• Nenhum resultado encontrado

O presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos positivos e negativos da implementação do EPM em uma empresa de Engenharia do setor de óleo e gás, que encontra- se situada na capital do estado do Rio de Janeiro.

Inicialmente, foi feita uma revisão bibliográfica para identificar o que a literatura tem escrito sobre a utilização do Enterprise Project Management (EPM). Para realizar esta revisão, foram utilizadas as bases de dados Scopus e Scielo, selecionados 12 artigos que compuseram o referencial bibliográfico do estudo.

Em seguida, foram identificadas as principais vantagens de utilização do sistema de gerenciamento de projetos Enterprise Project Management (EPM) e elaborado um questionário, tendo como base a revisão bibliográfica da pesquisa, para ser aplicado aos usuários do sistema e verificado se a sua implementação conseguiu confirmar as vantagens indicadas. Neste questionário, os usuários avaliaram o grau de influência da implementação do EPM com cada uma das vantagens apontadas pela revisão da literatura.

Sendo assim, o questionário, composto por 18 perguntas fechadas e duas abertas, foi encaminhado para 42 usuários selecionados e destes, 27 o responderam. Em seguida foi realizada a consolidação dados e uma análise geral dos itens das perguntas fechadas, onde foram identificados como os de maior e menor relação com a implementação do Enterprise Project Management (EPM), de acordo com a percepção dos respondentes.

Além disso, cada item foi analisado separadamente por meio de sua frequência absoluta e relativa, bem como por meio da segmentação das respostas pelos perfis de atuação nos projetos. Para os itens de perguntas abertas, os aspectos positivos e negativos da implementação do EPM foram tematizados, possibilitando uma análise dos temas com maior indicação como benefício ou malefício do sistema.

Com a análise dos resultados dos itens de pergunta fechada, pode ser verificado que, pela percepção dos usuários, a centralização completa de funcionalidades que antes eram executadas por outras ferramentas, a melhoria do planejamento de custos ou alocação de recurso dos projetos e a melhoria da eficiência de utilização dos recursos humanos da empresa foram os itens que mais foram influenciados pela implementação do EPM na empresa. Por outro lado, a melhoria da manutenção e disseminação dos conhecimentos obtidos com os projetos, o aumento da agilidade de respostas às mudanças dos projetos e a diminuição de erros ou

retrabalhos durante a execução dos projetos foram os itens que, pela percepção dos usuários, menos foram influenciados com a implementação do EPM.

Ao realizar a análise detalhada de cada um dos itens de perguntas fechadas, pode ser confirmado que, de forma geral, o resultado obtido confirma as vantagens indicadas pelos autores. Entretanto, foi possível verificar algumas oportunidades de melhoria para a implementação realizada, tais como: a melhoria do treinamento e sensibilização dos integrantes de equipe para a identificação de falhas ou práticas inadequadas durante a execução dos projetos, a apresentação das funcionalidades de consolidação de informações dos projetos e a apresentação de funcionalidades relacionadas com o gerenciamento de projetos.

Além disto, foi sugerido também um treinamento em conjunto para coordenadores e integrantes de equipe com o objetivo de promover e sensibilizar estes perfis de atuação para as formas pelas quais o EPM poderia contribuir com a comunicação entre eles. Foi levantada também a necessidade de realização de treinamento específico para os coordenadores com o objetivo de apresentar as funcionalidades do sistema que podem auxiliá-los nas tomadas de decisão durante a execução do projeto e assim agilizar as respostas de mudanças nos projetos. E ainda pode-se oferecer aos colaboradores que utilizam o sistema um treinamento básico para todos os perfis de atuação, o detalhamento de funcionalidades da ferramenta que possibilita que os stakeholders tenham a compreensão acerca das etapas dos projetos e a elaboração de um Brainstorming com a participação de todos os envolvidos para levantamento das alternativas de como o EPM poderia aumentar a eficiência dos recursos do projeto.

De forma a possibilitar que os usuários indicassem quaisquer outras vantagens ou desvantagens da implementação do EPM, foram incluídas duas perguntas abertas onde foi solicitado aos usuários a indicação das principais vantagens ou desvantagens do sistema EPM. As respostas foram tematizadas e os principais assuntos foram confrontados com a revisão bibliográfica e com o resultado da aplicação das perguntas fechadas. Assim, emergiram duas categorias de análise, a saber: aspectos positivos da implementação do EPM; e aspectos negativos da implementação do EPM.

