• Nenhum resultado encontrado

4.3 Concepção dos Protótipos

No documento Design funcional de vestuário interior (páginas 142-155)

4.3.1 - Introdução

Tendo em conta os objectivos definidos para este trabalho, apresentados no primeiro capítulo, e de acordo com trabalho preliminar de avaliação do desempenho de têxteis multifuncionais apresenta-se nesta fase o desenvolvimento dos protótipos.

Os modelos desenvolvidos nesta colecção basearam-se nos produtos habituais desenvolvidos pela empresa SONICARLA nas suas colecções, Inverno e Verão. Para cada uma das peças de vestuário interior, estudou-se a sua finalidade, a sua utilização/função e zonas de contacto com a pele, a estação de ano em que se utiliza e o sexo a que se destina. De acordo com todos estes parâmetros, tendo em conta a tecnologia de produção a utilizar, Seamless, e de acordo com os materiais cujo desempenho foi avaliado anteriormente, desenvolveram-se os protótipos que se apresentam neste capítulo.

Relativamente aos materiais utilizados em cada um dos protótipos, tem-se, para além dos designados por “convencionais”, cuja sua utilização é justificada em cada um dos casos, os materiais designados por “funcionais”: bioactivos, termoreguladores e reguladores da humidade.

As soluções que se propõem derivam de entrevistas com utilizadores e de conversas havidas com um médico dermatologista. As funcionalidades aplicadas neste desenvolvimento foram escolhidas tendo em conta os seguintes factores:

• Evitar a proliferação dos microorganismos, precavendo deste modo o aparecimento de doenças a eles associadas;

• Evitar a produção de suor (humidade) nestas zonas e desse modo evitar a criação de condições ideais para a proliferação dos microorganismos;

• Controlo da temperatura/melhoria do conforto;

• Eliminação rápida do suor quando este é gerado, dando a sensação de corpo seco.

De acordo com os factores acima referidos, foi desenvolvida uma colecção de vestuário interior que abrange os dois sexos, feminino e masculino, tendo-se utilizado as mesmas funcionalidades e o mesmo conceito de concepção para ambos os casos.

4.3.2 - Colecção Homem

No desenvolvimento da colecção para homem, desenvolveram-se três produtos distintos que apresentam zonas de contacto com a pele humana igualmente distintas.

Boxers:

Os boxers são utilizados junto à zona genital masculina (Fig. 4.5) e são usados em qualquer estação do ano.

A figura 4.6 apresenta a solução proposta para este produto (frente e costas).

Frente Costas

Figura 4.6 - Forma “patchwork” concebida para os boxers

Tendo em conta a sua estrutura física, apresenta especialmente 3 zonas críticas de contacto com a pele. A Zona 1 (Fig. 4.6), junto as virilhas, onde se verifica a criação de humidade e a possibilidade de proliferação de microorganismos; a Zona 2, zona central que vai desde as virilhas até ao topo superior dos boxers, zona esta, também, de enorme contacto com a pele onde a presença de humidade é também normal; e a Zona 4, zona superior dos boxers, normalmente elástica, e que se encontra, permanentemente pressionada contra a superfície da pele. A Zona 3 apresenta uma menor importância, dado que não apresenta uma grande área de contacto físico com a pele.

Verifica-se, por outro lado, que a estrutura “patchwork” dos boxers é diferente para as costas e frentes, uma vez que a Zona 2 existe apenas na parte da frente da peça.

De acordo com as 4 zonas definidas e respectivas características, propôs-se que a produção dos boxers tivesse em cada uma das zonas a presença dos seguintes materiais:

Zona 1 – SeaCell Active (12%)/Dri-Release (88%) Zona 2 – SeaCell Active (12%)/Dri-Release (88%) Zona 3 – Algodão (77%) /SeaCell (23%)

Zona 4 – Viloft (50%) /Algodão (50%) Elastano: 8%

Especial realce é dado às Zonas 1 e 2, onde são utilizados materiais reguladores da humidade (Dri-Release) e materiais que impedem a proliferação dos microorganismos (SeaCell Active). Na Zona 3, zona de menor contacto com a pele o SeaCell com propriedades “Skin Care”, pode ser substituído pela poliamida, com o intuito de redução do custo/peça.

