• Nenhum resultado encontrado

Condições de eficácia dos sistemas de Avaliação de Desempenho

Alguns autores têm procurado identificar, com base na investigação científica, as características de um sistema de Avaliação de Desempenho que tendem a conduzir a bons resultados ao nível do desempenho dos indivíduos, das equipas e das organizações (e.g., Aguinis, 2009; Almeida, 1996; Cascio, 1992), muitas das quais foram já sendo referidas anteriormente, em particular no capítulo anterior. Em seguida, será apresentada uma síntese destas características, a qual deve ser percebida enquanto uma checklist para verificação da sua existência num sistema de Avaliação de Desempenho em utilização ou a implementar. Embora não seja fácil construir um sistema que reúna todas estas características, a sua eficácia será tanto maior quanto mais características evidenciar (Aguinis, 2009).

40 Congruência estratégica: o sistema de avaliação deve assegurar o alinhamento entre os objetivos/desempenhos individuais e a estratégia organizacional (Aguinis, 2009; Caetano, 2008; Gesme & Wiseman, 2011; Kane et al., 2013).

Abrangência: o sistema deve abranger todos os colaboradores, todas as dimensões do seu desempenho, todo o período de avaliação (e não apenas as últimas semanas ou meses), e todos os aspetos do desempenho dos avaliados (positivos e negativos) (Aguinis, 2009; Almeida, 1996).

Praticabilidade e Economicidade: o sistema deve ser percebido como simples de aplicar, útil e pouco exigente em termos de tempo, custos e esforço exigido, isto é, deve proporcionar mais valor do que os recursos consumidos (Aguinis, 2009; Cascio, 1992; Longenecker & Fink, 1999).

Relevância: a relevância da avaliação deverá manifestar-se em vários aspetos - os critérios e as avaliações devem ser importantes e relevantes pela sua relação com a função e com os objetivos organizacionais; a avaliação deve incidir unicamente sobre as tarefas que estão sob o controlo do avaliado; as avaliações devem ocorrer em intervalos regulares e nos momentos apropriados, incluindo avaliações informais ao longo do ano; o sistema deve permitir o desenvolvimento contínuo das competências dos avaliados; e os resultados devem ter implicações em aspetos administrativos (Aguinis, 2009; Caetano, 2008; Cascio, 1992).

Especificidade: o sistema de avaliação deverá fornecer informação detalhada e concreta a respeito do que é esperado dos avaliados e como podem corresponder a essas expectativas (Aguinis, 2009).

Sensibilidade e deteção de sucessos: o sistema deverá estar construído de maneira a permitir distinguir desempenhos eficazes de ineficazes e comparar trabalhadores com diferentes níveis de contribuição para a organização (Aguinis, 2009; Caetano, 2008; Cascio, 1992); contudo, o foco deverá ser maior nos sucessos (e, principalmente, no seu reforço) do que nos insucessos, o que implica uma atuação congruente com este princípio e também uma divulgação do sistema junto dos seus intervenientes como uma ferramenta desenvolvimental e não de expurgação (Almeida, 1996).

Fidelidade: os resultados da avaliação devem estar isentos de erro e devem ser consistentes em várias medições (Aguinis, 2009; Almeida, 1996; Cascio, 1992); tal poderá ser conseguido através de uma série de cuidados, tais como: quantificar e temporizar, sempre que possível, os

41 critérios de avaliação; conceber um sistema tão simples, formal e estandardizado quanto possível; diversificar as fontes de avaliação; entre outros (Almeida, 1996).

