• Nenhum resultado encontrado

O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética está situado na área profissional relacionada com a imagem pessoal que compreende a concepção, o planejamento, a execução e a gestão de serviços de embelezamento pessoal e de moda. Enquanto o embelezamento pessoal, inclui os serviços prestados por esteticistas, cabeleireiros, maquiadores, manicuros e pedicuros, em institutos ou em centros de beleza, a moda, inclui a organização dos eventos da moda, a gestão e a comercialização de moda.

O perfil dos cursos superiores de tecnologia, abrange a todos os setores da economia e destina-se a egressos do ensino médio, ensino técnico, de matriculados ou portadores de diploma do ensino superior.

De uma maneira geral, os egressos dos cursos superiores de tecnologia devem estar aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, atividades em uma determinada área profissional e devem ter formação suficiente para:

a) Aplicação, desenvolvimento, pesquisa aplicada e inovação tecnológica e a difusão de tecnologias;

42 b) Gestão de processos de produção de bens e serviços;

c) Desenvolvimento da capacidade empreendedora.

Além disso, o egresso deverá manter suas competências em sintonia com o mundo do trabalho. Essas características formativas dos cursos superiores de tecnologia, oferecem a possibilidade de uma duração variável, conferem solidez à formação básica, associando-a ao atendimento às mudanças das necessidades do mercado e à verticalização, aprofundamento em áreas profissionais específicas de uma forma sintonizada com o mundo do trabalho, consolidam os cursos de nível tecnológico como cursos superiores.

Com efeito, a possibilidade de obtenção de certificados após cada semestre letivo favorece a diversificação e o aprofundamento da qualificação profissional, multiplicando as possibilidades de acesso ou continuidade no desenvolvimento de atividades no setor produtivo. Simultaneamente, esta estratégia curricular abre novas possibilidades de formação em torno de determinados eixos, como ocorre nos cursos sequenciais de formação específica de destinação coletiva.

Neste contexto, e a partir desta estratégia, a especialização não se torna um obstáculo para o desenvolvimento da interdisciplinaridade que o mundo moderno está a exigir, e que é inerente ao curso. Os egressos devem atuar principalmente no nível de formação tecnológica de maneira integrada, rompendo com a antiga e retrógrada segmentação. Isto nos leva aos conceitos de áreas do saber, mais amplas e mais condizentes que as áreas do conhecimento.

O profissional formado no Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Vale do Rio Doce – Univale, estará capacitado para realizar diversas atividades como: higienização e limpeza de pele, tratamento de acne com técnicas cosméticas; esfoliação corporal, bandagens, massagens cosméticas, banhos aromáticos, drenagem linfática, massagem mecânica e vacuoterapia; eletroterapia para fins estéticos; depilação com ou sem uso de aparelhos eletrônicos; máscaras de face, pescoço e colo; maquiagem; tratamento para mãos e pés e hidratação corporal. Atividades que podem ser exercidas com a utilização de aparelhos de alta tecnologia, cosméticos e conhecimentos específicos.

Para atender às expectativas do mercado atual, durante sua formação, o discente do curso adquire conhecimentos sobre temas relacionados com marketing, empreendedorismo, bioética e biossegurança, entre outros, o que acrescenta mais importância a sua formação em um curso superior. Atualmente, muitos profissionais da área não atendem ao disposto na Lei nº 13.643/2018 por não possuírem formação

43 suficiente para atuarem como esteticistas. Um fato que demonstra a carência de profissionais qualificados para desempenharem tal função.

A concepção do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética da Univale, como anteriormente exposto, toma como uma das suas referências o Parecer nº 436/2001 CNE/CES que assim se manifesta:

Parece-nos bastante claro que os Cursos Superiores de Tecnologia obedeçam a Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação, o que obviamente também não se aplica aos Cursos Sequenciais de Formação específica.

Sua denominação seria a de Cursos Superiores de Tecnologia, conduzindo a diplomas de Tecnólogos, na forma da legislação em vigor. Trata-se, portanto, a nosso ver, de um curso de graduação com características especiais, bem distinto dos tradicionais, cujo acesso se fará, no entanto, através de processo seletivo semelhante aos dos demais cursos de graduação. (Parecer nº 436/2001 CNE/CES)

O Conselho Nacional de Educação, nos termos da Lei Federal nº 9.131/95, de 24 de novembro de 1995, no dia 18 de dezembro de 2002, institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Profissional de Nível Tecnológico, elaborada pela Secretaria de Educação Média e Tecnológica do Ministério da Educação, para a organização e o funcionamento dos Cursos Superiores de Tecnologia que passaram a ser seguidas integralmente na concepção do curso e na estruturação deste PPC.

Esta arquitetura curricular possibilita a definição de ambientes de aprendizagem que permitem ao aluno, na medida em que este vai avançando pelos períodos, a apreensão de saberes que lhe propiciam o desenvolvimento de competências e habilidades, suficientes para assegurar um eficiente exercício das suas atividades profissionais.