Cuecas:

As cuecas de homem desempenham as mesmas funções que os boxers, situando-se também junto da zona genital masculina (Fig. 4.7), tendo, contudo, uma estrutura física diferente, apresentando, no global, uma menor área de contacto com a pele. Para além disso, apresentam uma maior utilização sobretudo na Primavera/Verão.

Figura 4.7 - Tipo de utilização das cuecas

Nesta peça, consideram-se apenas duas zonas de maior preocupação: Zona 1, onde é muito frequente o aparecimento de humidade e a presença de microorganismos; e a Zona 3, zona superior das cuecas, que, como no caso anterior, é de enorme pressão para com a pele humana. A figura 4.8 apresenta a solução proposta para este produto (frente e costas).

Frente Costas

Figura 4.8 - Forma “patchwork” concebida para as cuecas

A forma “patchwork”, é também, diferente para costas e frentes, dado que a Zona 1 não existe nas costas, tendo a Zona 2, nas posições laterais, uma maior área de contacto com a pele.

Zona 1 – SeaCell Active (12%) / Dri-release (88%) Zona 2 – Algodão (77%) /SeaCell (23%)

Zona 3 – Viloft (50%) /Algodão (50%) Elastano: 8%

T-Shirt

A T-Shirt, quando no corpo humano, está localizada no tronco superior, apresentando uma grande área de contacto com a pele, acabando por proteger dois importantes órgãos do corpo humano, os pulmões e o coração (Fig. 4.9).

Figura 4.9 - Tipo de utilização da T-shirt

Devido ao tipo de zona que ocupa/protege deve apresentar uma constituição diferente conforme a estação do ano (Inverno/Verão). Assim, apresentam-se diferentes modelos para o Inverno e o Verão.

Inverno:

No Inverno, a T-Shirt apresenta uma função principal que é a de protecção do frio. Esta protecção deve ter um maior realce na zona do tronco superior junto ao peito (Zona 1, da Fig. 4.10), onde estão localizados os pulmões e o coração.

A figura 4.10 apresenta a solução proposta para este produto para a estação do Inverno (frente e costas).

Frente Costas

Figura 4.10 - Forma “patchwork” concebida para a T-shirt, Inverno

No caso da T-Shirt a estrutura “patchwork” é a mesma para as frentes e costas.

Deste modo, na Zona 1, torna-se de extrema importância a utilização de um material regulador da temperatura, neste caso o Outlast.

Zona 1 – Outlast (50%) / Modal Bright (50%) Zona 2 – Algodão (50%) / Modal Bright (50%) Elastano: 10%

Verão:

No caso da T-Shirt para o Verão, existem principalmente 2 zonas “críticas”. A Zona 1, junto ao pescoço, onde ocorre acumulação de humidade (suor) e a Zona 2, junto às axilas, onde ocorre também produção e presença de humidade, facilitando deste modo a proliferação dos microorganismos e o desconforto.

Neste caso, a Zona 3 pode ser constituída por Poliamida em vez do SeaCell, pois a poliamida tem tendência a aquecer menos e a favorecer a transpiração proporcionando, deste modo, um

maior conforto, ao invés o SeaCell apresenta as suas bem conhecidas propriedades “Skin Care”, a um preço, contudo, superior.

A figura 4.11 apresenta a solução proposta para este produto para a estação do Verão (frente e costas).

Frente Costas

Figura 4.11 - Forma “patchwork” concebida para a T-shirt, Verão

Assim, de acordo com a estrutura “patchwork” apresentada, e tendo em conta os requisitos de cada uma das zonas definidas, os materiais escolhidos para cada uma delas foram os seguintes:

Zona 1 – SeaCell Active (12%) / Dri-Release (88%) Zona 2 – SeaCell Active (12%) / Dri-Release (88%) Zona 3 – Algodão (77%) /SeaCell (23%)

Elastano: 6%

No caso da T-Shirt de Verão, a quantidade de elastano a utilizar poderá ser menor, pois não há necessidade da sua presença para ajudar a manter a peça junto à pele e deste modo ajudar no controlo da temperatura.

