• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II ENQUADRAMENTO PEDAGÓGICO DA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONAD

2.3. Área 3 – Formação e Investigação Educacional

2.3.5 Conclusões

O presente estudo teve como objetivo verificar a importância de cada dimensão na qualificação do “bom” professor de EF segundo a opinião de alunos do sexo feminino provenientes do 12º ano de escolaridade, numa escola secundária do Distrito de Braga, no ano letivo de 2015/2016.

Do estudo podemos tirar as seguintes conclusões:

- Relativamente aos resultados do questionário (frequências e %) podemos salientar, que os sujeitos da amostra atribuem grande importância às dimensões “conhecimento e competência didática” e “organização e gestão da aula”. O(a) professor(a) não deve deter comportamentos inadequados, mas sim bom conhecimento cientifico, competências afetivas e valores pessoais, para além de um bom controlo e gestão da turma, ou seja, aulas de carater metodológico capazes de promover autonomia, motivação para a aprendizagem e boas elações interpessoais, melhorando assim o processo ensino-aprendizagem. Os mesmos sujeitos privilegiam e associam à qualidade do bom professor de EF o item 10 “Ser empenhado” (79,9%) e o item 28 “Ser positivo perante a turma” (85,6%). O professor atual tem de ser mais do que um “projetor” de informação, tem de possuir uma boa capacidade de relacionamento com os alunos de maneira a promover motivação e interesse pela aprendizagem por parte dos alunos.

- No que diz respeito à análise comparativa e descritiva podemos dizer que as dimensões “organização e gestão da Aula” e “conhecimento e competência”, têm maior sentido positivo, o que leva a querer que estas se realizam com mais frequência, ao passo de que a dimensão “comportamentos inapropriados” possui sentido negativo comprovando que se realizam com menos frequência. Podemos constatar também que os alunos parecem apresentar comportamentos semelhantes às dimensões na qual caracterizam o(a) professor(a) de EF, ao passo de que na dimensão “comportamentos inapropriados” parecem apresentar comportamentos diferentes, ou seja, heterogéneos.

- Quando comparados os desportistas vs não-desportistas podemos dizer que independentemente da prática de exercício físico, os sujeitos da amostra são idênticos na forma como apreciam cada item que classifica o bom professor de EF. Apenas no item 25 “Controlar a Aula”, as alunas diferem no modo como pareciam o docente. Podemos assim afirmar, que não encontramos diferenças significativas na forma como ambos os grupos apreciam cada item do questionário.

54

- No que respeita à análise comparativa e descritiva podemos dizer que tanto desportista e não-desportistas possuem opiniões semelhantes na forma como classificam o(a) professor(a) quantos às dimensões “conhecimento e competência didática” e “organização e gestão da aula”, ao passo de que na dimensão “comportamentos inapropriados”, independentemente de praticarem ou não desporto, as alunas divergem no modo como apreciam o comportamento do docente. Mesmo assim não encontramos diferenças significativas entre os dois grupos.

- Relativamente à comparação entre os níveis de interesse pela disciplina de EF, podemos dizer que independentemente do interesse das alunas pela disciplina, a opinião quanto à caraterização do(a) professor (a) relativamente às três dimensões, é idêntico. Então, não parece ser o nível de interesse pela disciplina de EF manifestados pelas alunas, que determina as qualidades do docente. Também podemos dizer que não encontramos aqui diferenças significativas entre os sujeitos da amostra.

Para finalizar, consideramos que o professor tem de ser um agente ativo procurando estar em constante atualização, derivado das evoluções significativas que se fazem sentir na nossa sociedade, mas por outro lado também podemos afirmar que não existe um manual descritivo relativamente ao “Bom” professor de EF, o mesmo deve procurar sistematicamente aprendizagens que o faça um melhor profissional.

55

Considerações Finais

Com o finalizar deste RE, inserido no Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, vejo-me a terminar uma das fases mais importantes da minha vida, quer a nível da formação académica, formação profissional e quer a nível pessoal. Desde sempre foi um sonho, passando posteriormente a ser um objetivo puder atingir esta graduação académica, é o culminar de tantos anos de esforço e sacrifício, onde muitas sensações, emoções, sentimentos foram vividos de forma intensa.

A realização da PES, foi sem dúvida alguma uma das práticas mais enriquecedores em toda a minha vida profissional e pessoal. As dificuldades no início deste desafio, foram sentidas ao nível das planificações da UD e dos planos de aula respetivamente, visto que a turma sobre a minha responsabilidade estava composta por 28 alunos. Com o decorrer da prática de ensino, com as reflexões realizadas após o termino de cada aula, com a confiança adquiria ao nível da turma, quer a nível dos professores que constituíam o núcleo de EF, mais capacidades e competências pedagógicas fui obtendo, ficando para trás toda aquela dificuldade e até mesmo ansiedade e nervosismo que sentia nos primeiros tempos letivos.

