• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 2 – METODOLOGIA DA PESQUISA

2.2 Concordanciador

O programa concordanciador permite a busca de todas as ocorrências de uma palavra em todos os textos selecionados, apresentando-a em seu

contexto. Um exemplo de um fragmento de concordância são as 20 primeiras linhas, em ordem aleatória - 5 elementos à direita e 5 à esquerda do núcleo (a palavra de busca mulheres) no quadro 2:

1 de domicílios chefiados pelas mulheres cresceu 37%, passando de 18,1% para 24,9% 2 Congresso terá ao menos 86 mulheres em NY, Hillary obteve 2/3 dos votos

3 já teve 27 presidentes - apenas duas mulheres As mulheres brasileiras entraram no século 20 4 imaginar como a trajetória das mulheres no Brasil do século 20 teria sido retratada se, na 5 do IBGE, mostram que as mulheres brancas e amarelas ganhavam 20,5% menos do 6 médio incompleto são ocupadas por mulheres segundo a Rais de 2004 (Relação Anual de 7 câmaras de deputados do mundo, as mulheres já ocupam mais de 30% das cadeiras, segundo a 8 MBAs é o dinheiro. No Brasil, as mulheres têm remuneração, em média, 30% menor do que 9 Nessa comparação, em 2005, mulheres passaram a receber R$ 4,87 por hora, valor 2,1% 10 concluíram o ensino médio. Para as mulheres essa fatia sobe para 40,6%. O sinal de que as 11 família é de 8,7 anos. Já entre as mulheres ocupadas é de 9,5 anos. A Região Metropolitana 12 entre os mais instruídos. Lá as mulheres recebem em média 57,7% do rendimento hora 13 regiões há maior proporção de mulheres que ganham menos de 70% dos rendimentos dos 14 no rendimento. Em 2005, as mulheres recebiam o equivalente a 70,8% do rendimento 15 comparados aos rendimentos das mulheres ocupadas em geral. Enquanto 78,6% das chefes d 16 rendimento."Segundo a pesquisa, as mulheres ocupadas tinham em média 8 anos de estudo. 17 hora dos homens. No Sudeste, mulheres recebem em média 61,9% do rendimento dos 18 sexos com nível superior. Lá, as mulheres chegam a ganhar 45,9% do rendimento hora dos 19 a jornada média de trabalho das mulheres é tradicionalmente menor que a dos homens --39 20 Nancy Pelosi, as duas outras mulheres mais poderosas dos EUA, a senadora Hillary Quadro 2 – Exemplo de fragmentos de concordância com núcleo mulheres

Como as primeiras palavras de conteúdo ideacional foram mulheres e women, decidiu-se, inicialmente, fazer uma concordância para analisar o contexto destes itens lexicais, passando, apenas posteriormente, a estudar também as suas formas singulares.

O concordanciador foi usado para encontrar os processos, participantes e circunstâncias que interagem com estes léxicos, passo fundamental para este estudo uma vez que, para Halliday (1994:106), a representação do significado na oração está relacionada com o Sistema de Transitividade. Foi usado também para separar os dados nas categorias e subcategorias que será visto a seguir.

3 Passos da Análise

Como mencionado anteriormente, a partir das listas de palavras dos dois corpora passou-se a fazer as concordâncias com os itens lexicais mulheres e women a fim de buscar o contexto em que estes itens aparecem, para poder compreender como a mídia aqui analisada constrói a representação da mulher em seu discurso.

A partir dos artigos brasileiros selecionados, usou-se o WordSmith Tools para fazer a concordância do item lexical mulheres. Começou-se separando as ocorrências em que este item encontra-se na posição de sujeito, com o objetivo de poder analisar os processos, participantes e circunstâncias que aparecem com ele. Para isto, o WordSmith foi programado para mostrar 5 palavras à esquerda de mulheres e 8 à direita, a aleatoriedade possível no concordanciador. Cada processo foi analisado percebendo-se, como se verá na análise, que alguns mostravam os avanços das mulheres e outros mostravam as dificuldades encontradas por elas. Assim, eles foram divididos em duas categorias: Avanços e Dificuldades. O mesmo foi feito com women, encontrando-se a mesma situação.

