• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo, são apresentadas as análises e conclusões referentes ao desenvolvimento deste trabalho, que teve como principal objetivo a implementação de algoritmo de otimização topológica evolucionária multiescala para estruturas considerando problemas estáticos e dinâmicos. Ao final deste capítulo, sugestões para trabalhos futuros são feitas, visando o desenvolvimento e o aprofun- damento das análises realizadas neste trabalho.

5.1 Conclusões

Este trabalho apresentou um estudo sobre a otimização topológica evolucionária multiescala. Realizou-se a implementação e validação dos resultados obtidos para o problema de minimização da flexibilidade média e de maximização da frequência fundamental, considerando diferentes con- dições de contorno. Além disso, a metodologia apresentada foi aplicada para materiais celulares e compósitos.

A teoria da homogeneização foi estudada e aplicada ao modelo de elasticidade plana em mul- tiescala. Com a análise por elementos finitos na célula-base periódica, pôde-se obter o campo de deslocamentos nodais do modelo, que resultam de três campos de deformações iniciais. A partir do campo de deslocamento na célula unitária, foi possível obter o comportamento estrutural (ma- triz das propriedades elásticas homogeneizadas). Em outras palavras, a topologia da célula-base periódica determina as propriedades elásticas do material resultante.

A aplicação da otimização topológica estrutural multiescala foi feita utilizando o método evo- lucionário BESO. A análise multiescala da sensibilidade elementar realizada se mostrou adequada para os dois tipos de problema, uma vez que se trabalha apenas com a maximização da frequência fundamental no caso dinâmico. A otimização multiescala foi utilizada em duas abordagens distin- tas: projeto de materiais e projeto de estruturas. Algumas considerações feitas sobre cada tipo de projeto são comentadas a seguir.

Projeto de materiais

◦ Nessa abordagem, o algoritmo implementado mostrou ser uma ferramenta computacional adequada para projeto de materiais. Testes de validação foram realizados para garantir a fun- cionalidade desta ferramenta, comparando-se as soluções obtidas com resultados disponíveis na literatura. Soluções numéricas para várias condições de contorno foram mostradas e ana- lisadas. Observou-se que a condição de contorno macroscópica e a escolha dos materiais, no caso compósito, são fatores determinantes na topologia ótima obtida da célula-base.

◦ Para a análise estática, um estudo sobre a influência da topologia inicial na solução obtida foi realizado, mostrando uma independência da condição inicial do problema para uma estrutura engastada-livre. Entretanto, para outras condições de contorno, o algoritmo de otimização to- pológica multiescala pode convergir para diferentes topologias ótimas locais, dependendo da topologia inicial da microestrutura. Para maximização da frequência fundamental, observou- se que há uma boa convergência da frequência natural nos testes realizados. Não foi necessá- ria aplicar uma metodologia para evitar o cruzamento de modos, pois, a partir dos resultados apresentados, nota-se que isso não acontece para a frequência fundamental.

Projeto de estruturas

◦ Assim como foi feito para o projeto de materiais, aplicou-se o algoritmo multiescala imple- mentado para estruturas sob condições estáticas e dinâmicas, e obteve-se topologias macro e microestruturais adequadas, tanto para materiais celulares, quanto para materiais compósitos. ◦ Com a intenção de se compreender melhor o comportamento multiescala estrutural, foi pro- posto um estudo mais aprofundado sobre a variação da quantidade de material retirado em cada escala, tanto para o problema de minimização da flexibilidade média, quanto para a maximização da frequência fundamental. Notou-se que há uma melhora na função obje- tivo quando se reduz menos material na escala microscópica. Assim sendo, concluiu-se que, para os problemas estruturais apresentados, a otimização topológica apenas macroestrutural é mais adequada. Entretanto, esta afirmação nem sempre é verdadeira. Constata-se que, por exemplo, estruturas periódicas (celulares) apresentam melhores funções objetivo em compa- ração com estruturas contínuas para problemas de condução de calor (Yan et al., 2015).

No decorrer do trabalho, constatou-se a presença de material em regiões ineficientes da ma- croestrutura nas topologias obtidas pelo método de otimização topológica multiescala para mate- riais celulares. Por consequência, foi proposto um índice de eficiência estrutural, com o intuito de analisar a viabilidade da aplicação do algoritmo nesses casos para várias porcentagens de reduções de material, considerando problemas elasto-estáticos e elasto-dinâmicos em diferentes condições de contorno. Obteve-se que, para pequenas reduções de volume, não compensa utilizar o algoritmo multiescala para o projeto de materiais celulares. A aplicação do mesmo só se torna vantajosa para grandes reduções de volume.

