• Nenhum resultado encontrado

O objetivo deste capítulo é concluir este trabalho. Inicia-se apresentando as conclusões desta pesquisa e, por fim, são propostas sugestões para futuros trabalhos de pesquisa.

4.1 CONCLUSÕES

O objetivo principal deste trabalho de pesquisa foi atingido: mensurar a percepção das principais empresas da indústria de confecções de moda íntima de Nova Friburgo para investigar se o APL é competitivo.

A revisão de literatura permitiu embasar um questionário que teve como objetivo identificar e analisar os condicionantes da concentração e da competitividade da indústria de confecções de moda íntima do APL de Nova Friburgo.

O questionário, aplicado entre os dias 5 a 8 de agosto de 2008 – período que ocorreu a 16ª edição da FEVEST na sede do Nova Friburgo Country Clube –, permitiu mensurar percepções das principais empresas da indústria de confecções de moda íntima de Nova Friburgo.

Percepções positivas e negativas, em maior ou menor grau, foram coletadas, tabuladas e analisadas. As conclusões baseadas nas percepções coletadas na amostra sobre os aspectos positivos do APL de Nova Friburgo foram as seguintes:

1) Em função deste APL concentrar um grande contingente de mão-de-obra especializada, disponibilidade de fatores de produção e permitir vínculos locais mais estreitos entre produtores, fornecedores, clientes e organizações de apoio, conclui-se que estes fatores representam maiores níveis de competitividade para as empresas dos respondentes desta pesquisa. Além disso, a concentração geográfica incentiva a convergência de demandas específicas e especializadas para a

localidade. Estes fatores impactam na decisão de localização destas atividades produtivas na localidade e fazem com que o APL de Nova Friburgo tenha maiores níveis de competitividade em relação a outras localidades que poderiam ser alternativas de localização para empresas da indústria de confecções de moda íntima;

2) Em função da indústria de confecções de moda íntima do APL de Nova Friburgo concentrar um conjunto de fatores condicionantes da competitividade, tais como conhecimento de mercado, inovação, tecnologias, capacidade de incremento da produtividade, bom nível educacional dos recursos humanos, oferta especializada, elevada escala de operações, competição local dinâmica, disponibilidade de recursos produtivos e qualificação da mão-de-obra, conclui-se que estes fatores representam maiores níveis de competitividade para as empresas dos respondentes desta pesquisa. Estes fatores impactam na decisão de localização destas atividades produtivas na localidade e fazem com que o APL de Nova Friburgo tenha maiores níveis de competitividade em relação a outras localidades que poderiam ser alternativas de localização para empresas da indústria de confecções de moda íntima;

3) O fato deste APL concentrar fontes de vantagem competitiva para a indústria de confecções de moda íntima impacta na decisão de localização das empresas desta indústria nesta localidade. As condições dos fatores de produção, a concentração de indústrias correlatas e de apoio, as condições de demanda local e a estratégia, estrutura e rivalidade local são fatores que fazem com que o APL de Nova Friburgo tenha maiores níveis de competitividade em relação a outras localidades que poderiam ser alternativas de localização para empresas da indústria de confecções de moda íntima;

4) De forma geral, a pesquisa revelou que a decisão de localização das atividades produtivas de empresas da indústria de confecções de moda íntima no APL de Nova Friburgo é um fator positivo para a competitividade destas empresas.

Já as conclusões baseadas nas percepções coletadas na amostra sobre os aspectos negativos do APL de Nova Friburgo não revelaram fatores expressivos, porém vale ressaltar que os seguintes fatores que devem demandar uma atenção especial dos atores públicos e privados do APL para que não se configurem como barreiras à competitividade local:

1) Apesar de existir no APL de Nova Friburgo um ambiente favorável à interação, à cooperação e às associações para ações específicas, a pesquisa revelou casos

isolados, porém importantes de serem identificados, de respondentes insatisfeitos com os relacionamentos pessoais locais. Embora estes fatores sejam intrínsecos ao conceito de APL, eles foram percebidos como fatores com tendências negativas caso não sejam incentivados a se desenvolver e podem comprometer a competitividade do APL de Nova Friburgo.

2) A pesquisa também revelou casos isolados, porém importantes de serem identificados, de respondentes preocupados com as tendências de elevação dos custos de produção em função das tendências de elevação dos custos de mão-de- obra local. Embora este fator tenha o seu lado positivo, promovendo o aumento de renda e o desenvolvimento local, este fator pode desenvolver tendências inflacionárias para os salários e comprometer a competitividade do APL de Nova Friburgo.

De forma geral, a pesquisa revelou a sobreposição dos fatores positivos em relação aos negativos, que, por sua vez, não revelaram impactos para a competitividade do APL confecções de moda íntima de Nova Friburgo, porém demandam ações efetivas de atores públicos e privados locais no sentido de incentivar a cooperação local.

Vale ressaltar que, durante o trabalho de pesquisa de campo, o pesquisador teve percepções particulares que foram coletadas informalmente durante o desenvolver das entrevistas. Foi possível, em função das reações pessoais dos respondentes da pesquisa, concluir os seguintes aspectos não previstos no questionário sobre o APL de confecções de moda íntima de Nova Friburgo:

1) Parte expressiva dos respondentes vê na mobilização do contingente da mão-de- obra local uma ameaça aos seus negócios, já que percebem que este fator pressiona por maiores salários, o que, segundo suas percepções, pressiona por aumento nos custos de produção e uma conseqüente redução nas margens de lucro, já que os respondentes alegam que cada vez mais a demanda pressiona por preços mais competitivos;

2) Outro fator percebido pelo pesquisador está relacionado com uma tendência de ocorrer atritos pessoais entre os empresários locais. Segundo os respondentes, esta tendência surgiu principalmente com os empresários que não nasceram e não se criaram na cidade e que vieram para Nova Friburgo com o objetivo de apenas aproveitar a oportunidade gerada pelo potencial produtivo local;

3) Por fim, o pesquisador percebeu uma tendência de desconfiança e rejeição às pessoas não nativas em Nova Friburgo, já que os seus respectivos sobrenomes e as

suas respectivas ascendências foram percebidos como um fator crítico de aceitação na sociedade local. O simples fato do pesquisador ter morado na cidade durante 20 anos e ter alegado onde estudou e, em muitos casos, conhecer pessooalmente os entrevistados, facilitou muito o acesso aos respondentes. Muitos destes respondentes se negaram a participar da pesquisa, mas quando o pesquisador foi apresentado por outros confeccionistas que participaram da pesquisa e que o conheciam pessoalmente, o processo de coleta de dados da pesquisa se realizou da melhor forma possível.

Em termos gerais, após analisar todas as percepções coletadas por este trabalho de pesquisa, conclui-se que o APL de confecções de moda íntima de Nova Friburgo é competitivo.

4.2 SUGESTÕES PARA FUTUROS TRABALHOS DE PESQUISA

Vale ressaltar que outras pesquisas poderiam ampliar a abordagem feita neste trabalho. Alguns aspectos percebidos como relevantes para futuros trabalhos de pesquisa são sugeridos a seguir:

1) Pesquisar outros APLs e realizar estudos para identificar se este modelo de organização industrial é competitivo para outras indústrias;

2) Pesquisar no Brasil e no exterior a possível existência de outros APLs de confecções de moda íntima e comparar os níveis de competitividade destes APLs com o APL de Nova Friburgo;

3) Dar seqüência ao trabalho desta pesquisa e voltar a realizar novos trabalhos de campo nas próximas FEVESTs para verificar se o APL de confecções de moda íntima de Nova Friburgo mantém o seu nível de competitividade.

Documentos relacionados