• Nenhum resultado encontrado

2.2 Têxteis funcionais

No documento Design funcional de vestuário interior (páginas 30-34)

2.2.1 - Introdução

Os têxteis funcionais, são actualmente, uma das vias adoptadas pelos químicos e produtores de fibras para tornar os têxteis sempre mais eficientes e mais inteligentes [9]. Mas quais são os mercados mais interessados? Quais são as funções mais procuradas?...

Uma enorme quantidade de novas funções encontra-se em fase de desenvolvimento ou de comercialização no sector têxtil. Neste contexto, pode depreender-se várias grandes direcções: os têxteis de conforto, talvez os mais conhecidos do grande público; Os tecidos macios ou com toques específicos, anti-transpirantes, anti-UV e termoreguladores são sempre muito procurados e estendem-se, hoje, a outros mercados que vão para além do vestuário corrente [10 e 11]

.

2.2.2 - O desenvolvimento de tecidos e acabamentos high tech

As inovações técnicas, que afectaram a construção e a composição dos tecidos designados por high tech e que provocaram o aparecimento de novas fibras e misturas, estão a levar os fabricantes e designers de moda a reavaliar os materiais com os quais trabalham. As características de desempenho dos tecidos high-tech são, também, consideradas úteis nos tecidos de moda de valor acrescentado [9 e 11].

Os retalhistas tentam diferenciar os seus produtos, conferindo mais-valias aos seus artigos mediante a aplicação de fibras e acabamentos técnicos. As malhas foram as primeiras a beneficiar de abordagens de alta tecnicidade e qualidade.

Quanto aos tratamentos anti-microbianos, começaram como suplementos úteis para combater importantes infecções hospitalares. A Eschler, por exemplo, acaba de produzir uma gama de tecidos Trevira Bioactive para aplicações médicas. O seu potencial na roupa de desporto, de trabalho e interior foi, rapidamente reconhecido e agora converteu-se num tratamento comum no vestuário de moda.

A Trevira Bioactive, foi recentemente, tornada efectiva em meias, um alvo capital que foi bastante difícil de concretizar e uma área que está a despertar um interesse crescente. A roupa

interior encontra-se marcada, no ponto de venda, com etiquetas como Silfresh, Trevira Bioactive ou Amicor, já que se constatou que os consumidores reconhecem e valorizam estas referências de qualidade. O microencapsulamento foi introduzido por produtores como a Welbeck, pioneira neste campo e cujo ponto de partida foi a perfumaria. O objectivo do encapsulamento em tecidos alargou consideravelmente, incluindo hoje humectantes, óleos terapêuticos como o Aloé Vera e até os insecticidas estão já a ser incorporados em tecidos. A Lenzing Fibres lançou uma nova microfibra Lyocell baseada na tecnologia de baixa fibrilação da Lenzing, que possibilita o processamento de tecidos ultra-finos, com propriedades anti-alérgicas e de toque excelente.

O microencapsulamento é uma característica corrente dos tecidos mais avançados da Penn Elastic. Os sistemas de encapsulamento body care com Lycra, para refrescamento, massagem e humidificação foram concebidos para persuadir o portador de que está a receber um tratamento de beleza completo quando usa este tipo de vestuário.

Os fios técnicos como o Coolmax para a termoregulação ou o Meryl Skinlife para protecção bacterostática (não permitem a proliferação de bactérias), permanentemente contidos na matriz polimérica, proporcionam um extra técnico, visível e de marca à oferta de tecidos. A necessidade já identificada no mercado do vestuário profissional de sistemas globais que produzam o nível exigido de conforto, calor e protecção, alarga-se às áreas do vestuário de desporto e lazer, com colecções globais, absolutamente na moda e de elevada tecnicidade e funcionalidade desde as camadas mais interiores às mais exteriores. Mas resta ainda um longo caminho pela frente para os tecidos de moda com mais-valias.

2.3.3 - Funcionalização dos materiais fibrosos

Os materiais fibrosos, para além das suas características estéticas e decorativas caracterizam-se pelo seu desempenho funcional face aos vários estímulos externos que podem condicionar o seu ciclo de vida [10].

A funcionalização dos materiais fibrosos surge devido a uma nova configuração da cadeia de valor: puxada pelo consumidor e pela redução do ciclo de vida dos produtos.

• Valorização estética e conforto; • Protecção;

• Fácil cuidado;

No quadro seguinte, apresenta-se as principais funções obtidas para cada uma destas três propriedades:

Estética e Conforto Protecção Fácil Cuidado

Anti-odor Ácaros Anti-nódoa

Libertação de perfumes/fragância/aromas Bactérias Repelente a manchas

Bronzeador Traças Anti-Vinco

Hidratante Fungos Anti-pilling

Refrescante Mosquitos/insectos Anti-encolhimento

Vitamínico UV Anti-feltragem

Retardador de crescimento de pêlo (Depilação) Analgésica

Refirmante de pele Alergias

Estabilidade dimensional

Cicatrizante Electricidade estática

Hidrófila Electromagnética

Activador circulação Poluição

Energizante Stress (Relaxação) Calmante Variação agressiva de temperatura (Termo- regulação) Sensual Ao fogo Retardador de envelhecimento Terapêuticas À água (hidrófoba ou impermeável)

Quadro 2.1 - Principais funções obtidas para as propriedades estética e conforto, protecção e fácil cuidado[10]:

Por sua vez, a funcionalização pode ocorrer em cada um dos quatro diferentes estados de apresentação do material têxtil [9,10,12 ]:

• Fibra; • Fio;

• Estrutura; • Acabamento.

Através da Fibra:

Fiação em gel Fiação bicomponente

Utilização de novas técnicas de produção

Fiação de microfibras PLA

XLA Fibra de caseína Fibra de proteína de soja

Alginatos Novas Poliolefinas

Fibras com novas funcionalidades

Outros biopolímeros Quadro 2.2 - Funcionalização na fibra

Através do fio:

Produção de novas estruturas de “fio”: • Fios heterofílicos;

• Fios combinados; • Fios revestidos;

Através da Estrutura Mais correntes:

• Aplicação de “Smart Membranes”;

• Modificação superficial por tecnologia de plasma;

• Colocação de grupos funcionais na superfície das estruturas por aplicação da tecnologia grafting (enxerto);

• Por utilização de PCM´s - materiais com mudança de fase; • Por utilização de SMM´s - materiais com memória de forma;

Outras:

• Tratamento de superfície com enzimas; • Tratamento com ozono;

• Utilização da técnica de cationização; • Processo de ultra-sons:

• Por laser.

No documento Design funcional de vestuário interior (páginas 30-34)