• Nenhum resultado encontrado

Em primeiro lugar importa definir o significado de concepção de educação física. De forma simples, pode-se dizer que se trata de um sistema individual de valores e crenças sobre o que ensinar e como ensinar. Por outras palavras, é um conjunto de crenças dos professores que contribuem para a formação da identidade e da função da educação física como disciplina do currículo escolar. Assim, uma concepção de educação física surge da resposta dada a quatro questões fundamentais (Crum, 1994):

1) Questão da justificação: Porque deve a educação física ser parte integrante do currículo escolar?

2) Questão dos objetivos: Que objetivos devem ser alcançados pela educação física escolar?

3) Questão dos métodos: De que modo devem ser organizadas as aulas de educação física de forma a alcançar os objetivos definidos?

4) Questão da avaliação: Como deve ser avaliada a qualidade das aulas de educação física?

Deste modo, a estrutura de referência que surge da resposta dada a cada uma destas questões é considerada uma concepção de educação física. Todavia, para ser possível formar uma estrutura de referência é necessário que as respostas dadas a estas quatro questões estejam interrelacionadas, isto é, que a resposta dada a uma questão tenha influência direta na resposta dada nas outras questões. A resposta dada à questão da justificação deve ter implicações diretas na resposta dada à questão dos objetivos, e por sua vez a resposta dada à questão dos objetivos deve estar refletida na escolha dos métodos utilizados. Da mesma forma, a resposta dada à questão da avaliação deve ser diretamente influenciada pela justificação da educação física escolar e pelas decisões relativas aos objetivos e aos métodos.

Exemplo prático

Neste exemplo é possível verificar a importância da inter-relação entre as quatro questões fundamentais para que seja possível ser considerada uma estrutura de referência (uma concepção).

Exemplo 1

1) Resposta à questão da justificação: Para potenciar a formação de atletas de alta competição.

2) Resposta à questão dos objetivos: Desenvolver o gosto pela prática de atividade física.

3) Resposta à questão dos métodos: As aulas devem ser desenvolvidas como sessões de treino das diversas modalidades integrantes do currículo.

4) Resposta à questão da avaliação: A avaliação deve ser realizada através de provas de capacidade física (força, resistência, flexibilidade, agilidade).

No exemplo 1, a resposta à questão da justificação não apresenta implicações diretas na resposta à questão dos objetivos, nem os métodos utilizados concorrem para a consecução dos objetivos e a forma de avaliação não tem em conta nenhuma das respostas dadas às questões anteriores. Neste caso não seria possível considerar estas respostas como uma estrutura de referência, pois não têm nenhuma ligação entre si, concorrendo para diferentes perspectivas da educação física.

Exemplo 2

1) Resposta à questão da justificação: Para melhorar os níveis de saúde das crianças e jovens.

2) Resposta à questão dos objetivos: Desenvolver a aptidão física dos alunos.

3) Resposta à questão dos métodos: As aulas devem ser desenvolvidas através de exercícios que promovam o desenvolvimento das capacidades físicas dos alunos.

4) Resposta à questão da avaliação: A avaliação deve ser realizada através de provas de capacidade física (força; resistência; flexibilidade; agilidade).

Neste exemplo é possível verificar como as respostas não são independentes umas das outras, formando uma estrutura suportada pela mesma perspectiva de educação física. Ora vejamos, de forma a melhorar os níveis de saúde das crianças e jovens, as aulas de educação física

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: 32

promovem a aptidão física através de exercícios que desenvolvam as capacidades físicas dos alunos, sendo a avaliação feita através de testes às capacidades físicas.

Após definirmos o conceito de concepção é importante reportarmo-nos agora às suas funções, isto é, as componentes que necessita de conseguir alcançar. Portanto, uma concepção para ser coerente e consistente deve compreender quatro funções (Crum, 1994): a) função de justificação, b) função heurística, c) função de inovação e d) função instrumental.

A função de justificação está relacionada com a capacidade da disciplina se justificar como parte integrante do currículo. Uma sociedade em constante mudança vai refletir as suas necessidades na escola, sendo a capacidade de justificação fundamental para a sobrevivência da disciplina no currículo escolar. Apenas uma justificação convincente e plausível pode formar a base para uma concepção de educação física bem-fundada que garanta a manutenção da disciplina no currículo escolar, na atualidade e no futuro.

A função heurística representa a capacidade de uma concepção mapear o processo decisivo na direção certa. Assim, uma concepção de educação física deve dar coerência ao pensamento e à ação.

A função de inovação reporta-se à capacidade de resposta à mudança contínua da sociedade e cultura. Por um lado, uma concepção deve ser capaz de se adaptar de forma consistente e coerente a essa mudança, correspondendo às necessidades dos alunos. Por outro lado, deve ser capaz de operar estrategicamente mudanças na sociedade e cultura.

A função instrumental representa a capacidade de uma concepção fornecer apoio às decisões diárias dos professores relativamente às suas aulas de educação física (Crum, 1994). Assim, uma concepção deve ser capaz de orientar o processo decisivo dos professores a todos os níveis (e.g. currículo, métodos, avaliação).

Como foi possível perceber uma concepção representa um ponto de vista que dá resposta a um conjunto de questões (justificação, objetivos, métodos, avaliação) e deve cumprir determinadas funções (justificação, heurística, inovação, instrumental). Deste modo, uma concepção de educação física sustenta uma determinada visão sobre a criança e o seu desenvolvimento, as mudanças desejáveis no contexto sociocultural, a missão e o papel da escola e as relações entre a função da escola, as mudanças

socioculturais desejáveis e o desenvolvimento da criança. Partindo destes princípios, Crum (1994) conceptualizou cinco concepções de educação física, sendo elas: