3 A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelas demais licitantes.

10.4 Após o encerramento da sessão da etapa de lances a licitante detentora da melhor oferta deverá encaminhar, no prazo máximo de 02 (duas) horas, via sistema, no campo “Anexo de Proposta”, a proposta de preços contendo: razão social, endereço, telefone/fax, número do CNPJ/MF, dados bancários (como: banco, agência, número da conta-corrente e praça de pagamento), prazo de validade de no mínimo 60 (sessenta) dias a contar da data da abertura da sessão deste Pregão, e conter as especificações do objeto de forma clara, demais exigências contidas no Termo de Referência, atualizada com lance final ofertado.

10.4.1 A proposta de preços descrita no subitem anterior deverá ser redigida em língua portuguesa, datilografada ou digitada, em uma via, em papel timbrado da licitante, redigida em linguagem clara, sem emendas, rasuras ou entrelinhas que impeçam sua perfeita compreensão, devidamente datada, assinada na última

5 2

52

folha e rubricada nas demais pelo representante legal da licitante, nos termos do modelo da proposta comercial, constante do Anexo II deste Edital.

10.5 Em conjunto com a proposta comercial, a licitante detentora da melhor oferta, deverá encaminhar os documentos que comprovem sua condição de habilitação, nos moldes do que determina o item 10 deste Edital, no mesmo prazo e forma estipulados no item 10.4, via sistema, por meio do campo “Anexo de Proposta”.

10.5.1 Os originais dos documentos exigidos nos subitens 10.4 e 10.5, deverão ser encaminhados no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do aceite da proposta por parte do Pregoeiro.

10.6 O Pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação e sua exequibilidade, e verificará a habilitação da licitante conforme disposições deste Edital.

10.6.1 Como critério de aceitabilidade do preço, o parâmetro será o valor estimado pela Administração, ou seja, o preço de referência descrito no Termo de Referência (Anexo I).

10.6.2 A amostra do material cotado, no caso de ser solicitada, deverá estar disponível para teste no prazo máximo de 48 horas após solicitação, na Sede da Conab em Cuiabá, Rua Padre Jerônimo Botelho, nº 510 – Ed. Everest. Bairro Dom Aquino, CEP 78015-115.

10.7 Se a proposta vencedora ou a amostra não forem aceitáveis, ou se a licitante desatender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará a proposta subsequente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração da proposta que atenda a este Edital.

11. DA HABILITAÇÃO

11.1 Os documentos de habilitação deverão ser remetidos em conjunto com a proposta de preços indicada no item “4.1”, em arquivo único, por meio da opção “Enviar Anexo” do sistema Comprasnet, em prazo idêntico ao estipulado no item.

11.1.1 Os originais ou cópias autenticadas, caso sejam solicitados, deverão ser encaminhados, no prazo de 48 horas, ao Pregoeiro da CONAB/MT, situada na Rua Padre Gerônimo Botelho, nº 510, Ed. Everest, Bairro: Dom Aquino, Cuiabá/MT – CEP: 78.015-115

11.2 A habilitação da licitante vencedora será verificada mediante a apresentação da seguinte documentação:

11.2.1. Via campo próprio disponibilizado pelo Sistema Eletrônico no momento de cadastramento da proposta.

11.2.1.1. Declaração da licitante de que não possui, em seu quadro de pessoal, empregado com menos de 18 (dezoito)

Documentos relacionados