Desta forma, foi verificado que os principais temas categorizados como aspectos positivos da implementação do EPM foram: melhoria no gerenciamento dos recursos; melhoria dos controles dos projetos; centralização de informações, melhoria no planejamento dos projetos e inexistência de malefícios. Este resultado corroborou com as afirmações dos autores utilizados no presente estudo e com o resultado obtido por meio da aplicação das perguntas fechadas.

Na categoria de aspectos negativos da implementação do EPM, os principais temas indicados foram: Custo de overhead, limitação da ferramenta para projetos grandes e complexos, falta de centralização de algumas funcionalidades e usabilidade do sistema. Tais resultados também se encontraram em consonância com os autores utilizados. E ainda reforçaram a necessidade de treinamento e atualização contínua da equipe envolvida, bem como identificada por meio das perguntas fechadas.

Assim, como contribuição do presente estudo, é fundamental o investimento em treinamento e atualização dos funcionários envolvidos e dos novos funcionários que, porventura, comporão as equipes envolvidas nos projetos. Torna-se, ainda, imprescindível a posterior avaliação da usabilidade do sistema. O diagnóstico contínuo dos resultados obtidos por meio da utilização da ferramenta indicará as necessidades de ajustes para melhoria dos processos.

REFERÊNCIAS

ABBASI, G.; AL-MHARMAH, H. Project management practice by the public setor in a developing country. International Journal of Project Management, v.18, p.105-109, 2000.

ARNOLD, P.; JAVERICK-WILL, A. Projectwide access: key to effective implementation of construction project management software systems. Journal of Construction Engineering and Management, v.139, n.5, p.510-518, 2013.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. An integrated approach to implement Project Management Information Systems within the Extended Enterprise. International Journal of Project Management, v.32, p. 18-29, 2014.

CLELAND, D. Pyramiding project management productivity. Project Management Journal, p.84-95, 1984.

DINSMORE, P. C. Enterprise Project management: a road map for getting off to the start. PM Network, p 27-31, 2000.

DUQUE, P.; MOREIRA, O. Implementando um modelo eficiente de Gestão de Portfólio. Rev. Mundo PM, v. 29, Out.-Nov.2009.

FLICK, U. Introdução à Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013. 256p.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. 120p.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2010. 184p.

LINS, C.L.A.C.; SOUSA NETO, M. V. Enterprise Project Management (EPM): Uma análise da aderência da ferramenta Iproject ao conceito na superintendência de informática da UFRN. VIII Congresso nacional de excelência em gestão, 2012.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens Qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 53p.

MAGNO, C; ALEIXO, M. Project server e Professional 2003: Customizações Avançadas em EPM – Enterprise Project Management. Rio de Janeiro, Brasport, 2005. 164p.

MCHUGH, O.; HOGAN, M. Investigating the rationale for adopting an internationally- recognised project management methodology in Ireland: The view of the project manager. International Journal of Project Management, v.29, p.637-646, 2011.

NAGARAJAN, R.; VELANGANNI JOSEPH, A.; SUJATHA, S. Behavioural Aspects of Software Project Management – in-house software development. Indian Journal of Science and Technology, v.8, n.53, p.1-9, 2015.

NIEMANN, H.; MOEHRLE, M.G.; MEYER, M.M. Project management-related software systems and their legal protection: emergence, distribution, and relevance of business method patents. Project Management Journal, v.45, n.1, p.38-54, 2014.

NURSOY, M.; BAZHIROV, K.N.; MARHAEVA, B.A.; BAZHIROV, T.S. An innovative Project management model for technological development of an enterprise. Theoretical Foundations of chemical Engineering, v.46, n.6, p.618-620, 2012.

PELLERIN, R.; PERRIER, N.; GUILLOT, X.; LÉGER, P.M. Project management software utilization and project performance. Procedia Technology, v.9, p.857-866, 2013.

PMI – Instituto de Gerenciamento de Projetos. Um guia do conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 5ª Ed. Pensilvânia, editora Saraiva, 2013. 567p.

POLLACK, J.; ADLER, D. Does project management affect business productivity? Evidence from Australian small to medium enterprises. Project Management Journal, v.45, n.6, p.17-24, 2014.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. Using SharePoint to manage and disseminate fusion project information: an ITER case study. Fusion Engineering and Design, v.85, p.571-578, 2010.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. Project Management Information System: An empirical study of their impact on project managers and project success. International Journal of Project Management, v.26, p.213-220, 2008.