Como pode-se ver na tabela 3, sendo o número de dados em inglês muito mais elevado, foi tomada a decisão de analisar detalhadamente apenas 50% dos dados nessa língua, utilizando um procedimento aleatório. Para isso foi usado o comando Sort do concordanciador, que permite reordenar de várias maneiras as linhas de concordância; foi escolhida a ordem mais aleatória por ele permitida, sendo as linhas ordenadas em termos de 5 elementos à esquerda e 5 à direita. A partir disso, foram selecionadas apenas as primeiras 144 concordâncias de um total de 289 Avanços e as primeiras 75 de um total de 149 Dificuldades, analisando um total de 219 ocorrências de concordâncias com women (50%) de um total de 438:

Lista de palavras Avanços Dificuldades Total Ocorrências analisadas

MULHERES 61 68 129 129 (100%)

WOMEN 289 149 438 219 (50%)

Após análise dos dois corpora resultantes, foram excluídas as ocorrências que tratavam de outros temas como relacionamentos afetivos, sexualidade, beleza, moda ou saúde da mulher, deixando-se apenas aqueles que contemplassem a mulher em sua posição profissional e social no cenário atual.

Primeiramente foram analisadas as concordâncias da categoria Avanços dos artigos brasileiros, seguidas pelas Dificuldades. Foram, então, analisadas as ocorrências norte-americanas das categorias Avanços e Dificuldades.

Iniciou-se um agrupamento dentro de cada categoria, Avanços e Dificuldades, buscando padrões de ocorrência que representassem as subcategorias.

Passou-se então à análise do Sistema de Transitividade (Halliday, 1994) fazendo-se o levantamento de todos os processos, buscando a freqüência de cada tipo (materiais, relacionais, mentais, comportamentais, verbais e existenciais) e classificando as ocorrências dentro de cada subcategoria. Em seguida, a partir dos processos, foram estudados os participantes e as circunstâncias que os acompanham em cada ocorrência. A partir desta análise de transitividade, foi possível determinar como se deu a construção lingüística dos avanços e das dificuldades e a constituição das subcategorias.

Após esse momento, passou-se ao estudo das ocorrências do singular mulher e woman, em especial em seu uso genérico, utilizando os mesmos procedimentos.

Tanto no singular, como no plural, nos dois corpora foram encontradas ocorrências que não se caracterizavam especificamente nas subcategorias por mostrarem outras formas de representar os avanços ou as dificuldades e que, portanto, foram analisadas separadamente. Uma delas diz respeito a uma forma específica de representar avanços: as primeiras mulheres a realizarem certas coisas. A outra diz respeito à liderança conquistada pela mulher ou às dificuldades para atingi-la e estão sistematizadas na Tabela 4:

Brasileiros ocorrências % Norte-americanos ocorrências % liderança 5 leadership 66 líder 18 leader 40 lideres 17 leaders 58 chefe 26 chief 64 chefes 20 chiefs 4 Total 86 0,072 Total 232 0,14

Tabela 4 – Expressões de liderança encontradas nos dois corpora

Ao se analisar as expressões referentes à mulher, encontrou-se com mais freqüência nas ocorrências norte-americanas expressões como leadership (66 ocorrências), leader (40), leaders (58), chief (64) e chiefs (4). Como esta freqüência chamou a atenção, decidiu-se fazer uma pesquisa de concordância a fim de comparar estas palavras com as suas equivalentes em português e foram encontrados os seguintes resultados: liderança (5 ocorrências), líder (18), lideres (7), chefe (26) e chefes (20). Neste sentido, concluiu-se que estas expressões aparecem mais no corpora norte-americano do que no brasileiro, como será visto na análise.

A análise do corpus, com o uso do WordSmith Tools, foi importante pois possibilitou organizar os dados para que pudessem ser estudados com base no Sistema de Transitividade da Lingüística Sistêmico-Funcional.

A seguir, será apresentada a análise dos dados e a discussão dos resultados obtidos.

CAPÍTULO 3 – ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS

RESULTADOS

O objetivo deste capítulo é apresentar e discutir os resultados obtidos. Primeiramente, usando a Lingüística Sistêmico-Funcional, mais especificamente o Sistema de Transitividade, será discutido como os dados foram organizados e agrupados e as categorias encontradas. Em um segundo momento, serão apresentadas e analisadas subcategorias dessas categorias. A seguir, virá a análise de como é construída a representação da mulher no discurso da mídia pesquisada neste estudo.

1 O primeiro olhar aos dados e as duas categorias encontradas: Avanços

Documentos relacionados