É possível afirmar que durante a realização da PES, o meu desenvolvimento foi notório a todos os níveis, de acordo com o que a revisão da literatura afirma. A minha evolução, a nível cientifico, pedagógico e a nível das relações interpessoais só foi possível com a ajuda, paciência e companheirismo por parte dos meus alunos, do PC, do NE e do meu colega e amigo de estágio. A estratégias e metodologias, conhecimentos e ideias compartilhados pelo NE, PC e supervisor, estiveram na base de todo o sucesso obtido na realização deste EP. Hoje sou um profissional mais maduro, preparado e capaz de enfrentar e ultrapassar todos os obstáculos que a vida me propuser a nível profissional e pessoal.

Durante a prática, sempre tive a preocupação de promover aulas motivadoras, alegres e inovadoras de modo a que os alunos se sentissem confiantes e predispostos para a prática de atividade física durante a aula de EF. Em contrapartida no início da minha prática pedagógica senti algumas dificuldades, como o PC afirmou também, a nível dos feedbacks utilizados na aula. Este ponto foi melhorado, utilizando posteriormente uma linguagem mais técnica e apropriada para a população em causa.

Paralelamente e inserido na realização do EP, a minha inclusão na comunidade escolar, permitiu-me conhecer e perceber como realmente funciona toda a dinâmica escolar na sociedade

56

inserida. Com a realização dos projetos educativos europeus (Erasmus), orientação e supervisionamento do Desporto Escolar, ajudaram-me imenso na obtenção de mais experiência e capacidade em perceber como realmente se processa toda a dinâmica escolar de forma a proporcionar aos alunos um ensino motivador, inovar e eficaz, promovendo assim o desenvolvimento de reflexão e de processos de autonomia. Só assim preparamos pessoas capazes de se incluírem na sociedade que tantas evoluções tem sofrido ultimamente.

No que respeita ao projeto de estudo, e realizando um paralelismo com o relatório de estágio, verifico e consto que todo o processo da minha PES se processou de forma pensada e organizada acabando por atingir os objetivos e expectativas delineadas anteriormente.

Este estudo de investigação trouxe uma bagagem de conhecimento fazendo de mim um docente com mais capacidade científica e técnica, pois o tema utilizado no estudo está em tudo relacionado com a minha prática nesta PES e com o futuro que tanto anseio. De facto, aprendi muito com o tema em questão frisando a ideia de este ser o mais adequado para finalizar a minha formação académica.

No futuro, após verificar e registar as limitações na realização deste trabalho, consto que é necessário realizar mais projetos de investigação, pois a ausência de estudos que tivessem utilizado uma população idêntica à do presente estudo, bem como o mesmo instrumento de avaliação não existem.

Em suma, friso relativamente ao caminho que percorri, uma gratidão para com as pessoas que me ajudaram e me proporcionaram conhecimentos pertinentes que fazem de mim, hoje, um docente maduro e muito mais profissional com a realização da PES. Consegui por em prática toda a bagagem de informação e conhecimento adquirida até ao momento na minha formação académica. De facto, foi muito importante e ajudou-me imenso na realização do meu estágio, mas a experiência absorvida torna-se no culminar de todo o processo de aprendizagem, pensando que esta torna-se tão ou mais importante que toda a minha formação académica.

Assim, a partir deste momento, o mais difícil ainda estará para vir. Ingressar no ensino, proporcionando momentos de lecionação, com alunos sobre a minha responsabilidade, é o que mais anseio desde sempre, sabendo de que este sonho é difícil, mas não impossível, de se concretizar.

57

Referências Bibliográficas

 Aranha, A. (2004). Organização, planeamento e avaliação em educação física: planeamento, organização e análise da atividade pedagógica. Vila Real: UTAD.

 Beltrão, F., & Macário, N. (2000). O Bom Professor de Educação Física: Visão do Estado, Visão do Aluno. IAPESGW 50th Anniversary Conference Physical Education and Sport, U.S.A., Northampton ,MA.: Smith College, julho.

 Bento, J. O. (2003). Planeamento e avaliação em educação física (3ª ed.). Lisboa: Livros Horizonte.

 Blomfield, C., & Barber, B. (2010). Australian Adolescents’ Extracurricular Activity Participation and Positive Development: Is the Relationship Mediated by Peer Attributes? Australian Journal of Educational & Developmental Psychology, 10, 108-122.

 Camilo Cunha, A. (2008). Para uma “nova” reconceptualização. Pós-Modernidade Socialização e Profissão Dos Professores (De Educação Física). Editores Vislis.

 Carvalheira, G. (1996). Uma reflexão sobre elementos de Planificação do processo ensino- aprendizagem. O Professor, nº 50, III série.