Validade: a avaliação deverá medir, efetivamente, a contribuição para os objetivos ou resultados organizacionais, isto é, deverá incidir sobre todos os aspetos do desempenho que são relevantes e não incluir aspetos irrelevantes nem fatores fora do controlo do avaliado (Aguinis, 2009; Almeida, 1996; Bilhim, 2006; Caetano, 2008; Gesme & Wiseman, 2011). A formação dos avaliadores parece ser um meio para aumentar a validade do sistema de avaliação (Almeida, 1996). Aceitabilidade e equidade/justiça: um sistema eficaz deve ser aceite e percebido como justo por todos os seus utilizadores - se estes não se revirem nem aceitarem o sistema, os critérios e os procedimentos, irão senti-lo como injusto e desvalorizar a avaliação; uma forma de contribuir para um sistema justo é definir regras claras que sejam aplicadas de forma consistente por todos os avaliadores (Aguinis, 2009; Cascio, 1992; Cheng et al., 2007; Gomes et al., 2008; Khanna & Sharma, 2014; Landy, Barnes-Farrell, & Cleveland, 1980).

Inclusividade: todos os intervenientes na avaliação devem ser envolvidos na conceção e implementação do sistema (Aguinis, 2009; Coutts & Schneider, 2004; DeNisi & Pritchard, 2006; Khanna & Sharma, 2014; Longenecker & Fink, 1999; Thomas & Bretz, 1994); a este respeito, a investigação tem demonstrado que a possibilidade de os avaliados participarem na avaliação está positivamente correlacionada com uma reação favorável ao processo de avaliação (e.g., Cawley et al., 1998; Dipboye & Pontbriand, 1981).

Transparência: um sistema eficaz não deve alimentar segredos, i.e., o avaliado deve receber feedback frequente e deve participar ativamente na reunião de avaliação (e não apenas ouvir); os critérios de avaliação devem ser claros e comunicados regularmente; e a comunicação deve ser aberta, honesta e baseada em factos (Aguinis, 2009).

Exatidão: a avaliação deve ser o mais objetiva possível mas, não podendo nunca sê-lo completamente, deve prever procedimentos de contestação por parte dos avaliados, através dos quais possam debater decisões que considerem injustas (Aguinis, 2009).

Equilíbrio estandardização - flexibilidade: um sistema eficaz deve assegurar que o desempenho é avaliado de forma consistente para todos os avaliados e ao longo do tempo, oferecendo os processos formativos dos avaliadores um importante contributo a este nível

42 (Aguinis, 2009). Apesar disso, é necessário também que haja alguma flexibilidade que permita a sua adaptação às características e necessidades de cada área funcional ou função, à conjuntura e estratégia organizacional e ao estilo de gestão (Almeida, 1996).

Ética: um bom sistema de avaliação deve obedecer a princípios éticos, nomeadamente assegurando que os avaliadores não influenciam as suas avaliações em função de interesses pessoais; que apenas avaliam dimensões em relação às quais dispõem de informações suficientes para avaliar; e que respeitam a confidencialidade dos dados tratados (Aguinis, 2009). A respeito da confidencialidade da avaliação, importa salientar que a partilha da informação com outros intervenientes organizacionais deve ser feita tendo em consideração as necessidades em cada caso, sendo de evitar a partilha de toda a informação (e.g., quem gere a formação só precisa de ter acesso a um resumo dos necessidades de formação detetadas e não à avaliação individual de cada colaborador) (Almeida, 1996).

Oportunidade: a Avaliação de Desempenho deve estar sincronizada com outras atividades da GRH para as quais esta possa contribuir (e.g., em organizações que atribuam prémios de desempenho duas vezes por ano, a avaliação deverá ser prévia à sua atribuição) (Almeida, 1996). Em suma, todas estas características parecem ser importantes para assegurar a eficácia dos sistemas de Avaliação de Desempenho. Como tal, a conceção de um sistema deste tipo deverá implicar processos de tomada de decisão que procurem promover estas características.

43

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA ORGANIZAÇÃO EM ANÁLISE

O presente capítulo descreve o projeto prático destinado à reformulação do sistema de Avaliação de Desempenho da empresa estudada. Após a breve apresentação da empresa e do problema, no primeiro capítulo, e a contextualização teórica do tema, no segundo capítulo, pretende-se agora detalhar a metodologia utilizada neste projeto; apresentar uma análise crítica do modelo de avaliação em vigor à altura do seu início; e descrever e concetualizar o novo modelo proposto com base nesta reflexão crítica e na revisão da literatura.