4.3.3 - Colecção Mulher

Seguindo o mesmo procedimento utilizado na concepção da colecção homem, na colecção mulher trabalharam-se quatro produtos distintos, que apresentam de igual modo zonas de contacto com a pele humana distintas.

Short:

O short é uma peça de vestuário interior que está em contacto directo com a zona genital feminina (Fig. 4.12). Por se tratar de uma zona de grande sensibilidade, o short acaba por desempenhar funções de protecção, conforto e bem-estar, de enorme importância.

Figura 4.12 - Tipo de utilização do short

Neste caso, existe em especial uma zona crítica, Zona 1, que está localizada junto as virilhas. Esta zona, tal como no caso do homem, é uma zona onde a presença de microorganismos é muito frequente.

Frente Costas

Figura 4.13 - Forma “patchwork” concebida para o short

Deste modo, propôs-se que os materiais a utilizar no short sejam os seguintes:

Zona 1 – SeaCell Active (12%) / Dri-Release (88%) Zona 2 – Algodão (77%) / SeaCell (23%)

Elastano: 6%

Assim, na zona de maior preocupação (Zona 1) o SeaCell controla a presença de microorganimos, enquanto que o Dri-Release, a presença de humidade.

Tanga:

A tanga apresenta a mesma finalidade do short, mas tem, no entanto, uma estrutura física diferente. Deste modo, necessita também de apresentar um design “patchwork” diferente. Isto acontece, principalmente, porque a tanga apresenta um maior contacto junto as virilhas do que o short.

Figura 4.14 - Tipo de utilização da tanga

Por outro lado, tem-se que a forma “patchwork” será diferente nas frentes e costas, pois a estrutura física da tanga é diferente nas duas situações.

Tendo em conta estes factores, a Zona 2, necessita, devido à acumulação de humidade, de um material que permita a sua libertação.

A figura 4.15 apresenta a solução proposta para este produto (frente e costas).

Frente Costas

Figura 4.15 - Forma “patchwork” concebida para a tanga

Deste modo, os materiais a utilizar em cada uma das zonas são os seguintes: 1 – Algodão (77%) / SeaCell (23%)

2 – SeaCell Active (12%) / Dri-Release (88%) Elastano: 8%

Top

O top é uma peça de vestuário interior com crescente utilização, especialmente nas alturas mais quentes do ano.

A Figura 4.16 demonstra o tipo de utilização do top.

Figura 4.16 - Tipo de utilização do top

Devido à sua zona de actuação, apresenta uma área de maior cuidado, Zona 1. Esta zona apresenta acumulação de humidade facilitando, deste modo a presença e proliferação dos microorganismos.

Este factor é, apenas, importante na zona frontal da peça, levando à utilização na Zona 1 de um material que seja regulador da humidade e outro que evite a proliferação dos microorganismos. A figura 4.17 apresenta a solução proposta para este produto.

Figura 4.17 - Forma “patchwork” concebida para o top

Deste modo, os materiais utilizados na constituição do top foram:

Zona 1 – SeaCell Active (12%) / Dri-release (88%) Zona 2 – Algodão (77%) / SeaCell (23%)

Elastano: 8% T-Shirt

A T-Shirt para mulher baseia-se nas especificações já descritas para a T-Shirt para homem. A Figura 4.18 apresenta o tipo de utilização da T-Shirt para mulher.

No caso da mulher, é apenas normal a utilização de uma maior percentagem de elastano, de modo a que a peça fique mais justa ao corpo, no sentido de salientar as formas femininas. A figura 4.19 apresenta a solução proposta para este produto (frente e costas).

Figura 4.19 - Forma “patchwork” concebida para a T-shirt

Os materiais utilizados na constituição da T-shirt foram:

Zona 1 – SeaCell Active (12%) / Dri-release (88%) Zona 2 – SeaCell Active (12%) / Dri-release (88%) Zona 3 – Algodão (77%) / SeaCell (23%)

No documento Design funcional de vestuário interior (páginas 142-155)