Considerou-se também, dois modelos multiescala na otimização topológica estrutural. Os re- sultados numéricos mostraram que essa metodologia pode ser utilizada para materiais celulares e compósitos, fazendo com que a topologia macroestrutural também seja otimizada para selecionar onde cada tipo de material deve ser utilizado. Foi proposto, ao longo do trabalho, realizar a otimi- zação topológica estrutural considerando múltiplos modelos multiescala, de forma que a topologia da célula-base varie ao longo da estrutura. Resultados preliminares foram apresentados para ma- teriais celulares. Observou-se uma considerável variação da função objetivo até a convergência do algoritmo. Um estudo mais aprofundado dessa metologia é necessário.

Por fim, uma metodologia de validação para fabricação por manufatura aditiva de estruturas obtidas pelo método de otimização topológica estrutural multiescala foi desenvolvida. Com o auxí- lio da DT3D do CTI, foi possível realizar a construção do protótipo a partir de um modelo virtual validado. A análise experimental não foi realizada neste trabalho.

5.2 Sugestões de Continuidade

Em seguida, são apresentadas algumas sugestões de trabalho para a continuidade do estudo desenvolvido:

◦ Realização de um estudo do comportamento dinâmico microestrutural, para otimizar estru- turas multiescala visando a maximização de frequências naturais de ordem superior.

◦ Implementação do código para modelagem de estruturas multiescala tridimensionais, tanto na macroescala, quanto na microescala.

◦ Aplicação da teoria da homogeneização e da otimização multiescala para problemas de con- dução de calor, considerando a presença de carregamento termo-mecânicos.

◦ Estudo da otimização topológica multiescala para sistemas fluido-estrutura (poroso), sendo necessária uma modelagem da célula unitária para esse tipo de problema.

◦ Aprofundar o método de otimização topológica multiescala com múltiplos materiais, para outros critérios de otimização.

◦ Implementação de um código em FORTRAN para ampliar a eficiência computacional, prin- cipalmente para otimização de estruturas 3D e/ou com múltiplos modelos multiescala. ◦ Aplicação do método multiescala para otimização de propriedades do material, como a pro-

pagação de ondas.

◦ Estudo de outras possibilidades de analisar a sensibilidade elementar para o problema multi- escala envolvendo vários materiais.

Referências

ALLAIRE, G.; JOUVE, F. e TOADER, A.M. A level-set method for shape optimization. Comptes Rendus Mathematique, v. 334, n. 12, 1125 – 1130, 2002.

ANDREASEN, C.S. e SIGMUND, O. Multiscale modeling and topology optimization of poroe- lastic actuators. Smart Materials and Structures, v. 21, n. 6, Paper 065005, 2012. Some figures may appear in colour only in the online journal.

BABUSKA, I. Homogenization approach in engineering. In R. Glowinski e J. Lions, editores, Computing Methods in Applied Sciences and Engineering, v. 134 de Lecture Notes in Econo- mics and Mathematical Systems, pp. 137–153. Springer Berlin Heidelberg, 1976. ISBN 978-3-540- 07990-3.

BENDSOE, M. Optimal shape design as a material distribution problem. Structural optimization, v. 1, n. 4, 193–202, 1989.

BENDSOE, M.P. Optimization of Structural Topology, Shape and Material. Springer, 1995.

BENDSOE, M.P. e KIKUCHI, N. Generating optimal topologies in structural design using a ho- mogenization method. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 71, n. 2, 197 – 224, 1988.

BENDSOE, M.P. e SIGMUND, O. Topology Optimization: Theory, Methods, and Applicati- ons. Springer - Verlag Berlin Heidelberg, 2 ed., 2004.

BENSOUSSAN, A.; LIONS, J.L. e PAPANICOLAOU, G. Asymptotic Analysis for Periodic Structures. Studies in Mathematics and Its Applications. North-Holland, 1978.

CALIXTO, T.K.L. e PAVANELLO, R. Structural efficiency of multiscale topology optimization of cellular materials using bi-directional evolutionary structural optimization. In PANACM. 2015.

CHENG, K.T. e OLHOFF, N. An investigation concerning optimal design of solid elastic plates. International Journal of Solids and Structures, v. 17, n. 3, 305 – 323, 1981.

CIORANESCU, D. e PAULIN, J.S.J. Homogenization in open sets with holes. Journal of Mathe- matical Analysis and Applications, v. 71, n. 2, 590 – 607, 1979.