SHENHAR, A.; DVIR, D.; LEVY, O.; MALTZ, A. Project sucess: A multidimensional strategic concept. Long Range Planning, v.34, p.699-725, 2001.

SILVA, F.Q.B.; ET. AL. An evidence-based model of distributed software development project management: results from a systematic mapping study. Journal of Software: Evolution and Process, v.24, p.625-642, 2012.

SILVA, P.; MORENO, A.M.; PETERS, L. Software project management: learning from our mistakes. IEEE Computer Society. 2015. 4p.

STAMELOS, I. Software project management anti-patterns. The Journal of Systems and Software, v.83, p.52-59, 2010.

STIMPSON, J. Project Management: A means to efficiency. Pratical Accountant, v.41, n.6, p.17-21, 2008.

APÊNDICE A FUNDAMENTAÇÃO DO QUESTIONÁRIO

As empresas, de uma maneira geral, produzem um conteúdo significativo de conhecimentos e saberes que estão contidos em pessoas, e-mails , documentos e planilhas. Isto pode representar um problema à medida que o conhecimento pode se perder com a saída dos colaboradores, a informação pode ser difícil de ser encontrada e a duplicação pode levar a inconsistências.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

A noção de más práticas está intimamente relacionada ao risco do projeto, principalmente se ocorrer durante a sua execução. Assim, uma solução para evitar a ocorrência de más práticas é criar mecanismos de anulação de riscos. Numerosas práticas errôneas já foram documentadas, muitas de maneira informal. Esta documentação torna-se importante para prover ferramentas de ensino a gerentes como um todo, de modo a aprender com os erros e evitar sua perpetuação (2010).

STAMELOS, I. (2010)

O PMIS ajuda a detectar problemas latentes antes que eles ocorram, no cumprimento de prazos e economia efetiva de custos e aumento do retorno financeiro. A melhoria na comunicação ajuda a manter todos os envolvidos devidamente informados, o que permite ao gerente monitoramento do progresso e avaliação de risco global.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

Há relutância dos gerentes de projeto para relatar falhas e práticas inadequadas durante a execução de um projeto. Além disso, esta prática interfere na precisão dos relatórios do projeto e na avaliação de seu sucesso.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

A noção de más práticas está intimamente relacionada ao risco do projeto, principalmente se ocorrer durante a sua execução. Assim, uma solução para evitar a ocorrência de más práticas é criar mecanismos de anulação de riscos. Numerosas práticas errôneas já foram documentadas, muitas de maneira informal. Esta documentação torna-se importante para prover ferramentas de ensino a gerentes como um todo, de modo a aprender com os erros e evitar sua perpetuação (2010).

STAMELOS, I. (2010)

O PMIS ajuda a detectar problemas latentes antes que eles ocorram, no cumprimento de prazos e economia efetiva de custos e aumento do retorno financeiro. A melhoria na comunicação ajuda a manter todos os envolvidos devidamente informados, o que permite ao gerente monitoramento do progresso e avaliação de risco global.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

PERGUNTA FUNDAMENTAÇÃO FONTE

Melhoria da

manutenção e

disseminação dos

conhecimentos

obtidos com os

projetos.

1

Melhoria da

identificação de

falhas ou práticas

inadequadas

durante a

execução dos

projetos.

2

Os problemas surgem quando muitos envolvidos podem modificar conteúdo de planilhas ao mesmo tempo e se a comunicação não for adequadamente mantida. E-mails que podem ser recebidos e ignorados por longos períodos, podendo causar entraves na comunicação.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

As empresas, de uma maneira geral, produzem um conteúdo significativo de conhecimentos e saberes que estão contidos em pessoas, e-mails , documentos e planilhas. Isto pode representar um problema à medida que o conhecimento pode se perder com a saída dos colaboradores, a informação pode ser difícil de ser encontrada e a duplicação pode levar a inconsistências.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

O SharePoint forneceu à organização em estudo uma plataforma eletrônica unificada para a fusão de informações. Além disso, favoreceu a comunicação no que tange o uso do recurso para organização de reuniões, elaboração de documentos e comunicação de ideias. Os autores revelam que os benefícios da ferramenta podem ser melhor aproveitados por empresas que possuam atuação em diversos continentes, cuja efetividade de colaboração e comunicação dos stakeholders torna-se fundamental.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