Assim, por ser um curso tecnólogo, caracterizado como um capacitador técnico, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética proporciona aos discentes, além do Diploma de Curso Superior de Tecnologia – Tecnólogo em Estética e Cosmética na conclusão integral do curso, a obtenção de uma certificação intermediária, o que denota o direito a certificação profissional daquele módulo profissionalizante concluído, requerida ao termino de cada semestre letivo e aprovação nas disciplinas constituintes do período vigente. A certificação intermediária tem por objetivo comprovar que o aluno tem determinadas habilidades e competências que o torna apto a aplicá-las profissionalmente.

44 Tabela 4 – Certificações Intermediárias

MÓDULOS CERTIFICAÇÕES INTERMEDIÁRIAS

Módulo 1 – Panorama da Estética e

Cosmética. Certificado 1 – Assistente em Cosmetologia. Módulo 2 – Técnicas de Massoterapia e

Acompanhamento e Apoio Estético. Certificado 2 – Massoterapeuta. Módulo 3 – Desenvolvimento de Ambientes

Estéticos.

Certificado 3 – Consultor de beleza e imagem pessoal.

Módulo 4 – Planejamento Clínico e Técnicas Alternativas e Cosméticas.

Certificado 4 – Terapeuta Alternativo e Consultor em Produções Cosméticas. Módulo 5 – Técnicas de Tratamentos

Corporais. Certificado 5 – Terapeuta Corporal

Módulo 6 – Gestão de negócios e Produção Facial e Capilar.

Certificado 6 – Gestor em Estética e Terapeuta Facial e Capilar.

Certificado 1 – Assistente em Cosmetologia Competências e Habilidades

• Conhecer as características anatômicas, morfológicas, fisiológicas, histológicas e evolutivas do corpo humano relacionando-as com sua importância para a estética e aplicar o conhecimento das mesmas no desenvolvimento de suas atividades profissionais.

• Compreender a pele e seus anexos, desde as funções básicas até os principais processos, afim de formar a base para a aplicação de procedimentos estéticos e cosméticos.

• Compreender o significado e a evolução da estética, refletindo criticamente sobre sua importância para o desenvolvimento econômico e social.

• Conhecer e aplicar os princípios básicos da cosmetologia.

• Conhecer a importância da Estética para a região e sua extensão no mercado brasileiro.

Certificado 2 – Massoterapeuta Competências e Habilidades

45 • Planejar e aplicar as técnicas de massoterapia em consonância com a

necessidade do cliente.

• Compreender os processos imunológicos do corpo, associando as práticas profissionais.

• Conhecer os microrganismos e entender a forma de infecção e a manifestação para uma tomada de decisão na escolha do tratamento ou encaminhamento.

• Aplicar conhecimentos de primeiros socorros em casos de emergência clínica, na preservação da qualidade física do cliente.

• Dominar os princípios básicos da nutrição e aplica-la em suas avaliações clínicas.

Certificado 3 – Consultor de beleza e imagem pessoal Competências e Habilidades

• Aplicar e planejar as atividades estéticas e cosméticas em consonância com a ética e legislação profissional vigente e atendendo as normas de biossegurança.

• Compreender os temas contemporâneos como ciência e os principais processos sociais do meio estético na atualidade.

• Promover a saúde por meio da atenção estética, empregando conhecimentos de higiene e beleza;

• Compreender os processos de saúde mental e associá-los aos

atendimentos estéticos de forma a valorizar a participação da estética e da cosmética na composição da autoestima do ser humano.

• Exercer atividades de assessoria e consultoria nas diferentes áreas da estética e cosmética;

• Desenvolver pesquisas na área da estética e cosmética • Conhecer e aplicar as melhores técnicas maquiagem.

46 Certificado 4 – Terapeuta Alternativo e Consultor em Produções Cosméticas Competências e Habilidades

Realizar a avaliação da pele.

Reconhecer os acometimentos estéticos faciais.

• Elaborar, planejar e conduzir procedimentos estéticos faciais adequados para cada necessidade com responsabilidade social, segurança e eficiência.

• Realizar avaliação, desenvolver protocolos e acompanhar os programas de tratamentos estéticos com uso de equipamentos.

• Conhecer e aplicar as técnicas ortomoleculares em protocolos estéticos. • Conhecer a composição química presente na formulação cosmética. • Criar formulações cosméticas.

• Escolher os cosméticos de acordo com a composição, a necessidade do cliente, o tipo de pele e características regionais.

• Compreender e exercer técnicas de Terapias Alternativas.

Certificado 5 – Terapeuta Corporal Competências e Habilidades

Reconhecer os acometimentos estéticos corporais.

• Elaborar, planejar e conduzir procedimentos estéticos corporais adequados para cada necessidade com responsabilidade social, segurança e eficiência.

• Realizar avaliação, desenvolver protocolos e acompanhar os programas de tratamentos estéticos pré e pós operatórios de cirurgias estéticas.

• Conhecer e aplicar as técnicas estéticas de embelezamento de pés e mãos.

Certificado 6 – Gestor em Estética e Terapeuta Facial e Capilar Competências e Habilidades

• Elaborar estratégias de marketing e imagem pessoal. • Atuar em gestão de negócios e empreendedorismo.

47 • Elaborar, planejar e conduzir procedimentos estéticos capilares adequados para cada necessidade com responsabilidade social, segurança e eficiência.

• Realizar avaliação, desenvolver protocolos e acompanhar os programas de tratamentos estéticos faciais.