COELHO, P.G.; FERNANDES, P.R.; CARDOSO, J.B.; GUEDES, J.M. e RODRIGUES, H.C. Hierarchical topology optimization of structures subjected to constraints on material design. In EngOpt2008–International Conference on Engineering Optimisation, Rio de Janeiro, Brazil, pp. 1–5. 2008.

COOK, R.D.; MALKUS, D.S.; PLESHA, M.E. e WITT, R.J. Concepts and Applications of Finite Element Analysis. Wiley, 4 ed., 2001.

DA SILVA, J.A.B. Investigação de um método evolucionário de otimização estrutural. 2001. Dissertação (Mestrado). Universidade Estaual de Campinas.

DE KRUIJF, N.; ZHOU, S.; LI, Q. e MAI, Y.W. Topological design of structures and composite materials with multiobjectives. International Journal of Solids and Structures, v. 44, n. 22-23, 7092 – 7109, 2007.

DENG, J.; YAN, J. e CHENG, G. Multi-objective concurrent topology optimization of thermoe- lastic structures composed of homogeneous porous material. Structural and Multidisciplinary Optimization, v. 47, n. 4, 583–597, 2013.

DESHPANDE, V.; FLECK, N. e ASHBY, M. Effective properties of the octet-truss lattice material. Journal of the Mechanics and Physics of Solids, v. 49, n. 8, 1747 – 1769, 2001.

GUEDES, J. e KIKUCHI, N. Preprocessing and postprocessing for materials based on the homoge- 112

nization method with adaptive finite element methods. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 83, n. 2, 143 – 198, 1990.

GUEST, J.K. e PRÉVOST, J.H. Design of maximum permeability material structures. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 196, n. 4-6, 1006 – 1017, 2007.

HABER, R.; JOG, C. e BENDSOE, M. A new approach to variable-topology shape design using a constraint on perimeter. Structural optimization, v. 11, n. 1-2, 1–12, 1996.

HASSANI, B. e HINTON, E. A review of homogenization and topology optimization i - homo- genization theory for media with periodic structure. Computers & Structures, v. 69, n. 6, 707 – 717, 1998a.

HASSANI, B. e HINTON, E. A review of homogenization and topology optimization ii - analytical and numerical solution of homogenization equations. Computers & Structures, v. 69, n. 6, 719 – 738, 1998b.

HASSANI, B. e HINTON, E. A review of homogenization and topology optimization iii - topology optimization using optimality criteria. Computers & Structures, v. 69, n. 6, 739 – 756, 1998c.

HAUG, E.J.; CHOI, K.K. e KOMKOV, V. Design Sensitivity Analysis of Structural Systems, v. 177 de Mathematics in science and engineering. Academic Press INC, 1986.

HAYES, A.M.; WANG, A.; DEMPSEY, B.M. e MCDOWELL, D.L. Mechanics of linear cellular alloys. Mechanics of Materials, v. 36, n. 8, 691 – 713, 2004. Mechanics of Cellular and Porous Materials.

HINTON, E. e SIENZ, J. Fully stressed topological design of structures using an evolutionary procedure. Engineering Computations, v. 12, n. 3, 229–244, 1995.

HUANG, X.; RADMAN, A. e XIE, Y. Topological design of microstructures of cellular materials for maximum bulk or shear modulus. Computational Materials Science, v. 50, n. 6, 1861 – 1870,

2011.

HUANG, X. e XIE, M. Evolutionary Topology Optimization of Continuum Structures: Methods and Applications. Wiley, 2010.

HUANG, X. e XIE, Y. Optimal design of periodic structures using evolutionary topology optimi- zation. Structural and Multidisciplinary Optimization, v. 36, n. 6, 597–606, 2008.

HUANG, X. e XIE, Y. Bi-directional evolutionary topology optimization of continuum structures with one or multiple materials. Computational Mechanics, v. 43, n. 3, 393–401, 2009.

HUANG, X. e XIE, Y.M. Convergent and mesh-independent solutions for the bi-directional evo- lutionary structural optimization method. Finite Elements in Analysis and Design, v. 43, n. 14, 1039–1049, 2007.

HUANG, X.; ZHOU, S.; XIE, Y. e LI, Q. Topology optimization of microstructures of cellular materials and composites for macrostructures. Computational Materials Science, v. 67, n. 0, 397 – 407, 2013.

JOG, C.S. Topology design of structures using a dual algorithm and a constraint on the perimeter. International Journal for Numerical Methods in Engineering, v. 54, n. 7, 1007–1019, 2002.

