• Nenhum resultado encontrado

Uma solução que pode ser implantada para resolver os problemas da empresa é a computação em nuvem, de forma que eles possam conseguir através da adoção dessa tecnologia ter mais confiabilidade em seus serviços, escalabilidade de armazenamento e mais segurança na hora de guardar as informações de seus clientes, e também ter acesso de qualquer lugar e quando necessário a essas informações originadas do Visual SGC.

Ao perguntar sobre a percepção do gestor da Alfa sobre a computação em nuvem, ele mostrou que a nuvem é uma boa solução por se tratar de uma tecnologia inovadora que está funcionando perfeitamente para empresas reconhecidas mundialmente, como pode ser constatado com a afirmação:

“[...] é uma tecnologia inovadora que já é usada por muitas empresas importantes, e que nos trará uma grande capacidade de armazenamento de informações e maior segurança as informações de nossos clientes [...]”.

Além disso, a Alfa acredita que a nuvem irá trazer inúmeros benefícios para a forma de operar da empresa e para o armazenamento de informações, isso porque segundo o gerente da empresa, eles o principal benefício que alcançaram com a adoção da nuvem será que passarão apenas a se preocupar com o suporte ao sistema. E então não terão mais preocupação com os computadores dos clientes infectados de vírus, que possam está ameaçando danificar os dados do Visual SGC.

Abaixo são citados os principais fatores detectados na entrevista para a análise da adoção da nuvem na empresa Alfa informática.

4.3.1 Modelo de Implantação e Modelo de Serviço

Embora a empresa não tenha conhecimento sobre as diferentes formas de classificação dos modelos de serviço em nuvem e dos modelos de implantação da tecnologia, na entrevista ficou evidente que o modelo de serviço que a empresa tem planejado adotar é o IaaS, uma vez que na entrevista ficou evidente o desejo do gerente em contratar um serviço de infraestrutura na nuvem, que possa ter capacidade de armazenamento das informações dos cliente e as da Alfa.

Ou seja, a empresa deverá contratar um serviço de infraestrutura e assim virtualizar uma máquina, com uma capacidade adequada para armazenamento de dados de todos os clientes, que optarem pelo serviço em nuvem, bem como as informações armazenadas pela própria empresa.

Em relação ao tipo de implantação, eles também têm definido que a utilização do serviço será de forma privada, se enquadrando no tipo de modelo de implantação privado, de modo que só quem for autorizado possa se conectar com a nuvem da empresa. O gerente da Alfa afirmou que essa é a melhor escolha “[...] porque acho que se for privado isso vai fazer que só quem esteja autorizado possa acessar determinados dados.”.

4.3.2 Segurança

O fator apontado como o de maior importância para a adoção da nuvem por parte da empresa foi à segurança, embora ele tenha admitido que a nuvem não seja totalmente segura, mas ele acredita que o fator segurança depende muito da empresa contratada para prestar o serviço, por isso na hora de escolher essa empresa o nome e o prestigio contará muito, conforme é exemplificado pelo gerente da empresa“Na verdade acho que a computação em nuvem é uma tecnologia segura, mas também depende da empresa contratada para o serviço.”.

Sendo assim o sócio gerente da empresa acredita que obtendo garantias de um bom serviço em termos de segurança, eles não terão mais que se preocupar com a perda de informação de seus clientes, seja por atualização do sistema, problemas de hadware ou com malwares “[...] não terei mais a preocupação, eu estarei confiando que o que foi guardado na nuvem esteja seguro.”.

4.3.3 Escalabilidade

Para o entrevistado a escalabilidade assegurada pela computação em nuvem também é um fator que motiva a implantação da tecnologia na empresa. Principalmente por aspectos relacionados ao crescimento do espaço de armazenamento à medida que a empresa necessitar. Conforme foi afirmado:

“[...] poder crescer e diminuir o espaço de armazenamento quando for necessário é um grande ponto a favor da nuvem. Se precisarmos de mais espaço é só pagar por ele e então ele será liberado [...]”.

A escalabilidade também é vista para a Alfa como uma forma de crescimento rápido, pois para o gerente da empresa nunca se sabe quando irão aparecer novos clientes querendo aderir o uso da nuvem, ou quando algum dos que já a utilizam irão optar por desistir do serviço. E esse crescimento rápido também não seria propiciado pela simples compra de servidores físicos por parte da Alfa à medida que fossem necessários, pois além do custo com o equipamento a empresa ainda arcaria com custo de manutenção dos servidores e gastos com energia.

