• Nenhum resultado encontrado

2.3 Sistema de Mensuração de Desempenho (SMD)

2.4.2 Conceito de Turismo

Existem diversas definições para o termo turismo. A seguir será feita uma análise de algumas das principais definições dadas ao termo ao longo do tempo.

A definição mais aceita hoje para o turismo é a apresentada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que segundo a qual, a atividade turística “compreende as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes do seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, por lazer, negócio ou outros”. (OMT, 1994 apud LOTZ; RAMOS, 2003, p. 3).

A partir dessa definição, a OMT definiu o termo viajante que pode tanto designar o turista quanto o excursionista. O termo turista refere-se ao viajante que permanece no país por pelo menos 24 horas devido a motivos como, negócios, saúde, missão, seminários, congressos, religião, férias, estudos, família, esporte, entre outros. O termo excursionista diz respeito ao visitante que permanece um período inferior a 24 horas no país visitado com as mesmas motivações. Não são considerados, para fins estatísticos, os imigrantes temporários ou permanentes, os diplomatas, os representantes consulares, os membros das forças armadas, refugiados, passageiros em trânsito, nômades e trabalhadores fronteiriços (CASTELLI, 2001). Na Figura 2.7 pode-se observar essa divisão.

Walter Hunziker e Kurt Krapf (1942 apud BARRETO, 1997, p. 11), na Suíça, definiram da seguinte forma o turismo “Turismo é o conjunto das relações e dos fenômenos produzidos pelo deslocamento e permanência de pessoas fora do seu local de domicílio, sempre que ditos deslocamentos e permanência não estejam motivados por uma viagem lucrativa”.

Luiz Fernandez Fuster (1973) citado em Barreto (1997, p. 11) define, o turismo como:

Turismo é, de um lado, conjunto de turistas; do outro, os fenômenos e as relações que esta massa produz em conseqüências de suas viagens. Turismo é todo o equipamento receptivo de hotéis, agências de viagens, transportes, espetáculos, guias-intérpretes que o núcleo deve habilitar para atender às correntes (...). Turismo é o conjunto das organizações privadas ou públicas que surgem para fomentar a infra-estrutura e a expansão do núcleo, as campanhas de propaganda (...). Também são os efeitos negativos ou positivos que se produzem nas populações receptoras.

Segundo Castelli (2001, p.183) “o turismo compreende as atividades realizadas pelas pessoas durante suas viagens e estadas em lugares distintos do seu entorno habitual, por um período de tempo consecutivo, inferior a um ano, por motivo de férias, negócios e outros”.

De La Torre, citado por Mota (2001, p. 42) apresenta a seguinte definição de turismo:

O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupos de pessoas que, fundamentalmente, por motivos de recreação, descanso, cultura ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem qualquer atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social, econômica e cultural.

Mota (2001, p. 43), ao complementar a definição acima, afirma que:

O turismo é um fenômeno social que consiste no deslocamento temporário e voluntário de um ou mais indivíduos que, por uma complexidade de fatores que envolvem a motivação humana, saem do seu local de residência habitual para outro no qual não exerçam atividades lucrativas, gerando múltiplas inter-relações de importância cultural, socioeconômica e ecológica entre os núcleos emissores e receptores.

Kotler, Bowen e Makens (1998, p. 647) apresentam a definição da Autoridade Britânica do Turismo (British Tourist Authority), segundo a qual turismo é “estadia de uma ou mais noites longe de casa, motivado por férias, visita a amigos ou parentes, conferências de negócios ou qualquer outro motivo exceto passagem em trânsito, educação ou emprego

A partir das definições apresentadas pode-se concluir que:

 O turismo é um fenômeno social, ou seja, é um comportamento observado em sociedades, grupos ou organizações;

 O turismo pressupõe deslocamento ou tráfego (elemento dinâmico) e a permanência ou estadia (elemento estático);

 O deslocamento deve ser temporário (menos de um ano) e voluntário;

 Esse deslocamento deve ser feito para lugares afastados do domicílio permanente dos indivíduos;

 O turismo é uma atividade na qual o turista não exerce qualquer atividade lucrativa. Segundo Petrocchi (2002), o produto turístico é formado por três atividades básicas: o transporte, a hospedagem e o atrativo, tais como lazer, negócios, saúde ou qualquer outro motivo.

Cavassa (2001, p.2) complementa o conceito acima, afirmando que o turismo pode ser compreendido “como um sistema, ou seja, o conjunto de atividades relacionadas entre si, com a finalidade de realizar, de forma conjunta, a tarefa do lazer do indivíduo”.

Duarte (2003) chama esse sistema de trade turístico, isto é, as áreas econômicas envolvidas nas prestações de serviços turísticos. Fazem parte deste trade turístico, os meios de hospedagem, os meios de transportes, os agentes de viagens, as empresas organizadoras de eventos e os agentes de viagens e de turismo, conforme observar-se na Figura 2.8, a seguir.

Duarte (2003) descreve resumidamente cada um deles, a seguir:

 Os meios de hospedagem incluem todos os estabelecimentos que em sua atividade comercial, oferecem o produto unidade habitacional (UH), como: hotéis, flats, apart-hotéis ou residenciais, pousadas, motéis, colônias de férias, albergues etc.;

 Os meios de transporte são constituídos pelos transportadores aéreos, ferroviários, rodoviários, locadoras de veículos etc.;

 Os agentes de viagens e turismo são responsáveis por organizar, promover e vender pacotes turísticos;

 Os agentes de viagens exercem as mesmas atividades que os agentes de viagens e turismo, mas os pacotes turísticos que oferecem restringem-se aos países vizinhos ou mercados em que o Brasil mantém acordo bilateral (incluindo o MERCOSUL);

 Organizadores de eventos são empresas que se especializam em organizar todos os acontecimentos, classificados como evento, tais como, confraternizações, festas, reuniões, treinamentos etc.