LIU, L.; YAN, J. e CHENG, G. Optimum structure with homogeneous optimum truss-like material. Computers & Structures, v. 86, n. 13-14, 1417 – 1425, 2008. Structural Optimization.

NEVES, M.; RODRIGUES, H. e GUEDES, J. Optimal design of periodic linear elastic micros- tructures. Computers & Structures, v. 76, n. 1-3, 421 – 429, 2000.

NIU, B.; YAN, J. e CHENG, G. Optimum structure with homogeneous optimum cellular material for maximum fundamental frequency. Structural and Multidisciplinary Optimization, v. 39, n. 2, 115–132, 2009.

ONG, T.; ROZVANY, G. e SZETO, W. Least-weight design of perforated elastic plates for given compliance: Nonzero poisson’s ratio. Computer Methods in Applied Mechanics and Enginee- ring, v. 66, n. 3, 301 – 322, 1988.

PICELLI, R. Otimização Estrutural Evolucionária usando malhas hexagonais. 2011. Disser- tação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas.

PIZZIRANI, F. Otimização Topológica de Estruturas utilizando Algoritmos Genéticos. 2003. Dissertação (Mestrado). Universidade Estaual de Campinas.

PORTO, E.C.B. Método da Homogeneização Aplicado à Otimização Estrutural Topológica. 2006. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas.

PORTO, E.C.B. e PAVANELLO, R. Influência dos parâmetros de homogeneização sobre a solução estrutural topológica ótima. In 8º Congreso Iberoamericano de Ingenieria Mecanica, v. 1, pp. 1–9. Cusco - Peru, 2007.

PRAGER, W. e ROZVANY, G.I. Optimization of structural geometry. Dynamical Systems, pp. 265–293, 1977.

RADMAN, A.; HUANG, X. e XIE, Y. Topological optimization for the design of microstructures of isotropic cellular materials. Engineering Optimization, v. 45, n. 11, 1331–1348, 2013.

REDDY, J. An Introduction to the Finite Element Method. McGraw-Hill series in mechanical engineering. McGraw-Hill, 2006.

RODRIGUES, H.; GUEDES, J. e BENDSOE, M. Hierarchical optimization of material and struc- ture. Structural and Multidisciplinary Optimization, v. 24, n. 1, 1–10, 2002.

RODRIGUEZ, S.Q. Otimização topológica multiobjetivo de estruturas submetidas a carrega- mentos termo-mecânicos. 2015. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Campinas.

ROZVANY, G.; ZHOU, M. e BIRKER, T. Generalized shape optimization without homogeniza- tion. Structural optimization, v. 4, n. 3-4, 250–252, 1992.

ROZVANY, G.I. e QUERIN, O.M. Combining eso with rigorous optimality criteria. International Journal of Vehicle Design, v. 28, 294–299, 2002.

SANCHEZ-PALENCIA, E. Non-Homogeneous Media and Vibration Theory. Lecture Notes in Physics. Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 1980.

SANGANI, A.S. e LU, W. Elastic coefficients of composites containing spherical inclusions in a periodic array. Journal of the Mechanics and Physics of Solids, v. 35, n. 1, 1 – 21, 1987.

SETHIAN, J. e WIEGMANN, A. Structural boundary design via level set and immersed interface methods. Journal of Computational Physics, v. 163, n. 2, 489 – 528, 2000.

SIGMUND, O. Materials with prescribed constitutive parameters: An inverse homogenization problem. International Journal of Solids and Structures, v. 31, n. 17, 2313 – 2329, 1994.

SIGMUND, O. Tailoring materials with prescribed elastic properties. Mechanics of Materials, v. 20, n. 4, 351 – 368, 1995.

SIGMUND, O. On the design of compliant mechanisms using topology optimization. Mechanics of Structures and Machines, v. 25, n. 4, 493–524, 1997.

SIGMUND, O. e PETERSSON, J. Numerical instabilities in topology optimization: A survey on procedures dealing with checkerboards, mesh-dependencies and local minima. Structural optimi- zation, v. 16, n. 1, 68–75, 1998.

SILVA, F.I. e PAVANELLO, R. Synthesis of porous-acoustic absorbing systems by an evolutionary optimization method. Engineering Optimization, v. 42, n. 10, 887–905, 2010.

SILVA JUNIOR, F.I. Síntese Computacional de Absorvedores Acústicos Poroelásticos. 2007. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.

SILVA JUNIOR, F.I. e PAVANELLO, R. Otimização paramétrica de sistemas de isolação acústica. In VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, v. 1, pp. 1–8. Campina Grande, 2010.