Softwares ou sistemas de gerenciamento de projetos, em geral, facilitam a integração dos dados do projeto, a

interação com os sistemas corporativos, a interoperabilidade com a nova tecnologia da informação.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

O SharePoint forneceu à organização em estudo uma plataforma eletrônica unificada para a fusão de informações. Além disso, favoreceu a comunicação no que tange o uso do recurso para organização de reuniões, elaboração de documentos e comunicação de ideias. Os autores revelam que os benefícios da ferramenta podem ser melhor aproveitados por empresas que possuam atuação em diversos continentes, cuja efetividade de colaboração e comunicação dos stakeholders torna-se fundamental.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

Os problemas surgem quando muitos envolvidos podem modificar conteúdo de planilhas ao mesmo tempo e se a comunicação não for adequadamente mantida. E-mails que podem ser recebidos e ignorados por longos períodos, podendo causar entraves na comunicação.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

As empresas, de uma maneira geral, produzem um conteúdo significativo de conhecimentos e saberes que estão contidos em pessoas, e-mails , documentos e planilhas. Isto pode representar um problema à medida que o conhecimento pode se perder com a saída dos colaboradores, a informação pode ser difícil de ser encontrada e a duplicação pode levar a inconsistências.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

É fundamental evitar manter uma multiplicidade de diferentes sistemas, servidores e plataformas. Assim, uma ferramenta adequada seria aquela que consiga agrupar funcionalidades, evitando reentrada de dados e utilização de sistemas paralelos.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

PERGUNTA FUNDAMENTAÇÃO FONTE

3

Melhoria da rastreabilidade de

arquivos/docume ntos dos projetos.

Melhoria da integração das informações dos

projetos.

A qualidade da informação que está sendo imputada no projeto, em conjunto com a ampla utilização do sistema também são fatores que influenciam no sucesso do projeto, além de fornecer ao gerente de projeto um melhor suporte para a tomada de decisões.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

É possivel citar como objetivo dos sistemas de informação de gerenciamento de projetos o aumento da eficiência, por possibilitar a todos os envolvidos o controle de tarefas e a compreensão acerca de todas as etapas do projeto, além de contribuir com o fluxo de informações entre os envolvidos. Isto permite rápidas respostas às mudanças no projeto, fornecimento, produção e entrega, tornando-se fundamental para a cadeia de abastecimento que exige agilidade.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

O PMIS ajuda a detectar problemas latentes antes que eles ocorram, no cumprimento de prazos e economia efetiva de custos e aumento do retorno financeiro. A melhoria na comunicação ajuda a manter todos os envolvidos devidamente informados, o que permite ao gerente monitoramento do progresso e avaliação de risco global.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

É fundamental evitar manter uma multiplicidade de diferentes sistemas, servidores e plataformas. Assim, uma ferramenta adequada seria aquela que consiga agrupar funcionalidades, evitando reentrada de dados e utilização de sistemas paralelos.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

Softwares ou sistemas de gerenciamento de projetos, em geral, facilitam a integração dos dados do projeto, a

interação com os sistemas corporativos, a interoperabilidade com a nova tecnologia da informação.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

O SharePoint forneceu à organização em estudo uma plataforma eletrônica unificada para a fusão de informações. Além disso, favoreceu a comunicação no que tange o uso do recurso para organização de reuniões, elaboração de documentos e comunicação de ideias. Os autores revelam que os benefícios da ferramenta podem ser melhor aproveitados por empresas que possuam atuação em diversos continentes, cuja efetividade de colaboração e comunicação dos stakeholders torna-se fundamental.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

O investimento na comunicação, bem como a eliminação do uso de sistemas paralelos melhoram o fluxo de informação e o rendimento do software , que apresenta melhor desempenho à medida que aumenta o seu tempo de uso.

PELLERIN, R.; PERRIER, N.; GUILLOT, X.; LÉGER, P.M. (2013)

PERGUNTA FUNDAMENTAÇÃO FONTE

Melhoria da qualidade das informações sobre os projetos. 5 6 Centralização completa de funcionalidades (apontamento de horas, controle dos cronogramas, controle de férias e folgas e etc) que

antes eram executadas por

outras ferramentas.