 Carrasco, J. F. (1989). Como avaliar a aprendizagem. Rio Tinto: Edições Asa.

 Carreiros da Costa, F. (1984). O que é um Ensino Eficaz das Atividades Físicas no Meio Escolar? Revista Horizonte, I (1), 22-26.

 Catarino, L. (2004). Aprender a pensar. Referência. Série I, nº 12, pp. 45-48.

 Gonçalves, F., Albuquerque, A., & Aranha, Á. (2010). Avaliação um caminho para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem. Maia: Edições ISMAI - Centro de Publicações do Instituto Superior da Maia.

 Haertel, B., & Gonçalves, L. (2007). A temática do género nas aulas de educação física do ensino médio: pesquisa e intervenção em escolas da cidade de São Carlos. Sociedade de Pesquisa Qualitativa em Motricidade Humana, 3(1),pp. 99-115

 Krug, H., & Krug, R. (2008). As características pessoais do bom professor na opinião dos acadêmicos da licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Revista Digital-Buenos Aires. nº126, 1 pág. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd126/as-caracteristicas-pessoais- do-bom-professor-em-educacao-fisica.htm.

 Lepper, M. (1983). Extrinsic Reward and Intrinsic Motivation. In Levine, J. & Wang, M.C. (Eds.) Teacher and Student Perceptions: Implications for Learning. Hillsdale, N. J. Lawrence Erlbaum.

58

 Loureiro, J. E. (1986). Elementos para uma política de Formação de Formadores em Educação. Revista Ludens, 10 (3-4), pp.7-10.

 Mialaret, G. (1981). A Formação de Professores. Coimbra: Livraria Almedina.

 Magolo, A. M. M. (2014). Relatório de Estágio. O Bom Professor; Educação Física; Características do Professor em alunos do 3º ciclo da escolaridade básica. Dissertação de Mestrado com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Maia: Instituto Universitário da Maia.

 Nóvoa, A. (1992). Os professores e a sua formação. Formação de professores e profissão docente. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

 Pereira, P. (2000). A planificação dos Professores de Educação Física: Alguns contributos para o seu estudo. Horizonte, 16 (92), pp. 14-18.

 Pestana, M.H. & Gageiro, J.N. (2005). Análise de Dados para Ciências Sociais – a Complementaridade do SPSS. 4ª ed., Edições Sílabo, Lisboa.

 Piéron, M. (1985a). Análise de Tendências na Formação dos Professores. Revista Horizonte, 5, (II-IV), pp. 36-45.

 Piéron, M. (1985b). Formação de Professores em Educação Física. Revista Horizonte, 1, (5), pp. 27-38.

 Pitta, L. (1999). Profissão Docente. Retrieved from Universidade de Aveiro- Dept. Ciências da Educação. Disponível em: http:/www.prof2000.pt/users/pitta/de2/docente.htm.

 Postic, M. (1984). A Relação Pedagógica. Coimbra: Coimbra Editora.

 Resende, R., Póvoas, S., Moreira, J., & Albuquerque, A. (2014). Representação dos alunos sobre o que pensam ser um bom professor de EF. In A. Albuquerque & R. Resende (Eds.), Seminário Internacional de Especialistas em Formação de Formadores em Educação Física e Desporto - Tendências atuais. Maia: Pub ISMAI.

 Ribeiro, L. (1999). Avaliação da aprendizagem. Colecção “Educação Hoje”. Lisboa: Texto Editora.

 Ruivo, J. (1997). Teorias e Práticas de Formação e de Supervisão. Dissertação de Provas Públicas para Professor Coordenador. Castelo Branco: Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Castelo Branco.

 Siedentop, D., & Tannehill, D. (2001). Developing Teaching Skills In Physical Education (4th ed.). California: Mayfield Publishing Company.

59

 Silva, A. (2000). A formação continua de professores: Uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Educação & Sociedade (72), 89-109

 Silva, D.J.L. (2014). Modelação e Inferência Estatística – Aplicações às Ciências do Desporto. Conceito Estatístico – Centro de Análise Estatística e Apoio à Investigação. Barcelos.

SILVA, D.J.L. (2014). Relação estatística entre a motivação, prática desportiva e a classificação obtida em algumas disciplinas escolares – estudo com alunos do ensino secundário. Revista Schola, 22, pp. 43-61.

 Silva, M. (1992). O professor como sujeito do fazer docente: a prática pedagógica nas 5as séries. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo.

 Vickers, J. (1990). Instructional Design for Teaching Physical Activities – A knowledge Structures Approach. Human Kinetics Publishers, Inc. Champaign, Illinois.

 Weinstein, R. S. (1983). Student Perceptions of Schooling. Elementary School Journal, 83, pp. 288-312.

60

61

Documentos relacionados