4.3.4 Acesso a rede

No que foi mencionado sobre acesso à Internet na entrevista, foi questionado ao gerente da empresa sobre a qualidade do acesso dos seus clientes a Internet, bem como a qualidade do serviço de Internet contratado pela empresa. No que se refere ao acesso dos clientes, o gerente explicou que ainda há alguns que sofrem com problemas de Internet não estáveis, e esse problema tem gerado também dificuldades na hora de atendimentos remotos. Por isso ele acredita que nem todos os seus clientes irão adotar a nuvem como forma de armazenamento. Segundo palavras do sócio gerente da empresa “[...] há alguns que sofrem com a Internet, mas são mais os das cidades pequenas[...]. Às vezes temos até dificuldade de dar suporte remoto a eles, pois a conexão quase sempre cai.”.

Também foi mencionado pelo gerente sobre uma possível adoção da nuvem pela Alfa:

“Ainda não cheguei a comentar com nenhum dos clientes sobre isso [...]. Mas no final o que irá contar é quanto isso vai custar a eles e se eles conseguiram acessar essas informações, sempre que quiserem.”.

Em relação à qualidade da Internet usada pela empresa, o gerente informou que atualmente mudou seu provedor de Internet para a Velox, onde optou pelo serviço de 10 Megabytes (Mb), mas segundo o gerente da Alfa, infelizmente a conexão de banda larga que é assegurada pela Velox para a cidade de Currais Novos não passa de 2,5 Mb. Além disso, a empresa notou que a conectividade do novo provedor de Internet vem deixando a desejar, uma vez que a conexão cai várias vezes durante o dia.

4.3.5 Custo x benefício

Segundo o gerente da Alfa, a relação custo x benefício é um ponto muito importante na hora que uma empresa escolhe adotar a nuvem como parte de seu funcionamento, “[...] a relação custo benefício deve ser o primeiro ponto analisado quando a empresa quer utilizar a nuvem. [...] eu vejo a nuvem como uma forma de ter menos gastos com servidores, energia e manutenção.”.

A economia que a empresa terá em contratar um serviço de nuvem em relação à compra de máquinas para a manutenção de informações se deu como o principal fator analisado para a escolha da tecnologia por parte da empresa, conforme relata o gerente da empresa “[...] não terei que sempre ter que comprar servidores para manter os dados que quero, com a nuvem eu só preciso pagar mais para aumentar o espaço da máquina virtual.”. Além dos gastos com as máquinas que a empresa não precisará arcar, o gerente também citou como benefício o fato de não precisar manter servidores ligados vinte e quatro horas no espaço físico da empresa, que os trará menos gastos com energia e também com manutenção, uma vez que a empresa prestadora de serviço é que será a responsável por fazer a manutenção do servidor que estiver rodando a máquina virtualizada da empresa.

No argumento custo x benefício à empresa tem muito bem consolidado a abordagem que irá garantir com que eles não arquem com uma grande quantidade de custos na hora de adotar essa tecnologia, e isso se deve ao fato de que a empresa deverá incluir nas mensalidades de sua clientela incialmente parte dos custos, e à medida que o serviço for mostrando seus benefícios aos clientes, eles possam arcar com a maior parte dos gastos que a empresa venha a ter com o serviço.

Inicialmente acreditasse que nem todos os seus clientes da Alfa aceitaram adotar a nuvem, uma vez que a empresa poderá adicionar em suas mensalidades um pequeno valor relacionado ao que a empresa deverá pagar a prestadora de serviço em nuvem. Mas inicialmente a intenção é de não fazer com que os clientes da empresa arquem com um valor muito alto e que a adição seja mínima a fim de que eles vejam o quão bom seria a utilização do serviço e que após passarem a confiar na tecnologia possa atrair os outros clientes que inicialmente não optarem pelo serviço.

4.3.6 Sustentabilidade

Em relação ao fator sustentabilidade, também questionado na entrevista, esse elemento relacionado à nuvem não será algo que a empresa deva tratar com importância inicialmente, uma vez que eles deverão primeiramente implantar a nuvem e observar as mudanças positivas e os desafios que iriam sofrer com essa nova tecnologia. Então o fator sustentabilidade é algo que eles não se preocuparão inicialmente.

4.3.7 Provedor de serviço

Embora a empresa queira optar por um serviço de qualidade como o da Amazon, eles ainda não decidiram qual provedor realmente deverá contratar, e também não checaram possíveis alternativas que concorram com a Amazon no mercado. Mas para eles o que será levado em conta na hora da escolha do provedor será a qualidade do serviço e não os custos.

Documentos relacionados