SUZUKI, K. e KIKUCHI, N. A homogenization method for shape and topology optimization. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 93, n. 3, 291 – 318, 1991.

SVANBERG, K. The method of moving asymptotes - a new method for structural optimization. International journal for numerical methods in engineering, v. 24, n. 2, 359–373, 1987.

TERADA, K. e KIKUCHI, N. A class of general algorithms for multi-scale analyses of hetero- geneous media. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 190, n. 40-41, 5427 – 5464, 2001.

TSAI, T. e CHENG, C. Structural design for desired eigenfrequencies and mode shapes using topology optimization. Structural and Multidisciplinary Optimization, v. 47, n. 5, 673–686, 2013.

VICENTE, W.M. Otimização topológica evolucionária aplicada a sistemas fluido-estrutura. 2013. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas.

VICENTE, W.M.; ZUO, Z.H.; PAVANELLO, R.; CALIXTO, T.K.L.; PICELLI, R. e XIE, Y.M. Concurrent topology optimization for minimizing frequency responses of two-level hierarchical structures. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, 2015. Submitted for publication.

WANG, M.Y.; WANG, X. e GUO, D. A level set method for structural topology optimization. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 192, n. 1-2, 227 – 246, 2003.

pore sizes in an easy and low-cost way. Materials Characterization, v. 59, n. 9, 1335 – 1338, 2008.

XIE, Y. e STEVEN, G. A simple evolutionary procedure for structural optimization. Computers & Structures, v. 49, n. 5, 885 – 896, 1993.

XIE, Y.M. e STEVEN, G.P. Evolutionary Structural Optimization. Springer, 1997.

YAN, J.; CHENG, G.D. e LIU, L. A uniform optimum material based model for concurrent op- timization of thermoelastic structures and materials. Int. J. Simul. Multidisci. Des. Optim., v. 2, n. 4, 259–266, 2008.

YAN, X.; HUANG, X.; SUN, G. e XIE, Y.M. Two-scale optimal design of structures with thermal insulation materials. Composite Structures, v. 120, n. 0, 358 – 365, 2015.

YAN, X.; HUANG, X.; ZHA, Y. e XIE, Y. Concurrent topology optimization of structures and their composite microstructures. Computers & Structures, v. 133, n. 0, 103 – 110, 2014.

YANG, Q.S. e BECKER, W. Numerical investigation for stress, strain and energy homogenization of orthotropic composite with periodic microstructure and non-symmetric inclusions. Computati- onal Materials Science, v. 31, n. 1-2, 169 – 180, 2004.

YANG, X.; XIE, Y.; LIU, J.; PARKS, G. e CLARKSON, P. Perimeter control in the bidirectional evolutionary optimization method. Structural and Multidisciplinary Optimization, v. 24, n. 6, 430–440, 2003.

ZHANG, W. e SUN, S. Scale-related topology optimization of cellular materials and structures. International Journal for Numerical Methods in Engineering, v. 68, n. 9, 993–1011, 2006.

ZHENG, X.; LEE, H.; WEISGRABER, T.H.; SHUSTEFF, M.; DEOTTE, J.; DUOSS, E.B.; KUNTZ, J.D.; BIENER, M.M.; GE, Q.; JACKSON, J.A.; KUCHEYEV, S.O.; FANG, N.X. e SPADACCINI, C.M. Ultralight, ultrastiff mechanical metamaterials. Science, v. 344, n. 6190,

1373–1377, 2014.

ZHOU, M. e ROZVANY, G. The coc algorithm, part ii: Topological, geometrical and generalized shape optimization. Computer Methods in Applied Mechanics and Engineering, v. 89, n. 1-3, 309 – 336, 1991. Second World Congress on Computational Mechanics.

ZHU, J.; ZHANG, W. e QIU, K. Bi-directional evolutionary topology optimization using element replaceable method. Computational Mechanics, v. 40, n. 1, 97–109, 2007.

ZIENKIEWICZ, O.; TAYLOR, R. e TAYLOR, R. The Finite Element Method: The basis. Re- ferex Engineering. Butterworth-Heinemann, 2000.

ZUO, Z.H.; HUANG, X.; RONG, J.H. e XIE, Y.M. Multi-scale design of composite materials and structures for maximum natural frequencies. Materials & Design, v. 51, n. 0, 1023 – 1034, 2013a.

ZUO, Z.H.; HUANG, X.; YANG, X.; RONG, J.H. e XIE, Y.M. Comparing optimal material mi- crostructures with optimal periodic structures. Computational Materials Science, v. 69, n. 0, 137 – 147, 2013b.

Documentos relacionados