• Nenhum resultado encontrado

4 FINANÇAS SUSTENTÁVEIS: CONCEITO E CONTEXTUALIZAÇÃO

4.2 CONCEITO DE FINANÇAS SUSTENTÁVEIS

Diante do cenário atual, o setor financeiro também tem reconhecido a importância da inserção de aspectos socioambientais em suas estratégias e operações. A utilização de variáveis associadas à sustentabilidade no processo de tomada de decisão do mercado financeiro pode ser chamada de finanças sustentáveis (BRITO; GONZALEZ, 2007). Segundo a Comissão Europeia (2018), finanças sustentáveis é a “provisão de financiamento para investimentos levando em conta considerações ambientais, sociais e de governança”. Esse conceito aplicado ao modelo de economia circular também é conhecido como finanças da economia circular. E de acordo com Raes et al. (p.2, 2018), é “qualquer tipo de instrumento onde os investimentos serão aplicados exclusivamente para financiar ou re-financiar, em parte ou na totalidade, empresas elegíveis existentes ou novas na economia circular”. Após a realização da revisão sistemática da literatura, nota-se que ainda há muitas divergências em relação ao conceito de finanças sustentáveis. Além de não haver um consenso entre os autores sobre um termo padrão, não há uma definição universalmente aceita para o conceito. Para Dossa e Kaeufer (2013) e Kunhibava,

Ling e Ruslan (2018), não há uma definição única para banco sustentável. Assim como para Bidabad e Sherafati (2017), que alegam que ainda não foi criado nenhum padrão específico para investimento sustentável ou para responsabilidade social ou para financiamento sustentável. Raut, Naoufel e Kharat (2017) consideram finanças sustentáveis e bancos sustentáveis definições inter-relacionadas. Do mesmo modo, Kunhibava, Ling e Ruslan (2018) afirmam que finanças sustentáveis é um termo intercambiável com finanças verdes, finanças climáticas e banco verde ou até mesmo com crescimento verde, quando analisado pela visão de crescimento. Já Bai, Faure e Liu (2013) afirmam que finanças verdes é mais amplo que crédito verde.

O Quadro 8 a seguir apresenta os diversos termos utilizados quando os autores se referem às finanças sustentáveis, como finanças sustentáveis, finanças verdes, banco sustentável, banco ético e banco verde. Já o Quadro 9 apresenta a relação entre eles, mostrando que a maioria dos autores que apresentam definições para esse tema leva em consideração as três dimensões da sustentabilidade. E a maioria aborda os produtos e serviços de maneira geral, ou seja, não especifica qual o produto ou serviço tratado. Porém, alguns estudos dão destaque para produtos financeiros específicos como investimentos, financiamentos e gestão de risco.

Quadro 8 – Conceitos de finanças sustentáveis

Termo Conceito Autor

Finanças sustentáveis (FS)

Inclusão de questões ambientais, sociais e de governança em decisões de investimento. Amaeshi (2011) Principalmente relacionado ao financiamento de projetos, mas pode abranger todos os aspectos da prestação de serviços

financeiros e seus impactos no alcance das metas do desenvolvimento sustentável.

Provisão de capital financeiro e produtos de gestão de riscos para projetos e negócios que proporcionam ou não aumentam a propriedade econômica, a proteção ambiental e a justiça social (IFC, 200733).

Mengze e Wei (2013, p. 159) Para a maioria dos bancos, a base principal para o financiamento sustentável é incorporar a consideração ambiental em seus

produtos e serviços de empréstimos bancários, como empréstimos, financiamentos de projetos, etc. (THOMPSON; COWTON, 200434; WHITE, 199635).

Garantir que as necessidades do presente sejam atendidas sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Kunhibava, Ling e Ruslan (2018) Gestão do impacto da corporação na economia, meio ambiente e sociedade, garantindo seu próprio futuro.

Práticas e diretrizes que promovem práticas ecologicamente corretas, incentiva os bancos e seus clientes a serem sustentáveis nas dimensões econômica, ética, ambiental e social.

Finanças verdes (FV)

Diversos serviços financeiros e produtos fornecidos por instituições financeiras para o desenvolvimento sustentável.

