• Nenhum resultado encontrado

3. MODELAGEM DO SISTEMA EBD

3.7 Conclusões do capítulo

Conclui-se, neste capítulo, que o levantamento de requisitos realizado é definido na apresentação do modelo de negócios atual e, para atender a necessidade da instituição, apresentam-se o modelo de negócio proposto juntamente com os casos de usos, requisitos funcionais e diagramas de atividades.

4. DESENVOLVIMENTO SISTEMA

4.1 Introdução

Neste capítulo, será descrito o desenvolvimento do sistema. O sistema de gestão EBD utiliza a plataforma web para proporcionar aos usuários melhor acessibilidade, segurança, estabilidade e baixo custo de manutenção. Ao se tratar de um Sistema de Gestão, o seu principal objetivo é, através das informações cadastradas, ser uma ferramenta que possa fornecer aos gestores dados que possam auxiliar na sua tomada de decisões, contribuindo para o crescimento das unidades de escolas Bíblicas e agilidade no processamento de informações.

O Sistema de Gestão EBD tem os modelos de telas projetados para que o usuário possa visualizar as informações necessárias. Utiliza um padrão didático que permite aos usuários encontrar as informações de forma rápida e objetiva.

4.2 Ferramentas utilizadas

A seguir, é apresentado um diagrama com as principais tecnologias utilizadas no desenvolvimento do software.

Figura 9 – Ferramentas utilizadas no desenvolvimento.

4.3 Procedimento Metodológico Utilizado

A Figura 10 apresenta um fluxograma dos procedimentos metodológicos utilizados no desenvolvimento do software. Alguns desses procedimentos, também, estão baseados na metodologia Iconix.

A seguir, descreve-se como é realizado cada procedimento que compõe o desenvolvimento do software para o Sistema EBD.

Análise de Requisitos: O processo de análise é realizado através de entrevista e

observações com o usuário da escola. Nessa análise, é identificado o cenário da escola e dentro desse são identificadas as principais necessidades que a escola tem. Todo esse processo é realizado com o analista de requisitos e a diretora da escola ou qualquer outra pessoa que tenha total conhecimento de todo o processo.

No início da análise, identificou-se que o objetivo era ter um software de Gestão, mas, no primeiro momento, apenas para registrar as informações, a fim de reduzir a carga diária de trabalhos da parte administrativa. Mas, no decorrer do desenvolvimento da análise, e, em consulta a outros analistas, foi sugerido que o sistema a ser desenvolvido fosse realmente focado em um sistema de gestão, em que, além de realizar os cadastros diários, o software possibilite gerar indicadores para os gestores.

Por exemplo, em determinado período, foi estudado um Módulo referente ao assunto da atualidade de muito interesse aos jovens. Nesse dia, constatou-se que a frequência em relação ao módulo anterior teve um aumento de dez por centro, e o conteúdo aplicado foi bem compreendido pelos alunos, e a forma de avaliação utilizada foi o trabalho em grupo.

Assim, a análise dos casos de uso e a modelagem de banco de dados foi modificada para atender os requisitos citados acima.

A análise de requisitos, realizada, contempla um cenário de escola Bíblica, porém sabe-se que cada escola bíblica tem a suas peculiaridades. A seguir, na Modelagem de dados, isso será mais comentado.

Modelagem das Telas: Com base na análise de requisitos, é realizado a

modelagem da telas como um modelo para protótipo, para que sejam avaliadas e identificadas as possíveis necessidades de alterações.

Consultoria: Durante o processo de análise ou modelagem, é comum surgirem

algumas dúvidas ou idéias a serem implantadas no futuro. Isso é conversado com outros analistas de requisitos para melhor esclarecer o assunto em questão. Em

outras oportunidades, um ou outro caso é conversado com outros líderes de escolas bíblicas para trocar idéias sobre o desenvolvimento do software.

Modelagem de dados: A modelagem do banco de dados é desenvolvida com base

na análise de requisitos. No desenvolvimento da modelagem, o principal objetivo é preparar a estrutura das tabelas, utilizando o modelo Entidade Relacionamento, para comportar diversos tipos de cenários das Escolas Bíblicas, garantir o armazenamento dos dados de forma segura e com um modelo de dados que possa fornecer indicadores para os gestores.

No apêndice F, ilustra-se a modelagem de dados das principais tabelas do sistema EBD.

Desenvolvimento: Este processo consiste no desenvolvimento do software, isto é,

programação na linguagem VB.net com o conceito de orientação a objetos e conexão com o banco de dados SQL Server 2000 ou 2005, utilizando o software Visual Studio 2003. No desenvolvimento, são utilizadas as técnicas do processo Iconix, tais como: modelos de casos de uso, diagramas de classe e sequência, etc.

Teste: A rotina de teste consiste em validar o que foi desenvolvido. Para isto são

feitas várias simulações a fim de identificar possíveis anormalidades que podem vir a ocorrer no software. Caso a funcionalidade não esteja totalmente funcional, é encaminhada novamente para o desenvolvimento para efetuar os ajustes.

Validação do Cliente: O processo de validação consiste em o cliente validar as

funcionalidades do sistema EBD. Essa validação é realizada através dos cadastros no sistema e simulações com dados do cenário real da escola Bíblica.

4.4 Descrição do Sistema

A seguir, ilustram-se alguns modelos de telas do Sistema Gestão EBD, comentando as suas funcionalidades. Os demais modelos encontram-se no apêndice G.

A figura 11 apresenta a tela de cadastro de aluno. Acessando o sistema a partir do menu Escola / Cadastro / Aluno. Nessa tela, é possível efetuar pesquisas pelo código, nome, data de nascimento e RG no Aluno. O link editar permite alterar os dados do aluno, e o botão Inserir permite inserir um novo aluno.