É fundamental evitar manter uma multiplicidade de diferentes sistemas, servidores e plataformas. Assim, uma ferramenta adequada seria aquela que consiga agrupar funcionalidades, evitando reentrada de dados e utilização de sistemas paralelos.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

São observadas vantagens no uso de sistemas de gerenciamento de projetos, principalmente para os gerentes de projetos. Há melhorias na eficácia e na eficiência em tarefas de gestão, por meio de melhor planejamento do projeto, programação, monitoramento e controle. Também há melhorias na produtividade, em termos de tomada de decisão oportuna.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

A qualidade da informação que está sendo imputada no projeto, em conjunto com a ampla utilização do sistema também são fatores que influenciam no sucesso do projeto, além de fornecer ao gerente de projeto um melhor suporte para a tomada de decisões.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

A significativa contribuição do PMIS para a gestão bem-sucedida do projeto. Eles citam melhorias na eficácia e na eficiência de tarefas em termos de melhorias no planejamento do projeto, programação, monitoramento e controle. Os autores também citam melhorias relacionadas a tomada de decisão oportuna e no que tange o desempenho do projeto, melhorias no controle do orçamento, de prazos, além do cumprimento de suas especificações técnicas.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

O PMIS ajuda a detectar problemas latentes antes que eles ocorram, no cumprimento de prazos e economia efetiva de custos e aumento do retorno financeiro. A melhoria na comunicação ajuda a manter todos os envolvidos devidamente informados, o que permite ao gerente monitoramento do progresso e avaliação de risco global.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

PERGUNTA FUNDAMENTAÇÃO FONTE

7

Qual o grau de

influência da

centralização de

funcionalidades

durante a

utilização do EPM

com a melhoria

do

monitoramento e

controle dos

projetos?

Apesar da especulação de que o uso de tecnologias de computação poderia levar a um aumento significativo na eficiência de transmissão de dados da indústria, esta eficiência ainda precisa ser melhor estudada. Na verdade, seria razoável questionar se o uso de sistemas eletrônicos contribuiu para minimizar ou agravar ineficiências de comunicação.

ARNOLD, P.; JAVERICK- WILL, A. (2013)

Os problemas surgem quando muitos envolvidos podem modificar conteúdo de planilhas ao mesmo tempo e se a comunicação não for adequadamente mantida. E-mails que podem ser recebidos e ignorados por longos períodos, podendo causar entraves na comunicação.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

O SharePoint forneceu à organização em estudo uma plataforma eletrônica unificada para a fusão de informações. Além disso, favoreceu a comunicação no que tange o uso do recurso para organização de reuniões, elaboração de documentos e comunicação de ideias. Os autores revelam que os benefícios da ferramenta podem ser melhor aproveitados por empresas que possuam atuação em diversos continentes, cuja efetividade de colaboração e comunicação dos stakeholders torna-se fundamental.

PRESCOTT, B.; DOWNING, J.; DI MAIO, M.; HOW J. (2010)

A qualidade da informação que está sendo imputada no projeto, em conjunto com a ampla utilização do sistema também são fatores que influenciam no sucesso do projeto, além de fornecer ao gerente de projeto um melhor suporte para a tomada de decisões.

RAYMOND, L.; BERGERON, F. (2008)

O alto custo que se agrega aos projetos ao longo do caminho e a falta de comunicação entre os stakeholders são a grande causa dos frequentes fracassos de projetos nas grandes empresas.

MAGNO, C; ALEIXO, M. (2005)

Uma série de resultados são esperados com a implementação de um sistema integrado, tais como: redução de erros e retrabalhos, economia de tempo em todas as fases do projeto, melhoria nas comunicações,

planejamento e execução dos projetos, construção de ambiente colaborativo onde todos os envolvidos podem interagir.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

O investimento na comunicação, bem como a eliminação do uso de sistemas paralelos melhoram o fluxo de informação e o rendimento do software , que apresenta melhor desempenho à medida que aumenta o seu tempo de uso.

PELLERIN, R.; PERRIER, N.; GUILLOT, X.; LÉGER, P.M. (2013)

O PMIS ajuda a detectar problemas latentes antes que eles ocorram, no cumprimento de prazos e economia efetiva de custos e aumento do retorno financeiro. A melhoria na comunicação ajuda a manter todos os envolvidos devidamente informados, o que permite ao gerente monitoramento do progresso e avaliação de risco global.

BRAGLIA, M.; FROSOLINI, M. (2014)

PERGUNTA FUNDAMENTAÇÃO FONTE

8

Melhoria da

Documentos relacionados