Bai, Faure e Liu (2013) Incluem um amplo espectro de negócios de empréstimo ou investimento baseados no mercado, envolvendo banco de varejo,

financiamento de projetos, gestão de ativos, tipos de empréstimos e financiamento de investimentos que são todos responsáveis pelo meio ambiente e sociedade.

Banco sustentável (BS)

Priorizar as pessoas antes dos lucros e promover uma sociedade mais sustentável Dossa e Kaeufer (2013) Financiam as empresas sociais que renunciam às decisões de maximizar os lucros em vez das mais favoráveis socialmente

Banco sustentável refere ao fornecimento de produtos e serviços financeiros, que são desenvolvidos para atender às necessidades das pessoas e proteger o meio ambiente, gerando lucro. Origina-se de termos como o banco ético e a política bancária ética, ilustrada pelo caso do Banco Cooperativo como a comunicação do que um negócio é e significa, e diretrizes rígidas sobre com quem o negócio fará ou não fará negócios (HARVEY, 199536)

Yip e Bocken (2017, p. 151) O banco sustentável usa ativamente as finanças para "fazer o bem" (GABV, 201237)

Banco sustentável (SB) é visto como um banco que: é responsável e espera servir os interesses de todos os seus stakeholders, promovendo um paradigma vantajoso em vez do paradigma egoísta adotado pelo banco convencional e caracterizado pela perseguição excessiva do lucro para servir exclusivamente os acionistas do banco.

Rebai, Azaiez e Saidane (2016) Continua...

33INTERNATIONAL FINANCE CORPORATION (IFC). Banking on Sustainability. Washington, DC: IFC. 2007.

34THOMPSON, P.; COWTON, J. Bring the environment into bank lending: implications for environmental reporting. The British Accounting Review, v.36, n.2, p.197–218, 2004.

35WHITE, M. Environmental finance: value and risk in the age of ecology. Business Strategy and the Environment, v.5, n.3, p.198–206, 1996. 36HARVEY, B. Ethical Banking: The Case of the Co-operative Bank. Journal of Business Ethics, v.14, p.1005-1013, 1995.

37GLOBAL ALLIANCE FOR BANKING ON VALUES (GABV). Strong, Straightforward and Sustainable Banking. A Report on Financial Capital and Impact Metrics of Values Based Banking. 2012.

...Continuação

Termo Conceito Autor

Banco sustentável (BS)

Estrutura de negócios que deve ser alcançada por meio de negociações razoáveis e aceitas sem ignorar a importância relativa de cada parte interessada no desempenho geral do banco.

Rebai, Azaiez e Saidane (2016) Investe dinheiro de forma responsável, não apenas levando em conta fatores financeiros; mas também considerando

os não financeiros. Particularmente, é responsável pelos aspectos sociais e ambientais, a fim de servir ao bem-estar de toda a comunidade.

Abraça a ética e os valores morais em seu papel de intermediação. Um banco sustentável, embora assegurando a sua tarefa tradicional de adotar visões de curto, médio e longo prazo, percebe-se, em particular, para promover boas práticas que ofereçam produtos e serviços simples, rastreáveis, tangíveis e responsáveis. Também é visto como transparente e confiável.

Contribui para a estabilidade do sistema financeiro, aplicando uma governança apropriada que limita a tomada de riscos excessivos e trabalhando contra o risco moral excessivo, em particular, evita confiar nas ações de resgate do governo. O banco sustentável respeita os regulamentos e colabora positivamente com os sistemas de controle externos legítimos.

