• Nenhum resultado encontrado

A Qualidade existente numa organização é entendida como a capacidade da mesma de satisfazer os seus clientes, e/ou outras partes interessadas relevantes, através dos seus produtos e/ou serviços. Sendo uma matéria dinâmica, foi alvo de mudanças que provocaram a evolução do seu significado e metodologias ao longo de quatro eras e até à atualidade, onde se vivencia a Era da TQM.

A implementação de um SGQ numa organização permite a administração da Qualidade da mesma, contribuindo para uma melhoria contínua do seu desempenho global. A sua conformidade com uma norma internacional garante a qualidade dos resultados obtidos pela empresa, bem como dos seus produtos e/ou serviços, e propicia uma relação de maior confiança entre cliente e fornecedor.

A acreditação dos ensaios que um laboratório executa é necessária ao reconhecimento da sua competência técnica na prática dos mesmos, sendo obtida através da sua avaliação por parte de um Organismo de Acreditação. É um processo que visa, ainda, atestar a eficácia do SGQ implementado num laboratório. A obtenção da acreditação por parte de um laboratório transmite confiança na execução das suas atividades técnicas e nos resultados por si produzidos, adquirindo, assim, uma vantagem competitiva nas suas áreas de atuação e alcançando novos mercados.

Todos os laboratórios de ensaio e calibração em Portugal deverão ser acreditados segundo o referencial NP EN ISO/IEC 17025, comprovando, assim, ao cliente e às entidades reguladoras a sua competência e fiabilidade. Este referencial define, ainda, uma metodologia harmonizada, facilitando a internacionalização do laboratório, bem como a cooperação e partilha de informação entre laboratórios e outros organismos.

A realização periódica, idealmente anual, de auditorias internas às atividades laboratoriais é um dos requisitos da norma NP EN ISO/IEC 17025, de modo a avaliar se o laboratório continua a executar as suas atividades de acordo com o SGQ implementado e em conformidade com o referencial normativo mencionado. É uma forma de avaliação objetiva, planeada e programada, que contribui para a melhoria do desempenho dos laboratórios sujeitos a esse processo, possibilitando a identificação de não conformidades e a transmissão de informações que se tornam um veículo para a tomada de medidas corretivas que permitam o aperfeiçoamento da performance de SGQ acreditados ou certificados. No seio deste tipo de auditorias, existem as auditorias técnicas, que são auditorias de primeira parte efetuadas a métodos acreditados num laboratório. No final, deverá ser elaborado um relatório que inclua todos os dados relevantes para a auditoria efetuada, incluindo constatações observadas e evidências

encontradas. Todas as medidas corretivas tomadas deverão ser sujeitas a atividades de seguimento, de modo a assegurar a sua eficácia.

As auditorias técnicas efetuadas aos métodos laboratoriais ISO 3727-1:2001 Butter. Determination of moisture, non-fat solids and fat. Part 1: Determination of moisture content (Reference method), ISO 3727-2:2001 Butter. Determination of moisture, non- fat solids and fat. Part 2: Determination of non-fat solids content (Reference method), ISO 3727-3:2003 Butter. Determination of moisture, non-fat solids and fat. Part 3: Calculation of fat content (Reference method), NP 1974:2009 Produtos da pesca e da aquicultura. Determinação do teor de matéria gorda total, NP-475:1983 Leites. Determinação do resíduo seco e resíduo seco isento de matéria gorda, ISO 2450:2008 Cream. Determination of fat content. Gravimetric method (Reference method), PAFQ.372.2:2018 Latícinios. Determinação do teor de cálcio e ISO 13730:1996 Meat and meat products. Determination of total phosphorus content. Spectrometric method estão inseridas no plano de auditorias internas anuais da Silliker Portugal, SA, com o objetivo de dar cumprimento ao plano de auditorias técnicas estabelecido pela empresa, que define a realização de auditorias técnicas a todos os ensaios acreditados num período de 4 anos.

Relativamente à execução técnica por parte das analistas, verificaram-se algumas alterações ou acrescentos ao procedimento descrito na norma, contudo, considerou-se que nenhuma dessas mudanças compromete o cumprimento da norma e a conformidade das suas práticas.

No âmbito das auditorias presenciais exercidas, e avaliando todas as constatações efetuadas relativamente a não conformidades detetadas, verifica-se uma maior incidência de não conformidades relativas à utilização de impressos por validar por parte das analistas, no registo e tratamento de dados relativos aos métodos que executam e à desatualização da validação dos métodos praticados. Nesta categoria recaem também as não conformidades relativas à ausência de certificados de lote de material de vidro volumétrico recorrente no laboratório. Foram ainda detetadas outras não conformidades significativas, nomeadamente o não cumprimento de procedimentos de manutenção das câmaras frigoríficas descritos no respetivo PEQ, que se encontrava desatualizado quanto às metodologias de manutenção definidas pelo SGQ, e à desatualização de registos relativos à verificação das hottes.

Quanto às auditorias verticais efetuadas aos métodos, não se observa uma maior incidência de um determinado tipo de não conformidades, tendo sido a principal detetada a incorreta transcrição do resultado final para o sistema informático por parte da analista, que efetuava uma média manual dos resultados obtidos para 3 ensaios,

introduzindo no sistema o valor resultante desse cálculo. Destaca-se, ainda, a falta de datação por parte de uma analista em duas emendas manuscritas numa lista de trabalho e a falta de assinatura também numa dessas emendas manuscritas.

Todas as não conformidades identificadas foram devidamente tratadas pelo Laboratório e as analistas sensibilizadas para as ações corretivas a desenvolver. Conseguiu-se, deste modo, criar oportunidades de melhoria ao SGQ implementado na empresa e contribuir para a eliminação de causas de não conformidade e alcance de um grau de excelência máximo.

No documento Auditorias Técnicas na Análise Alimentar (páginas 113-117)

Documentos relacionados