A figura 12 apresenta a tela de cadastro Plano Didático, acessando ao sistema a partir do menu Escola / Cadastro / Plano Didático. Nessa tela, é possível efetuar pesquisas pelo código, classe, data de cadastro, tipo de período e Status. O link editar permite alterar os dados do Plano didático e inserir os Itens que compõem o plano didático, e o botão Inserir permite inserir um novo Plano Didático.

A figura 13 apresenta a tela de cadastro dos itens que compõem o Plano Didático. Nessa tela, é possível inserir a descrição, a classe, data início e término da aula, dia da semana, total de encontros previstos e observações.

O link editar permite alterar os dados do Plano didático Item e o botão Inserir permite inserir um detalhes do Plano Didático Item.

A figura 14 apresenta a tela de cadastro dos detalhes que compõem o Plano Didático detalhes. Nessa tela, é possível inserir a descrição, a forma de avaliação, professor da classe, Material de Ensino Item, data do evento, e total em minutos. O link editar permite alterar os dados do Plano Didático Detalhes.

A figura 15 apresenta a tela de cadastro Plano Aula e Registro Frequência, acessando ao sistema a partir do menu Escola / Registro Frequência. Nessa tela, é possível efetuar pesquisas pelo código Plano, código ou nome aluno, data de cadastro, tipo de período e Status. O link editar permite alterar os dados do Plano Aula e o botão Inserir permite inserir um novo Plano de Aula.

A figura 16 apresenta a tela de cadastro Plano Aula Itens. Nessa tela, é possível inserir:

- plano didático Item, professor classe, data/hora evento, duração da aula e demais dados que compõem a totalização da frequência. O link editar permite alterar os dados do Plano Aula Item e o botão Frequência permite cadastrar a frequência dos alunos.

A figura 17 apresenta a tela de Registro de Frequência. Nessa tela, é possível registrar a frequência dos alunos, devidamente matriculados na classe.

O link excluir permite excluir a freqüência do aluno. O botão Aplicar Presentes para todos, ao selecionar, marca presente para todos os alunos matriculados no plano didático em questão. O botão Inserir permite inserir a frequência de um aluno matriculado depois que a frequência já foi gerada.

O processo de geração da freqüência é automático, sendo realizado no momento em que se abre a tela de Registro Frequência.

A figura 18 apresenta a tela de Matrícula Aluno Classe, acessando ao sistema a partir do menu Escola / Matrícula / Aluno Classe. Nessa tela, é possível efetuar pesquisas pelo código, classe, código ou nome do aluno, data de cadastro e Status. O link editar permite alterar os dados da Matrícula do Aluno e o botão Inserir permite inserir uma nova Matrícula do Aluno na classe.

A figura 19 apresenta a tela de cadastro Aluno Classe Itens. Nessa tela, é possível selecionar o aluno, o tipo de situação e a data da matrícula. Em seguida, é permitido inserir o aluno na classe, efetivando, assim, a matrícula do aluno. O link editar permite alterar os dados da matrícula efetuada.

4.5 Validação do Sistema

A validação do sistema consiste em homologar as funcionalidades implementadas, que se encontram especificadas no diagrama de atividades, casos de uso e requisitos funcionais, bem como verificar as vantagens, desvantagens e limitações do Sistema Gestão EBD no uso diário.

A validação do Sistema Gestão EBD, foi realizada com uns dos diretores da escola, com o objetivo de validar a funcionalidades, como também, as melhorias que podem ser implementadas para a rotina de trabalho da Escola Bíblica.

Após a validação identificou-se a necessidade de incluir novos campos conforme apresenta o quadro a seguir. Essas solicitações serão avaliadas e, posteriormente, é estabelecido um planejamento para a conclusão dos ajustes.

Requisitos Foi Atendido ? Observações

Sim Parcialmente Não

RF01 Cadastro Aluno X Identificou-se a necessidade da inclusão de novos campos. (Data Batismo, Grau de Instrução, Vínculo (Membro ou Congregado) RF02 Consulta de Aluno X Para Alunos abaixo de 10 anos, mostrar o

nome da pessoa responsável e contato telefônico.

RF03 Cadastro de Classe X nenhuma

RF04 Consulta Classe X Nenhuma

RF05 Registro de Frequência X Nenhuma

RF06 Relatório Parcial Alunos X Nenhuma

RF07 Relatório Trimestral X Nenhuma

RF08 Relatório de Aniversariantes X Nenhuma

RF09 Relatório de Classes X Nenhuma

RF10 Dados do CEP X A base de dados já está com vários registros de CEP a nível de Brasil. Como é um requisito de baixa prioridade, a tela pra a inclusão de novos CEP será desenvolvido posteriormente.

RF17 Emissão de Pedido X Nenhuma RF18 Movimentação de Professor entre as

Unidades

X Em desenvolvimento – implementações futuras.

RF19 Cadastro Usuário X Em fase de ajustes

RF20 Cadastro de Unidade X Em fase de ajustes

RF21 Movimentação de Alunos entre Unidades

X Em desenvolvimento – implementações futuras.

RF22 Cadastro de Plano Didático X Nenhuma

RF23 Cadastro de Plano de Aula X Nenhuma

RNF01 Controle de Acesso X Em fase de ajustes para acesso aos módulos.

RNF02 Identificação por Perfil de Acesso X Em fase de ajustes para acesso aos módulos.

RNF03 Backup dos arquivos e dados

RNF04 Telas do Sistema X Nenhuma

Documentos relacionados