O banco sustentável pode ser caracterizado como uma decisão do banco de oferecer produtos e serviços a clientes que valorizam o seu impacto social e ambiental (JEUCKEN; BOUMA, 199938)

Tan, Chew e Hamid (2017, p. 4)

Os bancos sustentáveis se comprometem a fornecer crescimento econômico real e a financiar organizações que ofereçam produtos e serviços que considerem implicações ambientais (BOUMA et al., 200139; DRAGAN, 201240)

O banco sustentável é um sistema de valores que garante que o negócio de um banco não apenas beneficia seus empregados e acionistas, mas também seus clientes e a economia em geral. Também previne ou minimiza quaisquer consequências prejudiciais para a sociedade e o ambiente (IMESON; SIM41, 2013; STANKEVICIENE; NIKONOROVA,

201442)

Banco verde (BV) O Banco verde é como um banco normal, que considera todos os fatores sociais e ambientais com o objetivo de proteger o meio ambiente e conservar os recursos naturais (INDIAN BANKS ASSOCIATION - IBA, 201443)

Singh (2015) Sua finalidade é realizar atividades bancárias, mas com um plano adicional para cuidar da ecologia da terra, meio

ambiente e recursos naturais.

Os bancos devem promover os produtos, processos e tecnologias que reduzam substancialmente a pegada de carbono do meio ambiente

Continua…

38JEUCKEN, M. H. A.; BOUMA, J. J. The Changing Environment of Banks. Greener Management International, p. 21-35, 1999. 39BOUMA et al. Sustainable Banking. Sheffield, U.K.: Greenleaf Pub. 2001.

40DRAGAN, O. Pathways to Sustainable Banking Management. Annals of The University of Oradea, Economic Science Series,v.21,n.2, p.545-550,2012. 41IMESON, M.; SIM, A. Sustainable Banking: Why Help Communities and Saving the Planet is Good for Business. Disponível em: http://www.sas.com/ 2013. 42STANKEVICIENE, J.; NIKONOROVA, M. Sustainable Value Creation in Commercial Banks During Financial Crisis. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v.110, p.1197-1208, 2014.

…Continuação

Termo Conceito Autor

Banco ético (BE) O banco ético tem a ver com práticas éticas – não somente com doações para empresas e investimentos em fundos "éticos" (LYNCH, 199144)

Yip e Bocken (2017, p. 151) Setor bancário

sustentável (SBS)

Setor bancário sustentável, definido como "um sistema bancário confiável, responsável por todas as partes interessadas internas e externas, considerando fatores financeiros e não financeiros, assegura atividades de

intermediação que se preocupam especialmente com aspectos sociais e ambientais, com horizontes de curto, médio e longo prazo. Estabelece valores éticos e contribui para a estabilidade e solidez do sistema financeiro, gerenciando adequadamente vários riscos, bem como buscando uma compensação contínua e ótima entre os interesses de seus stakeholdersˈ" (REBAI, 201445) Raut, Naoufel e Kharat (2017, p. 551); Rebai, Azaiez e Saidane (2016, p. 836)

O setor bancário sustentável é um financiamento sustentável que fornece capital financeiro e gestão de risco, variando de produtos a projetos e organizações que promovem (ou pelo menos não causam danos a) prosperidade econômica, justiça social e proteção ambiental (BOUMA et al., 200139)

Tan, Chew e Hamid (2017, p. 4)

Fonte: Elaborado pela autora.

Quadro 9 – Relação entre autores e conceitos de finanças sustentáveis

Autor Termo Dimensão Produtos/ Serviços

FS FV BS BV BE Ambiental Social Econômica Geral Investimento Financia mento

Gestão de risco

Amaeshi (2011) ● ● ● ● ● ● ●

Bai, Faure, Liu (2013) ● ● ● ● ●

Dossa e Kaeufer (2013) ● ● ● ●

Kunhibava, Ling e Ruslan (2018) ● ● ● ● ● ● ●

Mengze e Wei (2013) ● ● ● ● ● ● ●

Raut, Naoufel e Kharat (2017) ● ● ● ● ●

Rebai, Azaiez e Saidane (2016) ● ● ● ● ●

Singh (2015) ● ● ● ● ● ● ●

Tan, Chew e Hamid (2017) ● ● ● ● ● ● ●

Yip e Bocken (2017) ● ● ● ● ● ●

Fonte: Elaborado pela autora. Legenda: FS: Finanças Sustentáveis; FV: Finanças Verdes; BS: Banco Sustentável; BV: Banco Verde; BE: Banco Ético.

44LYNCH, J. Ethical Banking. Surviving in an Age of Default. Palgrave Macmillan, p. 3-10, 1991.